terça-feira, 21 de julho de 2015

Em vídeo, Dilma se irrita ao comentar falsas promessas e acaba engasgando em discurso



O vídeo data do início deste ano e voltou a circular nas redes sociais. Nele, Dilma comenta os cortes e  ajustes feitos por seu governo, que, segundo ela, se fizeram necessários para manter o emprego e geração de renda no país.


Vale lembrar que bilhões foram cortados dos mais diversos serviços no país, desde SAÚDE até EDUCAÇÃO, ao mesmo tempo, Dilma autorizou um fundo partidário 300 % maior do que o do ultimo ano (Leia mais).


Dinheiro que é entregue de mãos beijadas aos partidos políticos com representação no Congresso Nacional para ser usado com total autonomia. Caso que mostra muito bem isso é o fato de advogados de mensaleiros, como José Genoíno, por exemplo, terem sido pagos com dinheiro do Fundo Partidário (Leia mais)
Veja o vídeo:

Feminista: "Quero que os homens parem de me olhar na rua". E como vai fazer isso?: "Mostrando os peitos!"

Resultado de imagen para marcha das vadias

Resultado de imagen para marcha das vadias


TEM Lógica???

As feministas que me perdoem! (e que se danem!) Homem :Nosso protetor natural.

Homens arriscam suas vidas para salvar escravas sexuais do Estado Islâmico


ReproduçãoReprodução

Nos piores momentos da humanidade surgem os maiores heróis. A máxima está sendo colocada em prática no Oriente Médio, em parte tomado pelos jihadistas do Estado Islâmico. Por lá, homens se juntaram e formaram grupos de resistência que tem como objetivo salvar mulheres tratadas como escravas sexuais pelos terroristas.

De acordo com o Daily Mail, essas mulheres viviam escravizadas pelo EI, sendo vítimas diárias de estupros, espancamentos, açoitamentos e até apedrejamentos. Em alguns casos, após o salvamento, essas mulheres foram flagradas sendo carregadas por seus salvadores, tamanha a dificuldade que tinham para andar.

O objetivo do grupo é bastante simples: resgatar essas mulheres na surdina e levá-las escondidas até a fronteira com o Iraque, muitas vezes atravessando boa parte da Síria. O destino final costuma ser qualquer território para refugiados que esteja longe do controle do EI. As fugitivas têm pelas consciência de que, se capturadas novamente, serão torturadas até a morte.

Entre as mulheres recuperadas estão idosas e crianças. Muitas delas, afirmam os ativistas responsáveis pelo resgate, precisam de acompanhamento psicológico após o retorno para superar os horrores vividos. Para o bem da humanidade, o grupo de resgate tem atraído cada vez mais membros e, graças a isso, muitas mulheres estão conhecendo novamente o gosto da liberdade.

BOLSA FAMÍLIA: EM SÃO LUIS DO MARANHÃO MULTIDÃO "DESESPERADA" (mas aparentemente forte, bem nutrida e apta a trabalhar!) EM LOTÉRICA PARA RECEBER O BENEFÍCIO ESTATAL. É IMPRESSIONANTE!




Chega a ser assustador. Centenas de pessoas praticamente invadem uma lotérica para receber o benefício da Bolsa Família. O atendente chega a fazer o sinal da cruz antes de levantar a cortina de aço que protege o estabelecimento e os "bolsas família" entram na lotérica enlouquecidos.

Este é um retrato do Brasil na atualidade. Com a crise econômica gerada pelo desgoverno do PT, com a inflação em alta, retração econômica geral e o desemprego, cenas como esta tendem a se multiplicar.

Enquanto isso, o PT e seus satélites, entre eles o poderoso PMDB, com o auxílio vergonhoso da maioria da grande imprensa e seus penas alugadas, continuam engalfinhados num verdadeira briga de foice no escuro na tentativa de abafar as investigações e salvar a todo custo o governo da Dilma.

Acresce a tudo isso a leniência e a total ausência dos partidos de oposição em que pese o fato de que só na Petrobras a roubalheira, de acordo com dados preliminares, segundo a reportagem-bomba de Veja, ascende à casa dos R$ 19 bilhões de reais.

A crise já se expressa no desespero das camadas mais carentes da população brasileira como revela esse vídeo. Por tudo isso é injustificável sob todos os aspectos a manutenção do PT no poder. Aliás, não se trata mais apenas do impeachment da Dilma. Tem de haver também a cassação do registro do PT e demais agremiações de viés comunista. Todos os cidadãos brasileiros sabem disso e todos estão clamando por essas providências.

A infelicidade dos brasileiros tem um nome: PT e demais vagabundos comunistas. 

EXTRA: MAIS UM VÍDEO QUE MOSTRA BENEFICIÁRIOS DO BOLSA FAMÍLIA INVADINDO AGÊNCIA DA CEF EM VIRTUDE DE UM TROTE.
O episódio ocorreu em em Maceió, capital do Estado de Alagoas. Nota-se entre os bolsas-família pessoas saudáveis e fortes!, embora esse benefício tivesse como alvo, quando foi criado pelo governo de Fernando Henrique Cardoso, as pessoas realmente muito pobres.

O objetivo inicial desse programa de ajuda aos desvalidos era permitir trazê-los ao mercado de trabalho. Era, portanto, um auxílio emergencial que, sob o governo do PT sofreu uma metaformose terrível, viabilizando o voto de cabresto, já que os beneficiários da bolsa família cultivam o desemprego porque não querem assinar a Carteira de Trabalho para não perder o benefício.



Isso se transformou numa praga porque afasta as pessoas do trabalho formal e fomenta o desemprego. Vejam o vídeo e tirem as suas próprias conclusões:

A VERDADE INCONVENIENTE QUE OS MENTIROSOS DA MAIORIA DA GRANDE MÍDIA CONTINUAM ESCAMOTEANDO. ACORDEM ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS.


Facsímiles de veículos da grande imprensa internacional. Notem que Lula está na manchete do Correio da Manhã de Portugal e também é destaque na revista Foreing Policy. Fechando a sequência de fotos, o facsímile do Diário de Notícias de Portugal de 22 de movembro de 2014, quando o ex-primeiro-ministro socialista José Socrates foi preso por corrupção e lavagem de dinheiro. E continua na jaula.
Enquanto a economia brasileira vai derretendo  e destruindo a renda das famílias brasileiras já incluindo boa parte da classe média por conta do descalabro do governo do PT, soma-se a isso a teia infernal de corrupção e roubalheiras que já sangrou a Petrobras em R$ 19 bilhões (dados preliminares, segundo reportagem de Veja), os cidadãos brasileiros que lutam ferozmente no dia a dia trabalhando e estudando e pagando impostos vêem pasmos passar nas TVs e nos jornais uma dança macabra de impostores e ladravazes tentando tapar o sol com a peneira.

