terça-feira, 1 de dezembro de 2015

A história de TREX, um iguaninha muito querido.



Iguanas nascem muito pequenos.TREX não foi uma exceção.Nasceu com cerca de 20 cm de comprimento.

Minha filha deixava que ele subisse na cabeça dela onde ele se sentia à vontade pois iguanas adoram se aboletar em lugares altos. As pessoas pensavam que era uma presilha de cabelo.Mas não era.Era um iguaninha levado da breca chamado TREX.

Mas TREX cresceu.E como! Contando o rabo chegou a medir 1,75 de comprimento! Mas continuou manso, dócil, muito amigo da gente.

Trex morreu este ano com cerca de 16 anos.De trombose.Antes de morrer entrou no quarto da empregada que cuidava dele enquanto eu estava fora e colocou a cabeça sobre os pés dela.E morreu.

Vou sentir muita falta do meu amigão.Já estou sentindo.


Flavia Ribeiro da Luz

Método Montessori: 10 princípios para educar crianças felizes





Os princípios do Método Maria Montessori de educação é aplicável a todos, mesmo em casa e não havendo à disposição os materiais didáticos que fazem parte do método escolar.


De acordo com Maria Montessori, o centro da aprendizagem é a própria criança que, com sua curiosidade natural, explora e dá ainda mais vazão à sua necessidade de aprender, se tiver à sua disposição um ambiente adequado, variado e estimulante. As crianças devem ser livres para escolherem os materiais, os brinquedos e as ferramentas que preferirem usar em cada etapa de seu crescimento, pois, cada experiência é uma oportunidade de aprendizagem. 


Aqui estão algumas reflexões sobre o Método Montessori para inspirar pais, educadores e professores.

1. Ambiente e ordem

Maria Montessori acreditava que as crianças aprendem melhor em um ambiente arrumado. O conselho é criar seções diferentes em uma prateleira para armazenar livros, quebra-cabeças, jogos, bonecas, carrinhos, etc, tudo separadamente. É aconselhável escolher recipientes como cestas e caixas que devem ser colocadas a uma altura facilmente alcançável pelas crianças. Também é importante ensinar a criança a arrumar cada brinquedo em seu lugar depois de tê-lo usado. Os pais devem apenas deixar à disposição os brinquedos adequados para cada idade e deixar que a criança seja livre para escolher o que quiser, mas manter a ordem e brincar com uma coisa de cada vez é muito importante.

2. Movimento e Aprendizagem

De acordo com Maria Montessori, as crianças precisam se concentrar em algumas atividades que exigem o uso e o movimento das mãos. Pense na cena clássica em que uma criança aprende a empilhar cubos um em cima dos outros. Nesta atividade, que parece um jogo, a criança não está apenas se divertindo, mas está aprendendo a importância da concentração e da coordenação.

3. Livre escolha

Maria Montessori acreditava que a liberdade de escolha foi o mais importante processo mental do ser humano. As crianças aprendem muito mais e absorvem mais informações quando elas são deixadas livres para fazerem suas próprias escolhas. A liberdade de escolha não significa liberdade para fazer o que quiser, sem regras. Trata-se de uma liberdade que leva a criança à capacidade de escolher a coisa certa a fazer. E para a criança a coisa certa é decidir o que fazer para atender as suas próprias necessidades e dar um novo passo no seu processo de crescimento.

4. Estimular o interesse

 

A criança aprende melhor se viver em um ambiente estimulante e cheio de objetos interessantes que atraiam a sua atenção. Mas isso não significa comprar a loja inteira de brinquedos. Crianças amam os nossos objetos do dia a dia como peneiras, panelas, colheres de pau. Fique atento a não dar objetos muito pequenos que possam ser perigosos para os “menorzinhos”. Se puder, ofereça vários livros diferentes, materiais para fazer novos pequenos objetos artesanais (como por exemplo o rolo do papel higiênico, potinhos de iogurte etc), deixe ferramentas para desenhar e colorir à disposição da criança e tudo o que possa estimular a sua criatividade. Até mesmo uma música clássica ou relaxante pode ser útil durante o jogo e a aprendizagem.

