quarta-feira, 31 de agosto de 2022

O gigante e dócil dugongo é declarado funcionalmente extinto na China

https://conexaoplaneta.com.br/blog/o-gigante-e-docil-dugongo-e-declarado-funcionalmente-extinto-na-china/#fechar 


O gigante e dócil dugongo é declarado funcionalmente extinto na China

O gigante e dócil dugongo é declarado funcionalmente extinto na China

dugongo (Dugong dugon) é uma espécie de peixe-boi. A diferença é que o primeiro só vive nos oceanos, diferentemente do último, que pode ser encontrado em água doce. Também chamado de vaca marinha, tal o seu tamanho, ele pode pesar até 360 quilos e medir 3 metros de comprimento. Esses animais se alimentam de vegetação marinha, em regiões costeiras dos Oceanos Índico e Pacífico.

Apesar de na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês) o dugongo ser classificado como ‘vulnerável’ à extinção, uma nova análise feita por especialistas da Zoological Society of London (ZSL) e a Chinese Academy of Sciences aponta que na China ele está funcionalmente extinto.

Mesmo que ainda existam alguns poucos indivíduos na natureza, o termo “extinto funcionalmente” significa que quando os números de uma espécie diminuem a um certo ponto, ela não consegue mais se reproduzir de maneira a garantir sua perpetuação. A segurança e variação genética ficam comprometidas, já que o acasalamento, muitas vezes, ocorre entre “parentes” muito próximos. Outro ponto é que, sua presença limitada não cumpre mais o seu então papel no ecossistema em que habita.

Sem nenhum registro de dugongos na China desde 2008, esse é o primeiro grande mamífero a desaparecer da costa do país. Para chegar à essa conclusão, os especialistas analisaram informações dos últimos anos e entrevistaram pescadores e moradores de 66 comunidades do litoral para se certificar que eles nunca mais tinham sido avistados.

“Em 2007, documentamos tragicamente a provável extinção do golfinho do rio Yangtze, único na China. Infelizmente, nosso novo estudo mostra fortes evidências da perda regional de outra espécie carismática de mamíferos aquáticos na China – infelizmente, mais uma vez impulsionada pela atividade humana insustentável”, lamentou Samuel Turvey, professor do Instituto de Zoologia da ZSL e um dos co-autores de um estudo divulgado sobre o assunto.

Entre as principais ameaças à sobrevivência desses mamíferos estão a caça, a perda de habitat e a poluição marinha. Assim como outro peixe-boi que está gradualmente sendo extinto, o Trichechus manatus latirostris, encontrado na Flórida, nos Estados Unidos, o dugongo é herbívoro e se alimenta de grama marinha e essa vegetação está sofrendo grande degradação. Muitos desses animais têm morrido de fome.

De acordo com Sociedade Zoológica de Londres, embora os esforços de restauração e recuperação das gramas marinhas sejam uma prioridade de conservação na China, a restauração leva um tempo que os dugongos podem não ter mais.

“O provável desaparecimento do dugongo na China é uma perda devastadora. Sua ausência não apenas terá um efeito indireto na função do ecossistema, mas também servirá como um alerta – um lembrete preocupante de que extinções podem ocorrer antes que ações efetivas de conservação sejam desenvolvidas”, ressaltou Turvey.

O gigante e dócil dugongo é declarado funcionalmente extinto na China

Desde 2008 nenhum dugongo foi mais visto em águas chinesas

*Com informações e entrevistas do ZSL Institute of Zoology

Leia também:
Filhote de dugongo, famosa na Tailândia, morre por causa da presença de plástico no intestino

Com mais de 1 mil mortes de peixes-bois em 2021, Flórida irá alimentar animais famintos
População de peixes-bois volta a crescer na Amazônia, apontam evidências de novo estudo na região

Fotos: Patrick Louisy/ZSL Institute of Zoology

Os golfinhos usam assobios de assinatura para representar outros golfinhos – da mesma forma que os humanos usam nomes

 https://noticias.ambientebrasil.com.br/redacao/traducoes/2022/08/23/179183-os-golfinhos-usam-assobios-de-assinatura-para-representar-outros-golfinhos-da-mesma-forma-que-os-humanos-usam-nomes.html?utm_source=ambientebrasil&utm_medium=sidebar