Enquanto em Portugal o ex-primeiro-ministro socialista (para variar...) José Socrates, cumpre prisão preventiva desde de novembro de 2014, quando foi preso por lavagem de dinheiro e corrupção, no Brasil até agora só experimentaram o cheiro de jaula os atores coadjuvantes do petrolão.

Por mais que a força tarefa da Operação Lava Jato se esforce para trazer à tona a verdade são levantadas barreiras intransponíveis de sorte a manter impunes aqueles que estão ou estiveram no comando da República e que portanto são responsáveis diretos pelas tenebrosas transações que desviaram dinheiro público para satisfazer os prazeres orgiásticos de alguns patrícios além de ditadores assassinos cubanos e africanos. Zanzando nos bastidores está o Foro de São Paulo, a organização comunista fundada por Lula e Fidel Castro em 1990, espécie de círculo de ferro, verdadeiro garrote vil que oprime o povo brasileiro e latino-americano. Este é o aspecto ideológico da trama que é completamente escamoteado de todo o noticiário, quando se sabe que o Foro de São Paulo é a organização comunista que gerou tudo isso que está acontecendo.

Para lograr os objetivo de comunização de todo o continente latino-americano, as ditaduras do PT, do Nicolás Maduro, na Venezuela, do tiranetete Rafael Correa no Equador, do índio cocaleiro da Bolívia, da Cristina Kirchner na Argentina, viabilizaram a permanência no poder por meio da corrupção. O apoio que desfrutaram até agora decorre do uso de dinheiro público para calar ou obter apoio político. Daí, no caso brasileiro, o menslão, agora o petrolão, daqui a pouco o eletrolão e assim por diante.

E quem é o dirigente máximo do Foro de São Paulo e seu fundador? Ora, é Lula. Até porque Fidel Castro já está fora de combate e quem sabe sofrendo de alzheimer. Seu irmão Raúl é quem dá continuidade ao esquema, auxiliado por meia dúzia de acólitos e torturadores que mantêm centenas de presos políticos nas cadeias cubanas.

Este aspecto tenebroso desse teatro de horror, tortura e morte, comandado pelo deletério Foro de São Paulo, sob a direção de Lula, continua intocável. Graças aos militantes do PT, travestidos de jornalistas, que operam dentro da esmagadora maioria dos veículos de comunicação. Na verdade são lobbistas a serviço do PT e do Foro de São Paulo. Portanto, recomendo mais uma vez que não gastem um tosão comprando esses jornais ou pagando pelo acesso aos seus sites. Trata-se de desinformação no seu estado mais elevado o que, de resto, constitui também um crime.

Tanto é que até agora os cardeias do PT, que estão enterrados até o pescoço no lamaçal do petrolão, continuam intocáveis. Ora, como pode os mentores e dirigentes da corrupção continuarem pairando acima de tudo e de todos e, sobretudo, da lei?, quando já foram citados por diversos delatores?

Esta é a pergunta que não quer calar e não pode calar até que toda verdade, sem retoques, sem subterfúgios, venha à tona.

Lembrem-se. O que está ocorrendo no Brasil não é apenas um caso de corrupção e roubalheira comum. Não está desligado do tão decantado "projeto do PT", ao qual amiúde Lula e seus sequazes aludem. O "Projeto do PT" é o projeto do Foro de São Paulo, tornar o Brasil e toda a América Latina numa extensão de Cuba.

E a coisa começa quando as pessoas empobrecem. Mais adiante, inicia a escassez de alimentos. Foi assim em Cuba e agora mesmo na Venezuela; foi assim na ex-URSS. Enquanto o povo sofre nas filas de supermercados matando a fome com rapadura, e olhe lá, a canalhada do Foro de São Paulo come caviar e vive viajando de avião de luxo pra lá e pra cá, fazendo escalas no primeiro mundo onde se esbaldam em em orgias e bacanais. Esta história é tão velha quanto o comunismo. 

Acordem! 

15 comentários:

Anônimo disse...
IMPORTANTE!!! veja isto!!!
Dilma sabia de tudo!!!
Veja esse vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=-zB37PAq3_s

Dilma está junto com Ricardo Pessoa da UTC Engenharia, Marcelo Odebrecht, Léo Pinheiro da OAS, Graças Foster, Jaques Wagner, Sergio Gabrielli, Edson Lobão todos juntos no lançamento da pedra fundamental do Estaleiro Enseada do Paraguaçu, na sexta feira 13 de junho de 2012, em Maragogipe (BA).
http://www.utc.com.br/noticiasdetalhes.php?id=164
http://www.utc.com.br/noticiasdetalhes.php?id=163

Dilma Rousseff no Batismo da Plataforma P59 com Ricardo Pessoa, Marcelo Odebrecht, Graças Fostes, Edson Lobão, Jaques Wagner e Sérgio Gabrielli no palanque.

Vídeos:
https://www.youtube.com/watch?v=rE19qkyf-VY
https://www.youtube.com/watch?v=65QEbCULf_A
https://www.youtube.com/watch?v=RrQ7L8J5ZHs
https://www.youtube.com/watch?v=RrQ7L8J5ZHs
http://www.utc.com.br/noticiasdetalhes.php?id=163#prettyPhoto[fotos]/4/

Anônimo disse...
e olha a foto que colocaram!!!

ilustra exatamente o temperamento de cão raivoso desse individuo...

sensacional...
Anônimo disse...
Esses socialistas/comunistas são ladrões em todo lugar!!! Mentirosos, ladrões e, muitos deles, assassinos!!!
Anônimo disse...
Se o Poder Judiciário não considerar crime e punir severamente o que esse ESCROQUE LADRÃO fez (que utilizou sua influência de ex-presidente para, com dinheiro do erário, se LOCUPLETAR e desviar bilhões para empreiteiros amigos, então FECHEM ESSA BIROSCA que, aliás, o próprio Lula falou que "não serve pra nada"!!!!!
Se não punir Lula, será a TOTAL DESMORALIZAÇÃO DA JUSTIÇA BRASILEIRA!!!!!!
Anônimo disse...
Pergunta de um Sábio ( sem a resposta): Por quê para provar alguma coisa contra Eduardo Cunha, as investigações andam ligeiras e as providências são tomadas de maneira rápidas e a qualquer hora ou dia, já as provas contra Lula, Dilma e outros FDP ficam enroladas e engavetadas e os responsáveis fazendo todos de bobo?
Anônimo disse...
Caro amigo, seria bom que houvesse um RSS Feed em seu blog para facilitar o compartilhamento de suas excelentes materias
@hellblazer2014
Ferreira Pena disse...
Parabéns Aluizio, só assim os desavisados entenderão o perigo que corre a nação brasileira.
Anônimo disse...
Prezado Aluízio, justamente na manchete contra Lula, desgraçadamente, houve um imperdoável erro de digitação no jornal português. Lamentável.

