segunda-feira, 31 de maio de 2021

"New Kim". Uma pomba-correio vendida por 1,6 milhões de euros

 


"New Kim". Uma pomba-correio vendida por 1,6 milhões de euros

A ave de competição, criada na Bélgica, foi adquirida em leilão por um anónimo comprador chinês, estabelecendo um novo recorde mundial

Um comprador chinês não identificado pagou 1,6 milhões de euros por uma fêmea de pombo-correio anunciou a leiloeira Pigeon Paradise (PIPA).

New Kim, assim se chama a pomba-correio de competição, superou assim os 1,25 milhões de euros que tinham sido pagos pelo pombo macho Armando, no ano passado, também por um comprador da China.

Uma pomba-correio de dois anos criada num reputado pombal de Antuérpia, New Kim foi colocada a leilão com uma base de licitação de apenas 200 euros, mas motivou uma acesa disputa entre interessados chineses, culminando num valor que estabelece um novo recorde mundial neste tipo de leilões.

"Nunca antes houve uma venda oficialmente documentada por este preço", disse o presidente do PIPA, Nikolaas Gyselbrecht, à AFP. "Não pensei que poderíamos chegar a este valor."

Kurt Van de Wouwer, cuja família é prorietária do pombal onde foi criada New Kim, disse também ter ficado "em choque" com a notícia, de acordo com a agência de notícias Reuters.

O comprador, que não foi identificado, "provavelmente vai querer continuar a criá-la, para reprodução", acrescentou Gyselbrecht.

New Kim ganhou uma reputação entre os concursos de pombos-correio, com várias vitórias em competições de meia distância em 2018. Desde então, retirou-se das competições, mas a possibilidade de criar outros pombos-correio com genes de campeão atrai investidores dedicados à criação. Sobretudo na China, onde as corridas de pombos podem gerar grandes lucros aos criadores.

As principais aves europeias de competição ganharam fama global nos últimos anos, sobretudo na China e no Médio Oriente, e a sua criação está muito enraízada na tradição belga e holandesa.

O mercado da columbofilia ganhou assim um novo interesse e os leilões começaram a mostrar preços elevados para pombos com currículo de campeões.

Egypt's Pigeon Racing Champion. Países em que os pombos sao adorados! (Não é o caso do nosso Brasil tupiniquim obviamente!)

 https://www.al-monitor.com/contents/articles/videos/egypts-pigeon-racing-champion.html

Homing pigeons will travel  hundreds of miles to get back to their owner. That makes them perfect for Egypt’s racing fanatics. (video)

Activists posting on social media in solidarity with Palestinians during the latest conflict with Israel were obstructed by censors. Some Egyptians found a workaround by using an old Arabic script.

Cairo’s architectural heritage has long been neglected, but one project is restoring awareness to its importance. The team is filming short documentaries to help Egyptians rediscover the city’s many ancient neighborhoods.  

A mob boss’ barrage of corruption allegations against Turkey’s government have sent the country into disarray. The claims are now taking a new direction by highlighting the growing Turkish role in global drug smuggling.

Ramadan might be over, but this TV series from the holy month is still causing controversy among Egyptians. The plot of “Newton’s Cradle” tackled many thorny issues such as verbal diverse and marital rape.


A história dos pombos correio é tão antiga quanto a própria humanidade e para compreendê-la é necessário observar e ler os relatos antigos  pinturas, pergaminhos, altos e baixos relevos entalhados por artistas da Antigüidade em pedra, mármore, madeira e outros materiais que contribuíram para perpetuar a história dos pombos correio através dos milênios.

Aristóteles, Plínio, Heliano e outros já falavam do instinto dos pombos correio para retornarem aos seus locais de nascimento ou para os locais onde se aninhavam. Os pombais fixos e móveis dos romanos constituíam um importante recurso na estratégia militar de suas legiões. Havia pombais que possuíam seis mil pombos convenientemente treinados, segundo observa-se até hoje em baixos relevos esculpidos no Capitólio Romano. 

Os pombais fixos e móveis montados entre torres corriam por toda a costa do Mediterrâneo. Eram constituídos de jaulas de fácil transporte, assim se explicando como César e seus comandantes de legiões podiam ser informados tão rapidamente dos movimentos de seus inimigos sufragando a tempo conflitos e rebeliões. Devido a isso, no topo dos cetros usados pelos generais romanos em cerimônias triunfais, via-se um pombo correio entalhado em madeira rara, ouro ou prata. Por outro lado, navios romanos também possuíam pombais móveis a bordo. Ainda no Império Romano os resultados das lutas entre gladiadores eram anunciados aos amigos e parentes distantes por meio dos pombos correio. 

