quinta-feira, 29 de julho de 2021

O Brasil precisa aprender a viver no Antropoceno


((O)) ECO

O Brasil precisa aprender a viver no Antropoceno

Se vamos ter que navegar pelo Antropoceno, como espécie e como nação, vamos ter que rever nossa organização interna para conter a degradação

27 de julho de 2021

Carlos Bocuhy

Carlos Bocuhy é presidente do Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental (Proam) 

Antropoceno

conservação

O Antropoceno, definido por cientistas como a etapa mais recente do planeta, com base nas evidências atuais mostra uma mudança global decorrente da transposição de uma fronteira das ações humanas em escala, magnitude e significância, cruzada ao longo dos últimos dois séculos, quando se acentuou a revolução industrial. Os reflexos nas mudanças no clima, solo, oceanos e biosfera da Terra são evidentes e rápidos. O temor global sobre o futuro baseia-se em prognósticos científicos e os efeitos do aquecimento global já se fazem sentir, em progressão maior que a esperada.

O problema e as soluções são globais, da Amazônia ao Congo e de Madagascar ao rio Mekong, na Ásia. A revista National Geografic estudou 40 anos de devastação para mapear as vulnerabilidades das florestais globais, importantes para o sequestro de carbono. Nos últimos 30 anos 20% das florestas tropicais foram eliminadas e outros 10% encontram-se danificadas. Das florestas globais, a mais vulnerável é a amazônica, que apresenta fortes sinais de colapso.

 

No Brasil as vulnerabilidades da realidade físico-bioquímica e de nossas populações são proporcionais à sua riqueza. Instaladas do norte do Equador ao sul do Trópico de Capricórnio, contam com clima e água que provê vida em abundância e sob todas as formas, abrigando natureza tão pujante que ainda não foi devidamente catalogada.

Os desafios para a proteção são seculares. Há mais de duzentos anos, o patriarca da independência brasileira, José Bonifácio de Andrada e Silva, já discorria sobre as matrizes da degradação. Antevia que os abusos e as soluções implicariam a construção de um governo central lúcido e proativo, “sábio, zeloso e com energia”, capaz de compreender e agir para proteger os ecossistemas essenciais.

Andrada e Silva escreveu em 1815: “A falta de polícia própria para coutar [proteger] e guardar as matas, castigando pronta e irremissivelmente os que as roubam, incendeiam; e lhes metam gados daninhos fora de tempo e de lugar. Tem sido incrível a impune devassidão e desmazelo, com que os arvoredos e maninhos públicos foram abandonados ao machado estragador do rústico, ao dente roedor dos animais e às queimadas dos pastores. Mas quem vedaria estes males; e quem executaria nossas leis, se nunca houve uma inspeção única e central, composta de homens sábios e zelosos, que vigiasse com energia sobre tudo o que diz respeito à administração e polícia das matas, estradas, rios e minas? Ramos que pela sua mútua correlação e dependência requerem um sistema único e ligado de meios e de fins”.

Na realidade atual, um sistema único ligado de meios e fins aponta para a criação de infraestruturas e um modelo de governança voltado aos desafios gerenciais que o Antropoceno representa. Há um evidente rearranjo das nações ao qual o Brasil não deveria estar alheio. O atual alinhamento dos Estados Unidos com a União Europeia demonstra tendências inevitáveis e que terá reflexos fortes sobre a realidade brasileira.

A lógica é simples, como afirma Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia: “A emissão de CO2 deve ter um preço, um preço que incentive consumidores, produtores e inovadores a escolher as tecnologias limpas, a ir em direção a produtos limpos e sustentáveis”. Em outras palavras, produtos que representem emissão de carbono serão penalizados. A maior valia será representada em produtos que representem a descarbonização.

O Brasil está perdendo condições de protagonismo neste novo contrato econômico global. Com a economia baseada em um agronegócio que expande suas fronteiras sobre o cerrado e a floresta amazônica, tenderá a perder competitividade no mercado internacional.

