quinta-feira, 14 de junho de 2018

Kamikatsu, uma cidade sem lixo



Kamikatsu, uma cidade sem lixo

Povoado no Japão recicla 80% do seu lixo e a separação é feita em 45 diferentes categorias. Moradores praticam o consumo consciente há 15 anos




Povoado de Kamikatsu, no Japao. Foto de divulgacao
Povoado de Kamikatsu, no Japão, onde 90% do lixo é reciclado, virou ponto turístico.
Foto de divulgação
Existe um lugar onde praticamente o lixo acabou. Ele fica nas montanhas da ilha de Shikoku, no sudoeste do Japão. Não fosse pelo fato de todo material orgânico virar adubo e o índice de reciclagem dos resíduos sólidos ser o maior do mundo – acima de 80% -, Kamikatsu seria um povoado rural esquecido no mapa-múndi. Só que não. A cidade virou uma referência global em reciclagem e gestão dos resíduos e é hoje o exemplo mais emblemático de cidade lixo zero no mundo. O desperdício zero será alcançado em dois anos, em 2020. Uma meta aparentemente impossível, mas que os moradores desta cidade estão mostrando ao mundo que é factível.


Central de Reciclagem em Kamikatsu. Foto de Divulgacao
Central de Reciclagem em Kamikatsu. Foto de Divulgação
A separação é complexa e detalhada. Enquanto no padrão global a divisão do lixo é restrita a quatro itens (papel, plástico, alumínio, vidro e orgânicos), neste povoado, pasme: a separação é feita em 45 categorias. Os detritos que não são reaproveitados – um percentual de 20% de tudo que é consumido na cidade -, vai parar em lixões, que estão com seus dias contatos. Jogar fora uma latinha de cerveja Sapporo, por exemplo, não é tarefa simples. Se ela for de alumínio, a embalagem é descartada em um recipiente; se for de aço, o destino já é outro. Uma embalagem de vidro pode ter até quatro diferentes destinações – tudo vai depender do tipo de material. E por aí vai. Há caixas para jornal, revista, tampas de metal, adesivo de garrafas, lâmpadas…


Fomos a primeira cidade do Japão a declarar a ambição de lixo zero
Akira Sakano
Presidente do Conselho da Zero Waste Academy
“Fomos a primeira cidade do Japão a declarar a ambição de lixo zero”, lembra Akira Sakano, que ganhou, durante o Fórum Econômico Mundial, o título de “transformadora global”. O reconhecimento em Davos veio há três anos, pouco mais de uma década depois da revolução que ajudou a liderar em Kamikatsu, sua cidade natal.


Akira e Rodrigo Sabatini. Foto de Divulgacao
Akira e Rodrigo Sabatini, organizador do congresso em Brasília. Foto de Divulgação
Presidente do Conselho da Zero Waste Academy, no Japão, e consultora de políticas de Lixo Zero no seu país, Akira veio ao Brasil apresentar a experiência de Kamikatsu durante o 1º Congresso Internacional Cidades Lixo Zero. Depois de 30 horas de voo, desembarcou no palco do encontro e mostrou como sua cidade resolveu um problema que vai além da gestão do lixo.
“A consciência ambiental de cada um dos moradores de Kamikatsu é nossa maior aliada”, comentou, acrescentando que a meta de chegar em 2020 com zero de desperdício não se restringe a gestão do lixo. “A redução do consumo é fundamental para reduzir a produção de lixo”, defende, acrescentando que os moradores da cidade praticam a redução, a reutilização e a reciclagem – o que na linguagem acadêmica é conhecida como 3 Rs, ou seja, reduzir, reutilizar e reciclar.


