quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Contaminação de rios por remédios ameaça saúde mundial, diz estudo

 


Contaminação de rios por remédios ameaça saúde mundial, diz estudo

O Rio Azul, em Túnis, tem uma das maiores concentrações de drogas, segundo o estudo – DR JOHN WILKINSON

A poluição dos rios do mundo por remédios e outros produtos farmacêuticos representa uma “ameaça à saúde ambiental e global”, segundo um novo estudo.

Paracetamol, nicotina, cafeína e medicamentos para epilepsia e diabetes foram detectados em um estudo da Universidade de York, no Reino Unido.

A pesquisa está entre as mais extensas realizadas em escala global.

Rios do Paquistão, Bolívia e Etiópia estavam entre os mais poluídos. Os rios da Islândia, da Noruega e da floresta amazônica se saíram melhor.

O impacto de muitos dos produtos farmacêuticos mais comuns nos rios ainda é desconhecido. Mas já se sabe que anticoncepcionais podem afetar o desenvolvimento e a reprodução dos peixes. Cientistas temem que o aumento da presença de antibióticos nos rios possa limitar sua eficácia como medicamentos.

Esta parte do rio Nam Khan, em Laos, geralmente tem baixas concentrações de produtos farmacêuticos – DR JOHN WILKINSON

O estudo coletou amostras de água de mais de mil locais em mais de 100 países. Mais de um quarto dos 258 rios amostrados tinham o que é conhecido como “ingredientes farmacêuticos ativos” presentes em um nível considerado inseguro para organismos aquáticos.

“Normalmente, o que acontece é que usamos esses produtos químicos, eles produzem alguns efeitos desejados em nós, e depois deixam nossos corpos”, disse um dos autores do estudo, John Wilkinson, à BBC News.

“O que sabemos agora é que mesmo as estações de tratamento mais modernas e eficientes não são completamente capazes de degradar esses compostos antes que eles acabem em rios ou lagos.”

Os dois medicamentos mais frequentemente detectados foram a carbamazepina, usada para tratar a epilepsia e dores nos nervos, e a metformina, usada para tratar diabetes.

Também foram encontradas altas concentrações de compostos ligados a estilo de vida, como cafeína (café), nicotina (cigarros) e paracetamol.

Na África, a artemisinina, que é usada contra malária, também foi encontrada em altas concentrações.

“Podemos dizer que [o impacto da presença de produtos farmacêuticos nos rios] provavelmente será negativo, mas você tem que fazer testes individuais com cada um e há relativamente poucos estudos”, disse à BBC News a ecologista aquática Veronica Edmonds-Brown, da Universidade de Hertfordshire, no Reino Unido.

“Isso só vai piorar à medida que estamos usando cada vez mais soluções farmacológicas para qualquer doença, seja física ou mental.”

O estudo diz que o aumento da presença de antibióticos nos rios também pode levar ao desenvolvimento de bactérias resistentes, prejudicando a eficácia dos medicamentos e, em última análise, representando “uma ameaça global ao meio ambiente e à saúde global”.

Os locais mais poluídos estavam em grande parte em países de baixa e média renda e em áreas onde havia despejo de esgoto, má gestão de águas e fabricação de produtos farmacêuticos.

O rio Nairobi no Quênia está entre os rios mais contaminados por produtos farmacêuticos no mundo – DR JOHN WILKINSON

“Nós vimos rios contaminados na Nigéria e na África do Sul com concentrações muito altas de produtos farmacêuticos e isso se deve basicamente à falta de infraestrutura no tratamento de águas”, disse Mohamed Abdallah, professor da Universidade de Birmingham, no Reino Unido.

“Isso é mais preocupante porque as populações mais vulneráveis com menos acesso a cuidados de saúde são as mais expostas.”

Quando perguntado sobre o que pode ser feito, o principal autor do relatório tem uma visão pessimista.