Já no Egito, o governo anunciava as altas e baixas do Rio Nilo, usando o mesmo sistema de comunicação, objetivando alertar moradores e lavradores em suas margens. Como se vê a origem dos pombos correio é remotíssima. As primeiras referências que se tem conhecimento, além das bíblicas, remontam à quinta dinastia egípcia, cerca de três mil anos antes de nossa era. Na Síria, os pombos eram aves sagradas. Na Pérsia, sua criação era privilégio apenas dos maometanos, havendo cristãos que se convertiam de religião apenas para poder criá-los.

Passados anos e com a chegada da era moderna, os pombos correio passaram a ser criados para competição (pombos de corrida). O primeiro concurso de pombos correio efetuou-se na Bélgica em 15 de julho de 1820. Entretanto, na Guerra de 1914 e na Segunda Guerra Mundial tiveram papel relevante. Mais recentemente, foram utilizados pelos americanos nas guerras da Coréia e do Vietnã, quando mais uma vez provaram ser ainda um útil e importante elemento como instrumento de comunicação.

Os pombos dividem-se em selvagens e domésticos, que por sua vez dividem-se em três grupos: pombos de corte, embora todos os grupos possam ser criados para servir de alimento; pombos ornamentais, os quais compreendem a maioria das raças criadas em todo o mundo; e pombos correio, atualmente denominados de pombos de corrida, os quais são conhecidos por seu desenvolvido instinto de retornar ao local onde nasceram ou foram criados desde jovens. Atualmente, os maiores criadores e competidores do mundo são Bélgica, Polônia, Holanda, Espanha, Portugal, Alemanha e China com finalidade esportiva.

O mistério do instinto dos pombos correio ainda é uma incógnita. Sabe-se que a visão, a memória e o grande amor pelo pombal onde foi criado fazem que quando soltos a grandes distâncias (até mais de mil quilômetros) retornem ao seu lugar de origem. Pesquisas mais recentes elucidaram que o pombo correio, o salmão, o homem e alguns outras animais possuem em certas células cerebrais cristais de magnetita, um material magnético natural. Os cristais alinham-se no campo magnético da Terra de um modo muito semelhante ao das agulhas de uma bússola que é usada por essas espécies como um quadro de referência para navegação, segundo Ratey J. John em seu livro “O cérebro: um guia para o usuário”, Rio de Janeiro, Editora Objetiva Ltda. Mesmo assim, acreditamos que pouco se sabe sobre o instinto do pombo correio e muitas pesquisas ainda nos restam. 

A criação destas aves é relativamente fácil, bastando seguir os conceitos de higiene e alimentação e a construção de um pombal simples, limpo e arejado. Quando criados assim os pombos correio não adquirem doenças e nem as transmitem como a maioria das pessoas tem idéia errada. Eles são tratados e alimentados como verdadeiros atletas, são fortes, robustos e muito espertos. O período de incubação é de 16 a 18 dias e a fêmea põem dois ovos.

A velocidade de um pombo correio é de 50 km/h, sendo que bem treinados podem chegar a 60km/h. Filhotes com cinco meses de idade já podem ser treinados a uma distância de até 300 km e quando adultos, em torno de um ano, podem retornar de mais de mil quilômetros. 

A Sociedade Columbófila do Paraná realiza torneios durante o ano e orienta aqueles que desejam iniciar nessa atividade, realizando reuniões mensais com seus sócios e simpatizantes.

Por: João Marcos Baroni, médico veterinário aposentado da UFPR



Ambientalistas pedem manutenção do decreto que protege o Cantareira


 

 Municípios pedem ao governador Dória retirada das regras definidas no ano passado

Mais de 100 entidades ambientalistas entregaram hoje um abaixo-assinado ao governador de São Paulo, João Dória, pedindo a manutenção integral do Decreto 65.244/2020, que garante a proteção ambiental dos mananciais do Sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento de 9 milhões de habitantes da capital paulista. O sistema Cantareira entrou neste ano no período de seca com um nível preocupante de água devido ao baixo volume de chuvas nos últimos meses.

Para proteger os mananciais, depois de intensa discussão técnica e ampla participação social, em outubro 2020 foi aprovado o Decreto 65.244/2020, que estabeleceu o plano de manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) do Sistema Cantareira. O decreto restringe o desmatamento e a ocupação imobiliária nas áreas de mananciais nos municípios paulistas de Bragança Paulista, Joanópolis, Mairiporã, Vargem, Nazaré Paulista, Piracaia e Atibaia.