Kimono é transformado em bolsa. Foto de Divulgacao
Kimono é transformado em bolsa. Foto de Divulgação
Não há caminhões de lixo em Kamikatsu, a quinta menor cidade do Japão em termos populacionais. Com uma população eminentemente idosa – mais da metade dos moradores tem acima de 65 anos, o consumo consciente é um mantra seguidos por todos. Nada é desperdiçado. Um quimono velho, por exemplo, pode virar uma bolsa. A cidade tem algumas lojas no estilo Kuru-kuru – espécie de loja de troca, onde o morador pode deixar uma peça de roupa ou um utensílio que não usa mais e trocar por outro, ou ainda apenas deixá-lo para ser reciclado.

 https://youtu.be/eym10GGidQU

Lixo nos oceanos faz mal à saúde

Lixo nos oceanos faz mal à saúde

Capitão Moore, que descobriu a mancha de resíduos no pacífico, alerta que epidemias de obesidade e diabetes tipo 2 estão associadas ao uso intensivo dos plásticos



Denúncia de lixo no mar, não importa onde aconteça é problema (Sergio Hanquet/ Biosphoto/AFP)
Denúncia de lixo no mar, não importa onde aconteça é problema 
(Sergio Hanquet/Biosphoto/AFP)
Os peixes e outros animais marinhos que nadam no Oceano Pacífico andam se alimentando de uma sopa intragável, que boia a 1,6 mil quilômetros da costa entre a Califórnia e o Havaí: uma mistura de plástico com plânctons e mais uma enorme quantidade de lixo. É uma dieta pouco saudável e que vem sendo ingerida há anos. A sopa só aumenta de tamanho, desde que, há duas décadas, foi descoberta, por acaso, pelo capitão Charles Moore. Da imagem perturbadora do lugar, que batizou, à época, de “mancha de lixo”, Moore se transformou em ativista, criou duas ONGs ambientais, a Algalita Manine Research Foundation e a Long Beach Organic, e virou um pessimista assumido.


“Usem menos plástico”, bradou, em alto e bom som,  capitão Moore no palco do 1º Congresso Internacional Cidades Lixo Zero, que está ocorrendo em Brasília desde o último dia 5. A mancha, que é duas vezes maior que o estado do Texas, nos Estados Unidos, não é a única. As ilhas de lixo dos oceanos – conhecidas no jargão científico como vórtices – somam cinco ao todo. Os redemoinhos formados pela circulação oceânica recebem materiais, especialmente plásticos, que vem de milhões de quilômetros de distância e o lixo circula, sem ter como sair.

Capitao Charles Moore. Foto de Liana Melo
Capitao Charles Moore. fala surante o Congresso Internacional de Cidades Lixo Zero 
(Foto de Liana Melo)
Ele conclamou os participantes do encontro a transformarem o dia 15 de setembro, Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, numa data de combate à poluição plástica nos mares. “O lixo que boia nos oceanos está a quilômetros de distância de qualquer zona econômica, de qualquer país, e, por isso, não tem dono”. O problema só cresce de tamanho, já tendo se transformado num dos maiores desafios ambientais do nosso tempo.

Dados das Nações Unidas indicam que, todos os anos, mais de oito milhões de toneladas de plástico nos oceanos. Ainda segundo a ONU, a cada minuto, são compradas um milhão de garrafas plásticas e 90% da água engarrafada contêm microplásticos. E os animais marinhos e os peixes que comem qualquer coisa que encontram pela frente, passaram a comer plástico. Recentemente, em mais uma de suas expedições, Moore encontrou uma micropartícula de plástico dentro de uma água viva.

Estamos produzindo plástico de forma estúpida e irresponsável
capitão Charles Moore
fundador das ONGs Long Beach Organic e Algalita Manine
Alguns cientistas já defendem que o planeta está entrando na Era do Plástico, por consideraram que a superfície da Terra está alterada pelo descarte de materiais de longa durabilidade. As mudanças não estão restritas ao meio ambiente. A saúde humana tem sofrido as consequências, por exemplo, da dieta plástica.