“Vamos precisar de muitas pessoas muito mais inteligentes do que eu para resolver o problema”, diz Wilkinson. “Uma das poucas coisas que podem surtir efeito agora é o uso adequado de medicamentos.”

Isso significa dificultar a obtenção de medicamentos como antibióticos e restrições mais rígidas nas doses.

Fonte: BBC

Em apenas um ano, aumenta em 40% mancha de poluição do maior rio paulista, o Tietê

 https://conexaoplaneta.com.br/blog/em-apenas-um-ano-aumenta-em-40-mancha-de-poluicao-do-maior-rio-paulista-o-tiete/#fechar


Em apenas um ano, aumenta em 40% mancha de poluição do maior rio paulista, o Tietê

Em apenas um ano, aumenta em 40% mancha de poluição do maior rio paulista, o Tietê

Por décadas, o maior rio da capital de São Paulo é um símbolo do descaso de governantes com o meio ambiente da cidade. O Tietê corta o estado por 1.100 km, desde a nascente, em Salesópolis, à foz do rio Paraná, em Itapura. Entra governo e sai governo, sempre há promessas de limpá-lo e recuperá-lo, mas nada é feito para tal. Não há realmente esforços reais e investimento robusto para que seja possível permitir que haja vida novamente nele, algo que pode ser feito e já aconteceu em outras grandes capitais, como é o caso do Tâmisa, em Londres (leia mais aqui).

E mais uma vez, a Fundação SOS Mata Atlântica traz a público números que são prova dessa tragédia. A organização divulgou nesta quinta-feira (22/09), data em que se “celebra” ou pelo menos, devíamos comemorar o “Dia do Rio Tietê”, o resultado de um monitoramento que realiza anualmente em diversos trechos do rio. O fato é que, apenas em um ano, entre setembro de 2021 e agosto de 2022, a mancha de poluição aumentou 40%, atingindo 122 km.

A área analisada compreende 576 km, desde a nascente até a jusante da eclusa do Reservatório de Barra Bonita. 

Segundo o relatório Observando o Tietê 2022, a água de boa qualidade foi reduzida numa proporção ainda maior: de 124 km no ano passado para apenas 60 km na atual medição. Essa condição é percebida sobretudo em regiões do interior do estado.

“O uso mais intensivo da terra, com perda de matas ciliares,  pode causar grandes impactos para a qualidade da água da bacia do Tietê. O maior revolvimento do solo para os plantios e o uso mais intenso de fertilizantes e agrotóxicos para as culturas agrícolas têm implicado em grande produção de sedimentos que atingem os rios e que carregam consigo nutrientes e poluentes, que formam algas e consomem o oxigênio dissolvido da água”, alerta Gustavo Veronesi, coordenador do programa Observando os Rios, da SOS Mata Atlântica.

O levantamento revela que, em 2021, nos 53 pontos avaliados, 11,3% aparecem com índice bom, 67,9% regular, 13,2% ruim e 7,5% péssimo.

Um passo fundamental para a melhoria da qualidade de vida do Tietê é garantir o acesso universal ao saneamento à toda população do estado.

“Os esforços para o incremento do saneamento na Grande São Paulo precisam ser expandidos para os demais municípios a fim de garantir a saúde da população e a qualidade da água ao longo de toda a bacia”, ressalta Veronesi.

Leia também:
Especialistas alertam sobre invasão de arraias no Rio Tietê e aumento de acidentes com ferrão do animal
Rio Tietê fica tomado por lixo plástico depois de forte chuva, no interior de SP

Foto de abertura: Marcelo Argona / SOSMA

Biofertilizante desenvolvido por professor da UnB recebe mais importante prêmio de inovação da Sociedade Brasileira de Química

 https://conexaoplaneta.com.br/blog/biofertilizante-desenvolvido-por-professor-da-unb-recebe-mais-importante-premio-de-inovacao-da-sociedade-brasileira-de-quimica/#fechar


Biofertilizante desenvolvido por professor da UnB recebe mais importante prêmio de inovação da Sociedade Brasileira de Química

