quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Prefeitura do Rio desmente corte de 50% em mutirões de reflorestamento

 

Prefeitura do Rio desmente corte de 50% em mutirões de reflorestamento

Duda Menegassi
segunda-feira, 25 janeiro 2021 14:18
Encosta da Avenida Niemeyer durante plantio do Programa de Reflorestamento do Rio. Foto: Hudson Pontes/Prefeitura do Rio

Durante a última semana, circulou nas redes uma denúncia de que a prefeitura do Rio de Janeiro teria a intenção de cortar em 50% as equipes dos mutirões de reflorestamento, formadas por pessoas de comunidades carentes do município. Em resposta ao ((o))eco, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente afirmou que a informação não é verdadeira e que ainda será anunciado o plano de 2021 da pasta. O programa, que existe há 35 anos, conta com uma força-tarefa de mutirantes, moradores de comunidades que se voluntariam e recebem uma bolsa-auxílio para realizar o plantio. Como não são servidores da prefeitura, estão mais vulneráveis à “demissão”.

“A informação não procede. O programa de reflorestamento é uma política de estado que existe há mais de 30 anos e será mantido. Devido ao curto período de transição e às graves restrições fiscais que a Prefeitura do Rio enfrenta, a equipe técnica de engenheiros florestais da Secretaria ainda está estruturando o plano para 2021. Esse plano será anunciado em breve”, esclareceu a Secretaria em nota enviada ao ((o))eco.

programa de reflorestamento já plantou mais de dez milhões de mudas em 3,4 mil hectares de área de morros e encostas em 92 bairros no município do Rio de Janeiro. A iniciativa já envolveu mais de 15 mil moradores das comunidades, que são colaboradores voluntários, cujo pagamento é a bolsa-auxílio dada pela prefeitura. O valor da bolsa gira em torno de um salário mínimo e varia de acordo com uma combinação de produtividade mensal com o cargo (servente ou encarregado). De acordo com dados oficiais do portal do Refloresta Rio, esta remuneração é a única fonte de renda para 60% das famílias que participam do projeto.

Um dos que se mobilizou publicamente sobre a denúncia de corte no programa de reflorestamento foi o deputado estadual Carlos Minc (PSB-RJ). De acordo com ele, o secretário de meio ambiente, Eduardo Cavaliere, voltou atrás de sua decisão após a pressão e repercussão negativa que o caso ganhou nas redes. “O [prefeito] Eduardo Paes mandou todas as secretarias contingenciarem recursos e o mutirão contrata gente que pode ser demitida, porque não são funcionários. Ele [Cavaliere] falou que contra sua vontade avisou às cooperativas de reflorestadores que ia ter que provisoriamente cortar metade. Essa turma falou pros ambientalistas, nós colocamos a boca no trombone e houve uma comoção. Em vista dessa pressão dos ambientalistas e das redes, Cavaliere disse que iria avaliar essa decisão para tentar minimizar os estragos, ver se consegue cortar de outro lado ou cortar menos do que 50%, e por enquanto estaria suspensa essa decisão [de corte]”, conta ao ((o))eco o deputado.

“Esse assunto mostra que tem que ter vigilância e pressão da sociedade, e não tem nada resolvido, o perigo [de corte] continua existindo. Esse reflorestamento nos morros e encostas segura deslizamento, enxurrada, não é só a questão do verde, mas de vidas humanas, de qualidade de vida urbana e ambiental”, completa Minc.

 

O mundo mais urbanizado e as cidades virando saunas

 

O mundo mais urbanizado e as cidades virando saunas

 

O mundo mais urbanizado e as cidades virando saunas, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

“Todos os nossos problemas ambientais se tornam mais fáceis de resolver com menos pessoas e mais difíceis e, em última instância, impossíveis de resolver com cada vez mais pessoas”
David Attenborough

[EcoDebate] O mundo está ficando cada vez mais urbanizado, tanto em termos absolutos, quanto em termos relativos. A população urbana era de 750 milhões de habitantes em 1950, representando 29,6% da população total. Em 2008, a população urbana global chegou a 3,4 bilhões de habitantes, representando 50% da população total. A partir desta data o mundo passou a ter maioria da população vivendo em cidades.