A Amazônia não representa apenas o apelo global para a descarbonização de produtos. Trata-se hoje de desafio maior: a falência gradual de um ecossistema gigantesco, que perde a capacidade de produzir água com sua transposição de umidade para todo o continente sul-americano. Recentemente um estudo do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) demonstrou que o lado ocidental da floresta está em franca falência e climatologistas afirmam que esta região poderá virar uma espécie de savana.

A realidade brasileira será uma forte condicionante dentro do que os europeus chamam de “mecanismo de ajuste de fronteira”, que taxará commodities e empresas do agronegócio, do petróleo, de produtos como aço, alumínio, concreto e outros. Ou seja, a emissão de carbono vai se tornar uma taxa aos produtos globais em desconformidade com a sustentabilidade. Deverá entrar em vigor daqui a dois anos, em 2024.

Às portas da COP 26, que ocorrerá em novembro em Glasgow, no Reino Unido, ganham maior relevância a urgência planetária e os mecanismos de descarbonização. Atualmente cientistas estão reunidos para atualizar os dados climáticos a serem apresentados na COP 26, incluindo os eventos extremos recentes, como as altas temperaturas registradas no Canadá e nos Estados Unidos, além das inundações que devastaram regiões da Alemanha.

As regras do jogo estão mudando rapidamente e o Brasil não está construindo sua defesa para enfrentar as vulnerabilidades e comprovar integridade. Se vamos ter que navegar pelo Antropoceno, como espécie e como nação, vamos ter que rever nossa organização interna para conter a degradação, estimular práticas e adotar novas tecnologias para sobreviver economicamente dentro do novo rearranjo civilizatório.

Há questões estruturais a serem sanadas no campo político e de governança. O sociólogo italiano Domenico di Masi observa que a perda de protagonismo do Brasil decorre do rebaixamento médio da inteligência coletiva, que nas mãos do atual governo de Jair Bolsonaro perde um tempo precioso dialogando sobre questões superadas há séculos. O caráter negacionista sobre questões basilares implica a perda de proatividade intelectual, em um rebaixamento no nível cognitivo da população, o que traz para a realidade, fora de seu tempo, as consequências que José Bonifácio denominava “incrível a impune devassidão e desmazelo” e apontava a falta de “homens sábios e zelosos, que vigiassem com energia sobre tudo o que diz respeito à administração e polícia das matas”.

O Brasil precisa transformar-se para sobreviver ao Antropoceno. Essa é uma emergência que exigirá visão de médio e longo prazos, passando pela inteligência estratégica de sua governança, que exigirá transparência democrática para sua consecução e a superação de fortes interesses imediatistas geradores da devassidão e do desmazelo.

Aprendendo a viver no Antropoceno demandará a tomada de consciência pública de que a próxima fronteira civilizatória é a sobrevivência, que dependerá da construção de uma infraestrutura de governança com políticas públicas voltadas à sustentabilidade, fins e meios que José Bonifácio reconhecia como fruto da administração de personagens sábios e zelosos.

As opiniões e informações publicadas nas sessões de colunas e análises são de responsabilidade de seus autores e não necessariamente representam a opinião do site ((o))eco. Buscamos nestes espaços garantir um debate diverso e frutífero sobre conservação ambiental.

 

Sobrecarga da Terra: decrescimento da economia e da população

 

 

Sobrecarga da Terra: decrescimento da economia e da população, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

“Ainda crescendo em torno de 80 milhões pessoas por ano, ou mais de 200.000 por dia, a população mundial precisa ser estabilizada e, idealmente, reduzida gradualmente” Alerta dos cientistas mundiais sobre a emergência climática (05/11/2019)

O Dia da Sobrecarga da Terra marca a data em que a demanda da humanidade por recursos e serviços ecológicos em um determinado ano excede o que a Terra pode regenerar naquele mesmo ano. Em 2021, o Dia da Sobrecarga ocorre em 29 de julho. No restante do ano, os seres humanos vão viver no “cheque especial” ecológico.