Biofertilizante desenvolvido por professor da UnB recebe mais importante prêmio de inovação da Sociedade Brasileira de Química

Um dos principais desafios na agricultura do mundo todo é a dependência no uso de fertilizantes, muitas vezes tóxicos e poluentes, para aumentar a produtividade na lavoura. Até hoje, sem essas substâncias, a produção de alimentos em larga escala para atender a demanda global se torna inviável. Todavia, sabe-se que o emprego de alguns desses produtos, fabricados com materiais à base de polímeros e nanopartículas metálicas, como o ouro e a prata, provoca impactos graves no meio ambiente, provocando a contaminação do solo e cursos d’água, por exemplo.

Entretanto, ao longo dos últimos anos, pesquisadores têm se debruçado muito para desenvolver alternativas mais sustentáveis e de preferência, naturais, à utilização dos mesmos. Uma delas, inclusive, acaba de receber o mais importante prêmio de inovação que a Sociedade Brasileira de Química concede: um biofertilizante criado pelo professor da Universidade de Brasília (UnB) Brenno Amaro.

Aos 43 anos, o gaúcho é formado em Química e tem pós-doutorado em Biotecnologia Molecular e Celular. “É muito importante receber um prêmio como esse, o maior de inovação dado pela sociedade”, celebra o profissional.

A Arbolina, o nome do novo biofertilizante produzido com nanotecnologia e matéria-prima 100% nacional, é atóxica, não poluente e pode aumentar em até 40% a produtividade de alguns tipos de cultivos.

“O biofertilizante é composto por carbono orgânico, nitrogênio, oxigênio e hidrogênio. É basicamente o que a planta precisa. Ele é ‘bio’ porque é atóxico, feito de material produzido na natureza. E é sustentável, portanto, não gera resíduos sólidos e nem líquidos na produção”, explica.

Conversamos com Amaro sobre a novidade e a entrevista você confere a seguir:

Como surgiu a ideia para o desenvolvimento da Arbolina?
A Arbolina surgiu da ideia de se desenvolver materiais carbonáceos luminescentes. Ou seja, materiais que pudessem emitir luz dependendo das condições. Neste processo, se observou que algumas propriedades poderiam ser atrativas para o desenvolvimento de vegetais.

Como exatamente a nanotecnologia é utilizada para o desenvolvimento do biofertilizante?
Os materiais carbonáceos são produzidos de forma que podemos controlar o seu tamanho. Por esta razão eles são sintetizados na escala manométrica, ou seja, um bilionésimo do metro. Sendo tão pequena e em escala nano, estes materiais são absorvidos de forma mais eficientes. Desta forma se utiliza a nanotecnologia tanto para produção quanto para aproveitamento por parte dos vegetais.

Quais são seus principais benefícios?
Os benefícios são inúmeros. Mas, dentre os principais, podemos destacar que são materiais atóxicos, não poluem, não são perigosos e são biologicamente compatíveis.

Por que o fertilizante aumenta a produtividade de alguns cultivos?
O aumento de produtividade ocorre em decorrência do melhoramento da saúde da planta. Como um biofertilizante organomineral, a Arbolina contribui para uma nutrição mais eficaz da planta. Plantas mais saudáveis produzem mais.

Esse biofertilizante pode ser usado em qualquer tipo de cultivo?
Pode ser usado em qualquer cultivo. Entretanto, cada cultivo tem uma dosagem certa de aplicação e seu tempo próprio de aplicação. Se estes parâmetros não forem bem controlados juntamente com a condição nutricional e qualidade do solo, o resultado será apenas o de causar estresse na planta. Por esta razão, este material é para aplicação em condições controladas. Do contrário, a planta apenas ficará estressada e não produzirá mais

O biofertilizante já é comercializado? Sua produção pode ser feita em larga escala?
Sim, o biofertilizante é comercializado pela Krilltech e é produzido em larga escala.