Em 2020, a população urbana chegou a 4,4 bilhões de pessoas (56,2% da população total). Em 2050, deve haver 6,7 bilhões de habitantes urbanas, representando mais de dois terços (68,4%) do total populacional, conforme mostra o gráfico abaixo da Divisão de População da ONU.

população urbana absoluta e relativa no mundo: 1950-2050

A urbanização tem sido o principal vetor da transformação socioeconômica e demográfica do Planeta e do processo de modernização. Nos últimos 2 séculos, as cidades lideraram as inovações econômicas, tecnológicas, científicas e culturais que reconfiguraram as estruturas familiares, a organização social e as relações de trabalho, possibilitando avanços sem precedentes nos direitos de cidadania de parcelas cada vez mais amplas da população.

O processo de urbanização já trouxe muitos ganhos históricos, mas poderá trazer vantagens ainda maiores nas próximas décadas. As transições urbana e demográfica são dois fenômenos fundamentais da modernidade e acontecem de forma sincrônica. como mostraram Martine, Alves e Cavenaghi (2013).

Também de forma sincrônica ocorrem o processo de modernização e de aquecimento global. Entre 1770 e 2020, a economia global cresceu 135 vezes, a população mundial cresceu 9,2 vezes e a renda per capita cresceu 15 vezes. Este crescimento demoeconômico foi maior do que o de todo o período dos 200 mil anos anteriores, desde o surgimento do Homo sapiens. Mas todo o crescimento e enriquecimento humano ocorreu às custas do desequilíbrio climático que prevaleceu no Holoceno (últimos 12 mil anos).

Em função do crescimento das atividades antrópicas, as emissões globais de CO2 que estavam em 2 bilhões de toneladas em 1900, passaram para 6 bilhões de toneladas em 1950, chegaram a 25 bilhões de toneladas no ano 2000 e atingiram 37 bilhões de toneladas em 2019. A concentração de CO2 na atmosfera que permaneceu abaixo de 280 partes por milhão (ppm) durante todo o Holoceno, subiu rapidamente após a Revolução Industrial e Energética. A concentração de CO2 chegou a 300 ppm em 1920, atingiu 317 ppm em março de 1960 e pulou para 417 ppm em maio de 2020. Em consequência do efeito estufa, as temperaturas do Planeta estão subindo e acelerando as mudanças climáticas e seus efeitos danosos sobre a vida na Terra.

Indubitavelmente, o mundo vai ter um grande crescimento urbano até 2050 e também terá um aumento do aquecimento global. Mas a questão que se coloca é a seguinte: é melhor enfrentar os desafios do crescimento populacional na cidade ou no campo?

Existem muitas pessoas saudosistas que falam em desurbanização ou até mesmo “desmigração”. Alguns sonham com uma volta ao rural e com uma casa no campo, de preferência de “pau-a-pique e sapê, com carneiros e cabras pastando solenes no jardim”, como na música de Zé Rodrix. Mas o próprio mundo rural atualmente é bastante diferente do que foi no passado e a urbanidade já avançou para além das cercas que dividem o campo da cidade.

Diversos estudos mostram que os indicadores sociais e econômicos melhoram com o aumento da urbanização. Os países mais urbanizados tendem a ter maior renda, maior nível educacional, menor mortalidade infantil, maior esperança de vida, maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), menores níveis de violência, menor proporção de pessoas passando fome, menor mortalidade materna, menor desigualdade de gênero, etc. Em geral, a concentração urbana permite ganhos de escala e ganhos do efeito de aglomeração, ao contrário da dispersão rural ou das pequenas cidades.