5. Recompensas

Maria Montessori não gostava de sistemas de ensino baseados em prêmios e punições porque ela acreditava que a melhor recompensa para a criança é ter conseguido aprender a fazer sozinha uma coisa nova, graças a sua curiosidade e a sua força de vontade. De acordo com o Método Montessori, o verdadeiro prêmio é ser capaz de atingir a meta: completar um quebra-cabeça, regar a planta sem deixar a água cair. Nisso, um alerta: deixe a criança errar e acertar sozinha. O problema atual dos pais é não conseguir manter a ansiedade e querer ajudar a criança a completar sua tarefa. Deixa a criança fazer sozinha, ela é muito mais capaz do que você supõe.

6. Atividades práticas

 

A aprendizagem das crianças de acordo com o Método Montessori, se dá especialmente através de atividades práticas durante os anos pré-escolares. As atividades práticas ajudam o seu filho a estimular os sentidos do tato, visão e audição, essenciais para aprender a ordem, a concentração e a independência. Deixe teus filhos ajudarem a limpar a casa, a cozinharem, cuidar da horta, até mesmo a costurar, pregar um botão com uma agulha não pontiaguda. 


Leia também:  



 

7. Grupos com crianças de diferentes idades

Na escola montessoriana as crianças estão distribuídas em diferentes classes com base na idade, mas Maria Montessori acreditava muito na formação de grupos mistos com crianças de diferentes idades porque sentia que isso era um estímulo para a aprendizagem. Por exemplo, as crianças mais jovens ficam intrigadas com o que as mais velhas fazem e pedem ajuda a estas. Por sua vez a criança mais velha fica feliz em ensinar o que ela faz e já aprendeu. Este conselho é muito importante para os pais que têm crianças de diferentes idades. As atividades que podem ser feitas dentro de um grupo misto podem incluir: desenho, jardinagem, esportes, brincadeiras de rua etc. Um dos princípios subjacentes ao método Montessori é deixar as crianças interagirem com as próprias crianças de diferentes idades, para que elas aprendam umas com as outras.

 

8. Importância do contexto

É importante, de acordo com o Método Montessori, que os temas e os conceitos a serem aprendidos sejam colocados no contexto certo. Desta forma, as crianças vão entender e lembrar melhor deles. Exemplos concretos são mais fáceis de entender do que conceitos abstratos. Este princípio prega além do mais que é essencial que as crianças aprendam fazendo em vez de (tentarem) aprender simplesmente escutando a lição. 


 

9. O papel do professor

Para Maria Montessori o papel do professor é o de gerir e facilitar as atividades dos alunos. Não é uma pessoa que dá uma palestra falando sobre os tópicos que ensina, é um auxiliar no processo de aprendizagem que a criança pode alcançar sozinha.

10. Independência e autodisciplina

 

O Método Montessori encoraja as crianças a desenvolverem a independência e autodisciplina. Com o tempo, as crianças vão aprender a reconhecer quais são as suas paixões e suas inclinações e te farão entender o estilo de aprendizagem que elas preferem.


Algumas crianças gostam de leitura, enquanto outras são mais propensas a atividades práticas. Maria Montessori buscou unir, de uma forma equilibrada, todos os aspectos da aprendizagem, de modos que os princípios básicos do seu método, possam ser aplicados por todos.


No entanto, na Itália, país de origem de Maria Montessori, para ser um professor montessoriano, é necessário passar por uma formação montessoriana, mas isso não impede que muitos docentes misturem ou usem o método nos aspectos em que acreditam. Muitos destes aspectos também podem aplicados em casa. O Método Montessori é genial e vai além da aprendizagem escolar pois, viver é aprender, certo?

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MÉTODO MONTESSORI: COMO FAZER O POTE DA CALMA (CALMING JAR)

 
Fonte fotos: Wallcoo

Berço das águas, Cerrado precisa de proteção para garantir abastecimento no país

Publicado em março 20, 2015 por


Ribeirão João Leite que abastece Goiânia. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O bioma que ocupa um quarto do território brasileiro não tem rios de grande vazão, mas concentra nascentes que alimentam oito das 12 grandes regiões hidrográficas brasileiras.


