quinta-feira, 26 de outubro de 2017

🐾 A importância da mãe de leite para cães e gatos 🐾


🐾 A importância da mãe de leite para cães e gatos 🐾

Muita gente se pergunta o que fazer quando encontra um filhote canino ou felino recém-nascido e que ainda precisa ser amamentado. Se a mãe biológica não estiver viva ou não for encontrada, ou até mesmo se ela tiver rejeitado o filhote, o ideal é encontrar uma mãe de leite, ou seja, uma fêmea lactante que aceite esse filhote órfão que ainda está em fase de amamentação.
Antes de mais nada, jamais dê leite bovino para esses filhotes. Cada espécie produz um leite único, que contém os nutrientes necessários para seus respectivos filhotes. No caso do leite de vaca, há muito carboidrato (lactose) e uma quantidade pequena de proteína e de gordura, que serve bem a herbívoros, mas não muito bem a carnívoros e onívoros. Essa alta quantidade de lactose pode provocar diarreia, flatulência, vômitos, desnutrição e até mesmo a morte desses filhotes. O mesmo pode acontecer com adultos, já que todo mamífero, com o avanço da idade, vai deixando de produzir lactase (enzima que quebra a molécula da lacto se). Isso explica os frequentes casos de intolerância à lactose tanto em humanos quanto em animais domésticos.
Frequentemente, as pessoas optam por comprar substitutos do leite em pet shops ou preparar leites caseiros mais acessíveis ao bolso. Porém, além dos nutrientes necessários para um crescimento saudável, o leite natural contém também anticorpos da lactante, sendo o principal e mais importante alimento para quaisquer mamíferos recém-nascidos.
Mas a amamentação não é importante apenas para o fortalecimento do sistema imune e para o desenvolvimento fisiológico dos filhotes. É fundamental também para o desenvolvimento psíquico e social. É durante esse período que os filhotes aprendem a socializar e a agir como membro da espécie a que pertencem. Ou seja, além do contato afetivo com a mãe (biológica ou adotiva), há ainda a importância do contato com outros filhotes. Assim, os filhotes assimilam comportamentos básicos para a organização social de seu grupo e agem de acordo com a socialização de sua espécie.


https://www.facebook.com/163155964131661/videos/246485205798736/


Em Psicologia e em Etologia, esse fenômeno tem o nome de cunhagem ou estampagem (ou imprinting, em inglês) e se refere à resposta de comportamento adquirida nos primeiros meses de vida, de modo irreversível e por meio da socialização com indivíduos da mesma espécie.

Por isso, é recomendado que o desmame de cães e gatos se dê apenas de 30 a 45 dias após o nascimento, permitindo que os filhotes permaneçam com a mãe por pelo menos dois meses. Isso permite que aprendam a se comunicar adequadamente e pode evitar casos de ansiedade, pânico, além de comportamentos incômodos como latidos e miados excessivos, agressividade descomedida etc.
A Associação Protetora dos Animais do DF (ProAnima) incentiva a amamentação e auxilia na divulgação para que filhotes encontrem mães de leite conforme a sua espécie e tamanho ou porte. Se você tem um animal doméstico amamentando, fique atento, pois pode haver um bichinho precisando de amparo. Ajude a salvar a vida de um recém-nascido, garantindo-lhe o alimento e o convívio com a mãe e com a ninhada.
Colaboração de:
Ives Boitano - texto
Ian Sá - ilustração

24/10/2017

Resultado de imagem para Coelhinhos amamentando
------------

Suzana Coelho - Diretora-Geral

Valéria Sokal - Diretora

 Mara Moscoso - Diretora