David Owen, no livro Green Metropolis, mostra que os impactos ambientais (emissões, resíduos, ou consumo de terra per capita) é menor nas cidades densas do que nas cidades espraiadas ou nos países com população rural dispersa. Ele mostra que Nova Iorque, especialmente Manhattan, é muito mais eficiente no uso da energia e tem menor pegada ecológica per capita do que cidades como Washington ou Los Angeles. Por exemplo, a verticalização das moradias e escritórios torna mais eficiente o transporte coletivo, pois seria impossível manter metrôs e trens de alta velocidade em áreas rurais ou mesmo em áreas suburbanas de baixa densidade populacional. O fato é que a urbanização é uma tendência que veio para ficar e vai se expandir nas próximas décadas.

No artigo “Global multi-model projections of local urban climates” de Lei Zhao et. al., publicado na revista Nature Climate Change, em 04/01/2021, os autores usam uma nova técnica de modelagem para estimar que, no ano 2100, as cidades do mundo podem chegar a um aquecimento de 4,4º Celsius em média. Isto, deixaria muito para trás as metas do Acordo de Paris. Em geral, os modelos climáticos globais tendem a desprezar as áreas urbanas, pois estas representam apenas 3% da superfície terrestre do planeta. As cidades são apenas um pontinho do território global. Contudo, o artigo sugere que cidades mais quentes podem ser catastróficas para a saúde pública urbana, que já sofre os efeitos do aumento do calor. Entre 2000 e 2016, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, o número de pessoas expostas a ondas de calor saltou 125 milhões e o calor extremo ceifou mais de 166.000 vidas entre 1998 e 2017. Assim, o crescimento das cidades e o aumento do aquecimento global – provocando ilhas de calor nas cidades – podendo gerar uma situação de “cidades saunas”, tornando inabitáveis muitas megacidades do mundo, principalmente nas áreas tropicais. Milhões de pessoas, especialmente idosos e crianças, podem ser vítimas das ondas letais de calor.

Para conter o aquecimento global é preciso haver um decrescimento demoeconômico. Voltar para o meio rural não resolve o problema.

A solução é manter a taxa de urbanização em elevação, mas reduzir o tamanho das cidades por meio da redução demográfica. Assim, o mundo poderia ter maior proporção de habitantes nas cidades, mas as cidades seriam menores em função de um menor número de pessoas em decorrência da transição demográfica e da permanência de taxas de fecundidade abaixo do nível de reposição.

Artigo de Jim Robbins (BBC Future/Yale e360, 23 novembro 2020) mostra a natureza está passando por um processo de extinção em massa à medida que habitats naturais são alterados pela atividade humana. À medida que o ser humano continua a expandir rapidamente seu domínio sobre a natureza — desmatando e incendiando florestas, exterminando espécies e interrompendo funções do ecossistema — um número cada vez maior de cientistas e conservacionistas influentes acredita que proteger metade do Planeta de alguma forma será a solução para mantê-lo habitável. A ideia ganhou notoriedade pela primeira vez em 2016, quando Edward O. Wilson, o importante biólogo conservacionista, publicou a sugestão no livro “Da Terra Metade: O nosso planeta luta pela vida”.

Desta forma, a melhor maneira de lutar contra o aquecimento global é concentrar a população global nas cidades, mas em cidades menores, com mais áreas verdes, com agricultura urbana e com uma economia sustentável, aumento das áreas anecúmenas e com regeneração ecológica do mundo.

José Eustáquio Diniz Alves
Colunista do EcoDebate.
Doutor em demografia, link do CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2003298427606382

Referências:
ALVES, JED. A urbanização e o crescimento das megacidades, Ecodebate, 22/04/2015
http://www.ecodebate.com.br/2015/04/22/a-urbanizacao-e-o-crescimento-das-megacidades-artigo-de-jose-eustaquio-diniz-alves/

George Martine, Jose Eustáquio Alves, Suzana Cavenaghi. Urbanization and fertility decline: Cashing in on Structural Change, IIED Working Paper. IIED, London, December 2013. ISBN 978-1-84369-995-8 https://pubs.iied.org/10653IIED/
https://pubs.iied.org/pdfs/10653IIED.pdf

Lei Zhao et. al. Global multi-model projections of local urban climates. Nature Climate Change, 04 January 2021
https://www.nature.com/articles/s41558-020-00958-8