Especialistas consideram o cerrado como o berço das águas, já que nele estão localizados três grandes aquíferos – Guarani, Bambuí e Urucuia –, responsáveis pela formação e alimentação de importantes rios do continente. Para esses pesquisadores, a preservação da vegetação do cerrado é fundamental para a manutenção dos níveis de água em grande parte do país.


“O cerrado é como uma floresta ao contrário, as raízes são profundas, maiores que as copas. Elas são responsáveis por absorver a água da chuva e depositá-la em reservas subterrâneas, os aquíferos”, explica o professor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e diretor do Instituto do Trópico Subúmido, Altair Sales Barbosa.


Segundo o especialista, com o desmatamento e a diminuição da vegetação nativa, responsável por levar a água para regiões mais profundas, os aquíferos chegaram ao nível de base, ou seja, deixaram de abastecer diversas nascentes.


“A quantidade de água existente nesses aquíferos já chegou ao seu nível mínimo. É como se fosse uma caixa d’água com vários furos. Os furos são as nascentes. Quando ela está cheia, a água sai por muitos furos. Conforme vai esvaziando, vai saindo nos furos mais inferiores, até chegar ao último furo e há um momento em que não sai mais. Estamos em um momento em que [a água] está saindo, mas de maneira muito rudimentar, menor do que saía há 20, 40 anos”, diz o especialista.


Segundo ele, cerca de dez rios desaparecem na região anualmente.


O professor ressalta que, uma vez degradado, o cerrado não se recupera totalmente. Também é difícil cultivá-lo. Das 13 mil espécies vegetais catalogadas, apenas 180 são produzidas em viveiro.


“O cerrado é diferente da Amazônia e da Mata Atlântica, por exemplo. Enquanto esses biomas têm 3 mil e 7 mil anos, o cerrado tem mais de 45 milhões de anos que se completou totalmente. Como ele é muito antigo, evolutivamente já chegou ao seu clímax. Uma vez degradado, não se recupera jamais na plenitude de sua biodiversidade”.


De acordo com dados disponibilizados pela organização não governamental (ONG) WWF Brasil (sigla em inglês para Fundo Mundial para a Natureza), o cerrado é a segunda maior formação natural da América do Sul e concentra cerca de 5% da biodiversidade do planeta e 30% da biodiversidade do Brasil. Metade da vegetação nativa do cerrado foi eliminada e menos de 3% está protegida de forma integral.


“A ocupação dessa região se deu de forma acelerada nos últimos 60 anos e isso trouxe problemas. Ambientes importantes foram perdidos ou estrangulados por cidades, plantações e hidrelétricas”, diz o coordenador do Programa Cerrado Pantanal do WWF Brasil, o engenheiro florestal Julio Cesar Sampaio.


Para agravar a questão da reserva de água, o regime de chuva tem mudado na região nos últimos 20 anos.


Para o pesquisador da área de hidrologia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Cerrados, Jorge Werneck, os períodos de chuva têm ficado mais curtos e os de seca, mais longos. A média pluviométrica em determinadas estações caiu de 1,5 mil milímetros para 1,2.


“Isso muda bastante o ciclo hidrológico, faz com que nossos solos fiquem mais secos, os lençóis freáticos desçam, sejam rebaixados e isso afeta diretamente todo o regime de vazão dos nossos rios”, explica.


A coordenadora de Monitoramento da Qualidade Ambiental do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Vandete Inês Maldaner, reforça os prejuízos com a mudança no regime de chuva.



“Anteriormente, tínhamos uma estação chuvosa, com distribuição ao longo do dia nos meses de dezembro e janeiro, e tínhamos uma chuvinha bem distribuída. Hoje temos períodos grandes de veranico e chuvas torrenciais, que não contribuem para o abastecimento dos lençóis freáticos. Batem no solo e escorregam, causando o assoreamento dos rios”, diz.


Para Werneck, não é possível dizer se a causa da diminuição da chuva é a ação do homem, nem se essa redução será permanente. Barbosa diz ser inegável a influência da ação do homem e da ocupação desordenada nos grandes centros urbanos, responsáveis pela formação de ilhas de calor que impedem a chegada de massas úmidas.


O coordenador do curso de engenharia ambiental e sanitária da Universidade Católica de Brasília, Marcelo Gonçalves Resende, acredita que a ação do homem é a grande responsável pela diminuição da chuva.