Como o custo do biofertilizante se compara a demais produtos disponíveis no mercado?
O preço do biofertilizante é compatível com os demais produtos disponíveis no mercado dentro deste ramo.

O que tem sido feito com o dinheiro arrecadado com a venda do produto?
A Krilltech paga royalties para a Universidade de Brasília e para a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) pelo uso da tecnologia patenteada. É o fruto da ciência contribuindo na geração de mais ciência.

Ainda há muita resistência por parte dos agricultores em buscar novas alternativas para substituir os pesticidas/herbicidas tradicionais e tóxicos?
A resistência a mudança é sim uma realidade. Mas os resultados da Arbolina são tão expressivos que o produtor já tem se rendido à esta tecnologia.

Foto de abertura: arquivo pessoal

Amazônia e Cerrado foram os biomas mais queimados em agosto

 


Amazônia e Cerrado foram os biomas mais queimados em agosto

21.09.2022 • Notícias
daisy photographed from below
Pesquisadores do IPAM em área desmatada no Cerrado em Goiás (Foto: Vera Laísa Arruda/IPAM)

Por Bibiana Alcântara Garrido*

A Amazônia e o Cerrado foram os biomas mais atingidos pelo fogo em agosto. É o que mostram novos dados divulgados nesta terça-feira, 20, pelo Monitor do Fogo, produto da iniciativa MapBiomas em parceria com o IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia). O Monitor do Fogo anuncia, mês a mês, um mapeamento das cicatrizes de fogo no Brasil.

Foram 1.699.993 hectares queimados na Amazônia em agosto, um aumento de 38% em relação ao mesmo período do ano anterior. No Cerrado, foram 1.190.352 hectares no mesmo mês. Outros biomas também foram mapeados: Mata Atlântica (47.401 hectares), Caatinga (31.554 hectares), Pantanal (19.867 hectares) e Pampa (58 hectares).

Os Estados mais afetados pelo fogo em agosto e as respectivas áreas queimadas foram: Pará (869.462 hectares); Mato Grosso (657.342 hectares); Tocantins (421.997 hectares); Amazonas (303.088 hectares); e Maranhão (246. 325 hectares), todos contemplando os biomas da Amazônia e Cerrado.

Aumento do fogo no Pará

Do total de área queimada no bioma Amazônia, 51% foi identificado no Pará, que teve aumento de 110% nas queimadas em relação ao mês de agosto do ano anterior. Os municípios paraenses mais atingidos em agosto deste ano foram: São Félix do Xingu, com 202.828 hectares queimados; Altamira, com 197.292 hectares queimados; e Novo Progresso, com 130.787 hectares queimados.

Pesquisador no IPAM e no Monitor no Fogo, o cidadão altamirense Felipe Martenexen compartilha como as queimadas afetam a vida de quem mora na cidade. “A gente acaba sentindo na pele todo o efeito dessas áreas queimadas, a gente sente a fumaça. Quando eu acordo, a área de casa está cheia de cinzas. Imagine o ar que a gente está respirando! É algo que compromete a nossa saúde e assusta bastante a população. Nosso papel aqui é produzir os dados para que a comunidade possa usar e aproveitar da melhor maneira possível”, comenta.

Desmatamento e queima de pastagens

De janeiro a agosto de 2022, o Brasil teve uma área total queimada de 5.924.418 hectares, e os principais tipos de vegetação nativa e de uso da terra atingidos pelo fogo foram: formações campestres (26,8%); pastagens (24,4%); formações savânicas (16%); formações florestais (14,5%); campos alagados e áreas pantanosas (10,3%).

