quarta-feira, 2 de junho de 2021

Parque Nacional do Iguaçu em perigo! Projeto de estrada que corta a reserva ao meio vai ser votado na Câmara dos Deputados, em 2/6, em regime de urgência

 

Parque Nacional do Iguaçu em perigo! Projeto de estrada que corta a reserva ao meio vai ser votado na Câmara dos Deputados, em 2/6, em regime de urgência


Mais um escárnio!!! Nesta semana, em que celebramos o Dia do Meio Ambiente, a Câmara dos Deputados pode colocar em votação amanhã, 2/6, em regime de urgência, o Projeto de Lei 984/19, de autoria do deputado Vermelho (PSD/PR), que defende a abertura da estrada Caminho do Colono, fechada há mais de duas décadas por decisão judicial.

O pedido foi feito em regime de urgência por “líderes”, a partir do Requerimento 1929/19.

Para rebater o projeto, a primeira atitude que podemos tomar é votar NÃO na consulta pública que está indicada na página do projeto no site da Câmara. A segunda é participando do tuitaço que acontecerá hoje, às 14h: use as hashtags #EstradaDoColonoNão #PL984Não.

Parque Nacional do Iguaçu em perigo! Projeto de estrada que corta a reserva ao meio vai ser votado na Câmara dos Deputados, em regime de urgência

A proposta do Deputado Vermelho – apoiado por Bolsonaro, como já divulgamos aqui – altera a Lei 9.985, de 18 de julho de 2000, criando a categoria de Unidade de Conservação denominada Estrada-Parque e institui Estrada-Parque Caminho do Colono nesse parque nacional.

(O político paranaense conhecido como Vermelho é dono de uma empresa de pavimentação, como contamos aqui)

O projeto propõe cortar ao meio a última grande reserva da Mata Atlântica no interior do país, o Parque Nacional do Iguaçu, no oeste do Paraná. Em outras palavras, atravessa o trecho mais ecologicamente sensível dessa área protegida, habitada por espécies ameaçadas de extinção como a onça pintada, representando mais um severo retrocesso ambiental no país.

Ao contrário do que diz o texto do projeto, se aprovada, a iniciativa promoverá desmatamento da floresta atlântica – já que a mata tomou contra do que, um dia, foi o Caminho do Colono – e causará graves impactos sociais e econômicos porque vai afetar o turismo na região.

Angela Kuczach, diretora executiva da Rede Pró-UC, entre muitos especialistas, está mobilizada para combater esse retrocesso e destaca, indignada:

“Estamos falando do parque nacional mais emblemático do país. Um dos mais emblemáticos do mundo! Detentor de uma das sete maravilhas da natureza, que é Patrimônio Natural da Humanidade

Abrir a Estrada do Colono é condenar a região de Foz do Iguacu e os 14 municípios no entorno do parque à destruição e o Brasil a mais uma vergonha internacional!

A nossa imagem já está tão desgastada no exterior e, agora, na semana do meio ambiente – num momento em que que o ministro do meio ambiente está sendo investigado por facilitar a venda de madeira ilegal da Amazônia e que existem ataques e mais ataques contra a natureza -, é um escárnio a proposta de tramitação em urgência desse projeto que quer rasgar o Parque Nacional do Iguaçu no meio!”.

Angela lembra que a “estrada do colono” foi condenada na Justiça, em todas as instâncias, nos anos 90, e fechada por decisão judicial por facilitar diversas atividades ilegais como desmatamento, caça, contrabando, tráfico de armas e drogas. “Ao abrir a “estrada do colono”, estaremos sangrando o Parque Nacional do Iguaçu”. 

Ela ainda destaca que “existem notas técnicas do Ministério Público Federal mostrando que a ‘estrada do colono’ não melhora o tráfego de veículos na região (que é uma das alegações do projeto) porque, afinal, não vai diminuir tanto o tempo de trânsito entre um município e outro, considerando limites de velocidade, balsa etc

Se aberta, esta rodovia vai condenar a população da região ao esquecimento, não ao desenvolvimento! Essa estrada nunca levou e nunca vai levar desenvolvimento à região. Além disso, estrada-parque não é estrada dentro de um parque!“.