Em comemoração ao Dia da Sobrecarga e ao Dia Mundial da População (que ocorreu em 11/07/2021), o respeitado economista ecológico, Dr. William Rees, proferiu uma palestra sobre a questão da Sobrecarga da Terra, com o seguinte título: “O que é uma população sustentável? Por que, quando e o que devemos fazer sobre isso?

O Dr. Rees foi um dos oradores nesta discussão de alto nível envolvendo os principais cientistas europeus que estão discutindo o que é um ‘tamanho da população humana cientificamente defensável e sustentável a longo prazo’, conforme solicitado no Aviso dos Cientistas Mundiais à Humanidade (Um Segundo Aviso foi emitido em 2017 por mais de 15.000 cientistas). Depois de sabermos o tamanho correto da população, a questão é como devemos chegar até lá e quando? O alerta de 2017 também apelou à união das nações e líderes para apoiar esse objetivo vital em termos de tamanho da população.

Como vimos, o Dia Mundial da População é comemorado no 11 de julho. No Alerta, a população também está incluída como um dos 6 fatores de estresse no Alerta dos Cientistas Mundiais sobre a Emergência Climática, emitido em 5 de novembro de 2019. Conectado a este Alerta dos Cientistas, a Europa acredita que as Nações Unidas (ONU) devem incluir uma meta populacional cientificamente determinada em seus ODS. Esta parece ser uma fraqueza preocupante na lista atual de ODS, já que muitos deles são, em qualquer caso, dependentes ou afetados por níveis globais de população e consumo conectado.

De fato, o Dr. Rees mostra que a vida no Planeta Terra está sendo ameaçada por uma espécie egoísta que se considera proprietária do mundo e tem se enriquecido às custas do empobrecimento do meio ambiente. Acontece que a economia é um subsistema da ecologia e é impossível manter o padrão de vida da civilização humana numa Terra arrasada e poluída. É impossível a economia ser maior do que a ecologia. Porém, a humanidade já ultrapassou a capacidade de carga do Planeta e a Pegada Ecológica já supera em 73% a Biocapacidade da Terra, conforme mostra o gráfico abaixo.

pegada ecológica e biocapacidade no mundo

O volume das atividades antrópicas precisa ser reduzido para evitar um colapso ambiental. Reduzir o consumo conspícuo, assim como as emissões de CO2, é essencial para garantir, no longo prazo, sobrevivência da humanidade. Todavia, um assunto mais controverso é o debate sobre a necessidade de redução do volume da população global que deve chegar a 8 bilhões de habitantes em 2023. Como reduzir a população para a casa de 2 bilhões de habitantes?

Sem dúvida, o caminho passa pela redução das taxas de fecundidade que é um fator decisivo para o futuro do volume da população. Para conhecer os cenários demográficos futuros, pesquisadores do International Institute for Applied Systems Analysis (IIASA), na Áustria, realizaram projeções de longo prazo (2000 a 2300) da população mundial. As projeções por idade e sexo levaram em consideração um amplo conjunto de hipóteses de fecundidade e três cenários de mortalidade com base em expectativa de vida máxima de 90, 100 e 110 anos.

Em artigo publicado na Demographic Research, em 30 de maio de 2013, os demógrafos Stuart Basten, Wolfgang Lutz e Sergei Scherbov apresentam uma síntese do relatório. Vamos apresentar aqui o cenário de expectativa de vida de 90 anos (Eo = 90), segundo as variações na Taxa de Fecundidade Total (TFT).