JIM ROBBINS. O plano para transformar metade do mundo em reserva ambiental, BBC Future / Yale e360, 23 novembro 2020
https://www.bbc.com/portuguese/vert-fut-54841832

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 27/01/2021

 

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Cúpula de Ação Climática e os 5 anos do Acordo de Paris, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

 

Cúpula de Ação Climática e os 5 anos do Acordo de Paris, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

“A distância entre o que precisamos fazer e o que realmente está sendo feito está aumentando a cada minuto. Ainda estamos acelerando na direção errada”.
Greta Thunberg

[EcoDebate] O Acordo de Paris completou 5 anos no dia 12 de dezembro de 2020. Para comemorar a data e avançar nas propostas para controlar o aumento do aquecimento global a ONU organizou a Cúpula de Ação Climática buscando uma união entre os países que apresentaram propostas para intensificar as ações de mitigação climática. Cerca de 80 líderes globais participaram da Cúpula e ficaram de fora grandes emissores como Brasil, Estados Unidos, Austrália e Rússia que não apresentaram nada de novo ou, simplesmente, recuaram nas metas anteriores.

Diversos países atualizaram as suas NDCs (Contribuições Nacionalmente Determinadas) prometendo maior ambição no corte das emissões de gases de efeito estufa (GEE). O Reino Unido (sede da próxima COP), que já havia anunciado a redução de suas emissões em 68% até 2030 em relação a 1990, disse que não mais financiará a produção de combustíveis fósseis no exterior. O Primeiro-ministro Boris Johnson se comprometeu com uma retomada verde da economia com maiores investimentos em energia renovável.

Desde a assinatura do Acordo de Paris, os 6 anos de 2015 a 2020 foram os mais quentes do Antropoceno. Se nada for feito a temperatura global superará em muito a meta de 2º C. até o final do século. Com Trump não sendo mais uma ameaça, há esperança no cumprimento das metas, mas apenas se os países cumprirem e avançarem em suas NDCs. Numa visão otimista, o Instituto Climate Action Tracker (CAT) calculou que o aquecimento global em 2100 pode ficar em 2,1º C., como resultado de todas as promessas líquidas zero anunciadas em novembro de 2020, conforme mostra o gráfico abaixo.

cenários da temperatura global até 2100

Nesta conta está o anúncio da China, feito em setembro de 2020, de que pretende atingir a neutralidade de carbono antes de 2060, o que reduziria a estimativa de aquecimento do final do século em 0,2 a 0,3º C. Assumir a neutralidade de carbono nos EUA até 2050, conforme proposto pelo presidente eleito Joe Biden, reduziria o aquecimento em mais 0,1º C. África do Sul, Japão, Coreia do Sul e Canadá também anunciaram recentemente metas líquidas de zero. No total, 127 países responsáveis ??por cerca de 63% das emissões estão considerando adotaram metas líquidas zero.

Contudo, metas zero líquidas não são suficientes e os governos devem adotar metas mais fortes até 2030. Somente assim seria possível fechar a lacuna de emissões remanescente para 1,5º C. Na América Latina, o Brasil é o maior poluidor e apresentou retrocesso nas metas voluntárias e em consequência o ministro brasileiro Ricardo Salles foi excluído da Cúpula de Ação Climática. Já a Colômbia e a Argentina mostraram avanços. Enquanto o presidente argentino Alberto Fernández anunciou que apresentará uma nova NDC com limites de emissão 25% menores para 2030, o colombiano Iván Duque prometeu 51% de redução absoluta de emissões em 2030 em relação a 2010.

Enquanto o mundo discute as ações climáticas, a década de 2011 a 2020 foi a mais quente desde o início das medições. O ano de 2020 está entre os dois mais quentes da série histórica.

Segundo análise do Carbon Brief, o mundo provavelmente excederá 1,5º C. por volta de 2031 e excederá 2º C. por volta de 2052.