Os prefeitos dessas cidades, porém, solicitaram ao governador no dia 19 de fevereiro (em anexo) a retirada do decreto. “A sobrevivência hídrica de São Paulo depende da manutenção do Sistema Cantareira, que também abastece toda a região da Bacia Hidrográfica dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiai”, afirma Carlos Bocuhy, presidente do Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental (Proam).  O ambientalista afirma que “não existe justificativa técnica para a retirada da proteção ambiental, a não ser a especulação imobiliária. Se o decreto for retirado, poderá haver um prejuízo a milhões de paulistas que dependem da água do Cantareira”. (#Envolverde)

Compartilhar:

1º Seminário da Fauna Brasileira – Os desafios da conservação.

 

 

Evento reunirá especialistas de diversas áreas. Não perca!

Fauna News e a Agência Envolverde de jornalismo irão realizar, em 13 e 14 de julho, o 1º Seminário da Fauna Brasileira – Os desafios da conservação. Especialistas que trabalham e pesquisam tráfico de animais, caça, Ecologia dos Transportes, fauna e saúde pública e transformação e perda de habitat estarão reunidos em painéis temáticos apresentando a situação brasileira e os trabalhos desenvolvidos para enfrentar esses desafios.

Este é o primeiro evento dessa natureza organizado por veículos de comunicação. Os palestrantes convidados serão divulgados em breve.

O evento, gratuito e on-line, é uma ótima oportunidade para você, que se interessa pela defesa dos animais silvestres, ficar bem-informado sobre as principais ameaçadas à fauna brasileira e sobre o que está sendo feito para reduzir impactos negativos.

1º Seminário da Fauna Brasileira – Os desafios da conservação está sendo organizado para ser acessível a diferentes públicos – simpatizantes da defesa dos animais e especialistas que atuam diretamente com a fauna e seus problemas.

Não perca essa oportunidade. Inscrições até 28 de maio.

Basta preencher a FICHA DE INSCRIÇÃO abaixo e aguardar nosso retorno.

FICHA DE INSCRIÇÃO

#Envolverde

4 formas de captar água da chuva e reaproveitar águas cinzas

 

4 formas de captar água da chuva e reaproveitar águas cinzas

Jardins, lagos e telhados verdes podem ser usados como cisternas.

água reaproveitar

A escassez de água é sazonal em muitos locais e uma maneira de se precaver é captando e armazenando água da chuva. Outra forma é reaproveitar as águas cinzas domésticas. Jardins e telhados verdes podem ser usados como cisternas para essa finalidade.

João Manuel Feijó, engenheiro agrônomo e especialista em Design Biofílico, explica que águas cinzas são as águas residuais de chuveiros, pias, banheiras, tanques e máquinas de lavar roupas ou louças. Elas correspondem a uma grande porcentagem do esgoto residencial: de 50 a 80%.

“A possibilidade de reaproveitar as águas cinzas, portanto, é muito valiosa para que a sociedade disponha de maior quantidade e melhor qualidade desse recurso indispensável”, diz.

Ambiente com telhado verde que capta água da chuva, paredes verdes e lago com águas cinzas

As águas cinzas, ou águas residuais de esgotos residenciais, podem ser reaproveitadas de diferentes formas, e essa prática traz diversos benefícios aos consumidores e à sociedade no geral, como:

  • Economia na conta de água;
  • Redução da demanda de tratamento de esgoto;
  • Minimiza a poluição hídrica;
  • Auxilia na conservação dos recursos hídricos;
  • Promove o uso consciente de água.

Como reaproveitar águas cinzas e captar água da chuva

1 – Telhados verdes com cisterna

Vista de cima de telhado verde que capta água da chuva e lago com águas cinzas abaixo

Feijó explica que o telhado verde surgiu como uma alternativa extremamente viável para as pessoas que buscam um estilo de vida mais sustentável. “É uma grande cisterna para captação e reaproveitamento de água em casas, prédios e indústrias”.

Além do reuso da água para fins não potáveis, um teto verde garante a proteção térmica e acústica do ambiente, a harmonia com a natureza, a redução da poluição, a formação de um mini ecossistema na cidade.

2 – Cisterna Subterrânea

Ao invés de estar em telhados ou terraços, é instalado no solo, como em jardins, estacionamentos ou pavimentos permeáveis. A cisterna subterrânea permite o reaproveitamento de grandes quantidades de água.

O sistema funciona como um reservatório de águas da chuva, possibilitando o reaproveitamento dessas águas para irrigação de jardins, abastecimentos, contra incêndio e outras finalidades.

