quarta-feira, 20 de junho de 2012

Repetimos de ano?



Prezados,

Foi realizada ontem, dia 19, na Administração Regional, nova reunião sobre a LUOS. Isto é, mais uma vez os Delegados, escolhidos durante a 1ª Conferencia Extraordinária das Cidades  (realizada em Out/Nov.2011), se encontraram para decidir a atualização da Lei de Uso e Ocupação do Solo no que se refere ao Park Way.

Desta vez a reunião ocorreu em clima mais ameno, mais descontraído, os participantes mais relaxados, mais amigáveis. Foram menos pessoas, apenas um Delegado por setor de atividade.

Não chegaram a ser apresentadas novas propostas. O tempo foi ocupado pelas ponderações dos Delegados. Novo encontro foi marcado para o dia 27/06.

O desagradável, amigos, foi a sensação que tivemos de estar perdendo tempo porque tudo que foi dito e analisado-- tanto ontem quanto na reunião do dia 16-- já fora dito, e analisado durante os trabalhos da Conferência das Cidades.

Essas Conferências duraram uns três meses e nós, do PWR, fomos a todas as reuniões. Chegávamos às 8 da manhã e saiamos às 8 da noite. Durante as Conferências foram apresentadas e votadas propostas. No que se refere ao Park Way conseguimos que fosse aprovada a manutenção do atual gabarito de uso do solo e de edificação. Depois de muita negociação com os opositores conseguimos derrubar a proposta de comercio e de uso misto dos lotes residenciais.

A proposta de comercio foi apresentada e defendida, sobretudo, por pessoas que não moravam no Park Way (!).

Pelo jeito, o Governo esqueceu- ou está ignorando de propósito- todas as nossas conquistas obtidas com muito esforço pessoal durante a Conferência das Cidades e partindo do zero de novo!

A minha impressão (os defensores do Governo que me perdoem) é que o Governo não gostou do resultado por nós obtido durante a Conferencia das Cidades e quer recomeçar o processo para ver se, desta feita, consegue emplacar comercio, uso misto ou indústrias "não poluentes" (estilo "plantinhas para o chazinho da vovozinha". Viva o eufemismo!) no Park Way.

Então começamos da estaca zero de novo: Apresentação dos delegados, depois apresentação das propostas, depois a analise das propostas apresentadas, e finalmente, a votação das propostas. Como se tivéssemos repetido de ano ou ficado de recuperação.

Caso mais uma vez votemos contra comercio o que acontecerá? Teremos de repetir a brincadeira mais uma vez? Apresentação dos Delegados, apresentação das propostas, votação das propostas... Ou o Governo vai impor a vontade dele e fazer o que bem entender no Park Way?

O futuro nos dirá.

Flavia Ribeiro da Luz          
Presidente da Associação Park Way Residencial.