Os golfinhos usam assobios de assinatura para representar outros golfinhos – da mesma forma que os humanos usam nomes

Os golfinhos-nariz-de-garrafa são animais extremamente sociais que se comunicam constantemente. Fonte: Documentário de Micha Pawlitzki/Corbis via Getty Images.
Os golfinhos-nariz-de-garrafa são animais extremamente sociais que se comunicam constantemente. Fonte: Documentário de Micha Pawlitzki/Corbis via Getty Images.

Os assobios característicos dos golfinhos-nariz-de-garrafa acabaram de passar por um importante teste em psicologia animal. Um novo estudo feito por meus colegas e por mim mostrou que esses animais podem usar seus assobios como conceitos semelhantes a nomes.

Ao apresentar urina e os sons de apitos de assinatura aos golfinhos, meus colegas Vincent Janik, Sam Walmsey e eu mostramos recentemente que esses apitos agem como representações dos indivíduos que os possuem, semelhantes aos nomes humanos. Para biólogos comportamentais como nós, este é um resultado incrivelmente empolgante. É a primeira vez que esse tipo de nomeação representacional é encontrado em qualquer outro animal além dos humanos.

O significado de um nome

Quando você ouve o nome do seu amigo, provavelmente imagina o rosto dele. Da mesma forma, quando você cheira o perfume de um amigo, isso também pode provocar uma imagem do amigo. Isso ocorre porque os humanos constroem imagens mentais uns dos outros usando mais do que apenas um sentido. Todas as diferentes informações dos seus sentidos que estão associadas a uma pessoa convergem para formar uma representação mental desse indivíduo – um nome com um rosto, um cheiro e muitas outras características sensoriais.

Nos primeiros meses de vida, os golfinhos inventam suas próprias chamadas de identidade específicas – chamadas assobios de assinatura. Os golfinhos geralmente anunciam sua localização ou cumprimentam outros indivíduos em uma cápsula enviando seus próprios assobios de assinatura. Mas os pesquisadores não sabem se, quando um golfinho ouve o assobio característico de um golfinho com o qual estão familiarizados, eles imaginam ativamente o indivíduo que chama. Meus colegas e eu estávamos interessados ​​em determinar se os chamados dos golfinhos são representativos da mesma forma que os nomes humanos invocam muitos pensamentos de um indivíduo.

Como os golfinhos não podem cheirar, eles dependem principalmente de assobios exclusivos para identificar uns aos outros no oceano. Os golfinhos também podem copiar os assobios de outro golfinho como forma de se dirigirem uns aos outros.

Minha pesquisa anterior mostrou que os golfinhos têm grande memória para os assobios uns dos outros, mas os cientistas argumentaram que um golfinho pode ouvir um assobio, saber que soa familiar, mas não lembrar a quem pertence o assobio. Meus colegas e eu queríamos determinar se os golfinhos poderiam associar assobios de assinatura com o proprietário específico desse assobio. Isso resolveria se os golfinhos lembram e mantêm representações de outros golfinhos em suas mentes.

Os pesquisadores descobriram que os golfinhos podem se identificar nadando e provando a urina, o líquido na seringa nesta foto. Fonte: Dolphin Quest, CC BY-ND.
Os pesquisadores descobriram que os golfinhos podem se identificar nadando e provando a urina, o líquido na seringa nesta foto. Fonte: Dolphin Quest, CC BY-ND.

Urina como identificador

A primeira coisa que meus colegas e eu precisávamos fazer era encontrar outro sentido que os golfinhos usam para identificar uns aos outros. Nas décadas de 1980 e 1990, pesquisadores que estudavam golfinhos-rotadores no Havaí notaram que os golfinhos ocasionalmente nadavam na urina e nas fezes uns dos outros com a boca aberta. Usando essas observações como trampolim, meus colegas e eu decidimos testar se os golfinhos eram capazes de se identificar pela urina.