3- Lagos e Piscinas Naturais

Lago composto por águas cinzas com sistema Ecotelhado

O sistema de lagos e piscinas naturais é a melhor opção para o reaproveitamento de águas cinzas. Além de embelezar os ambientes externos de lugares como casas, fazendas, condomínios ou empresas, esse sistema proporciona uma reciclagem natural e ecológica de águas residuais.

As piscinas biológicas, como também são conhecidas, não necessitam de cloro nem filtros para funcionar. Eles se mantêm graças às plantas aquáticas que garantem a limpeza e a manutenção.

4- Bacia de Amortecimento Azul e Verde

A água é retida através de uma estrutura de vegetação que atua como reservatório superior. Assim, o excesso de chuva infiltra para a bacia de amortecimento e, lentamente, a água passa pelo tubo inferior de menor diâmetro. Além disso, quando a intensidade da chuva aumenta, a água passa a circular também pelo tubo superior.

Dessa forma, contribui ainda para a drenagem urbana com o amortecimento da água da chuva e age como um purificador do ar. A estrutura retém partículas de impurezas que ficam sob as coberturas e realiza a troca do CO2 por oxigênio.

Brasil é um dos países que mais instalaram energia solar em 2020

 

Brasil é um dos países que mais instalaram energia solar em 2020

País entrou no “top 10”, segundo mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica.

Brasil energia solar
Foto: Rafael Silva

Segundo mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), a partir de dados da International Energy Agency Photovoltaic Power Systems Programme (IEA PVPS), o Brasil alcançou a 9ª posição no ranking mundial de potência adicionada anual da fonte solar fotovoltaica em 2020. O dado inclui a soma das grandes usinas centralizadas e dos pequenos sistemas distribuídos em residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e no setor público que entraram em operação ao longo do último ano.

Segundo o levantamento, em 2020, o Brasil instalou 3.152,9 megawatts (MW) da fonte solar fotovoltaica, incluindo 2.535,3 MW (80 %) em sistemas de geração distribuída e 617,6 MW (20 %) em sistemas de geração centralizada. Com isso, apenas no ano de 2020, o setor solar trouxe ao Brasil R$ 15,9 bilhões em novos investimentos e mais de 99 mil novos empregos. Desde 2012 até o final do ano de 2020, o Brasil acumulou R$ 42,1 bilhões em investimentos na fonte solar fotovoltaica, gerando mais de 236 mil empregos acumulados.
 
O ranking mundial de capacidade instalada do ano de 2020 foi liderado pela China, seguida dos Estados Unidos, Vietnã, Japão e Alemanha, com destaque para o forte crescimento do Vietnã no período. No caso brasileiro, o País já havia figurado no Top 10 uma única vez, em 2017, ocupando o 10º lugar no ranking. Em 2018, ficou na 11ª posição e em 2019 ocupou o 12° lugar.
 
Ronaldo Koloszuk, presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR, comemorou a volta do País ao ranking, mas lembrou que o Brasil, detentor de um dos maiores e melhores recursos solares do mundo, tem totais condições de assumir mais protagonismo e liderança no desenvolvimento do setor, com políticas e programas que combatam o aquecimento global e que promovam a tão desejada e necessária transição energética sustentável.
 
“O País está em vias de votar o Projeto de Lei (PL) nº 5.820/2109, que cria o marco legal da geração própria de energia renovável, que poderá trazer R$ 139 bilhões em novos investimentos ao País até 2050, além de mais de 1 milhão de novos empregos nos próximos anos”, comenta.
 
“Até 2050, a geração própria de energia solar poderá economizar mais de R$ 150 bilhões em custos com o uso de termelétricas fósseis, uma das principais responsáveis pelo aumento tarifário na conta de luz e pelas emissões de poluentes e gases de efeito estufa do setor elétrico”, acrescenta.
 
Rodrigo Sauaia, CEO da ABSOLAR, destaca que a solar fotovoltaica é a fonte renovável mais competitiva do País, sendo uma forte locomotiva para o desenvolvimento sustentável, com geração de emprego e renda, atração de investimentos, diversificação da matriz elétrica e benefícios sistêmicos para todos os consumidores. “O Brasil tem muito a ganhar com o crescimento desta fonte limpa, renovável e competitiva e precisa avançar mais para se tornar uma liderança mundial no setor, cada vez mais estratégico no século XXI”, conclui.

Dia da Mata Atlântica: SC perde 887 hectares e é o 4º estado que mais desmatou entre 2019 e 2020

 Logo Ambientebrasil

Dia da Mata Atlântica: SC perde 887 hectares e é o 4º estado que mais desmatou entre 2019 e 2020

DADOS SÃO DO RELATÓRIO DO ATLAS DA MATA ATLÂNTICA QUE MOSTRA AUMENTO EM 25% DO ÍNDICE DE DESMATAMENTO EM COMPARAÇÃO AO ANO ANTERIOR. 'FICAR ENTRE OS 5 PRINCIPAIS DESMATADORES É VERGONHOSO', DIZ BIÓLOGO.