“A meu ver, tudo está relacionado. O grande problema é a má gestão do uso e da ocupação do solo, seja em áreas urbanas ou rurais. É possível que haja ocupação, desde que seja feita de forma sustentável, existem técnicas, claro que tem que ter agricultura, criação de gado, indústria, moradia. Mas isso tem que ser feito de forma sustentável. Existem técnicas, mas o ser humano esquece, pela ganância, pela vontade de obter lucro fácil. O último ponto que leva em consideração é a questão ambiental.”



Por Mariana Tokarnia, da Agência Brasil.



Publicado no Portal EcoDebate, 20/03/2015

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Agrotóxicos em crianças, artigo de Roberto Naime


Publicado em dezembro 1, 2015 por

contaminação por agrotóxicos

[EcoDebate] A pesquisadora científica da Universidade Federal do Paraná, Sônia Stertz, doutora em Tecnologia de Alimentos, presidente da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos na Regional do Paraná, registra que as crianças apresentam níveis duas vezes mais elevados de pesticidas no sangue e seus efeitos são até 10 vezes mais intensos do que em adultos.


“Até a idade de dois anos, crianças produzem pouco de uma enzima chamada Paraoxonase-1, que auxilia na detoxificação ou eliminação de pesticidas organofosforados. Algumas crianças só atingem níveis normais dessas enzimas aos 7 anos”, assevera, citando investigação feita pela Universidade de Berkeley, na Califórnia.


Dados oficiais do governo americano revelam que pesticidas organofosforados são encontrados no sangue de 95% das pessoas testadas. Esta exposição se relaciona e é registrada como causa da hiperatividade, de distúrbios de comportamento, de distúrbios do aprendizado, também de atrasos do desenvolvimento e de disfunção motora.


A maior motivação para o consumo dos orgânicos deve ser o que estes alimentos estão isentos, pois são livres de resíduos e aplicações de agrotóxicos em geral. Alimentos orgânicos são produzidos sem hormônios, antibióticos, pesticidas, herbicidas, fertilizantes químicos, irradiação e modificações genéticas.


“O agrotóxico no alimento, ao ser ingerido pela população, tem um efeito cumulativo, vai se acumulando no organismo. Pode levar a algum tipo de doença crônica não transmissível”, alerta a Agência Brasileira de Vigilância Sanitária (ANVISA).


“Principalmente neurológicas, endócrinas, imunológicas e hoje a questão do aparelho reprodutor, como infertilidade, diminuição do número de espermatozoides e a questão do câncer”, explica Heloísa Pacheco, coordenadora do ambulatório de Toxicologia da UFRJ. Exposição a agrotóxicos é muito mais responsável por casos de câncer e neoplasias do que se imagina.


Os agrotóxicos podem ser hidrofílicos ou lipofílicos quando se combinam com moléculas de água ou gorduras respectivamente, e se acumulam no organismo. E por isso induzem a moléstias muito tempo depois d serem acumulados.


A médica Silvia Brandalise, pesquisadora da Unicamp, estuda as causas de câncer, principalmente entre crianças. Ela atesta que pesquisas já comprovaram que, a exposição aos venenos usados nas plantações estão relacionadas com a leucemia e tumores no cérebro.


A alimentação com excesso de agrotóxicos e produtos químicos também faz parte dos fatores de risco, conforme já exposto, em proporção muito maior que se imagina.
Entre os alimentos bastante consumidos estão batata, morangos, cenoura, tomate, repolho, cebola, alface, trigo e leite.


Pesquisas mostram que os alimentos orgânicos apresentaram uma tendência, que pode ser considerada mais satisfatória, com teores mais elevados de nutrientes, como matéria seca, cinzas, fibra alimentar, carboidratos e alguns minerais considerados relevantes para a saúde, como o ferro e o selênio.


As amostras que mais se destacaram foram a batata com 33% de selênio, 54% de ferro, 36% de fósforo, 17% de cálcio e 21% de fibra alimentar, e o morango com 342% de ferro, 63% de fósforo, 183% de magnésio, 80% de potássio, 34% de cálcio, 26% de fibra alimentar, 24% de proteínas e 56% de sacarose, seguidos do agrião com 145% de Selênio e 82% de Ferro, a cenoura com 425% Selênio e finalizando a couve-flor com 95% de Selênio.