O aquecimento global é a maior ameaça existencial à humanidade. Assim como existe uma emergência de saúde pública (por conta do coronavírus), existe também uma emergência climática por conta do aumento da temperatura global. O mundo precisa aprender com o trauma da covid-19 e acordar para a urgência de se resolver os problemas ambientais do século XXI. Senão teremos uma “Terra inabitável” como mostrou o jornalista David Wallace-Wells. O alerta já está dado, ninguém poderá ser pego desprevenido e desinformado no futuro próximo.

O Secretário Geral da ONU, António Guterres, em seu discurso de abertura da Cúpula sobre o clima pediu aos líderes para declarar estado de “emergência climática” em seus países para fomentar ações e evitar um aquecimento global catastrófico: “Alguém ainda consegue negar que estamos enfrentando uma emergência dramática?”, questionou Guterres por vídeo. “É por isso que hoje eu peço que os líderes mundiais declarem um estado de emergência climática em seus países até que a neutralidade em carbono seja alcançada”.

José Eustáquio Diniz Alves
Colunista do EcoDebate.
Doutor em demografia, link do CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2003298427606382

Referência:
ALVES, JED. A dinâmica demográfica global em uma “Terra inabitável”, Revista Latinoamericana de Población, Vol. 14 Núm. 26, dezembro de 2019
https://revistarelap.org/index.php/relap/article/view/239

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 08/01/2021


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Atual proposta de orçamento para Ministério do Meio Ambiente é a menor em 21 anos, aponta relatório

 


Atual proposta de orçamento para Ministério do Meio Ambiente é a menor em 21 anos, aponta relatório

PROJETO DE LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL (PLOA) DE 2021 APRESENTA REDUÇÃO DA VERBA DESTINADA INCLUSIVE ÀS ÁREAS DE FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL E COMBATE A INCÊNDIOS FLORESTAIS. EM NOTA AO G1, O MINISTÉRIO DA ECONOMIA REBATEU A COMPARAÇÃO E CRITICOU A METODOLOGIA DO RELATÓRIO. OBSERVATÓRIO DO CLIMA (OC) MANTÉM ANÁLISE.

O Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2021, que ainda será analisado pelo Congresso, tem a menor proposta de orçamento desde 2000 para o Ministério do Meio Ambiente – R$ 1,72 bilhão -, segundo relatório desta sexta-feira (22) divulgado pelo Observatório do Clima (OC), rede de 56 organizações da sociedade civil (veja o histórico das últimas duas décadas no gráfico acima).

Em nota ao G1, o Ministério da Economia rebateu a comparação e criticou a metodologia do relatório. O ministério afirma que são comparados o “valor proposto pelo Executivo”, a PLOA, com a dotação autorizada, a LOA 2020. Entretanto, nos gráficos da reportagem, os valores considerados são apenas do PLOA (abaixo, veja a íntegra do posicionamento do Ministério da Economia).

Leia também:

Por sua vez, o Observatório do Clima mantém, a íntegra da sua análise. “Foram considerados os valores do PLOA 2021 porque a LOA ainda não foi aprovada pelo Congresso. Assumindo esses parâmetros, que mostram a realidade prática dos recursos para a política ambiental, haverá, sim, redução.”

Além disso, segundo o relatório:

  • O governo propõe uma redução de 27,4% do orçamento destinado para fiscalização ambiental e combate de incêndios florestais em comparação com 2020, incluindo os valores que seriam destinados ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio);
  • Essa redução na verba de fiscalização ambiental e combate de incêndios, se comparada com o ano de 2019, é ainda maior: 34,5%;
  • No caso da verba destinada à criação, gestão e implementação de Unidades de Conservação (UCs), a redução em comparação com o ano passado é de 32,8%. Em comparação com o ano de 2018, ainda na gestão de Michel Temer, a queda é de 61,4%.

Em dezembro de 2019, o ministério chegou a propor uma possível fusão entre o Ibama e o ICMBio, mas voltou atrás após críticas de ambientalistas. Em abril de 2020, o assunto voltou a ser discutido, e o governo disse que a hipótese não estava descartada.