Bioma da Mata Atlântica em Florianópolis (SC) — Foto: Pedro Peloso/Arquivo Pessoal

Dos 17 estados brasileiros que têm a Mata Atlântica presente no território, Santa Catarina é o quarto que mais desmatou o bioma entre 2019 e 2020. Segundo uma pesquisa divulgada na quarta-feira (26) em alusão ao Dia da Mata Atlântica comemorado nesta quinta-feira (27), o estado perdeu 887 hectares no período.

Em comparação ao relatório do Atlas da Mata Atlântica de 2018 a 2019, o estado aumentou em 25% o índice de desmatamento. Um ano antes foram destruídos de forma irregular 710 hectares em Santa Catarina.

Leia também:

Para o biólogo e ex-professor do Departamento de Botânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), João de Deus, o resultado no Atlas não era esperado

“Temos áreas já alteradas mais do que suficientes para acomodar atividades e empreendimentos. Não é razoável que tenhamos ainda o estado e municípios autorizando supressão de vegetação de Mata Atlântica. Ficar entre os 5 principais desmatadores de Mata Atlântica é vergonhoso”, afirmou o biólogo.

Até a noite desta quinta, o G1 tentava contato com o Instituto do Meio Ambiente do estado para posicionamento em relação aos dados.

Figura mostra (em verde) a área de mata perdida entre 2019 – 2020 em Santa Catarina — Foto: Atlas da Mata Atlântica/Reprodução

A pesquisa, que é realizada desde 1989, mostrou variação dos índices de destruição ao longo dos anos no estado. Nos últimos dez anos, a menor marca registrada de desmatamento foi de 499 hectares, entre 2011-2012 (veja mais abaixo).

Santa Catarina conserva 2.183.862 hectares de áreas de florestas remanescentes da Mata Atlântica. O bioma abriga diversas formações florestais como restingas, manguezais e campos de altitude e está presente nas áreas urbanas e rurais do estado.

Desmatamento da Mata Atlântica em SC

AnoDesmatamento (hectares)
19-20887
18-19710
17-18905
16-17595
15-16846
14-15598
13-14692
12-13672
11-12499
10-11568
Fonte: Atlas da Mata Atlântica

Estudo

O levantamento foi feito por meio de imagens de satélite e tecnologias na área da informação, do sensoriamento remoto e do geoprocessamento. O objetivo é determinar a distribuição espacial dos remanescentes florestais e de ecossistemas associados da Mata Atlântica, monitorar as alterações da cobertura vegetal e gerar informações permanentemente aprimoradas e atualizadas desse bioma.

O estudo é uma iniciativa da Fundação SOS Mata Atlântica em convênio com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), unidade do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI iniciada em 1989.

“A manutenção de um alto patamar de perda da vegetação nativa da Mata Atlântica, com o aumento do desmatamento em alguns estados, mantém o bioma em um grau elevado de ameaça e risco. […] a proteção e a restauração do bioma são fundamentais para garantir serviços ecossistêmicos para 70% da população que vivem em seus domínios e 80% da economia brasileira”, aponta o relatório.

Importância Mata Atlântica em SC

Mata Atlântica em Balneário Camboriú (SC) — Foto: Luíza Fregapani/G1 SC

O biólogo João de Deus explica que a preservação da Mata Atlântica é essencial para manutenção de organismos importantes para polinização que realizam o controle de herbívoros, o que gera reflexos diretos na agricultura.

“A sequência de períodos de estiagem nos mostra claramente a importância da Mata Atlântica para a segurança hídrica, com reflexos diretos na produção industrial e agropecuária e, sem dúvida, na qualidade de vida de todo cidadão catarinense”

Na área costeira do estado, segundo João, também tem interferência da mata na proteção das restingas e manguezais. É ela que evita a erosão costeira e garante até a sustentabilidade das atividades ligadas à pesca, de acordo com ele.

“A redução da poluição e manutenção da qualidade do ar também se vincula diretamente a manutenção de remanescentes de vegetação nativa. […] Para isso é essencial fortalecer as entidades organizadas da sociedade civil, para ter maior atuação com a geração dessas demandas, tentando frear medidas tomadas pelo estado que contribuem para a ampliação dessa degradação da Mata Atlântica em Santa Catarina”, conclui.

Fonte: G1