Para uma alimentação mais segura, se recomenda o consumo de alimentos certificados, como os orgânicos, e os alimentos de época, que a princípio necessitam de uma carga menor de agrotóxicos para serem produzidos.


A percepção de que cada vez mais as pessoas estão preocupadas com a qualidade dos produtos que consomem e também com o impacto ambiental causado pelo consumo exagerado tem levado ao incremento do mercado de orgânicos para recém-nascidos.
Os cardápios são preparados sem alimentos provenientes de agricultura convencional, conservantes ou produtos químicos, utilizando o ultra-congelamento como forma segura de preservar a textura, aroma e o valor nutritivo.



Na chamada agroecologia, por exemplo, se utilizam policultivos que já eram disseminados entre os primitivos indígenas, e que são incentivados por escolas como a da permacultura, como forma de manter o equilíbrio da biodiversidade de forma de insetos, plantas, bactérias e fungos convivam em harmonia, sem se reproduzirem de forma descontrolada. As “pragas” da agricultura convencional são tratadas como meras indicações da ocorrência de desequilíbrios, pelas práticas de agricultura agroecológica.


Os mecanismos mais comuns de operação dos agrotóxicos é a inibição da ação de enzimas que acabam gerando colapsos sinápticos, ou seja, de transmissão de informações ao cérebro através de conexões de neurônios. Convenhamos que ao menos as crianças devem ser preservadas destes cenários apocalípticos.


http://revistacorpore.com.br/materias/nutricao—alimentacao/organicos/alimentos-com-agrotoxico-trazem-mais-riscos-a-saude-das-criancas

Dr. Roberto Naime, Colunista do Portal EcoDebate, é Doutor em Geologia Ambiental. Integrante do corpo Docente do Mestrado e Doutorado em Qualidade Ambiental da Universidade Feevale.


Sugestão de leitura: Civilização Instantânea ou Felicidade Efervescente numa Gôndola ou na Tela de um Tablet [EBook Kindle], por Roberto Naime, na Amazon.

in EcoDebate, 01/12/2015


"Agrotóxicos em crianças, artigo de Roberto Naime," in Portal EcoDebate, 1/12/2015, http://www.ecodebate.com.br/2015/12/01/agrotoxicos-em-criancas-artigo-de-roberto-naime/.

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Método Montessori: como fazer a Caixa dos Mistérios, onde a criança reconhece objetos


GREENME

Hoje vamos explicar como construir a Caixa dos Mistérios (ou Caixa Mágica e também o Saco dos Mistérios) inspirada no método Montessori para que as crianças aprendam a reconhecer objetos.


Fazer a gente mesmo os brinquedos e os jogos educativos para as crianças, seja em casa como na escola, é realmente gratificante porque as crianças gostam de ajudar e produzir, além de ser um modo econômico e sustentável de produção, porque você pode começar com os itens que você já possui, reutilizando materiais sem ter que gastar nada. 


A Caixa dos Mistérios estimula a curiosidade e os sentidos da criança. Elas vão adorar adivinhar os objetos considerando o som, o tamanho, a textura e as características dos objetos escondidos na caixa. Pode chamar os amigos para brincarem com seu filho (a), a diversão é garantida


Você simplesmente precisará de:

 

 

- Uma caixa de papelão ou de um saco de pano
- 5 ou mais objetos bem diferentes uns dos outros
- Tesouras e uma faca para fazer a caixa ou
- Uma fita para fechar o saco 


Para construir a Caixa dos Mistérios faça dois furos em uma caixa de papelão com tampa. Os furos devem ser feitos de um tamanho suficiente para passarem as mãos das crianças mas sem que sobre muito espaço, todavia. 


Veja as fotos para se orientar melhor:
Alternativamente, você pode substituir a caixa por um saco de pano para ser fechado com um barbante colorido. Neste caso, a criança vai colocar a mão no saco para localizar objetos e adivinhar, sem poder espreitar. 


Também se pode fazer com os olhos fechados. 


