quarta-feira, 3 de agosto de 2022

Há seis milhões de anos, uma espécie de panda gigante vivia em florestas da Europa Suzana Camargo

 https://conexaoplaneta.com.br/blog/ha-seis-milhoes-de-anos-uma-especie-de-panda-gigante-vivia-em-florestas-da-europa/#fechar


Há seis milhões de anos, uma espécie de panda gigante vivia em florestas da Europa

Há seis milhões de anos, uma espécie de panda gigante vivia em florestas da Europa

Até hoje, tudo indicava que o panda gigante (Ailuropoda melanoleuca), um símbolo das campanhas mundiais pela conservação de espécies, sempre tinha vivido na região do planeta conhecida hoje como a China. Todavia, um novo estudo revela que há milhões e milhões de anos, mais especificamente, cerca de 6 milhões de anos atrás, um parente desses simpáticos animais habitou algumas florestas da Europa.

Ao analisar dois fósseis de dentes descobertos na Bulgária no fim da década de 70, e que estavam guardados no Museu de História Natural daquele país, pesquisadores afirmam que eles pertenceram a uma espécie que seria um parente dos pandas atuais.

“Embora não seja um ancestral direto do gênero moderno do panda gigante, é seu parente próximo”, explica o professor Nikolai Spassov, um dos autores de artigo científico publicado sobre o tema no Journal of Vertebrate Paleontology há poucos dias. “Esta descoberta mostra quão pouco ainda sabemos sobre a natureza antiga e demonstra também que descobertas históricas em paleontologia podem levar a resultados inesperados, ainda hoje”.

Com os resultados obtidos com a análise foi possível descrever uma nova espécie de panda, obviamente, já extinta. Batizada de Agriarctos nikolovi, uma homenagem ao paleontologista Ivan Nikolov, que catalogou os fósseis dos dentes originalmente, ele tinha aproximadamente o mesmo tamanho do panda chinês ou um pouco menor.

“Havia apenas uma etiqueta escrita à mão. Levei muitos anos para descobrir qual era a localidade e qual era sua idade. Então também demorei muito tempo para perceber que este era um panda gigante fóssil desconhecido”, contou Spassov.

Segundo os pesquisadores, o panda europeu habitava regiões de florestas e pântanos do período Mioceno. Acredita-se que tinha uma uma dieta baseada em vegetais, mas não puramente dependente de bambu, como acontece com seus parentes modernos, apesar de seus caninos serem do mesmo tamanho. Os cientistas suspeitam que a preferência era por plantas mais macias.

“A provável competição com outras espécies, especialmente carnívoros e presumivelmente outros ursos, explica a especialização alimentar mais próxima dos pandas gigantes aos alimentos vegetais em condições de floresta úmida”, explica.

No artigo, os pesquisadores especulam que o Agriarctos nikolovi possa ter sido extinto como resultado das mudanças climáticas, provavelmente por causa da crise de salinidade do fim do Mioceno – um evento em que a bacia do Mediterrâneo secou, alterando significativamente os ambientes terrestres ao seu redor.

“Os pandas gigantes são um grupo de ursos muito especializado. Mesmo que o A. niklovi não fosse tão especializado em habitats e alimentos quanto o panda gigante moderno, os pandas fósseis eram suficientemente especializados e sua evolução estava relacionada a habitats úmidos e arborizados. É provável que as mudanças climáticas no final do Mioceno no sul da Europa, levando à aridificação, tenham um efeito adverso na existência do último panda europeu”, diz Spassov.

*Com informações e entrevistas do site Scimex

Leia também:
Morre An An, o mais velho panda em cativeiro do mundo
China anuncia criação de cinco parques nacionais: objetivo é preservar ecossistemas e espécies em risco de extinção
Panda gigante deixa de ser considerado criticamente em risco de extinção na China
Nascimento de pandas gêmeos surpreende equipe de zoológico de Berlim

Ilustração: Velizar Simeonovski, Chicago

Nota conjunta do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério das Relações Exteriores – Incêndios florestais e onda de calor na Europa

 

Nota conjunta do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério das Relações Exteriores – Incêndios florestais e onda de calor na Europa

Ogoverno brasileiro se solidariza com os familiares das vítimas dos incêndios florestais e da onda de calor que atingem diversos países europeus nas últimas semanas.

O Brasil reafirma seu compromisso com as metas assumidas pelo país no contexto da COP 26, sobre mudança do clima. Naquela oportunidade, o Brasil elevou de 43% para 50% seu compromisso de redução de emissões de gases de efeito estufa até 2030. O governo brasileiro também assinou o Compromisso Global sobre Metano, que tem como objetivo reduzir em pelo menos 30% as emissões globais desses gases até 2030.