 Por tudo isso, Angela define a proposta do deputado Vermelho como “um engodo, uma enganação, uma deturpação aos olhos da lei” e garante que todos que defendem a proteção do Parque Nacional do Iguaçu vão “brigar na Justiça, se esse projeto passar!”. E denuncia: “O que o deputado está fazendo é pensando nele e na sua empreiteira de asfaltamento. Não na população que vive na região!”.


Time paranaense se engaja na luta pela preservação do maior remanescente contínuo de Mata Atlântica no país

 

CONEXAO PLANETA


https://conexaoplaneta.com.br/blog/time-paranaense-se-engaja-na-luta-pela-preservacao-do-do-maior-remanescente-continuo-de-mata-atlantica-no-pais/#fechar

Time paranaense se engaja na luta pela preservação do maior remanescente contínuo de Mata Atlântica no país

Time paranaense se engaja na luta pela preservação do do maior remanescente contínuo de Mata Atlântica no país

Futebol é sinônimo de esporte, diversão e alegria para milhões de brasileiros. Mas ele também tem um importante papel social. E alguns times do país começam a mostrar que sabem dessa responsabilidade. É o caso do Coritiba Foot Ball Club, o Coxa como a torcida o chama, do Paraná. No final de semana, o clube anunciou uma parceria com a Grande Reserva Mata Atlântica, uma iniciativa entre diversas instituições, que trabalha pela preservação e o desenvolvimento sustentável do maior remanescente contínuo do bioma no Brasil.

A ideia é que a parceria entre o Coritiba e a Grande Reserva Mata Atlântica fortaleça ainda mais a proteção de um território, que conta com 2,2 milhões de hectares de floresta tropical contínua (o equivalente a pouco mais de 2 milhões de estádios de futebol) e que possui uma enorme e diversa vida selvagem, montanhas, cavernas, cachoeiras, baías, manguezais e praias do Oceano Atlântico.

Time paranaense se engaja na luta pela preservação do do maior remanescente contínuo de Mata Atlântica no país

O guará-vermelho é uma das muitas espécies encontradas no bioma

As ações da Grande Reserva da Mata Atlântica também têm como objetivo estimular o turismo responsável e favorecer o desenvolvimento socioeconômico local, e ao mesmo tempo respeitar o meio ambiente e a conservação da biodiversidade.

“Essa foi a forma de traduzirmos o verde do nosso escudo em uma ação voltada à proteção da natureza, que é um patrimônio de todos a ser cuidado e zelado. A partir de agora, outros projetos voltados ao fortalecimento da iniciativa serão realizados pelo Coritiba, envolvendo torcedores, sócios, atletas do plantel profissional e das categorias de base”, afirmou o presidente do Coritiba, Renato Follador.

Time paranaense se engaja na luta pela preservação do do maior remanescente contínuo de Mata Atlântica no país

São 2,2 milhões de hectares de floresta tropical contínua

A Grande Reserva da Mata Atlântica

A Mata Atlântica é uma das florestas tropicais mais exuberantes do planeta, mas infelizmente, uma das mais ameaçadas também. Foi reduzida a menos de 13% de seu tamanho original, aquele com o que os portugueses se depararam quando aportaram no Brasil.

Ao longo de seu maior remanescente contínuo estão localizadas sete cidades históricas, ricas em cultura e tradições populares. Além disso, se abriga em suas matas a única população de mico-leão-da-cara-preta do mundo.

Ou seja, não há dúvida de que precisamos fazer de tudo para protegê-la!

Mapa mostra onde está este remanescente da floresta

Abaixo um vídeo produzido pela iniciativa da Grande Reserva da Mata Atlântica:

Leia também:
Desmatamento da Mata Atlântica aumenta em dez estados: só em SP e ES cresce 400%, revela estudo
Novas espécies de corujas minúsculas são descobertas na Amazônia e na Mata Atlântica e já estão em risco de extinção
‘Scinax tropicalia’: a nova espécie de perereca da Mata Atlântica que homenageia o Tropicalismo

Fotos: Zig Koch