A população mundial em 2000 era de 6,05 bilhões de habitantes e a TFT era de 2,53 filhos por mulher. Caso a taxa de fecundidade se mantenha por volta de 2,5 filhos, a população mundial chegaria a 15,1 bilhões em 2100, 33,5 bilhões em 2200 e 71,0 bilhões de habitantes em 2300. Caso a TFT caia para 2 filhos por mulher, a população mundial chegaria a 10,3 bilhões em 2100, 9,9 bilhões em 2200 e 9,0 bilhões de habitantes em 2300. Uma queda da taxa de fecundidade para 1,5 filho por mulher faria a população mundial chegar a 6,8 bilhões em 2100, 2,3 bilhões em 2200 e 720 milhões de habitantes em 2300.

tamanho da população mundial

Ou seja, uma taxa de fecundidade em torno de 2 filhos por mulher faria com que a população mundial se estabilizasse, no longo prazo, em torno de 9 bilhões de habitantes. Meio filho (1/2) para cima, isto é, 2,5 filhos por mulher (equivalente à TFT do ano 2000) faria a população mundial saltar para 71 bilhões de habitantes em 2300 e meio filho para baixo, isto é, TFT de 1,5 filho por mulher, faria a população mundial decrescer para apenas 720 milhões de habitantes em 2300.

Portanto, uma taxa de fecundidade com meio filho acima do nível de reposição levaria a um grande crescimento da população mundial (algumas pessoas diriam “explosão populacional”) e meio filho abaixo da TFT de reposição levaria a um grande decrescimento da população (algumas pessoas diriam “implosão populacional”). Evidentemente, estes resultados teriam um grande impacto positivo ou negativo sobre o meio ambiente e o aquecimento global.

Mas o artigo da Demographic Research mostra outros resultados ainda mais impactantes das projeções de longo prazo. No outro extremo, uma queda da fecundidade mundial para 1 filho por mulher resultaria em um montante da população mundial de 4,4 bilhões em 2100, 370 milhões em 2200 e 30 milhões de habitantes em 2300, conforme tabela abaixo.

cenários de máxima na expectativa de vida

Em síntese, a população mundial em 2300 pode variar de 71 bilhões (na hipótese de TFT de 2,5 filhos por mulher) para 720 milhões de habitantes (na hipótese de TFT de 1,5 filho por mulher) ou praticamente chegar a zero (na hipótese de TFT de 0,75 filho por mulher). Pequenas variações nas taxas de fecundidade provocam grandes alterações no volume da população no longo prazo, quer se denomine o fenômeno da explosão ou implosão demográfica ou qualquer outro nome.

O fato é que o futuro demográfico está aberto e vai depender das decisões tomadas e efetivadas nas próximas décadas e das interrelações entre população, desenvolvimento e meio ambiente. Evidentemente, é impossível uma redução significativa da população no curto prazo. Mas no longo prazo as possibilidades são variadas. Por exemplo, uma taxa de fecundidade de 1,25 filhos por mulher faria a população mundial chegar a pouco mais de 2 bilhões de habitantes em 2150.

Assim, uma TFT global de 1,25 filho por mulher já seria suficiente para fazer a população mundial decrescer para 5,5 bilhões de habitantes em 2100 e 2,4 bilhões em 2150. Como sempre repete o ambientalista David Attenborough: “Todos os nossos problemas ambientais se tornam mais fáceis de resolver com menos gente e, em última instância, mais difíceis ou impossíveis de resolver com cada vez mais pessoas”.

O que a apresentação do Dr. William Rees (14/07/2021) fez foi fundamentar a necessidade do decrescimento da economia e da população. A alternativa é real e viável, resta saber se o mundo vai ouvir o alerta dos cientistas ou vai caminhar para uma Terra Inabitável.