Veja alguns exemplos de objetos que você pode inserir na Caixa ou no Saco dos Mistérios: uma pinha, uma colher de chá, uma pena, uma bola de algodão, um lenço ou um cachecol, um pente ou uma escova pequena, um pequeno brinquedo, uma chave ou diferentes tipos de frutas. 


Se a criança for muito pequena, você pode começar lhe mostrando os objetos, um de cada vez e indicando os seus nomes, antes de começar a adivinhação. Daí você esconde os objetos por detrás da caixa ou dentro do saco e o jogo começa. A criança terá que adivinhar os objetos somente com o toque


O jogo é adequado principalmente às crianças com idades entre 2 e 4 anos. 


Leia também:

 
10 JOGOS E MÓVEIS PARA CRIANÇAS, SEGUNDO O MÉTODO MONTESSORI

 
MÉTODO MONTESSORI: 10 PRINCÍPIOS PARA EDUCAR CRIANÇAS FELIZES

 
Fonte fotos: How We Montessori

Aplicativo detecta câncer de pele

GreenME



Imagine detectar alterações na sua pele o mais cedo possível e tomar as medidas necessárias para evitar males como o câncer e outros tipos de doenças de pele? Imagine agora que a ferramenta capaz de fazer isso seja um aplicativo ao alcance do seu smartphone? Pois assim é o SkinVision, um aplicativo que consegue avaliar qualquer alteração em sua pele, desde uma mancha do sol ao surgimento de um pinta, e determinar o risco potencial dessas mudanças.


Você pode fazer o download e utilizá-lo gratuitamente por um mês, sem precisar fornecer dados para pagamento futuro e com todas as opções do aplicativo disponíveis. O download pode ser feito tanto para smartphones com sistema operacional android e iOS.

Como o SkinVision funciona?

Depois de baixar o aplicativo, basta tirar uma foto do local que deseja examinar e o aplicativo, em questão de instantes, lhe dará a recomendação e se será necessário procurar tratamento. 

Isso é possível graças ao algoritmo online testado cientificamente que avalia o potencial de crescimento não natural de pintas pigmentadas na pele e também é capaz de calcular a dimensão de outros danos na pele, construindo um mapa estrutural que revela os diferentes padrões de crescimento dos tecidos envolvidos na análise.

Os testes do aplicativo foram feitos em 2013 no ambulatório de dermatologia Ludwig-Maximilians-Universitat Clinic em Munique na Alemanha. O professor Dr. Tanja membro do ambulatório falou sobre o aplicativo: 

“o SkinVision é uma solução promissora para a detecção automática de problemas da pele que pode ser feita por quaisquer indivíduos, e uma nova plataforma de comunicação entre o médico e o paciente”. 

As fotos também podem ser compartilhadas com seu médico para que ele possa acompanhar a saúde de sua pele já de posse das informações que o aplicativo fornece. 


Com o verão que promete ser o mais intenso de todos os tempos, a proteção da pele aos raios solares nunca foi tão importante. O aplicativo pode ser útil às pessoas de peles mais sensíveis, com histórico de melanomas anteriores ou com muitas pintas. Sendo gratuito por um mês, vale a pena dar uma checada em alguma pinta ou marca particularmente estranha ou que você desconfie. 


Contudo nada substitui a visita ao dermatologista. 





Clique aqui para acessar o site da app. 


Leia também:

O PT defende o impeachment


Agora até os petistas querem o impeachment.

O Estadão diz que "interlocutores próximos de Dilma Rousseff já começam a avaliar que, neste momento, seria melhor enfrentar, de uma vez, o processo de impeachment. Na opinião deles, Eduardo Cunha vai continuar usando esta arma como forma de chantagem e a ameaça constante está incomodando muito o governo.

Não há unanimidade, no entanto, sobre se votar logo o afastamento ou não da presidente seja o melhor caminho. Todos concordam, porém, que é preciso afastar este fantasma da crise política".

Isso explica a mensagem de Rui Falcão no Twitter, em que ele despacha Eduardo Cunha.


O PT já se desgastou demais defendendo o governo. O partido resolveu se salvar derrubando Dilma Rousseff.

Sessão do Conselho de Ética é suspensa


O início da sessão conjunta do Congresso Nacional obrigou o deputado José Carlos Araújo a suspender agora há pouco a sessão do Conselho de Ética que votava o pedido de abertura do processo de cassação de Eduardo Cunha.