No momento em que diversos países se empenham na descarbonização de suas economias nacionais, o Brasil segue contribuindo de maneira significativa para esse esforço coletivo da comunidade internacional no combate à mudança do clima.

São exemplos da contribuição brasileira o lançamento do Programa Metano Zero, a criação do mercado regulado de carbono e a geração de hidrogênio verde para fornecimento a mercados externos.

Meio Ambiente e Clima

Ministério do Meio Ambiente formaliza Projeto Salas +Verdes

 EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Ministério do Meio Ambiente formaliza Projeto Salas +Verdes

Espaços podem desenvolver atividades práticas de caráter educacional voltadas à conservação e uso sustentável do meio ambiente
Publicado em 29/07/2022 15h21 

Foto: Arquivo Ascom MMA

No dia 15 de julho, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) publicou a Portaria N°169/2022 que institui o Projeto Salas +Verdes, desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente e executado em parceira com instituições públicas e privadas em caráter voluntário. Podem participar do projeto, de forma voluntária, instituições públicas ou privadas, de abrangência local ou regional, que envolvam diversos segmentos da sociedade, como igrejas, escolas, universidades, Organizações da sociedade civil, empresas públicas e privadas, entre outras.

O Projeto Salas +Verdes incentiva a implantação de espaços educadores, para atuarem como centros de formação e informação ambiental, em consonância com as diretrizes do Ministério do Meio Ambiente e os princípios da Política Nacional da Educação Ambiental – PNEA. Compreende-se por Salas +Verdes o espaço dedicado ao desenvolvimento de atividades práticas de caráter educacional não formal, voltadas à temática da conservação e uso sustentável do meio ambiente e dos recursos naturais.

Entre os objetivos do Projeto Salas +Verdes estão o de incentivar a implantação de espaços ambientais não formais; fomentar melhores práticas de sustentabilidade em diversos campos; divulgar projetos, iniciativas e ações desenvolvidas pela Salas +Verdes nas plataformas eletrônicas do MMA; promover processos formativos por meio da Educação Ambiental não formal; reconhecer a atuação das instituições no âmbito do projeto Salas +Verdes, por meio da emissão de declaração de monitoramento anual e integrar o projeto Salas +Verdes às demais ações do Departamento de Educação e Cidadania Ambiental.

O Projeto é coordenado pela Secretaria de Biodiversidade, por meio do Departamento de Educação e Cidadania Ambiental, do Ministério do Meio Ambiente e a comunicação entre o Ministério e as Salas +Verdes será realizada prioritariamente pelo Sistema Salas +Verdes.

Além disso, as instituições com Salas Verdes aprovadas nas chamadas anteriores que desejarem atuar como Sala +Verde deverão participar novamente do processo de seleção, mediante chamada pública, juntamente com os demais interessados. A seleção será realizada por meio de apresentação do Projeto Pedagógico, via Sistema Salas +Verdes, que será analisado a partir de critérios eliminatórios e classificatórios elencados em chamada pública, a ser divulgada posteriormente, observando os aspectos relacionados às práticas de educação ambiental.

Confira a portaria completa: https://in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-gm/mma-n-169-de-13-de-julho-de-2022-415449819

ASCOM MMA

Caranguejos, lagostas e polvos são reconhecidos como seres sencientes pelo governo britânico e não devem ser cozidos ou desmembrados vivos, alertam cientistas

https://conexaoplaneta.com.br/blog/caranguejos-lagostas-e-polvos-sao-reconhecidos-como-seres-sencientes-pelo-governo-britanico-e-nao-devem-ser-cozidos-ou-desmembrados-vivos-alertam-cientistas/


Caranguejos, lagostas e polvos são reconhecidos como seres sencientes pelo governo britânico e não devem ser cozidos ou desmembrados vivos, alertam cientistas

Caranguejos, lagostas e polvos são reconhecidos como seres sencientes pelo governo britânico e não devem ser cozidos ou desmembrados vivos, alertam cientistas

Senciência é a capacidade de se ter sentimentos, como dor, prazer, fome, sede, calor, alegria, conforto e emoção. Com esse conceito em mente, um grupo de pesquisadores da London School of Economics and Political Science (LSE) fez uma análise, a pedido do governo do Reino Unido, sobre a senciência de algumas espécies marinhas. Depois de estudar mais de 300 pesquisas e artigos científicos, eles chegaram à conclusão de que cefalópodes, como os polvos, e decápodes, como caranguejos, lagostas e lagostins, possuem sentimentos.

Com o reconhecimento da senciência dessas espécies, elas devem ser incluídas no projeto de lei sobre o de Bem-Estar Animal, que foi apresentado pelo governo em maio, mas que ainda será votado no Parlamento (leia mais aqui). O texto já mencionava a capacidade de animais vertebrados sentirem dor, sofrimento ou felicidade, mas agora também incluirá invertebrados (animais sem espinha dorsal) como crustáceos e cefalópodes decápodes, que os cientistas provaram ter sistemas nervosos centrais complexos, uma das principais características da senciência.