José Eustáquio Diniz Alves
Doutor em demografia, link do CV Lattes:
http://lattes.cnpq.br/2003298427606382

Referências:

ALVES, JED. Projeções para a população mundial 2000-2300: o futuro está aberto, Ecodebate, http://www.ecodebate.com.br/2013/10/04/projecoes-para-a-populacao-mundial-2000-2300-o-futuro-esta-aberto-artigo-de-jose-eustaquio-diniz-alves/

Kelley Dennings. People Think the World’s Population Is Growing Too Fast – So Why Can’t We Talk About It. Center for Biological Diversity, Ecowatch, 02/12/2020
https://www.ecowatch.com/population-growth-2649098525.html?rebelltitem=1#rebelltitem1

WILLIAM J R, et. al. World Scientists’ Warning of a Climate Emergency, BioScience, 05/11/19
https://doi.org/10.1093/biosci/biz088

Stuart Basten, Wolfgang Lutz, Sergei Scherbov. Very long range global population scenarios to 2300 and the implications of sustained low fertility. Demographic Research, V. 28, Art 39, 2013, p. 1145-1166 DOI https://dx.doi.org/10.4054/DemRes.2013.28.39

William Rees. World Population Day Presentation, Scientists Warning Europe, 14/07/2021
https://www.youtube.com/watch?v=o3nCFwhV-9E

 

in https://www.ecodebate.com.br/“>EcoDebate, ISSN 2446-9394, 28/07/2021

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Incêndios florestais em 2020 tiveram grande impacto no clima global

 

Incêndios florestais em 2020 tiveram grande impacto no clima global

Uma imagem do satélite Landsat 8 da NASA mostra a fumaça saindo de grandes incêndios na Ilha Kangaroo, na Austrália, no início de 2020

Incêndios florestais em 2020 tiveram grande impacto no clima global

“O que esta pesquisa mostra é que o impacto de um incêndio regional no clima global pode ser substancial”, disse Fasullo. “Existem impressões digitais em grande escala de incêndios na atmosfera e no oceano. A resposta climática foi equivalente a uma grande erupção vulcânica.”

Por David Hosansky*
National Center for Atmospheric Research / University Corporation for Atmospheric Research

Quando uma equipe de cientistas começou a analisar eventos que influenciaram o clima mundial em 2020, eles fizeram questão de considerar os bloqueios relacionados à pandemia que reduziram as emissões e levaram a céus mais claros em muitas cidades.

Mas eles descobriram que um evento totalmente diferente teve um impacto mais imediato no clima global: os devastadores incêndios florestais que queimaram a Austrália do final de 2019 a 2020, lançando nuvens de fumaça que alcançaram a estratosfera e circundaram grande parte do hemisfério sul.

“A principal força climática de 2020 não foi COVID-19”, disse John Fasullo, cientista do Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica (NCAR) e principal autor do novo estudo. “Foi a explosão de incêndios florestais.”

O estudo está sendo publicado online hoje na Geophysical Research Letters, uma publicação da American Geophysical Union.

Fasullo e seus coautores do NCAR usaram técnicas de modelagem computacional avançadas para quantificar a influência climática das reduções no tráfego e da atividade industrial relacionadas ao COVID-19, bem como a fumaça emitida pelos incêndios. Eles descobriram que os bloqueios relacionados à pandemia de 2020 tiveram uma influência relativamente modesta e gradual que resultará em um aquecimento médio mundial de cerca de 0,05 graus Celsius até o final de 2022. Em contraste, os incêndios tiveram um impacto mais breve, mas mais significativo, resfriando o planeta em alguns meses em cerca de 0,06 graus Celsius.

O estudo ilumina os efeitos surpreendentemente abrangentes de grandes incêndios florestais no sistema climático mundial. Embora possa parecer contraintuitivo que os incêndios, que estão associados ao clima quente, possam ter uma influência temporária de resfriamento, sua fumaça tende a bloquear a luz do sol e modificar as nuvens.

Os cientistas realizaram uma série de estudos sobre os efeitos potenciais do aquecimento das temperaturas nos incêndios florestais, que se tornaram cada vez mais destrutivos nos últimos anos, bem como os impactos localizados dos incêndios no clima. Mas eles dedicaram menos pesquisas sobre o que as chamas podem pressagiar para os padrões de temperatura e precipitação em grande escala.

A pesquisa do NCAR indica que grandes incêndios injetam tantos sulfatos e outras partículas na atmosfera que podem perturbar o sistema climático, empurrar tempestades tropicais para o norte a partir do equador e potencialmente influenciar o aquecimento e resfriamento periódico das águas tropicais do Oceano Pacífico conhecido como El Niño e La Niña.