O placar parou em 7 a 1 pela continuidade do processo. Votaram a favor os deputados Fausto Pinato (relator), Betinho Gomes, Nelson Marchezan Jr, Eliziane Gama, Sandro Alex, Marcos Rogério e Paulo Azi. Votou pelo arquivamento Wellington Roberto. Nenhum petista chegou a votar.

A sessão será retomada amanhã, às 14h30.

Cunha está perdendo de 7 a 1


José Carlos Araújo, que comanda o Conselho de Ética, decidiu abrir a sessão para que os deputados votassem pela abertura ou não do processo de cassação de Eduardo Cunha.
O placar parou em 7 a 1 contra o peemedebista, antes de os trabalhos serem interrompidos.

Presidente do PT agora defende 'expulsão' de senador. Presidente do PT agora quer expulsar seu senador do partido

Delcídio não é 'orgânico'

Publicado: 01 de dezembro de 2015 às 09:09 - Atualizado às 09:33
Diário do Poder

Presidente do PT, Rui Falcão, considera Delcídio culpado. Foto: Gabriela Biló/AE
O presidente nacional do PT, Rui Falcão, disse no sábado, dia 28 em reunião com integrantes da corrente Articulação de Esquerda, que vai pedir a expulsão do senador Delcídio Amaral (PT-MS). A questão é não moral, mas do tratamento que o partido confere aos filiados "não orgânicos", egressos de outros partidos ou sem qualquer vínculo a entidades que os petistas controlam. 
 Por essa razão, o mesmo Rui Falcão e o mesmo PT foram solidários a ladrões transitado em julgado, condenados em última instância no processo do mensalão, e até a figuras como seu ex-tesoureiro João Vaccari Neto. Eles eram "petistas orgânicos".

Segundo outros dirigentes petistas, apesar da resistência das bancadas do partido na Câmara e no Senado, já existe maioria para o afastamento do senador - preso na semana passada pela Polícia Federal - na próxima reunião da Executiva Nacional do partido, que será realizada na sexta-feira, 4, em São Paulo.

"As correntes de esquerda em conjunto com o presidente do PT vão pedir a expulsão", afirmou o secretário nacional de formação, Carlos Henrique Árabe, da Mensagem.

Além do caso de Delcídio, a direção petista vai deliberar sobre outros dois temas espinhosos, a cassação do presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e a substituição do ministro da Fazenda, Joaquim Levy. "Vamos votar o 'Fora Cunha' e 'Fora Levy'. Se estes temas não estiverem na pauta (da Executiva) nós vamos incluir", afirmou Árabe.

De acordo com relatos, Falcão também disse na reunião de sábado ser favorável à substituição de Levy por outro nome que não seja o do ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles. Dirigentes do PT, no entanto, veem a fala apenas como um aceno de Falcão para a base petista, descontente com os rumos da política econômica do governo Dilma Rousseff.


Traição
Nesta segunda-feira, 30, Falcão publicou um texto no qual diz que Delcídio traiu o PT e o governo. Na semana passada ele havia dito em nota que o partido não deve solidariedade ao senador.

Deputados e senadores do PT, contrários à prisão de Delcídio, reagiram negativamente à nota.

Durante o fim de semana, a direção da legenda conseguiu articular a maioria na Executiva para aprovar o afastamento.


A Executiva do PT, que se reúne sexta, não tem poderes para expulsar monocraticamente o senador. O mais provável é que a instância aprove a suspensão de Delcídio de todas as atividades partidárias e encaminhe o caso para a Comissão de Ética do partido, que, por sua vez, faz um relatório recomendando a expulsão, ou não, que será votado pelo diretório nacional.

Além da Mensagem, a Articulação de Esquerda, o diretório estadual do PT do Rio Grande do Sul e o presidente do diretório estadual do PT de São Paulo, Emidio de Souza, já pediram a expulsão do senador.