A manchete correta é esta:

'RATO BRASILEIRO NAS MÃOS DA JUSTIÇA'
Carlo Germani disse...
A conivência e subserviência da grande imprensa e mídia em geral e da garnde massa de imbecis coletivos que assolam este país (mais preocupada em manter o materialsimo-existencialismo) são FATOS.

O interesse da pseuda-oposição (com o PSDB na proa)em deixar tudo como está,através do "sangramento" gradual da nulidade humana e política de Dilma Ruimsseff e do petismo-comunismo (irmão siamês do PSDB)até 2018,são FATOS.

(...)

Há uma luta insana pelo poder (todos).Apenas isso.

Um verdadeiro projeto de nação,nem pensar.


Anônimo disse...
Ciro Pessoa ‏@ciropessoa 19 de jul São Paulo, Brasil


Comunistada que está acastelada na TV Cultura há mais de 30 anos está com medinho de ser despejada. @tvcultura http://www.carosamigos.com.br/index.php/politica/5166-demissao-em-massa-na-radio-e-tv-cultura …
Anônimo disse...
URGENTE!!!

Polícia Federal entra em greve, vc, cidadão desinformado, sabe por que?
Pois bem, a Presidente Dilma assinou o decreto lei que deixa a Polícia
Federal SUBMISSA ao Presidente da República, ou seja, a Polícia
Federal a partir de hoje não tem mais autonomia para investigar - essa
é a candidata que quer acabar com a corrupção - dessa forma, a
violência no país não vai acabar nem diminuir NUNCA! As Polícias não
podem mais fazer nada! ISSO É UM ABSURDO!

O Brasil precisa dar um basta nisso, seja
CONTRA a MP 657/14 que dará a Dilma o controle absoluto sobre a PF.

http://www12.senado.gov.br/ecidadania/visualizacaotexto…



Anônimo disse...


Ao que parece ainda faltam alguns a se explicarem. Segundo matérias publicadas na imprensa ex-Odebrecht, já acionado nos Estados Unidos, deveria explicar alguns fatos atuais.


http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2015/07/1650632-braskem-e-processada-nos-eua-em-conexao-com-escandalo-da-petrobras.shtml

Estava eu lendo notícias de economia, quando me deparo com a seguinte matéria:

Os Gradin depois da Odebrecht

http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/negocios/20120525/gradin-depois-odebrecht/81606.shtml

Em seguida observe as seguintes passagens de outra publicação:

"...e as saídas de Bernardo, da presidência da Braskem, e de Miguel, da Odebrecht Óleo e Gás, no fim de 2010."
Mais "empresa formada por Bernardo e Miguel, será erguida em Alagoas, com previsão de entrar em operação no fim de 2013. Ela custará R$ 300 milhões, dos quais o BNDES vai entrar com R$ 170 milhões."

Mas, ao que parece o BNDS comprou 15% da Graalbio por R$ 600 milhões de reais :

http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,bndes-compra-15-da-graalbio-da-familia-gradin-por-r-600-milhoes-imp-,987250

Outro ponto fundamental é esse novo negócio com milhões dos cofres públicos.

Sem falar no contrato da GranEnergia dos Gradin com a Petrobrás, de novo a Petrobrás!

http://sinaval.org.br/2014/02/granenergia-negocia-venda-de-duas-unidades-de-manutencao-e-servico-de-plataformas/


http://www.granenergia.com.br/pt/sobre-a-empresa/

Esperamos, e cabe ao Ministério Público Federal e Polícia Federal investigar, se a metodologia de trabalho e de financiamento da Odebrecht, pelo que vem sendo delatado, não esteja sendo utilizada por ex-funcionários/acionistas em novos negócios.

Lucecita Venezuela disse...
http://www.el-nacional.com/mundo/Gobierno-Rousseff-derrumba-solo-popularidad_0_668933135.html
Anônimo disse...
DILMA, SEU DINHEIRO VEIO DA SUÍÇA!
E Marcelo Odebrecht, em suas mensagens, pergunta ao vice-presidente jurídico da empreiteira se é necessário avisar Edinho Silva que as campanhas de Dilma Rousseff e Fernando Haddad foram financiadas com dinheiro vindo da Suíça.
É o maior escândalo da história do Brasil.
E muito mais no "antagonista", mostrando documentos e coisas para o JEC, Vaca, FP (Jose E Cardoso, Vaccari, F Pimentel etc.) para a campanha de Dilma!
De assustar assombração!

Anônimo disse...
Prezado Aluízio, aqui está uma pequena lista de manifestações do dia 16 de agosto que acontecerão fora do Brasil:

Exterior (horário local)

Bariloche, Argentina – 15h – Centro Civico de Bariloche
Lisboa, Portugal – 16h – Praça Luís de Camões
Miami, EUA – 15h – Bayside
Toronto, Canada – 14h – Queen’s Park

Criada a 1ª CPI para investigar maus-tratos aos animais no Brasil (fotos de cortar o coração!)