Para Suely Araújo, ex-presidente do Ibama e especialista sênior em políticas públicas do OC, esse corte na verba para as Unidades de Conservação em 2021 pode ser um sinal de que a decisão, na verdade, já está tomada.

“O mais grave hoje em termos de falta de dinheiro é que ter R$ 74 milhões para as áreas protegidas pelo ICMBio vai impedir o trabalho. Então, para mim, esse dinheiro do ICMBio é o sinal mais forte de que a decisão de extinguir o ICMBio já está tomada. Eles devem juntar com o Ibama“, disse a especialista.

Na foto, membro da brigada de incêndio do Ibama tenta controlar as chamas em um ponto de queimada em Apuí, no Amazonas, no dia 11 de agosto. — Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

O corte na previsão de orçamento para o meio ambiente ocorre após um ano com altas taxas de desmatamento e queimadas. Além disso, levantamento feito pelo G1 no final de outubro mostrou que apenas três de quase mil autuações aplicadas pelo Ibama por desmate na Amazônia em 2020 foram quitadas.

As queimadas na Amazônia em 2020, ainda em outubro, já haviam ultrapassado o número registrado durante todo o ano anterior – mesmo que em 2019 o número de focos já tenha sido 30% maior do que em 2018.

Os incêndios no Pantanal também ultrapassaram um recorde: uma alta de 120% em relação a 2019, sendo o maior número de focos da série histórica – desde 1998 – do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que monitora as queimadas nos biomas brasileiros.

Os números do Inpe também mostraram que 2020 foi o segundo pior ano de desmatamento na Amazônia Legal desde 2015, com um total de 8.426 km². O índice do ano passado ficou abaixo apenas do recorde histórico de 2019, com 9.178 km² alertas. Já em 2018, o número foi de 4.951 km².

Posicionamento do Ministério da Economia

Veja abaixo a íntegra do posicionamento do ministério:

“É importante estabelecer os termos de comparação, isto é, a reportagem compara PLOA-2021, que é o valor proposto pelo Executivo, com LOA 2020 (dotação autorizada), que é o valor após as alterações do Legislativo. Além disso, o PLOA-2021 contempla recursos para despesas financeiras do Fundo Nacional sobre Mudança do Clima, no valor de R$ 323,0 milhões e recursos condicionados à aprovação legislativa prevista no inciso III do art. 167 da Constituição.

Assim, o total previsto para o Ministério do Meio Ambiente no PLOA-2021 é de R$ 2,64 bilhões, superior, portanto aos R$ 2,63 bilhões do PLOA-2020, conforme se observa no quadro anexo, que apresenta a programação do MMA no PLOA-2021 e no PLOA-2020. Em relação às ações de controle e fiscalização ambiental e de combate a incêndios realizadas pelo Ibama e pelo ICMBio (ações orçamentárias 214M, 214N e 214P), observa-se um incremento de 7,4% no PLOA-2021 (R$ 135,1 milhões) em relação ao PLOA-2020 (R$ 125,8 milhões).”

Posicionamento do Observatório do Clima

Veja abaixo o posicionamento do Observatório do Clima (OC):

“O OC comparou no relatório os valores do PLOA 2021 com os valores que vinham sendo efetivamente autorizados nos anos anteriores (coluna “dotação atual” do SIOP, atualizados pelo IPCA). Foram considerados os valores do PLOA 2021 porque a LOA ainda não foi aprovada pelo Congresso. Assumindo esses parâmetros, que mostram a realidade prática dos recursos para a política ambiental, haverá, sim, redução.

Não consideramos correto considerar, em nenhum ano, os recursos reembolsáveis do Fundo Clima geridos pelo BNDES, uma vez que se trata de recurso destinado a empréstimos. A análise realizada considerou apenas a parcela não-reembolsável do Fundo, gerida diretamente pelo ministério.

Em relação à fiscalização ambiental e combate a incêndios florestais, foram consideradas as ações orçamentárias 214M, 214N, 214P e, no ano de 2020, também a 21BS (recursos da Lava-Jato direcionados pelo STF para o Ibama, o que aumenta o valor que estava disponível no ano passado, refletindo a realidade dos recursos então disponíveis).