Começamos coletando urina de golfinhos sob cuidados administrados e simplesmente despejando pequenas quantidades em lagoas onde os golfinhos vivem. Os golfinhos imediatamente mostraram interesse e, com pouco treinamento, rapidamente começaram a seguir a equipe de pesquisa sempre que carregávamos varas com copos cheios de urina. Quando despejávamos urina na água, os golfinhos abriam a boca e nadavam pela pluma de urina.

Nossa equipe então pegou urina de golfinhos em outras instalações para ver se os sujeitos conseguiam diferenciar entre urina familiar e desconhecida. Os golfinhos passaram mais que o dobro do tempo com a boca aberta provando a urina familiar em comparação com a urina desconhecida, fornecendo a primeira evidência de que os golfinhos podem identificar outros indivíduos pelo paladar.

Com isso, meus colegas e eu tínhamos o que precisávamos para testar a representação em assobios de assinatura.

Ao emparelhar amostras de urina – no copo na extremidade da haste – com os sons de assobios tocados de um alto-falante subaquático, foi possível testar se os golfinhos reconheceriam se a urina e o assobio eram do mesmo indivíduo. Fonte: Dolphin Quest, CC BY-ND.
Ao emparelhar amostras de urina – no copo na extremidade da haste – com os sons de assobios tocados de um alto-falante subaquático, foi possível testar se os golfinhos reconheceriam se a urina e o assobio eram do mesmo indivíduo. Fonte: Dolphin Quest, CC BY-ND.

Emparelhamento de urina e assobios

Estudos anteriores em crianças usaram com sucesso múltiplos sentidos para mostrar que bebês pré-linguísticos podem formar representações conceituais de pessoas. Meus colegas e eu usamos esse tipo de trabalho como base teórica para nosso segundo experimento.

Em nosso experimento, a equipe primeiro levou um golfinho a um alto-falante antes de despejar uma pequena quantidade de urina na água. Depois que o golfinho provou a urina, rapidamente tocamos o som do assobio característico de outro golfinho. Às vezes, esse assobio seria do mesmo indivíduo que a amostra de xixi. Outras vezes, a urina e o assobio não combinavam. O objetivo era testar se os golfinhos reagem de forma diferente se a urina e o assobio fossem do mesmo golfinho em comparação com se a urina e o assobio fossem de dois golfinhos diferentes. Se houvesse uma diferença consistente em quanto tempo os golfinhos pairaram perto do alto-falante nos cenários combinados ou não, isso indicaria que os golfinhos sabiam e reconheciam quando um assobio e uma amostra de urina eram do mesmo indivíduo – da mesma forma que uma pessoa pode conectar o nome de um amigo ao perfume favorito desse amigo.

Descobrimos que, em média, quando a urina e o assobio combinavam, os golfinhos passavam cerca de 30 segundos investigando o alto-falante. Quando havia uma incompatibilidade, eles só ficavam por cerca de 20 segundos.

Quando os golfinhos foram apresentados com urina e assobios correspondentes, eles pairaram perto do alto-falante por mais tempo do que quando as amostras não eram do mesmo indivíduo. Fonte: Dolphin Quest, CC BY-ND.
Quando os golfinhos foram apresentados com urina e assobios correspondentes, eles pairaram perto do alto-falante por mais tempo do que quando as amostras não eram do mesmo indivíduo. Fonte: Dolphin Quest, CC BY-ND.

O fato de que os golfinhos reagiram consistentemente mais fortemente às correspondentes do que às incompatibilidades indica que eles entendem quais assobios correspondem a qual urina. Isso usa a mesma estrutura de outros estudos que usam informações sensoriais correspondentes para demonstrar que os animais têm representações mentais de indivíduos.

Mas o que diferencia os golfinhos é que eles não combinam apenas com qualidades físicas – rosto com cheiro, por exemplo. Eles estão fazendo isso com assobios de assinatura que eles mesmos inventam. Assim como você pode ouvir um nome e imaginar um rosto com todas as memórias associadas, os golfinhos podem ouvir um assobio característico e combinar com a urina indicada.

Língua dos golfinhos?