“O projeto de lei assegura que o bem-estar animal seja corretamente considerado ao desenvolver novas leis. A ciência agora tem certeza de que decápodes e cefalópodes podem sentir dor e, portanto, é justo que eles sejam abrangidos por esta peça vital de legislação”, diz Zach Goldsmith, ministro do Bem-Estar Animal.

Diversos estudos internacionais já relatavam como os polvos são seres extraordinários. Uma pesquisa realizada por cientistas brasileiros, por exemplo, comprovou que eles apresentam duas fases de sono, de maneira muito similar aos seres humanos. E o mais intrigante é que em uma delas, esses animais mudam de cor.

Outro estudo conduzido por um neurobiólogo da San Francisco State University, nos Estados Unidos, tinha revelado que os polvos sentem dor não apenas física, mas “comportamentos cognitivos e espontâneos indicativos de experiência de dor afetiva (saiba mais neste outro texto).

O governo britânico ressaltou que o reconhecimento da senciência de polvos, caranguejos e lagostas não afetará a atual legislação ou as práticas da indústria, como a da pesca ou dos restaurantes. Todavia, a descoberta será levada em conta em futuras tomadas de decisão.

Entretanto, no relatório “Review of the Evidence of Sentience in Cephalopod Molluscs and Decapod Crustaceans”, elaborado pela London School of Economics and Political Sciences, os cientistas já recomendam que os seguintes métodos de abate sejam proibidos: fervura ou qualquer forma de desmembramento com o animal ainda vivo e também, imersão em água doce (choque osmótico).

Já em 2018, a Suíça proibiu o cozimento de lagostas vivas. Naquele ano, o governo determinou que elas deveriam ser mortas, de maneira rápida, antes de serem colocadas na água fervente. Decisão fez parte de uma mudança na legislação sobre a proteção animal para evitar o sofrimento e a crueldade.

Caranguejos, lagostas e polvos são reconhecidos como seres sencientes pelo governo britânico e não devem ser cozidos ou desmembrados vivos, alertam cientistas

Sim, eles têm sentimentos como os seres humanos, afirmam cientistas britânicos

Leia também:
Em discurso no Parlamento, Rainha Elizabeth apresenta novas leis pelo bem-estar dos animais no Reino Unido
Príncipe George tem aulas em contato com a natureza: boa notícia que quase ninguém leu
Projeto de lei que defende animais como seres com sentimentos e direitos é aprovado no Senado
O favorito ‘Professor Polvo’ ganha Oscar de melhor documentário

Fotos: Pasha gulian on unsplash (abertura) e David Todd McCarty on unsplash (lagosta)

Uma em 30 milhões: lagosta raríssima laranja é salva graças à equipe muito atenta de um restaurante na Flórida

 https://conexaoplaneta.com.br/blog/uma-em-30-milhoes-lagosta-rarissima-laranja-e-salva-gracas-a-equipe-muito-atenta-de-um-restaurante-na-florida/






Uma em 30 milhões: lagosta raríssima laranja é salva graças à equipe muito atenta de um restaurante na Flórida

Uma em 30 milhões: lagosta raríssima laranja é salva de ser cozida graças ao gerente muito atento de um restaurante na Flórida

Ela não é tão rara quanto a lagosta, cor de algodão doce, encontrada no estado do Maine, nos Estados Unidos, e sobre a qual escrevi no final de 2021. Mas quando a viu, Mario Roque, gerente do restaurante Red Lobster, na Flórida, percebeu na hora que ali estava um animal especial. Em vez de ter a cor tradicional, um marrom escuro, ela tinha um tom laranja muito forte.

Graças à percepção de Roque, a lagosta laranja deixou de ir parar no prato de um cliente e agora está no Centro de Pesquisa de Ciências Marinhas do Ripley’s Aquarium, em Myrtle Beach, onde poderá ser observada por visitantes e estudada por cientistas.

Apelidada de Cheddar, a lagosta chegou junto a um carregamento entregue no restaurante em meados de julho. Assim que a equipe notou que ela rara, entrou em contato com o aquário.

“Às vezes, milagres comuns acontecem e Cheddar é um deles”, diz Roque. “Um grupo de pessoas incríveis nos ajudou a tornar isso possível. Estamos muito honrados por termos sido capazes de salvar Cheddar e encontrar um bom lar para ela.”

Uma em 30 milhões: lagosta raríssima laranja é salva de ser cozida graças ao gerente muito atento de um restaurante na Flórida

Mario Roque e seu “pequeno milagre”
(Foto: divulgação Red Lobster)

De acordo com os biólogos do Ripley’s Aquário, a chance de se encontrar uma lagosta laranja é uma em 30 milhões.