Foram considerados os recursos previstos no PLOA 2021 não condicionados à aprovação legislativa, nos termos do inciso III do art. 167 da Constituição.

Na análise do orçamento para as últimas duas décadas do MMA e entidades vinculadas foram consideradas seguintes unidades orçamentárias:

Órgão Orçamentário: 44000 – Ministério do Meio Ambiente: Unidade Orçamentária: 44101 – Ministério do Meio Ambiente – Administração Direta, 44102 – Serviço Florestal Brasileiro – SFB, 44201 – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, 44205 – Agência Nacional de Águas – ANA, 44206 – Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro – JBRJ, 44207 – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, 44901 – Fundo Nacional de Meio Ambiente – FNMA, 44902 – Fundo Nacional sobre Mudança do Clima.”

Fonte: G1

Zebras com manchas e listras incomuns podem ser um alerta sombrio sobre o futuro da espécie

 


Zebras com manchas e listras incomuns podem ser um alerta sombrio sobre o futuro da espécie

ANIMAIS COM PADRÕES DE PELAGEM ANORMAIS PODEM SER CONSANGUÍNEOS, UMA “EVIDÊNCIA DRAMÁTICA” DOS PREJUÍZOS CAUSADOS A ANIMAIS SILVESTRES PELA FRAGMENTAÇÃO DE HABITATS, SEGUNDO NOVO ESTUDO.

Zebra-das-planícies, com mancha interrompendo o padrão das listras, faz uma pausa ao pastar no Parque Nacional Akagera em Ruanda em 2018.
FOTO DE BRENDA LARISON

Qualquer um diria que as zebras possuem listras distintas preto e branco. Mas, em alguns casos, esses equinos africanos apresentam padrões de cores incomuns, como grandes manchas pretas ou pelagem dourada com listras de cores claras. Zebras com bolinhas também têm sido avistadas. Em 2019, na Reserva Nacional Masai Mara, no Quênia, cientistas registraram um filhote com bolinhas, com manchas brancas sobre uma pelagem marrom-escura.

Essas aberrações — geralmente causadas por mutações genéticas que alteram a produção de melanina, um pigmento natural — normalmente são raras entre os mamíferos. Por isso, a bióloga Brenda Larison ficou surpresa com a quantidade extraordinariamente elevada — cerca de 5% — de zebras-das-planícies que possuíam anomalias nas listras perto do Lago Mburo, em Uganda.

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Embora as zebras-das-planícies sejam as menos ameaçadas das três espécies, suas populações sofreram um declínio de 25% desde 2002, restando cerca de 500 mil animais distribuídos entre a Etiópia e a África do Sul. A fragmentação de habitats causada por cercas, estradas e urbanização restringiu as populações de zebras, como a do Lago Mburu, a pequenos bolsões, impedindo a migração de alguns dos animais entre os rebanhos.

A migração introduz novos genes nas populações e é crucial à sobrevivência das espécies em longo prazo. A falta de fluxo gênico pode levar à consanguinidade e, em última análise, à infertilidade, doenças e outros defeitos hereditários.

“O avistamento (das zebras com padrões incomuns) me fez indagar: ‘será que estou encontrando tantos animais assim devido à consanguinidade nessa população?’”, recorda Larison, que estuda a evolução das listras de zebras na Universidade da Califórnia em Los Angeles.

Para responder a essa questão, Larison e colegas realizaram análises genéticas em 140 indivíduos de zebras-das-planícies — incluindo sete animais com padrões de pelagem incomuns — em nove locais da África, como oParque Nacional Etosha, na Namíbia, e o Parque Nacional Kruger, na África do Sul.

Seu estudo, publicado recentemente no periódico Molecular Ecology, concluiu que populações menores e mais isoladas de zebras apresentavam menor diversidade genética — o que não foi nenhuma surpresa. O estudo também revelou que esses grupos isolados eram mais propensos a gerarem zebras com listras anormais, sugerindo que essas mutações genéticas são causadas por uma diversidade genética reduzida.