ANDA » Agência de Notícias de Direitos Animais

20 de julho de 2015 às 11:00

cpi
Após longos dois anos de espera na fila regimental de CPI’s, foi criada na última semana a primeira Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), destinada a investigar os fatos determinados de maus-tratos de animais.
A CPI dos maus-tratos aos animais vai investigar não apenas pessoas que escravizam, agridem e matam os animais sem piedade, mas também a falta de políticas públicas, e as politicas de controle populacional de animais em todo território nacional.
Os casos listados a época de seu requerimento, pelo seu autor o Dep. Federal Ricardo Izar – PSD/SP, são muitos e ficaram conhecidos como o do massacre dos cães de Arari ordenado pelo prefeito, o da matança de animais pelo CCZ de Poços de Caldas, o da enfermeira que matou a yorkshire, o da assassina em série de animais de São Paulo, o dos dromedários escravizados nas praias do Rio Grande do Norte e alguns outros.
“Cabe salientar que no dia 22 de janeiro de 2012 o movimento ‘Crueldade Nunca Mais’, mobilizou em todo o território nacional mais de 100 mil pessoas apelando para o aumento das penas aos que cometerem crimes contra animais…”, a citação constou no requerimento para a instalação da CPI dos Maus-Tratos aos Animais.
E mesmo os casos da enfermeira já julgado, e do da assassina de São Paulo que recorreu da sentença, a investigação trará a sociedade fatos desconhecidos da maioria das pessoas, tais como; se os valores das multas foram efetivamente pagos, ou se estas infratoras recorreram das multas aplicadas, e para qual órgão o valor das multas foi destinado, e se esse órgão que recebeu a multa efetivamente atua no combate aos maus-tratos aos animais, e muitos outros fatos.
Os fatos determinados a época eram de relevante interesse para a vida pública e a ordem social do país, e foram devidamente caracterizado para que a CPI pudesse ser requerida. O que significa que todos os outros casos de maus tratos aos animais relacionados e que ocorreram após o requerimento da CPI também podem ser incluídos pela comissão para ampliar o leque de investigação.
Casos como o do vídeo que mostrava um carro abandonando o cachorro em plena marginal de São Paulo, e que comoveu milhares de brasileiros, continuam a acontecer indiscriminadamente país afora, sem sequer chegarem aos noticiários e sem a devida punição, porque não há uma obrigatoriedade da identificação dos animais – e mesmo nos casos onde existe a identificação do individuo que abandona um animal, não existe uma compensação para o tratamento do animal que está machucado ou aleijado, e nem uma indenização para a instituição que acolheu o animal – há somente uma multa irrisória que não coíbe a que outros pratiquem o mesmo crime cujos indivíduos não são fichados, o que talvez impediria que cometessem crimes mais graves contra animais não-humanos e humanos.
Se existisse uma legislação punitiva e eficiente contra o abandono de animais, talvez o menino Joaquim Ponte Marques de 3 anos ainda estivesse vivo. O casal acusado de sua morte, poucos meses antes do ‘desaparecimento’ do menino, despejou na rua uma cachorrinha ainda filhote que foi socorrida pelos vizinhos e que na época não deram registraram boletim de ocorrência do fato.
Há ainda diversos outros casos revoltantes como o do cão triturado vivo pelo caminhão de lixo, o dos periquitos exterminados pelo condomínio de luxo em Manaus, o dos beagles e outros animais maltratados pelo Instituto Royal e tantos outros casos difíceis de esquecer.
O objetivo das investigações pela Comissão de Inquérito é de aperfeiçoamento da legislação, de fiscalização e de controle.
Já o projeto da política de castração que poderiam ajudar a conter o abandono de animais nas ruas, e que já foi aprovado em todas as comissões, espera por um lugar na pauta de votação da Câmara dos Deputados. Quanto à reconversão ou divisão dos Centros de Controle de Zoonose-CCZ’s, em abrigos de animais nada foi mencionado. (Por um novo CCZ na cidade de São Paulo).
A Constituição Federal já estabelece que é dever do Poder Público cuidar da fauna e da flora, mas, na prática, nem todas as prefeituras têm projetos para castrar os animais. Com isso, animais que vivem nas ruas continuam se reproduzindo.
O projeto que obriga os governos estadual, federal e municipal a colocar em seus orçamentos previsões de verbas para política de castração, significaria uma economia aos cofres públicos já que a castração custaria ao estado bem menos do que manter funcionários, medicamentos e aparelhos para matar os animais.
A atuação firme e louvável das comissões na defesa da sociedade contra abusos e irregularidades praticadas por agentes públicos dos mais diversos escalões, poderia quem sabe ao final recomendar que não fossem negados a abertura de boletins de ocorrência pelos agentes policiais para os casos de maus tratos, como também recomendar a instalação de Delegacias Especiais para investigar maus-tratos aos animais – o tema maus-tratos aos animais é sempre listado como um dos 5 assuntos mais abordados no Alô Senado.
Além disso exercem papel de grande relevância na formação da opinião pública, o que resulta em grande pressão sobre os governantes.
A conexão existente entre quem maltrata e mata um animal, e que fatalmente irá maltratar e matar crianças, idosos, e quaisquer outras pessoas também, não pode mais ser ignorada pela nossa legislação, como no caso em que os autores de violência sexual contra animais (zoofilia) e contra crianças (pedofilia) não são punidos por tal crime, já que a lei brasileira não traz um tipo penal específico para os casos. Assim como as crianças, os animais não são capazes de consentir emocionalmente com o abuso sexual.
Em vários países existem dispositivos contra a Zoofilia e a pedofilia, mas, no Brasil, para punir o pedófilo é necessário se valer de outros crimes tipificados pelo Código Penal, como estupro, atentado violento ao pudor, presunção de violência, lesão corporal, corrupção de menores e, se for o caso, homicídio. E para punir o Zoófilo é necessário se valer do artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais, no que se refere à prática de abuso,maus-tratos, ferimentos ou mutilação de animais.
Um estudo conduzido pela Universidade de Iowa descobriu que 96% dos jovens que tinham tido relações sexuais com animais não-humanos também admitiram crimes sexuais contra humanos e relataram vários outros delitos, mais do que os outros criminosos sexuais de mesma idade.
“A CPI para investigar abusos contra animais tem o meu apoio. Sou a favor de que esta CPI vá adiante e apure rigorosamente tudo”, informou Eduardo Cunha em seu site.


Qualquer solução é melhor que preservar o PT no poder


Qualquer um dos dois é melhor do que Dilma


Carlos Newton
Fica cada vez mais clara a dramática situação que o Brasil atravessa, de forma extremamente madura, em clima de plenitude democrática, sem qualquer ameaça às instituições. As condenações estão saindo, assim como novos indiciamentos dos maiores empreiteiros do país, até o ex-presidente Lula entrou no rol dos investigados, e tudo isso é visto como absoluta normalidade.


Ao contrário do que a presidente Dilma Rousseff costuma apregoar, não existe golpismo. Pelo contrário, as Forças Armadas estão tranquilas nos quartéis, cuidado de suas obrigações, não há Aragarças nem Jacaréacanga no horizonte, nada de novo no front. É até espantoso que não haja golpismo, num país tradicionalmente submetido a esse tipo de retrocesso político.


O que existe de novidade é uma insatisfação absoluta, uma decepção total, um desânimo assustador em relação à política e aos três poderes da República. É claro que não se deve generalizar esse tipo de análise. Estamos nos referindo apenas à faixa do eleitorado que tem instrução e preparo, que raciocina, chega a conclusões e ainda se interessa por política. Entre esses brasileiros, que na verdade formam a tão famosa opinião pública, o desalento é espantoso, porque até ponto tempo atrás a maioria dos eleitores realmente acreditava que o PT era um partido sério, integrado por políticos honestos.


300 PICARETAS
Quando o então deputado federal Lula fez o desabafo na Constituinte e disse que havia 300 picaretas no Congresso, todos sabiam que ele estava falando rigorosamente a verdade. Tanto assim que alguns anos depois o esperto Fernando Henrique Cardoso se encarregaria de comprá-los por 30 dinheiros, equivalentes a R$ 200 mil por cabeça, para aprovar sua reeleição.


Pensava-se que ao chegar ao poder Lula levaria com ele os 300 de Esparta, mas ocorreu exatamente o contrário. Ele resolveu fortalecer os 300 picaretas de FHC, pagando caro e estabelecendo prestações mensais. Para tanto, criou diversas fontes de renda no governo e nas estatais, implantando a corrupção institucionalizada, com exigência de percentual fixo nos contratos do poder público, vejam a que ponto a desfaçatez chegou.