Lava Jato Justiça aceita denúncia contra 14 réus em ação sobre Eletronuclear


Justiça aceita denúncia contra 14 réus em ação da Eletronuclear
Publicado: 01 de dezembro de 2015 às 10:18


O almirante, ex-presidente da Eletronuclear, Othon Luiz Pinheiro da Silva foi preso na 16ª fase da Operação Lava Jato. Foto: André Dusek/AE
O juiz Marcelo da Costa Bretas, da 7ª Vara Criminal da Justiça Federal do Rio de Janeiro, aceitou a denúncia contra 14 réus da ação relativa à Operação Radioatividade, que investiga um esquema de corrupção na Eletronuclear envolvendo as obras da usina de Angra 3. Entre eles estão o Othon Luiz Pinheiro da Silva, preso na 16ª fase da Operação Lava Jato, e Flávio David Barra, ex-presidente global da Andrade Gutierrez Energia. 
No despacho, o magistrado determinou a realização de três Audiências de Instrução de Julgamento (AIJ) para que as testemunhas da acusação sejam ouvidas e para a produção de provas. A primeira ocorrerá no dia 14 de dezembro, às 9h, com a presença dos empresários Dalton dos Santos Avancini, da Camargo Corrêa, Ricardo Ribeiro Pessoa, da UTC Engenharia, e de Walmir Pinheiro Santana, que era diretor da UTC.

Para o dia 15 de dezembro, às 9h, foram convocados como testemunhas Luiz Carlos Martins, executivo da Camargo Corrêa, e os auditores do Tribunal de Contas da União (TCU) Gustavo Alessandro Tomena e Rafael Carneiro Di Bello. No dia 16 de dezembro, às 9h, serão ouvidas por teleconferência com São Paulo as testemunhas Pedro Bezerra de Souza e Rodrigo Severino Brito.


O juiz acolheu a denúncia por entender que a autoria e a materialidade dos crimes estão "minimamente delineadas". Os crimes investigados são de concussão, corrupção ativa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

"Verifico, ainda, estarem minimamente delineadas a autoria e a materialidade dos crimes que, em tese, teriam sido cometidos pelo acusado, o que se afere do teor da documentação carreada aos autos, razão pela qual considero haver justa causa para o prosseguimento da ação penal", diz o magistrado na decisão.

Bretas ainda refutou as tentativas das defesas dos réus de esvaziar as acusações. "Não vislumbro nos autos, até agora, nenhuma causa de extinção da punibilidade do agente", afirma. O juiz também comunica no despacho que "tem por superadas" todas as alegações de incompetência, suspeição e impedimento para ser o responsável pelo caso formuladas pelas defesas.

O magistrado, porém, não aceitou a denúncia contra Gerson de Mello Almada, executivo da Engevix. O juiz da 13ª Vara Criminal Federal de Curitiba Sergio Moro, quando era o responsável pela ação com as investigações sobre a Eletronuclear, já havia rejeitado a denúncia contra Almada por falta de justa causa. Com informações da Agência Estado.

Vigarice no DF Polícia desbarata quadrilha que posava de 'movimento social' Líderes do 'movimento social' MRP extorquiam os liderados


Publicado: 01 de dezembro de 2015 às 11:29

Integrantes do 'MRP' bloqueavam vias, invadiam prédios, furtavam: líderes na cadeia.
A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu nesta terça-feira (1º) seis acusadas de extorquir dinheiro de integrantes de “movimentos sociais” como um certo “Movimento Resistência Popular (MRP)”, que tem invadido prédios públicos e particulares, a pretexto de “luta por moradia”, que escondiam sua verdadeira natureza. 

Na casa de um dos coordenadores do “MRP”, Edson de Tal, a polícia apreendeu um carro de luxo, quatro armas de fogo e R$ 26 mil em dinheiro.


A quadrilha invadiu o Saint Peter, no Setor Hoteleiro Sul de Brasília, e de lá saiu, dias depois, sob proteção da Polícia Militar, que até ofereceu caminhões para o transporte dos seus “pertences”, que não carregavam no momento do que chamam de “ocupação”. Entre os “pertences! estavam equipamentos eletrônicos como vários aparelhos de televisão, incluindo os que a polícia apreendeu na casa do chefe da quadrilha.


Após deixar o Saint Peter, o grupo foi acomodado pelo governo do DF no Clube Primavera, em Taguatinga, durante um mês. Depois se mudaram para o Hotel Torre Palace, no setor Hoteleiro Norte.

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