Embora o estudo tenha analisado apenas sete animais de padrões incomuns, os resultados podem ser um alerta visual sobre o futuro da zebra-das-planícies, afirma Larison.

“Embora as zebras-das-planícies não sejam altamente ameaçadas, essas anomalias genéticas costumam surgir antes do início dos problemas maiores”, explica ela.

Zebra-das-planícies dourada ou marrom-clara ao lado de animal com coloração normal na organização de preservação Mount Kenya Wildlife Conservancy em julho de 2018.
FOTO DE BRENDA LARISON

Lacunas genéticas

É possível que as listras incomuns tornem as zebras mais visíveis aos predadores, já que a maioria dos casos registrados de zebras com bolinhas era composta por filhotes, e não adultos. Dentro de seus grupos familiares, entretanto, as zebras não parecem se importar muito com quem possui listras e quem possui manchas, observa Larison, cujas pesquisas mais recentes sugerem que as listras das zebras ajudam os animais a evitar a picada de moscas.

Segundo ela, a preocupação mais imediata é a saúde genética da zebra-das-planícies. Para sua análise, Larison e seus colegas empregaram técnicas avançadas de sequenciamento genético para estudar de perto as diferenças entre zebras consanguíneas e entre populações de zebras de locais distintos.

“Foram identificadas populações com uma possível divergência maior do que esperado em circunstâncias normais devido à pressão exercida pela população humana”, afirma Larison, cujo estudo é financiado pela National Geographic Society.

Em outras palavras, dentro de cada população, as zebras estão se tornando geneticamente mais próximas, mas essas populações estão ficando mais distantes entre si em termos genéticos: um reflexo de sua separação física, o que poderia originar novas subespécies de zebras-das-planícies.

Filhote com pseudomelanismo, mutação genética rara em que os animais exibem algum tipo de anormalidade em seu padrão de listras, bebe água no Parque Nacional Etosha, na Namíbia, em novembro de 2011.
FOTO DE REN LARISON

Uma conservação complexa

Isso é preocupante, alerta Desire Dalton, que estuda genética de animais silvestres no Instituto Nacional de Biodiversidade da África do Sul em Pretória, pois uma das principais estratégias dos conservacionistas de zebras é a translocação — a transferência de indivíduos de uma população para se reproduzirem em outra população.

Se as populações forem muito diferentes geneticamente umas das outras, o oposto da consanguinidade pode ocorrer: a exogamia, como é denominada, que causa anormalidades devido à tamanha discrepância entre os genes.

Há pesquisas conflitantes sobre quais populações de zebras-das-planícies podem estar prestes a se tornarem geneticamente distintas, ou subespécies. Os cientistas ainda não chegaram a um consenso sobre como definir e agrupar essas subespécies.

Mas ela concorda com a equipe de Larison que afirma que definir esses grupos é fundamental para o manejo da espécie.

“É preciso ter certeza de quais populações podem ser miscigenadas e quais dever ser mantidas separadas”, esclarece Dalton.

“Um problema que não pode aguardar mais uma solução”

O novo estudo também é um lembrete para prestar atenção em outras espécies africanas que podem não parecer estar em apuros no momento, ressalva Philip Muruthi, vice-presidente de conservação de espécies da organização de conservação African Wildlife Foundation, em Nairóbi, no Quênia.

Por exemplo, Muruthi teme que a zebra-das-planícies possa ter o mesmo destino de outra espécie africana emblemática, a girafa.

Devido principalmente à perda de habitat e à caça ilegal, as girafas sofreram um declínio populacional de 30% nos últimos 30 anos; a União Internacional para a Conservação da Natureza atualmente considera o animal vulnerável à extinção. No entanto o fenômeno ainda é tão pouco compreendido que ficou conhecido como “extinção silenciosa”.

É por isso que o estudo da zebra é fundamental: “destacar a possibilidade de que espécies comuns já enfrentem problemas de conservação é uma forma de sinalizar a existência de um problema que não pode aguardar mais uma solução”, adverte Muruthi.

Fonte: National Geographic Brasil