Hoje, já não há fantasia. Embora ainda não tenha realmente encontrado uma opção, pois os partidos existentes ou são verdadeiras quadrilhas ou defendem um sectarismo totalmente ultrapassado, a opinião pública brasileira não aceita mais esse tipo de político.


OS ÚLTIMOS DOS MOICANOS
É por causa desse quadro político anacrônico e venal que alguns importantes jornalistas e intelectuais ainda continuam defendendo a permanência de Dilma Rousseff. São os últimos dos moicanos, como dizia o genial escritor James Fenimore Cooper. Com justa razão, eles têm pavor do PSDB e horror do PMDB, que são as duas possibilidades de sucessão. Mas em breve esses resistentes também jogarão a toalha e desistirão de defender Dilma, Lula e o PT.


Até os moicanos vão entender que qualquer uma das opções que se apresentam será melhor do que a eternização do PT: ou Aécio Neves, se houver cassação dupla por crime eleitoral, ou Michel Temer, se for cassação única, por crime de responsabilidade. Como se dizia antigamente, um pelo outro, eu não quero troca. Mas devemos aceitar qualquer um dos dois, na forma da lei, segundo a solução que for constitucionalmente encontrada.

Mais um caso de vaia pública a petista. Agora, com Gleisi Hoffmann

21 de julho de 2015


Lula Dilma Gleisi
Dilma, Haddad, Padilha, Mantega, Gilberto Carvalho… e agora Gleisi! A ex-ministra também ganhou uma vaia pública inteiramente sua, entrando assim para o seleto (ou não assim tão seleto) rol dos petistas que tomam vaias do povo.


O episódio é narrado pelo site Correio do Litoral (numa reportagem elegante, na qual minimizam o episódio). Segue trecho:
“Anunciada sua presença pelo microfone assistiu uma longa vaia com serenidade e um sorriso de conformação. Em meio às vaias, continuou posando para fotos com disputada por populares. A reportagem circulou pelo salão, conversou com alguns vaiadores, ouviu conversas e algumas opiniões. As motivações para as pessoas que protestaram e para a maioria que não protestou teve um misto de manifestação democrática, incentivo político de adversários do PT, falta de educação e até exibicionismo. As vaias terminaram e as poses para as fotos continuaram.”

Pois é. Mas aqui no Implicante nós não minimizamos. Damos a real dimensão ao fato. E a dimensão verdadeira é essa: líder petista do Paraná é vaiada pelo povo paranaense.

Deixamos nosso abraço carinhoso ao povo daquele belo estado.

Marketing politico do PT: "acuse os adversários do que você faz, chame-os do que você é!"

BLOG Garotas Direitas

 

A famosa extrema-direita

É engraçada a forma como nada de direita no Brasil é tratado como moderado. A teoria política da direita defende claramente a temperança, moderação, respeito à tradição, enquanto a esquerda defende a quebra, a revolução, mudança ainda que às custas de violência. 
 
 
Mesmo assim, quando algo minimamente de direita surge no Brasil, é logo chamado de ultra-conservador, extrema-direita, radical, ou qualquer derivado do tipo (espero ansiosamente pelo termo "direita-mega-zord", pois esse ao menos soa bem). Enquanto isso, a esquerda é sempre moderada, realista, cética, são os isentões. 
 
 
É o marketing político praticado de modo irresponsável, deixando claro que qualquer um que propague essa mensagem nunca estudou teoria política, apenas aprendeu a máxima de Lênin: "acuse os adversários do que você faz, chame-os do que você é!"
Fonte da imagem: Direitas Já!

Implicante Explica 03 – A farsa de que jovens cometem apenas 1% dos crimes violentos

17 de julho de 2015

Por conta da polêmica da Emenda Constitucional da redução da maioridade penal, muitos divulgaram uma estatística furada. Disseram que os menores de 18 anos cometiam apenas 1% dos crimes violentos. Claro que isso é mentira.


implicante explica 003
Este é o Implicante Explica e, neste terceiro programa, mostraremos a lorota por trás do papo de que apenas 1% dos crimes violentos seriam cometidos por adolescentes. Vejam:


A seguir, links com as fontes:


http://veja.abril.com.br/blog/cacador-de-mitos/2015/04/09/mito-os-adolescentes-cometem-menos-de-1-dos-homicidios-do-brasil-e-sao-36-das-vitimas/

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2015/06/1638659-brasil-reve-maioridade-penal-sem-ter-mapa-da-criminalidade-juvenil.shtml

http://www.implicante.org/blog/os-adolescentes-cometeriam-apenas-1-dos-homicidios-mentira-comprovada/


Florestas e produção de água, artigo de Osvaldo Ferreira Valente


Publicado em julho 9, 2015 por


artigo

Ao longo da atual crise de abastecimento de água, temos presenciado o lançamento de propostas de soluções que nem sempre estão fundamentadas em conhecimentos científicos já disponíveis. Não há surpresa alguma quanto a este fato, já que ainda há um distanciamento, no Brasil, entre a academia e o público que tenta resolver questões práticas. Na hidrologia isso é mais do que evidente, pois o tratamento matemático que predomina nos trabalhos científicos torna a teoria muito complexa para a maioria dos técnicos de campo.



Daí as tecnologias adotadas ficarem mais na esperança de um sucesso que poderá se transformar em futuras frustrações. Há, também, o risco das generalizações em situações cheias de especificidades locais e regionais, onde receitas de bolo não dão garantias de qualidades dos produtos. O “ouvir dizer” e o excesso de informações, que são usadas antes de se transformarem em conhecimentos, provocam riscos iminentes de fracassos.


Tenho visto constantemente em artigos, entrevistas e debates pessoas pregando o reflorestamento como única solução para aumentar a produção de água de mananciais de abastecimento. É um erro não considerar outras opções que tenham potenciais para produzir resultados em curto prazo. A princípio pode até haver uma lógica no raciocínio sobre os reflorestamentos, mas algumas pesquisas já realizadas no Brasil, contendo dados sobre produtividades de água em bacias hidrográficas florestadas, merecem consideradas. E é sobre isso que passarei a falar nos parágrafos seguintes.



Vou tomar como exemplos dois estudos feitos em áreas florestadas. Duas teses: a primeira de doutorado na USP (Câmpus de São Paulo, capital), defendida por Valdir de Cicco, em 2009, e a segunda de mestrado, também na USP (Campus de Piracicaba), defendida por Paulo Sant’Anna e Castro. As duas, ainda que com objetivos diferentes, mediram produções de água (deflúvios) em bacias hidrográficas florestadas. A segunda mediu, também, a produção em uma outra bacia vizinha da florestada e usada para exploração agropecuária.