Doenças "antigas" como diarreias, hepatite A, verminoses, esquistossomose, leptospirose e dermatites, ganharam a companhia de surtos provocados pelo mosquito
Um oceano de lixo na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro (Foto Custodio Coimbra)
“A exposição durante a gravidez ao bisfenol A (BPA), substância utilizada para a fabricação de garrafas plásticas, aumenta substancialmente o risco de o bebê desenvolver diabetes e outras doenças cardíacas”, advertiu capitão Moore. A epidemia de obesidade e de Diabetes tipo 2 está intimamente ligada ao uso intensivo de plástico no nosso dia a dia. “Estamos produzindo plástico de forma estúpida e irresponsável”, concluiu.

Os dejetos microscópicos criam ainda outras anomalias, como uma tartaruga que cresce com um anel de plástico em volta do casco ou albatrozes com emaranhado de fios dentro do corpo.

Brincando de Deus com o planeta


Publicado em

Brincando de Deus com o planeta

As criativas e imprevisíveis soluções da geoengenharia para o aquecimento global




As soluções mágicas da geoengenharia e os seus resultados nem sempre previsíveis. Imagem VSC / Science Photo Library
As soluções mágicas da geoengenharia e os seus resultados nem sempre previsíveis. 
Imagem VSC / Science Photo Library
Há diversos meios testados e comprovadamente eficazes de evitar que o planeta Terra aqueça antes de chegar a patamares considerados perigosos. Se a principal causa do aquecimento global é a queima dos combustíveis fósseis, não deveria haver muitas dúvidas sobre as saídas. Elas são claras, porém, não são simples. Pois dependem de uma boa dose de vontade política e de altos investimentos em energia renovável.

Existem também outros meios de enfrentar o problema, mais radicais e cujos resultados são imprevisíveis. É o caso da geoengenharia.  Ela não chega a ser exatamente nova. Nos primeiros anos da Guerra Fria, tanto os Estados Unidos quanto a União Soviética gastaram uma quantia considerável de dinheiro para controlar o clima como parte de sua estratégia militar. Uma das primeiras propostas foi a de represar o Estreito de Gibraltar e o Estreito de Bering como meio de esquentar o Ártico, tornando a Sibéria mais habitável.



O progresso na elaboração de artifícios para “proteger o mundo” tem de sofrer uma pausa. Os governos precisam de salvaguardas eficazes contra riscos incalculáveis
Janos Pasztor
Ex-assessor do secretário-geral da ONU para o Clima
Soa como uma rematada loucura. Caso o represamento tivesse ocorrido, sabe-se hoje, o derretimento ártico teria levado a uma elevação do nível do mar de tal magnitude que vastas áreas do planeta teriam ficado submersas.

Propostas atuais, embora pareçam mais sensatas e tenham atrás de si algum respaldo científico, resultariam em fenômenos difíceis de calcular, e pior, também irreversíveis. Elas incluem borrifar dióxido de enxofre na atmosfera para formar nuvens, resfriando artificialmente o planeta. Ou colocar no espaço espelhos gigantescos que refletissem a luz que chega ao planeta de volta para o espaço.

A defesa dessa forma de controle do clima serve ainda para esconder alguns interesses, como o da indústria dos combustíveis fósseis, que assim teria argumentos econômicos para seguir queimando-os, já que teria sido dado um jeito na questão. Não surpreende que iniciativas nesse sentido tenham dado a seus defensores espaço inédito no governo messiânico de Donald Trump. O ex-presidente da Câmara Federal, o radical republicano Newt Gingrich, afirma que a mudança do clima “é a mais recente desculpa para controlar as vidas das pessoas” e elogia a geoengenharia, por sua “promessa de tratar do problema gastando apenas alguns bilhões de dólares por ano”.