“O que esta pesquisa mostra é que o impacto de um incêndio regional no clima global pode ser substancial”, disse Fasullo. “Existem impressões digitais em grande escala de incêndios na atmosfera e no oceano. A resposta climática foi equivalente a uma grande erupção vulcânica. ”

Ele e seus coautores alertaram que uma série de advertências se aplica ao estudo, em grande parte por causa das incertezas sobre a extensão total das reduções de emissões durante o bloqueio e os efeitos climáticos exatos da fumaça do incêndio florestal.

O estudo foi financiado pela National Science Foundation, que é o patrocinador do NCAR, bem como pela NASA e pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos.

DISPARIDADE ENTRE TEMPERATURAS HEMISFÉRICAS

Para detectar a influência climática da pandemia e dos incêndios florestais, a equipe de pesquisa se voltou para as estimativas das emissões de ambos os eventos. Eles então usaram o Community Earth System Model baseado em NCAR para executar uma série de simulações para recriar o clima global – tanto com as emissões reais quanto sem elas – bem como sob várias condições atmosféricas e ao longo de um período de 2015 a 2024. Isso permitiu para captar a diferença que as emissões causaram ao clima mundial e obter mais informações do que seria possível apenas com as observações.

As simulações intensivas, mais de 100 ao todo, foram realizadas no supercomputador Cheyenne no NCAR-Wyoming Supercomputing Center.

Como esperavam, Fasullo e seus coautores descobriram que os bloqueios associados ao COVID-19 tiveram uma leve influência no aquecimento do clima global. Esse efeito, que outros estudos científicos mostraram em nível regional, tem a ver com os céus mais claros que resultaram de menos emissões, o que permitiu que mais calor do Sol chegasse à superfície da Terra.

Em contraste, os incêndios florestais australianos resfriaram o hemisfério sul a tal ponto que reduziram as temperaturas médias da superfície da Terra. Isso ocorre porque os sulfatos e outras partículas de fumaça interagem com as nuvens para tornar suas gotículas menores e refletir mais radiação solar que chega de volta ao espaço, reduzindo a absorção da luz solar na superfície.

Em seu pico, os bloqueios relacionados à pandemia levaram a um aumento da energia solar no topo da atmosfera de cerca de 0,23 watts por metro quadrado, que é uma medida usada por cientistas do clima para quantificar a quantidade de calor solar que entra e sai da atmosfera terrestre . Em contraste, os incêndios australianos resfriaram temporariamente o globo em quase um watt por metro quadrado. (Para uma perspectiva, a intensidade média da energia solar no topo da atmosfera diretamente voltada para o Sol é de cerca de 1.360 watts por metro quadrado.)

Ao circundar o hemisfério sul e permanecer na atmosfera por meses, as partículas de fumaça resfriaram desproporcionalmente a metade sul do planeta. Como resultado, a disparidade entre as temperaturas hemisféricas deslocou as tempestades tropicais mais ao norte do que o normal. Fasullo disse que mais pesquisas são necessárias para determinar se a fumaça teve impactos adicionais, como o El Niño e o La Niña.

“Teorizamos que o sistema climático responde dessa forma a grandes erupções vulcânicas”, disse Fasullo. “Mas isso tende a acontecer a cada 30 anos ou mais. Em contraste, grandes incêndios florestais podem ocorrer a cada dois anos e, portanto, têm impactos mais recorrentes. É evidente que precisamos aprender mais sobre como eles afetam o clima global. ”

Referência:

Fasullo, J. T., Rosenbloom, N., Buchholz, R. R., Danabasoglu, G., Lawrence, D. M., & Lamarque, J.-F. (2021). Coupled Climate Responses to Recent Australian Wildfire and COVID-19 Emissions Anomalies Estimated in CESM2. Geophysical Research Letters, 48, e2021GL093841. https://doi.org/10.1029/2021GL093841

Article has an altmetric score of 94

 

Henrique Cortez, tradução e edição.