O Valdir de Cicco (CICCO, 2009) estudou duas pequenas bacias hidrográficas: 1) A primeira de 36,7 ha, dentro do Parque Estadual da Serra do Mar, Núcleo de Cunha- SP (Mata Atlântica); com floresta secundária formada a partir de 1974, quando a área de pastagem foi incorporada ao Parque, que tem área total atual de 315.000 ha.


A rocha predominante é o gnaisse , o solo classificado como latossolo vermelho amarelo câmbico e a conformação geomorfológica de mares de morros; o clima é o Cwb (Köppen), com temperatura máxima media de 26o, mínima de 16o e precipitação anual média de 1.646 mm. 2) A segunda de 59 ha, dentro do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga ( Mata Atlântica) que tem área total de 526,38 ha, encravado na Região Metropolitana de São Paulo, com rochas, solos e clima muito próximos aos da bacia de Cunha. A produtividade de água no mês de agosto (mês mais seco) foi de 15,13 L/Km2.s, em Cunha, e de 6,26 L/Km2.s, em Ipiranga.



Com base em discussão do autor da tese, é possível justificar as diferenças de produtividades de água entre as duas bacias por duas razões: 1) A bacia do Ipiranga está sob influência da ilha de calor da área metropolitana, que transfere energia para a área do Parque, possibilitando maiores taxas de evapotranspiração e, consequentemente, menores produtividades superficiais de água; 2) A bacia de Cunha convive com elevada umidade do ar e presença de nevoeiros, o que concorre para menores taxas de evapotranspiração e maiores produtividades superficiais de água.



O Paulo Sant’Anna e Castro (CASTRO, 1980) estudou duas pequenas bacias hidrográficas na região de Viçosa-MG (Mata Atlântica). A primeira com 114 ha, coberta com floresta secundária formada a partir da década de 1960, quando a área foi entregue à regeneração natural. E a segunda com 192 ha, vizinha da primeira, com exploração agropecuária e pequenos capões de matas que, somados, não passavam de 25% da área. Em ambas, a rocha predominante é o gnaisse e os solos são argilosos e foram classificados como latossolo vermelho amarelo distrófico, nas seções côncavas, convexas e nos topos; já nos terraços, receberam a classificação de podzólico vermelho amarelo câmbico.



A geomorfologia é de mares de morros, a precipitação de 1.880 mm no período de estudo (1978/1979), temperatura média máxima de 26o, mínima de 15o e clima Cwb (Köppen). A produtividade superficial de água do mês de agosto foi de 2,4 L/km2.s, na bacia florestada, e de 8,5 L/km2.s, na com exploração agropecuária.



E foi um ano hidrológico com precipitação acima da média para a região de Viçosa que é de 1340 mm/ano. Passados 35 anos, a floresta está mais densa, com árvores maiores e a produtividade superficial de água do mês de agosto, para a bacia florestada, tem sido nula. A explicação para as diferenças de produtividades pode estar no fato de que a bacia florestada comporta-se como uma ilha de atração de energia, rodeada por áreas secas e que por deficiência de umidade na região das raízes das plantas, menos profundas. É importante lembrar que a evapotranspiração depende da disponibilidade de água e de energia.

Usando estes dados de pesquisa na prática de produção de água, vale a pena discutir, como exemplo, a situação do Sistema Cantareira, que está presente cotidianamente na mídia e é responsável pelo abastecimento de grande parte da Região Metropolitana de São Paulo. Algumas pessoas e entidades têm sugerido, como solução, o reflorestamento de entornos de corpos d’água componentes do Sistema. Chegam a citar números, como 400 ha, por exemplo.


Ora, como as bacias que compõem o Cantareira somam 2.280 km2, a área recomendada representa apenas 0,17 % do total. Além do mais, mesmo que tais matas ciliares viessem a se comportar como produtoras de quantidade de água, conforme o imaginário de muitos hidrologicamente desavisados, e com valores médios entre Cunha e Ipiranga, ou seja, 10,78 L/km2/s, nas épocas de estiagens, isso representaria um acréscimo de apenas 0,12 % da vazão outorgada, que é de 36.000 L/s.


Para ir um pouco mais além na análise do possível efeito do aumento da cobertura florestal em áreas das bacias contribuintes do Cantareira, poderão ser usados dados da Fundação SOS Mata Atlântica, mostrando que as florestas ocupam 21,5 % da área total das bacias e que são 5.000 km de cursos d’água, com parte deles, 1.190 km, já protegidos por matas ciliares, computadas nos 21,5 %.



Como, em grande maioria, são cursos d’água com até 10 m de largura e em áreas com usos consolidados, pode-se adotar, para cumprimento do Código Floresta em vigor, uma faixa média de 40 m (20 m de cada lado dos cursos d’água) para recomposição da mata ciliar. Isso representaria um acréscimo de 152,4 km2, ou seja, 6,7 % da área de 2.280 km2, elevando a cobertura para 28,2 %. Mesmo que tais matas ciliares viessem a ter efeito positivo na produção de água, como acreditam muitos, e usando os 10,78 L/km2/s, o acréscimo não passaria de 4,56 % da vazão outorgada.


O mais certo, entretanto, e com base em fundamentos hidrológicos da produção de água na região Sudeste, é que, pelo menos nos primeiros 30 anos após os reflorestamentos, o aumento de cobertura florestal, através das matas ciliares, acarretaria uma diminuição das vazões de estiagens. Isso porque as árvores estariam em franco crescimento e com altas taxas de transpiração, pois ocupariam, em grande parte, áreas de contribuição dinâmica que tendem a ficar sempre úmidas; isso por serem zonas de ligação dos aquíferos subterrâneos com as nascentes e cursos d’água. Tal comportamento é corroborado por simulações feitas pelo pesquisador Paulo Guilherme Molin, (MOLIN, 2014) para a bacia hidrográfica do rio Piracicaba.



Ele simulou, para sua tese de doutorado na ESALQ-USP, o aumento da cobertura florestal da bacia e sua ação na produção de água. Os estudos mostraram que, tomando por base o ano de 2010 e como horizonte o de 2050, quaisquer aumentos de cobertura florestal no intervalo considerado resultaria em redução das vazões dos cursos d’água, nos períodos de estiagens.



As informações apresentadas mostram, portanto, que é temerária a certeza, expressa com certa frequência, que o reflorestamento é a única alternativa para aumentar a oferta de quantidade de água de nossas bacias hidrográficas.


Um horizonte de 30 anos talvez seja o mínimo para um equilíbrio ambiental floresta/hidrologia capaz de apontar uma produtividade de água em média confiável. Mas como a demanda é a curtíssimo prazo, teremos que adotar alternativas de manejo dos volumes de água recebidos pelas chuvas, conduzindo boa parte deles para os aquíferos subterrâneos e armazenando outros em represas e em reservatórios urbanos. 