Uma das alternativas estudadas é borrifar dióxido de enxofre na atmosfera para formar nuvens, resfriando artificialmente o planeta. Foto Evolveconsciousness
Uma das alternativas estudadas é borrifar dióxido de enxofre na atmosfera para formar nuvens, resfriando artificialmente o planeta. Foto Evolveconsciousness
O cientista Alan Robock, da Universidade Rutgers, nos EUA, alerta para a consequência mais severa: “O aquecimento rápido depois que se parasse a geoengenharia seria uma enorme ameaça ao ambiente e a biodiversidade. Devastador. Teríamos de ter certeza de que fosse desativada gradualmente, e é fácil pensar nos cenários que poderiam impedir isso”.

Este aquecimento faria animais buscarem novos habitats, sem encontrar locais onde houvesse alimentos para a sobrevivência. Muitas espécies não têm essa habilidade. Plantas, embora mudem de lugar, como estão fazendo, buscando maiores altitudes, fazem isso mais lentamente.
O progresso na elaboração de artifícios para “proteger o mundo” tem de sofrer uma pausa, diz Janos Pasztor, ex-assessor do secretário-geral da ONU para o clima. “Governos precisam de salvaguardas eficazes contra riscos incalculáveis”.

Algumas alternativas já foram ou estão sendo experimentadas com sucesso relativo, como a fertilização dos oceanos. Ela implica em despejar em suas águas poeira de ferro para forçar o crescimento de algas, que absorveriam grandes quantidades de dióxido de carbono (CO2). Há a modificação de colheitas para que absorvam mais carbono, florestas especialmente plantadas para isso, ou a captura e armazenamento de carbono.

As propostas podem visar cenários locais, onde o controle seria praticável, mas não se pode dizer o mesmo de técnicas como o bombardeio de nuvens. Aplicada como solução em um lugar da atmosfera deixaria riscos sobrarem para outros. Um aerossol borrifado no hemisfério norte, por exemplo, geraria mais secas no Sahel e na Índia.

Ou seja: não vai adiantar tratar os sintomas em vez de cuidar da doença. E os seres humanos, que criaram o problema, que parem de querer agir como Deus e ajam pelo que realmente são: seres humanos.

Estudo revela que golfinhos usam nomes para se comunicar



Animais desenvolvem assinatura vocal como um sinal de identidade individual usado na comunicação e na construção de redes de relacionamentos. Habilidade é desconhecida em outros mamíferos não humanos.

Por Deutsche Welle


Espécies 'nariz-de-garrafa' são vistos na orla do Rio de Janeiro (Foto: Alexandre Azevedo / MAQUA / UERJ / Divulgação) Espécies 'nariz-de-garrafa' são vistos na orla do Rio de Janeiro (Foto: Alexandre Azevedo / MAQUA / UERJ / Divulgação) Espécies 'nariz-de-garrafa' são vistos na orla do Rio de Janeiro (Foto: Alexandre Azevedo / MAQUA / UERJ / Divulgação) 
 
Golfinhos adotam nomes individuais para se comunicar uns com os outros e construir um círculo social, aponta um estudo australiano realizado com animais da espécie golfinho-roaz, também conhecida como nariz-de-garrafa.
O golfinho macho desenvolve um "apito de assinatura" ou sinal de identidade dentro dos primeiros meses de vida, que é estruturalmente único, de acordo com o estudo divulgado nesta sexta-feira (8) pela revista científica "Current Biology".
"O apito de assinatura é um exemplo raro de um mamífero não humano usando uma etiqueta vocal que pode ser considerada comparável a um nome humano", disse o estudo.
"O golfinho-roaz aprende com habilidade a produção vocal, um dom notavelmente raro em mamíferos, e usa o aprendizado vocal para desenvolver seu apito individual específico, que usa para transmitir sua identidade", acrescenta o texto.
"Descobrimos que golfinhos machos mantêm seu apito exclusivo de assinatura, permitindo-lhes reconhecer muitos amigos e rivais diferentes em sua rede social, algo que atualmente não é conhecido em qualquer outro animal não humano", escreveu a coautora do estudo, Stephanie King, da Universidade da Austrália Ocidental no portal australiano especializado em pesquisa acadêmica The Conversation.
"Foi demonstrado que esses apitos de assinatura são, de alguma forma, comparáveis ​​aos nomes humanos. Os golfinhos os usam para se apresentar ou até copiar outros como meio de se dirigir a indivíduos específicos", acrescenta King.