Este trabalho demonstra que os golfinhos criaram sinais que são representativos, assim como os humanos inventaram nomes que são representativos. A representação abre a possibilidade de que os golfinhos possam teoricamente fazer referências a um terceiro golfinho – onde dois golfinhos que estão se comunicando se referem a um terceiro golfinho que não está nas imediações. Se os golfinhos podem se referir a golfinhos que não estão ao seu redor no momento, isso seria semelhante à viagem mental no tempo que uma pessoa faz ao falar sobre um amigo que não vê há anos.

Assobios de assinatura representam o aspecto mais parecido com a linguagem da comunicação dos golfinhos atualmente conhecido. No entanto, a comunidade científica sabe pouco sobre as chamadas sem assinatura dos golfinhos ou as funções de seus outros sinais acústicos. Com mais pesquisas sobre como os golfinhos se comunicam com o som – bem como com os produtos químicos – pode ser possível entender melhor as mentes desses mamíferos.

Fonte: The Conversation / Jason Bruck
Tradução: Redação Ambientebrasil / Maria Beatriz Ayello Leite
Para ler a reportagem original em inglês acesse:
 https://theconversation.com/dolphins-use-signature-whistles-to-represent-other-dolphins-similarly-to-how-humans-use-names-188332

IFRC e WWF pedem ação global para proteger a natureza, salvar vidas e enfrentar a crise climática

 

IFRC e WWF pedem ação global para proteger a natureza, salvar vidas e enfrentar a crise climática



02 junho 2022    
Relatório define como vidas podem ser salvas trabalhando com soluções baseadas na natureza

Por WWF


Um novo relatório mostra que soluções baseadas na natureza podem reduzir a intensidade dos riscos relacionados a fatores climáticos e meteorológicos em impressionantes 26%, em um mundo onde mais de 3,3 bilhões de pessoas vivem em lugares altamente vulneráveis ​​às mudanças climáticas. O estudo da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (IFRC) e do WWF destaca como o poder da natureza de proteger as pessoas está sendo negligenciado.

O relatório “Trabalhando com a natureza para proteger as pessoas: como as soluções baseadas na natureza reduzem os desastres relacionados às mudanças climáticas e condições meteorológicas” mostra como as soluções baseadas na natureza podem reduzir a probabilidade de ocorrência de mudanças climáticas e eventos relacionados à meteorologia. Ele define como vidas podem ser salvas trabalhando com soluções baseadas na natureza para evitar a exposição a esses perigos e apoiar comunidades vulneráveis ​​na adaptação e resistência aos perigos de um mundo em aquecimento. 

Pela primeira vez, a análise da IFRC e WWF mostra que essas soluções podem fornecer aos países em desenvolvimento uma proteção valiosa contra o custo econômico das mudanças climáticas, economizando pelo menos US$ 104 bilhões até 2030 e US$ 393 bilhões até 2050.

Comunidades em todas as regiões do mundo já estão enfrentando o agravamento e o aumento dos impactos das mudanças climáticas, sendo as pessoas vulneráveis em países com poucos recursos as mais atingidas, e sendo as mulheres e crianças muitas vezes as mais expostas. Somente de 2010 a 2019, mudanças climáticas repentinas e desastres relacionados a eventos meteorológicos mataram mais de 410.000 pessoas.

“A crise climática está causando várias crises humanitárias em todo o mundo. Seu impacto na vida e nos meios de subsistência de milhões de pessoas está se intensificando. Manter a natureza verde; restaurar florestas, terras agrícolas e pântanos são algumas das melhores e mais econômicas maneiras de apoiar comunidades vulneráveis a se adaptarem aos riscos e impactos que já enfrentam. Proteger a natureza protegerá as pessoas”, diz Jagan Chapagain, secretário-Geral do IFRC.

“Vamos ser claros. Se não aumentarmos urgentemente os esforços para limitar os impactos de um mundo em aquecimento, mais vidas serão perdidas e economias e meios de subsistência serão afetados. A natureza é nossa maior aliada e é também um amortecedor crucial contra as mudanças climáticas. Ao restaurá-la e protegê-la, podemos ajudar os ecossistemas a construir resiliência e continuar a fornecer serviços cruciais para a humanidade e, em particular, para as comunidades mais vulneráveis”, diz Marco Lambertini, diretor-geral do WWF.