Para privilegiar o armazenamento subterrâneo, há de se trabalhar com tecnologias alternativas ao reflorestamento e que aumentem a rugosidade das superfícies das bacias hidrográficas, dificultando a formação de enxurradas e favorecendo a infiltração de água no solo. Tais tecnologias já existem, comprovadas e economicamente viáveis.

Literatura Citada:

CASTRO, P.S. Influência da cobertura florestal na qualidade de água em duas bacias hidrográficas na região de Viçosa, MG. Piracicaba, Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – USP, 1980. 107p (Tese de Mestrado)

CICCO, V. Determinação da evapotranspiração pelos métodos dos balanços hídrico e de cloreto e a quantificação da interceptação das chuvas na Mata Atlântica. Disponível em: www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/…/pt-br.php . Acesso em: 15 jun. 2015

MOLIN, P. G. Dynamic modeling of native vegetation in the Piracicaba River basin and its effects on ecosystem services.

Disponível em: www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/…/pt-br.php .Acesso em: 15 jun. 2015


Osvaldo Ferreira Valente, Articulista do Portal EcoDebate, é engenheiro florestal e autor de dois livros sobre hidrologia e produção de água: “Conservação de nascentes – Produção de água em pequenas bacias hidrográficas”e “Das chuvas às torneiras – A água nossa de cada dia”. ( valente.osvaldo@gmail.com)


Artigo enviado pelo Autor e publicado originalmente no Jornal da Ciência (SBPC), em 01/07/2015

Publicado no Portal EcoDebate, 09/07/2015


"Florestas e produção de água, artigo de Osvaldo Ferreira Valente," in Portal EcoDebate, 9/07/2015, http://www.ecodebate.com.br/2015/07/09/florestas-e-producao-de-agua-artigo-de-osvaldo-ferreira-valente/.

[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Déficit de chuvas no Brasil vem aumentando e se tornando mais grave nas últimas décadas


Publicado em julho 21, 2015 por


Por Elton Alisson, de São Carlos | Agência FAPESP

Represa Jacareí, que compõe o Sistema Cantareira, em São Paulo, em novembro de 2014 (foto: Léo Ramos/FAPESP)

O déficit de chuvas em todo o Brasil vem aumentando nas últimas décadas e se tornando mais grave nos últimos anos.

A região Sudeste do país, por exemplo, que enfrentou em 2014 e 2015 o maior período de estiagem dos últimos 70 anos, entrará em meados de agosto – quando se inicia a estação mais seca do ano – com menos água do que tinha em 2014.

As constatações são de estudos realizados por pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Alguns dos resultados dos estudos foram apresentados em uma conferência sobre a problemática da seca no Sudeste brasileiro, realizada na sexta-feira (17/07) durante a 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento ocorreu até sábado (18/07) no campus na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

“Temos um situação de déficit de chuvas tremendo em todo o país, que representa uma situação muito grave. A quantidade de chuvas que entra nos sistemas de vazão está diminuindo e contribuindo para deixar nossa conta bancária hídrica cada vez mais no vermelho”, disse Paulo Nobre, pesquisador do Inpe.

Os pesquisadores do Inpe realizaram um estudo em que compararam os dados de registros de chuva no país no período entre 1960 e 1990 com os deste ano para estimar qual o atual “saldo da conta bancária de água” do país.

As projeções indicaram que a região Norte possui um saldo negativo de 6 metros cúbicos (m3) por metro quadrado (m2).

A região Nordeste tem um déficit hídrico em torno de 4 m3 por m2 e a região Sul está em uma situação de equilíbrio.

Já a região Sudeste está no “cheque especial”, com um saldo negativo de 3,5 m3 por m2.

“Isso representa grandes volumes de água que não foi usada para o crescimento de plantas ou o consumo humano, mas que, simplesmente, não entrou no ciclo hidrológico”, disse Nobre.
Em outro estudo, os pesquisadores analisaram a quantidade de chuvas durante os verão na região Sudeste a partir da década de 1960 até os últimos anos.

Algumas das constatações foram que, nas décadas entre 1960 e 1980, chegaram a ocorrer durante um mês ao menos duas chuvas de mil milímetros.

Nas décadas entre 1980 e 2000 essas chuvas se tornaram menos frequentes e raramente ultrapassaram 900 milímetros.

Já ao longo da década de 2000 e nos últimos anos as chuvas durante o verão no Sudeste mal ultrapassaram o volume de 100 milímetros.

“Desde 2010 vem chovendo abaixo da média no Sudeste do país. Com isso o nível dos reservatórios da região foram diminuindo e tivemos a grande seca de 2014 e 2015”, afirmou.

O total de chuvas que cai sobre o reservatório Cantareira – um dos que abastecem São Paulo e que tornou-se símbolo da seca no Estado de São Paulo – vem diminuindo de uma década para outra, afirmou o pesquisador.

Um estudo em fase de execução realizado por Carlos Nobre, pesquisador do Inpe e colaboradores, calculou a taxa de vazão do sistema Cantareira no últimos 130 anos.

Os resultados do estudo indicaram que desde 1880 vem diminuindo a vazão das sub bacias que abastecem o Cantareira.

“A seca de 2014 e 2015 foi um evento extremo de diminuição de longo efeito que fez com que a vazão do reservatório fosse decaindo nos últimos 20 anos”, avaliou Paulo Nobre.

Aumento da temperatura
De acordo com o pesquisador, um dos fatores que contribuiu para a maior depressão pluviométrica registrada no Sudeste do país este ano desde 1945 foi o aumento da temperatura na região e em outras partes do Brasil.

Um levantamento realizado por ele e colaboradores das médias de temperatura em todas as regiões do Brasil entre 1960 e 2010 apontou que a temperatura do país, como um todo, está aumentando.

“Estamos constatando que, ano após ano, o Brasil está ficando mais quente. E isso se deve, em grande parte, ao fato de que a temperatura do planeta está aquecendo devido, entre outros fatores, ao aumento da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera”, afirmou.

O aumento da temperatura da atmosfera induz rapidamente a ocorrência de eventos extremos, como secas e inundações, no ciclo hidrológico, explicou Nobre.

Isso porque, quando o ar está mais quente, ele dissolve mais rapidamente o vapor d’água capturado da superfície e consegue gerar nuvens maiores, causando chuvas mais intensas.

“As chuvas intensas afetam toda a circulação planetária, ocasionando chuvas em um determinado local e seca em outros”, detalhou.

O aumento das emissões de gases de efeito estufa, como o CO2 na atmosfera, combinado com a elevação da temperatura tende a agravar, ainda mais as crises hídricas, ressaltou o pesquisador.

