terça-feira, 30 de agosto de 2022

Depois de Pernambuco e Paraíba, Bahia também tem novas manchas de óleo no litora

 http://blog.tribunadonorte.com.br/territoriolivre/depois-de-pernambuco-e-paraiba-bahia-tambem-tem-novas-manchas-de-oleo-no-litoral/

Território Livre

Depois de Pernambuco e Paraíba, Bahia também tem novas manchas de óleo no litoral




Manchas de óleo voltaram a aparecer no litoral da Bahia e acenderam o alerta entre os especialistas, mas a quantidade encontrada na areia é muito inferior àquela vista em 2019.

Autoridades acreditam que pode se tratar do mesmo óleo, sendo partes que ficaram presas nos recifes e corais e que, agora, estão se desprendendo e chegando ao litoral. A Marinha está recolhendo as manchas e fazendo análises. O resultado sairá em 15 dias.

Segundo o biólogo e diretor do instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Francisco Kelmo, que esteve à frente da investigação sobre manchas de óleo em 2019, os rastros encontrados em Porto Seguro se tratam ainda do petróleo disseminado há três anos.

Ele explica que esse petróleo tem características especiais, como alta densidade, o que impede a flutuação na superfície e culmina na acomodação no fundo do mar. Quando há períodos de “ressaca”, os sedimentos aparecem.

DO TL 

O Rio Grande do Norte foi um dos estados afetados com óleo vazado em 2019, mas este ano ainda não se tem notícia de novos pontos com óleo vazado há três anos.

Do Correio da Bahia