Sinais de identidade compartilhados

O estudo também revelou que, como em humanos – cuja voz pode se tornar similar à de pessoas próximas –, os golfinhos-roazes também experimentam uma convergência fonética.
"Convergência em sinais de identidade compartilhados ou similares foi documentada em golfinhos-roazes masculinos aliados", informa o estudo.
A acomodação vocal convergente é usada em muitas espécies para sinalizar proximidade social a um parceiro ou grupo social.
Quanto aos motivos por trás dessas "assinaturas de aliança", o estudo afirma que os benefícios sugeridos incluem "difundir a identidade da aliança como uma unidade social específica em relação a outros machos aliados ou a fêmeas sexualmente receptivas".
O golfinho-roaz é uma das espécies mais famosas de mamíferos marinhos e está presente nos mares temperados e tropicais, tanto em áreas costeiras como em alto mar. A popularidade da espécie cresceu a partir da série americana de TV Flipper e devido à capacidade de viver em cativeiro.

Indígenas do Xingu falam sobre mudanças climáticas em documentário precioso

Por Amelia Gonzalez, G1

Documentário "Antes da Chuva" (Foto: Reprodução)
Antes da chuva", o documentário realizado pelo Instituto Socioambiental (ISA), dirigido por Otávio Almeida, que acaba de estrear em plataformas digitais, dá espaço para os indígenas falarem. Mas eles não estão, desta vez, reclamando seus direitos sobre as terras que lhes são devidas. As câmeras captam, neste filme, a triste constatação de jovens indígenas de que o meio ambiente está sofrendo por causa dos abusos cometidos pela humanidade. O filme revela o olhar dos xinguanos a este impacto e deixa possível uma leitura da distância entre esta vivência sensorial e o conhecimento científico sobre o fenômeno das mudanças climáticas.

A primeira cena, impactante e de uma beleza extraordinária, já deixa muito clara esta experiência peculiar. Nela aparece uma mãe indígena com um bebê no colo enrolado em manta e, ao lado, no chão, outro filho, já mais velho. Venta forte e o grupo está na porta de sua oca, feita de palha e madeira, tentando espantar o vento e a chuva que virá, com uma vassoura nas mãos. A vulnerabilidade dos três chega a ser emocionante. Assim como fica aparente a intimidade que eles têm com fenômenos naturais. 

É assim, também, quando a câmera acompanha jovens coletoras de sementes pela floresta. Os protagonistas do documentário fazem parte da Associação Rede de Sementes Xingu, uma rede de trocas e encomendas de sementes de árvores e outras plantas nativas das regiões do Xingu e Araguaia, a maior rede de sementes nativas do Brasil. A facilidade com que tais jovens pegam sementes, com que vão desfolhando os mistérios do ambiente que os cerca, é aparente. Muito, muito diferente do conhecimento adquirido em livros e sites que norteiam pesquisas e relatórios de cientistas e outros especialistas em meio ambiente reunidos em fóruns e conferências do meio ambiente. Não estamos em tempo de menosprezar nenhum saber, portanto a comparação não é preconceituosa. Trata-se de uma constatação.   

       Está mais do que na hora de ouvir os indígenas para que eles possam mostrar os sinais, cada vez mais claros, das mudanças do clima. E para que eles possam ajudar a desenvolver políticas que, quem sabe, ainda nos poupem de piores fenômenos do que a seca que lhes invade os dias.
Tawa, da Rede de Sementes, põe em palavras o que tem observado quando se lança em campo para fazer a coleta:
"Antigamente a gente seguia os sinais, mas não é mais como era", diz ele.
O jovem Oreme Ikpeng, da aldeia Moygu concorda: 

"Quando a gente percebia que ia chover, a gente queimava a roça e, no dia seguinte, já chovia. Hoje a gente segue esses sinais, mas a chuva não vem. Queremos seguir as regras antigas, mas o tempo não acompanha essas regras. Ou eu sigo a cultura tradicional, como é, ou eu me adapto à nova cultura e aqueles sinais ficam só na história. Isto, para mim, é triste", diz Ikpeng. 

