segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Eliminar as emissões das usinas a carvão na Índia e na China pode acrescentar anos à vida das pessoas


Eliminar as emissões das usinas a carvão na Índia e na China pode acrescentar anos à vida das pessoas


Nova pesquisa [The impact of power generation emissions on ambient PM2.5 pollution and human health in China and India] calcula mudanças na mortalidade e expectativa de vida devido à geração de energia

Harvard John A. Paulson School of Engineering and Applied Sciences*

termelétrica a carvão

Os 2,7 bilhões de pessoas que vivem na China e na Índia – mais de um terço da população mundial – costumam respirar um pouco do ar mais sujo do planeta. A poluição do ar é um dos maiores contribuintes para a morte em ambos os países, ocupando o 4º lugar na China e 5º na Índia, e as emissões nocivas de centrais a carvão são um dos principais fatores contribuintes.


Em um estudo recente, pesquisadores da Universidade de Harvard queriam saber como a substituição de usinas a carvão na China e na Índia por energia limpa e renovável poderia beneficiar a saúde humana e salvar vidas no futuro.


Os pesquisadores descobriram que eliminar as emissões nocivas das usinas de geração de energia poderia economizar cerca de 15 milhões de anos de vida na China e 11 milhões de anos de vida na Índia.


A pesquisa foi publicada na revista Environment International .

Pesquisas anteriores exploraram a mortalidade pela exposição ao material particulado fino (conhecido como PM2.5) na Índia e na China, mas poucos estudos quantificaram o impacto de fontes específicas e regiões de poluição e identificaram estratégias eficientes de mitigação.

Usando modelos de química atmosférica de última geração, os pesquisadores calcularam mudanças anuais específicas em termos de mortalidade e expectativa de vida devido à geração de energia. Usando a abordagem específica da província, os pesquisadores conseguiram restringir as áreas de maior prioridade, recomendando atualizações para as tecnologias existentes de geração de energia nas províncias de Shandong, Henan e Sichuan, na China, e Uttar Pradesh, na Índia, devido às suas contribuições dominantes aos riscos atuais à saúde.

“Este estudo mostra como os avanços na modelagem e expansão das redes de monitoramento estão fortalecendo a base científica para estabelecer prioridades ambientais para proteger a saúde dos cidadãos chineses e indianos”, disse Chris Nielsen, diretor executivo do Projeto Harvard-China e co-autor do estudo. “Isso também mostra em que medida os países de renda média poderiam se beneficiar com a transição para fontes de eletricidade não-fósseis à medida que crescem”.

Referência:
Meng Gao, Gufran Beig, Shaojie Song, Hongliang Zhang, Jianlin Hu, Qi Ying, Fengchao Liang, Yang Liu, Haikun Wang, Xiao Lu, Tong Zhu, Gregory R. Carmichael, Chris P. Nielsen, Michael B. McElroy,
The impact of power generation emissions on ambient PM2.5 pollution and human health in China and India,
Environment International, Volume 121, Part 1, 2018, Pages 250-259, ISSN 0160-4120,
https://doi.org/10.1016/j.envint.2018.09.015.
(http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0160412018313369)

* Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate.
in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 19/10/2018


"Eliminar as emissões das usinas a carvão na Índia e na China pode acrescentar anos à vida das pessoas," in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 19/10/2018, https://www.ecodebate.com.br/2018/10/19/eliminar-as-emissoes-das-usinas-a-carvao-na-india-e-na-china-pode-acrescentar-anos-a-vida-das-pessoas/.

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

As Profissões do Meio Ambiente



Envolverde – Revista Digital

As Profissões do Meio Ambiente

Educação - Gestão - Jornalismo

25 DE OUTUBRO  - 10h - UNIBES CULTURAL - SP



Roda de conversa sobre “As Profissões do Meio Ambiente”, com profissionais que fizeram suas carreiras em trabalho que têm como base o meio ambiente.
Queremos mostrar como uma economia baseada em sustentabilidade também tem o potencial de criar trabalho e riquezas para as pessoas e para o país.

Educação Ambiental – Nossa convidada é Monica Borba, gestora da ONG 5 Elementos, ex diretora da Universidade Livre do Meio Ambiente e uma das educadoras ambientais mais experientes do país.

Gestão Ambiental – Fernando von Zuben, ex-diretor de meio ambiente da Tetrapak no Brasil, ex-secretário adjunto de Meio Ambiente da prefeitura de São Paulo e colaborador de diversas organizações de proteção da biodiversidade.
Jornalismo Ambiental – Dal Marcondes, presidente da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental, diretor e fundador da Envolverde, conselheiro de diversas ONGs e especialista em economia ambiental.

Com a mediação do jornalista Reinaldo Canto, vamos conversar sobre os desafios das profissões ambientais e como cada área pode contribuir para a preservação do presente para garantir um futuro sustentável para as próximas gerações.

Se você pensa em ser um profissional de meio ambiente, vem participar.

DATA

HORÁRIO
25 OUTUBRO
10h às 13h

LOCAL
UNIBES CULTURAL - Rua Oscar Freire 2500 - ao lado do Metrô Sumaré