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 28/07/2021

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Cientistas alertam sobre as consequências da superexploração da Terra

 

Cientistas alertam sobre as consequências da superexploração da Terra


 

insustentável

Cientistas alertam sobre as consequências da superexploração da Terra

Em um ano marcado por enchentes sem precedentes, avalanches mortais e ondas de calor escaldantes e incêndios florestais, o enorme custo da emergência climática – seja medido em recursos perdidos ou vidas humanas – é muito aparente.

Escrevendo em BioScience, um grupo liderado por William J. Ripple e Christopher Wolf, ambos com a Oregon State University, atualizou seu impressionante 2019 “World Scientists’ Warning of a Climate Emergency” com novos dados sobre a saúde do clima. A notícia não é boa.

Embora o uso de combustível fóssil tenha caído ligeiramente em 2020, um resultado amplamente previsto da pandemia COVID-19, os autores relatam que dióxido de carbono, metano e óxido nitroso “estabeleceram novos recordes no ano até a data para as concentrações atmosféricas em 2020 e 2021. ” Além disso, muitos sinais vitais planetários rastreados, refletindo métricas como aumento do nível do mar, conteúdo de calor do oceano e massa de gelo, também estabeleceram recordes inquietantes. No entanto, houve alguns pontos positivos, incluindo subsídios aos combustíveis fósseis atingindo um recorde de baixa e o desinvestimento de combustíveis fósseis atingindo um recorde de alta.

“Os sinais vitais planetários atualizados que apresentamos refletem em grande parte as consequências de negócios implacáveis como de costume”, dizem Ripple, Wolf e colegas, acrescentando que “uma grande lição do COVID-19 é que mesmo uma redução colossal de transporte e consumo não são suficientes e que, em vez disso, mudanças transformacionais no sistema são necessárias. ”

Os autores sugerem que apenas mudanças profundas no comportamento humano podem enfrentar os desafios da emergência climática existente. Entre suas outras recomendações, os autores destacam a necessidade de um preço global significativo do carbono, a eliminação e eventual proibição dos combustíveis fósseis e o desenvolvimento de reservas climáticas estratégicas globais para proteger e restaurar sumidouros naturais de carbono e a biodiversidade. Eles também pedem que a educação climática seja incluída nos currículos escolares, com o objetivo de fortalecer a consciência climática e encorajar os alunos a tomar medidas urgentes sobre o clima.

Ripple, Wolf e colegas encerram com um apelo revigorado por colaboração global para impulsionar mudanças fundamentais: “As políticas para aliviar a crise climática ou qualquer uma das outras transgressões dos limites planetários ameaçados não devem se concentrar no alívio dos sintomas, mas em abordar sua causa raiz: o superexploração da Terra. ” Somente atacando essa causa raiz, sugerem os autores, seremos capazes de “garantir a sustentabilidade de longo prazo da civilização humana e dar às gerações futuras a oportunidade de prosperar”.

Referências:

William J Ripple, Christopher Wolf, Thomas M Newsome, Jillian W Gregg, Timothy M Lenton, Ignacio Palomo, Jasper A J Eikelboom, Beverly E Law, Saleemul Huq, Philip B Duffy, Johan Rockström, World Scientists’ Warning of a Climate Emergency 2021, BioScience, 2021;, biab079, https://doi.org/10.1093/biosci/biab079

Article has an altmetric score of 973

 

William J Ripple, Christopher Wolf, Thomas M Newsome, Phoebe Barnard, William R Moomaw, World Scientists’ Warning of a Climate Emergency, BioScience, Volume 70, Issue 1, January 2020, Pages 8–12, https://doi.org/10.1093/biosci/biz088

Article has an altmetric score of 11529

 

Tradução e edição de Henrique Cortez, com informações da American Institute of Biological Sciences

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 28/07/2021

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]