“O período seco ainda está forte, com ondas de calor atingindo regiões onde a chuva não cai há muito tempo. Isso, de fato, gera a possibilidade de incêndios. Quando a gente fala de fogo na Amazônia, estamos falando, principalmente, de fogo de desmatamento, em um processo que finaliza o desmatamento. Tem também o fogo que é para queima de pastagem, na qual as pessoas usam o fogo para manejar a pastagem que está com arbustos, por exemplo, plantas que não servem para o gado comer. O interessante é que o Monitor do Fogo traz esse dado, mostrando que grande parte do que queimou no Brasil de janeiro a agosto é área de pastagem. A gente vê que, de fato, há um investimento”, diz Ane Alencar, diretora de Ciência no IPAM e coordenadora do Monitor do Fogo.

O que está por vir em setembro

Agosto e setembro são os meses em que ocorre o auge da estação seca em algumas regiões do país. Pesquisadores antecipam que os números do próximo mês podem ser ainda maiores para os biomas Amazônia e Cerrado.

“Apesar da área queimada de janeiro a agosto no Brasil ter sido menor que a área queimada em 2021 no mesmo período, infelizmente, estamos esperando uma área ainda maior atingida pelo fogo no país para o mês de setembro, novamente na Amazônia e no Cerrado. Confirmaremos essa projeção nas próximas semanas com o mapeamento do Monitor do Fogo para o mês de setembro”, indica Vera Laísa Arruda, pesquisadora no IPAM e no Monitor do Fogo.

Sobre o Monitor 

Monitor do Fogo é a primeira versão do mapeamento mensal de cicatrizes de fogo para o Brasil, abrangendo o período a partir de 2019, baseado em mosaicos mensais de imagens multiespectrais do satélite Sentinel 2 com resolução espacial de 10 a 20 metros. Todo o processo foi realizado de forma colaborativa entre as instituições da rede MapBiomas e utilizando algoritmos de aprendizado de máquina (deep learning) por meio da plataforma Google Earth Engine e Google Cloud Storage, que oferecem imensa capacidade de processamento computacional e em nuvem.

O MapBiomas é uma rede de instituições que envolve ONGs, universidades e empresas de tecnologia dedicadas a mapear e entender a dinâmica do uso da terra no Brasil. Para o Monitor do Fogo, o IPAM realizou o desenvolvimento tecnológico e operacional. Equipes de especialistas em cada bioma realizaram amostragem, avaliação e refinamento do mapeamento: IPAM para os biomas Amazônia e Cerrado; SOS Pantanal/ArcPlan para o bioma Pantanal; Geodatim para o bioma Caatinga; SOS Mata Atlântica/ArcPlan para o bioma Mata Atlântica; e Geokarten para o bioma Pampa.

*Jornalista no IPAM, bibiana.garrido@ipam.org.br

Senado debate mudanças climáticas e políticas ambientais brasileiras

 




Senado debate mudanças climáticas e políticas ambientais brasileiras

15.09.2022 • Notícias
daisy photographed from below
Debate foi realizada a pedido do senador Fábio Contarato (TV Senado/Reprodução)

Por Lucas Guaraldo*

Durante a sessão de debates temáticos, realizada no dia 13 de setembro, ambientalistas, pesquisadores e ativistas apontam as fragilidades no cumprimento das metas da NDC (Contribuição Nacionalmente Determinada), firmada na COP26, e divulgaram dados a respeito das emissões de gases do efeito estufa e desmatamento no Brasil. 

A reunião foi realizada a pedido do senador Fábio Contarato (PT-ES), membro da Comissão de Meio Ambiente do Senado Federal, e tem por objetivo guiar as propostas do Brasil na COP 27, que ocorrerá entre os dias 6 e 18 de novembro de 2022, em Sharm el-Sheikh, no Egito, e que debaterá a implementação de políticas de redução das emissões e transição energética. 

(A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2022, mais comumente referida como COP27, será a 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a ser realizada de 6 a 18 de novembro de 2022 em Sharm El Sheikh, Egito. Wikipedia (inglês)

Para o debate foram convidados o coordenador do SEEG (Sistema de Estimativa de Emissões de Gases de Efeito Estufa)  do Observatório do Clima e do MapBiomas, Tasso Azevedo, a advogada especializada em mudanças climáticas e diretora-executiva da rede Laclima, Caroline Prolo e a diretora Raps (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade), Mônica Sodré, a coordenadora de políticas climáticas, Mariana Marçal e a Coordenadora de Baixo Carbono e Resiliência do ICLEI Brasil, Leta Vieira, dentre outros. 