“As soluções baseadas na natureza desempenham um papel fundamental na abordagem das mudanças climáticas, mas os benefícios potenciais dessas soluções diminuem à medida que a temperatura global aumenta - e é por isso que cada momento e cada decisão são importantes para reduzir as emissões e para nos dar a melhor chance de construir um ambiente mais seguro e um futuro mais justo”, acrescenta. 

Exemplos de soluções eficazes com base na natureza voltadas para as mudanças climáticas incluem:
  • Conservar florestas para restaurar terras degradadas, fornecer alimentos, prevenir secas e proteger comunidades de ventos fortes.
  • Restaurar planícies de inundação e pântanos saudáveis para reduzir o impacto das inundações e promover a agricultura sustentável para proteger contra as secas.
  • Restaurar manguezais e recifes de corais para fornecer uma barreira protetora contra tempestades, absorver o dióxido de carbono que aquece o planeta e fornecer alimentos para as comunidades locais e habitats para a vida marinha.

relatório dá início a uma parceria entre a IFRC e o WWF e será lançado na Estocolmo+50, uma reunião ambiental da ONU onde os líderes refletirão sobre 50 anos de ação multilateral. A parceria visa aumentar a conscientização sobre soluções com base na natureza e incentivar governos, comunidades, doadores, profissionais e o setor privado a incorporar a natureza em seu planejamento de adaptação ao clima e de redução de riscos de desastres.
 

Sobre o IFRC

A rede IFRC é um dos maiores atores de redução de risco de desastres no mundo. As Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (192 em todo o mundo) estão na vanguarda das ações de ajuda para as comunidades se prepararem, responderem e se recuperarem, por décadas, de desastres relacionados ao clima. Ela vê todos os dias os riscos para as pessoas vulneráveis e trabalha com as comunidades para encontrar medidas de adaptação e redução de risco inovadoras, de baixo custo e sustentáveis.
 

Sobre o WWF

O WWF é uma organização independente de conservação com mais de 30 milhões de seguidores e uma rede global ativa em quase 100 países. Nossa missão é frear a degradação do meio ambiente natural do planeta e construir um futuro em que as pessoas vivam em harmonia com a natureza, conservando a diversidade biológica do mundo, garantindo que o uso de recursos naturais renováveis seja sustentável e promovendo a redução da poluição e do desperdício no consumo. Doe: https://doe.wwf.org.br/

Desaparece uma das oito ararinhas-azuis reintroduzidas em refúgio de proteção em Curaçá, na Bahia

 https://conexaoplaneta.com.br/blog/desaparece-uma-das-oito-ararinhas-azuis-reintroduzidas-em-area-de-protecao-em-curaca-na-bahia/#fechar


Desaparece uma das oito ararinhas-azuis reintroduzidas em refúgio de proteção em Curaçá, na Bahia

Desaparece uma das oito ararinhas-azuis reintroduzidas em área de proteção em Curaçá, na Bahia

Depois de 22 anos extintas na natureza, em 11 de junho, oito ararinhas-azuis foram soltas num Refúgio de Vida Silvestre criado especificamente para a reintrodução da espécie, em Curaçá, na Bahia. As aves estão acompanhadas de um grupo de araras maracanãs, capturadas na vida selvagem para servirem de guias para as ararinhas-azuis nesse primeiro momento, já que possuem hábitos de alimentação e vida semelhantes.

Todavia, na semana passada, uma das ararinhas-azuis debandou do grupo e não voltou para a área de alimentação, localizada próximo ao recinto externo onde elas passaram pelo processo de aclimatação.

“No dia 25 de agosto, 75 dias após a soltura, uma ararinha-azul (n. 005) não foi observada próxima ao recinto de soltura pela manhã. O sinal do seu transmissor também não foi detectado. O sinal das demais continua funcionando, assim como das maracanãs”, revelou Camile Lugarini, coordenadora executiva do Plano de Ação Nacional para a Conservação da Ararinha-azul.