Já estive em algumas aldeias indígenas a trabalho, como repórter e, em todas elas, procurei fazer perguntas sobre as alterações climáticas. Para minha frustração, o que conseguia eram respostas evasivas ou muito ensaiadas. E fiquei com a sensação de que os índios não gostam de falar a respeito. Foi, portanto, uma grata surpresa ouvir os depoimentos no documentário. 

Dannyel Sá, que junto com Danilo Urzedo e Raíssa Ribeiro (todos da Rede de Sementes) concebeu o projeto e a pesquisa, aceitou minha provocação para refletir sobre esta minha percepção: 

"A dificuldade é fazer a ponte com a linguagem acadêmica, de base racional, das observações feitas, por exemplo, pelos cientistas do IPCC. O que existe é uma incompatibilidade de linguagem porque os indígenas notam mais do que todo mundo. Os sinais que eles usam são a própria referência do tempo.

 A floração de uma espécie indica que vai estar na época do pracajá, uma estrela tal que aparece avisa que é época de queimar. Todos esses sinais estão completamente desregulados, não tem mais equivalente. Fazer uma tradução para nossa linguagem de forma que dialogue com o nosso sistema é que é o ponto. O filme teve objetivo de mostrar isso, explicando pela observação deles. Eles sabem que tem algo errado, mas não sabem que tem uma discussão ampla, global, falando de motivos para isso acontecer. Ou seja, essa dificuldade de eles falarem das mudanças climáticas pode ser dificuldade de diálogo, de perspectivas, de cosmologia", disse Dannyel, por telefone.

O território indígena do Xingu fica no coração do Brasil e foi a primeira grande terra indígena demarcada pelo governo federal há 57 anos. 

"São 2,8 milhões de hectares, oito mil pessoas que compõem uma sociobiodiversidade única em uma região de transição entre Cerrado e Amazônia”, diz o site do ISA, organização que está com o povo xinguano desde 1994. O território está preservado, mas há muita destruição em volta causada, basicamente, pelo agronegócio, que provoca sérios impactos nos cerrados e nas florestas, intensificando as mudanças climáticas e dificultando a produção agrícola dos indígenas. 

Num dos trechos do documentário, a câmera dialoga com índias coletoras de sementes. Elas não têm dúvida de que o homem branco é que está causando tanto mal à floresta, tanto desmatamento:
"Estamos sofrendo com a falta de alimentos que nós mesmos causamos e que os brancos também estão causando e com isso o sol está mais quente", diz uma das mulheres.
O Rio Xingu, que garante a sobrevivência daquele povo, cuja história está imbricada com a dos indígenas, agora também está mudado. O canoeiro que transporta as sementes coletadas conta que antigamente ele gastava menos combustível em seu pequeno barco porque o caminho era mais direto, não precisava fazer tantas curvas.
"Antigamente o rio era mais cheio e não precisava fazer curvas. Mas agora mudou tudo, está diferente, o rio está muito seco. As viagens noturnas são muito perigosas", diz ele.
São detalhes preciosos que fazem parte de uma vivência que não deve, não pode ser desprezada.
O documentário em curta-metragem foi premiado como melhor fotografia no Festival dos Sertões e selecionado para mostras no Cinecipó – Festival do Filme Insurgente e VI Congresso Latino-americano de Agroecologia. A ideia do pessoal do ISA é que sejam criados grupos de pessoas interessadas no tema para assisti-lo, gerando com isso um debate construtivo.