Utilizando o Modelo Brasileiro do Sistema Terrestre (BESM, na sigla inglês), desenvolvido com auxílio da FAPESP, os pesquisadores fizeram uma simulação em que quadruplicam a quantidade atual de CO2 encontrado na atmosfera no país – de 300 partes por milhão (ppms) – para estimar o que aconteceria na dinâmica da atmosfera.

As análises das simulações indicaram que a presença de 1,2 mil ppms de CO2 na atmosfera induziria a um aumento do número de dias consecutivamente secos no país.

A seca que aconteceu na região Sudeste do país poderia tornar-se mais frequente e haveria um aumento da ocorrência de períodos longos e estiagem no Nordeste e na Amazônia e na América do Sul, de um modo geral.

Em contrapartida, também haveria um aumento na frequência de dias com precipitação intensa, distribuídas em períodos de estiagem mais longos.

“As projeções apontam que o clima do Brasil no futuro terá mais condições como as que estamos vivendo agora, com enchentes no vale dos rios Itajaí e Tubarão, em Santa Catarina, e do rio Madeira, na Amazônia, e secas mais frequentes no Nordeste e Sudeste”, afirmou Nobre.

in EcoDebate, 21/07/2015

[ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

A EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

A pedido de Collor, auditoria do TCU investiga Janot


Janot não é nenhum santo e tem muito coisa a explicar

Deu no Correio Braziliense 

Horas após a deflagração da Operação Politeia, na qual a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão contra três senadores, na semana passada, a Comissão de Fiscalização e Controle do Senado aprovou numa votação relâmpago um pedido para que o Tribunal de Contas da União (TCU) faça duas auditorias em contratos da Procuradoria-Geral da República.


Os dois pedidos, aprovados numa sessão extraordinária da comissão, foram apresentados pelo senador Fernando Collor (PTB-AL), um dos alvos da busca e apreensão deflagrada na Operação Politeia. Collor tem sido o maior crítico público da gestão do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que está em campanha para ser reconduzido ao cargo e, agora, corre risco de ser barrado pelo Senado em votação secreta como revelou o jornal “O Estado de S. Paulo” na edição de segunda-feira, 20.

Pouco depois da ação feita pela Polícia Federal contra os senadores, por volta das 11 horas, a comissão do Senado decidiu votar os dois requerimentos de Collor que pediam a auditoria do TCU em contratos da Procuradoria-Geral da República. O presidente do colegiado, senador Otto Alencar (PSD-BA), consultou os presentes se poderia convocar uma reunião extraordinária para apreciar somente os dois requerimentos de informação. “Não vejo dificuldade alguma.”


CONTRATOS IRREGULARES
Relator dos dois pedidos, o senador Ivo Cassol (PP-RO) explicou que a primeira proposta de fiscalização do TCU tinha por objetivo verificar a regularidade de um contrato de aluguel de uma casa pelo órgão, firmado em outubro de 2014 no valor mensal de R$ 67 mil por dispensa de licitação. O segundo, disse Cassol, referia-se a um contrato firmado por inexigibilidade de licitação de uma empresa de comunicação em dezembro do ano passado. Collor  alega, nas propostas de fiscalização, que haveria indícios de irregularidades nos dois contratos.

Cassol propôs que fossem enviados os pedidos para que o TCU analise os casos. “O tribunal) é o órgão competente para fiscalizar e vistoriar se há alguma irregularidade em qualquer contratação em quaisquer entidades ou órgãos públicos federais”, argumentou Cassol, que, dois dias depois da operação, prestou solidariedade em favor de Collor no plenário.

A realização da sessão extraordinária foi aprovada e a comissão acatou logo em seguida em votação simbólica os pareceres de Cassol para realizar as auditorias. “A Comissão não pode se eximir de seu dever de investigar, sempre que provocada, principalmente quando a denúncia formulada observa todas as exigências regimentais para ser aprovada”, argumentou o relator, nos dois pareceres. “Não vamos ficar dando palpite”, disse ele, logo após a aprovação.

###
 
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOGVai dar zebra. Janot também tem pés de barro. A gráfica da preferência dele não gosta de licitação e vive trocando de nome, uma coisa impressionante. Desse jeito, o Senado não aprova a recondução dele na Procuradoria. (C.N.)

Investigação de Lula é legal, diz a Procuradoria da República


Deu na Agência Brasil

A Procuradoria da República no Distrito Federal informou, por meio de nota oficial, que não houve irregularidade no procedimento de abertura de investigação para apurar indícios de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva praticou crime de tráfico de influência para beneficiar a empreiteira Odebrecht na República Dominicana e em Cuba, entre 2011 e 2014.

A abertura foi determinada pelo procurador Valtan Mendes Furtado, que substituiu a procuradora titular do caso, Mirella de Carvalho Aguiar, que estava em férias, no início do mês.

A decisão foi contestada pelos advogados do ex-presidente. A defesa de Lula alegou que Furtado violou os direitos funcionais ao “interferir na apuração preliminar” da procuradora, que ainda não tinha determinado a abertura da investigação. Diante dos fatos, os advogados entraram com reclamação disciplinar contra o procurador, no Conselho Nacional do Ministério Público.

De acordo com a Procuradoria da República, uma norma interna prevê a substituição do titular em caso de férias. Além disso, o órgão alegou que Furtado entendeu que novas diligências eram necessárias para a investigação.

VANTAGENS ECONÔMICAS
Segundo o Procedimento Investigatório Criminal (PIC), aberto no último dia 8, o ex-presidente “teria obtido vantagens econômicas da empreiteira Odebrecht, a pretexto de influir em atos praticados por agentes públicos estrangeiros, notadamente dos governos da República Dominicana e de Cuba (neste caso, em relação a obras financiadas pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social, o BNDES, e por agentes públicos federais brasileiros”.

Furtado solicitou cópia de documentos da Operação Lava Jato, que façam referência a obras executadas fora do Brasil, que tenham sido financiadas com recursos diretos ou indiretos do BNDES ou que tenham relação com Lula. O procurador pede ainda, aos investigadores da Lava Jato, cópia de dados bancários relativos a possíveis depósitos feitos pelas empreiteiras investigadas na conta do ex-presidente, do Instituto Lula ou da empresa Lils Palestras e Eventos e Publicidade.

BNDES DEFENDE LULA
Em nota divulgada na semana passada, o BNDES sustentou que o ex-presidente Lula não interferiu – nem poderia – em nenhum processo do banco. A nota ressalta que “os financiamentos para exportações de bens e serviços de engenharia em obras no exterior seguem todos os critérios impessoais de análise comuns ao banco, com a participação de dezenas de técnicos concursados e órgãos colegiados, além da exigência de garantias sólidas”.

O BNDES informou também que, nas operações citadas nas investigações, atuou de maneira análoga a outras agências de crédito à exportação, oferecendo condições de isonomia competitiva para que as companhias brasileiras pudessem enfrentar concorrentes no mercado internacional.