Ainda segundo a bióloga, diariamente é feito o monitoramento das aves. Todas as ararinhas-azuis possuem transmissores acoplados a um colar, assim como anilhas e microchips. “Além disso, duas das oito maracanãs soltas juntamente com as ararinhas-azuis possuem transmissores do mesmo modelo utilizado para a ararinha-azul”, diz.

Além da tentativa de reencontrar o sinal de localização da ararinha, representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Association for the Conservation of Threatened Parrots (ACTP), instituição alemã, parceira do governo brasileiro no programa de reintrodução da espécie, estão também buscando ainda algum vestígio de possível predação da ave em terra.

“Alguns fatores podem ser a causa da não detecção, como destruição do radiocolar, mau funcionamento do equipamento ou distância dos receptores do sinal”, explica Camile.

Nas comunidades locais e também através do WhatsApp foi divulgada a notícia do sumiço da ararinha-azul com o pedido de ajuda, caso alguém aviste a ave deve entrar em contato com os responsáveis pelo programa de reintrodução.

“Qualquer informação sobre o paradeiro da ararinha-azul é muito importante para nós e para a conservação da espécie na natureza”, reforça a especialista.

Cartaz divulgado com informação do sumiço de uma ararinha

Situação já ocorreu antes

Esta não é a primeira vez que uma ararinha-azul se separa do grupo no refúgio de Curaçá. A coordenadora executiva do plano de conservação para a espécie conta que em outras cinco ocasiões desde a soltura, em junho, três indivíduos se dispersaram.

“Em duas ocasiões houve a recaptura do indivíduo e soltura com o grupo. Nas outras, houve a volta natural para o bando”, diz Camile. Mas ela ressalta que a coesão do grupo e a fidelidade ao local de soltura são importantes para o sucesso da reintrodução, especialmente no primeiro ano após a soltura. “Isso faz com que os indivíduos estejam menos sujeitos à predação, morte por falta de água ou alimento ou captura”.

Infelizmente, sem o sinal e nem visualização há quase uma semana dessa ararinha, a bióloga teme que as chances de predação ou outro evento sejam cada vez maiores.

As ararinhas-azuis

Espécie endêmica do Brasil, ou seja, ela só existe em nosso país e em nenhum outro lugar do mundo, no século passado a ararinha-azul (Cyanopsitta spixii) foi vítima do tráfico ilegal de aves e a cobiça de grandes colecionadores internacionais que as levaram ilegalmente para outros países. O último indivíduo voando livre, na natureza, foi observado por volta do ano 2000.

As oito ararinhas-azuis soltas em Curaçá nasceram em cativeiro no criatório particular da ACTP. Elas chegaram na Bahia em março de 2020, num grupo de 52 indivíduos (leia mais aqui).

Atualmente há no refúgio de vida silvestre 13 casais reprodutivos, dois casais não reprodutivos, 12 ararinhas sendo preparadas para a soltura e três filhotes nascidos já aqui no Brasil, em 2021 (contei sobre o nascimento do primeiro deles nesta outra reportagem). 

Enquanto isso, na sede da ACTP, na Alemanha, existem 157 ararinhas-azuis. Apenas no ano passado, nasceram lá 52 filhotes. A expectativa é que 20 indivíduos sejam trazidos ao Brasil ainda este ano.

Desaparece uma das oito ararinhas-azuis reintroduzidas em área de proteção em Curaçá, na Bahia

As ararinhas soltas em Curaçá

*Texto atualizado às 15h50 para incluir mais informações enviadas pela bióloga Camile Lugarini

Leia também:
Semanas após soltura, ararinhas-azuis se adaptam bem à nova vida
Investigação internacional questiona idoneidade de criador alemão que enviará ararinhas-azuis ao Brasil
Petição internacional pede investigação ao governo alemão sobre criador de ararinhas-azuis
Extintas na natureza, ararinhas-azuis nascem em cativeiro, em Minas Gerais
Ararinhas-azuis: o retorno tão esperado é envolto em denúncias e falta de transparência

Fotos: reprodução Facebook ACTP