Como expliquei na reportagem sobre a “algodão doce” no ano passado, na verdade esses crustáceos obtêm sua cor de um pigmento e antioxidante chamado astaxantina, presente na sua alimentação, e a forma desse composto muda quando outras proteínas se ligam a ele.

A astaxantina é um dos pigmentos carotenóides responsáveis ​​pelas cores vermelhas brilhantes de muitos animais e plantas, incluindo as de laranjas, tomates e penas de algumas aves. Mas o que ocorre com as lagostas, que na água do mar aparecem em tons mais escuros, é que quando são cozidas, as ligações químicas que prendem as proteínas ao pigmento se quebram, liberando a astaxantina por toda a casca e pele, fazendo assim com que ela ganhe uma cor vermelho brilhante.

No vídeo abaixo, da Sociedade Americana de Química, um especialista em lagostas explica, em inglês, como isso acontece:

Leia também:
Caranguejos, lagostas e polvos são reconhecidos como seres sencientes pelo governo britânico e não devem ser cozidos ou desmembrados vivos, alertam cientistas
Suíça proíbe o cozimento da lagosta viva

Foto de abertura: divulgação Ripley’s Aquarium

Após pouco mais de um mês, tartaruga resgatada e que tinha plástico no estômago, é devolvida ao mar em Santa Catarina

 https://conexaoplaneta.com.br/blog/apos-pouco-mais-de-um-mes-tartaruga-resgatada-e-que-tinha-plastico-no-estomago-e-devolvida-ao-mar-em-santa-catarina/#respond


Após pouco mais de um mês, tartaruga resgatada e que tinha plástico no estômago, é devolvida ao mar em Santa Catarina

Após pouco mais de um mês, tartaruga resgatada e que tinha plástico no estômago, é devolvida ao mar em Santa Catarina

Em meados de junho, como contei nesta outra reportagem, uma tartaruga-verde (Chelonia mydas) foi encontrada perto da Beira Mar de São José, na divisa de Florianópolis, em Santa Catarina. O animal, que estava bastante debilitado, foi levado pela organização R3 Animal para a sede do Projeto Tamar na região.

A tartaruga era um indivíduo juvenil e apresentava um lesão linear na base da nadadeira anterior direita, compatível com ferimento causado por rede de emalhe. Além disso, por diversos dias seguidos, o animal defecou uma grande quantidade de plástico: fios de nylon, barbantes e um pedaço de uma tampa de garrafa PET. Suspeitava-se ainda que, por ter ficado presa na rede de pesca, poderia ter se afogado e engolido água, o que poderia causar uma pneumonia.

“Por causa dos resíduos plásticos, o animal ficou em observação até que todos eles fossem eliminados nas fezes, pois existe o risco de obstrução intestinal por corpo estranho e a necessidade de intervenção clínica ou cirúrgica”, explica Joyce Bitencourt, veterinária do Tamar.

Mas felizmente a tartaruga reagiu bem ao tratamento e esta semana chegou a hora de devolvê-la ao mar. Há dois dias o animal foi levado para uma praia e solto na beira da água.

“A soltura é um dos momentos mais marcantes para quem trabalha com resgate e reabilitação de animais marinhos. Saber que aquela vida salva poderá retornar saudável à natureza é um sentimento de missão cumprida”, celebrou a equipe da R3 Animal.

Após pouco mais de um mês, tartaruga resgatada e que tinha plástico no estômago, é devolvida ao mar em Santa Catarina

Moradores locais acompanham o momento do retorno da tartaruga ao mar

Em novembro do ano passado, a R3 Animal também resgatou um lobo-marinho que tinha resíduos plásticos no estômago (após um mês e meio de reabilitação ele foi devolvido ao mar: leia mais aqui).

Como já tinha escrito no meu texto anterior, casos como esses ocorridos em Santa Catarina – dois entre os milhões que acontecem todo os dias no planeta -, são mais um alerta de como são urgentes ações para proteger nossos oceanos e reduzir a produção da indústria de plástico.

——————————————————————————————————

*Caso você aviste um mamífero, ave ou tartaruga marinha debilitada ou morta na praia, no Paraná, Santa Catarina ou São Paulo, ligue para o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), no telefone 0800 642 3341. No Rio de Janeiro o número é 0800 9995151Sua ajuda é fundamental para salvar vidas!

Leia também:
Filhote de tartaruga resgatado em praia na Austrália defecou plástico durante seis dias

Tartaruga resgatada presa em rede de pesca tem intestino cheio de lixo plástico
Golfinho morre por causa de tira de sandália presa em focinho
Filhote de tartaruga morta tinha mais de 100 pedaços de plástico no estômago

Fotos: Nilson Coelho/R3 Animal