Durante a abertura da sessão, Contarato criticou as NDCs brasileiras e o progresso feito nos acordos firmados durante a COP 26, criticando a atuação do Governo Federal e alertando para as consequências internacionais da falta de fiscalização ambiental no Brasil

“A NDC brasileira, pactuada na COP26, relatou forte retrocesso na política ambiental brasileira, com frustração das metas apresentadas, descrição vaga e imprecisa dos caminhos para se chegar nas metas propostas e clara ausência de indicadores que atestam o seu cumprimento. A estratégia do governo é desmontar a estrutura de fiscalização ambiental e dourar a pílula em face das pressões internacionais que ameaçam, inclusive, setores tradicionais da exportação brasileira”, alertou o senador. 

Os desafios brasileiros

De acordo com dados da SEEG Brasil (Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa), o Brasil ocupa o quinto lugar no ranking de maiores emissores, atrás apenas de EUA, China, Índia e Rússia. Além disso, no caso do Brasil, a maior parte das emissões vem da transição do uso da terra, como o desmatamento e transformações de florestas em pastagem e lavoura. 

Para Azevedo, a perda de cobertura vegetal nativa no Brasil nos últimos 37 anos tem sido preocupante e tem limitado a capacidade das matas brasileiras de reter o carbono que liberamos na atmosfera. 

“Perdemos 84,7 milhões de hectares de vegetação nativa desde 1985. Perdemos uma área equivalente a 20 vezes o Estado do Rio de Janeiro. Essa perda tem dois reflexos. De um lado, ela resulta na emissão de bilhões e bilhões de toneladas de gases do efeito estufa e do outro, reduzimos drasticamente a nossa área de captura de carbono”, afirmou o coordenador do SEEG. 

Além disso, o fogo tem prejudicado a capacidade de regeneração brasileira. Segundo dados do Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), após índices de desmatamento recorde em agosto, a primeira semana de setembro já registrou 20.261 focos de incêndio, superando os focos registrados em todo o mês de setembro de  2021. 

Durante o debate no Senado, houve um alerta para a extensão e a escala dos incêndios florestais brasileiros e para a relação do fogo com o uso indevido do território e com o desmatamento.  Nos últimos 36 anos, o Brasil queimou quase 20% (1.672.142 km2) de seu território pelo menos uma vez e metade disso pegou fogo mais de uma vez. Isso faz com que os incêndios florestais gigantes que vemos na Califórnia ou na Europa pareçam coisas muito pequenas.

Objetivos para a COP 27

Enfrentar os desafios no cumprimento das NDCs brasileira, além de recuperar parte do papel propositivo do Brasil nas negociações ambientais globais, protegeria as exportações brasileiras de embargos, como o da União Europeia, evitaria perdas em safras agrícolas e crises energéticas causadas pela seca e abriria uma série de oportunidades de desenvolvimento sustentável para o país. 

A necessidade do Brasil retomar o caminho da preservação ambiental foi apontado como um dos principais caminhos que podem ser explorados durante as reuniões da COP 27. 

Segundo Mariana Marçal, a COP 27 representa mais uma oportunidade de negociação de apoio internacional e que o Brasil não pode vacilar na apresentação de propostas e de resultados. 

“O Brasil seja pela União, seja pelos Estado, não pode mais ir a uma COP sem demonstrar, sem apresentar com clareza, o que tem feito para implementar as ações em nível local para a redução de emissões de gases. Os financiadores estão atentos, a comunidade internacional está atenta e os brasileiro têm demonstrado que estão atentos”, alertou a pesquisadora e ambientalista. 

Estagiário sob supervisão de Natália Moura*