sexta-feira, 26 de maio de 2023

“Esquartejamento do meio ambiente é tiro no pé” declaram quase 800 entidades em manifesto contra a boiada da MP 1154

 https://conexaoplaneta.com.br/blog/esquartejamento-do-meio-ambiente-e-tiro-no-pe-declaram-quase-800-entidades-em-manifesto-contra-a-boiada-da-mp-1154/#fechar



“Esquartejamento do meio ambiente é tiro no pé” declaram quase 800 entidades em manifesto contra a boiada da MP 1154

Na tarde desta quinta-feira, 25/5, representantes de organizações da sociedade civil enviaram a lideranças do Congresso Nacional um manifesto assinado por 790 entidades contra o substitutivo para a Medida Provisória (MP) 1.154aprovado ontem pela Comissão Mista.

Entre as centenas de adesões, estão ONGs que trabalham com meio ambiente e clima, representações indígenasmovimentos sociaissociedades científicas, organizações corporativas e entidades do setor privado.

Veja aqui a íntegra do manifesto e a lista de apoiadores.

O documento aponta as alterações a serem feitas, de maneira a corrigir os efeitos devastadores do substitutivo no Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e no Ministério dos Povos Indígenas (MPI).

O propósito é sensibilizar deputados e senadores para que promovam as mudanças em plenário.

Essencialmente, são quatro os pontos que precisam voltar à redação original da MP:
– gestão do Cadastro Ambiental Rural (CAR) pelo MMA;
– coordenação pela pasta do Meio Ambiente do Sistema Nacional de Gestão de Recursos Hídricos (SIGRH) e da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA);
– manutenção do poder do MMA relativo aos sistemas de informações sobre os serviços públicos de saneamento básico, gestão de resíduos sólidos e gerenciamento de recursos hídricos; e
– competência do MPI para demarcação de Terras Indígenas.

O manifesto salienta: “Votar a favor desses equívocos significa apoiar a diminuição da capacidade de o Brasil combater o desmatamento, principal fonte nacional de emissões de Gases de Efeito Estufa – GEE, de assegurar o equilíbrio no uso múltiplo das águas e de garantir a efetividade dos direitos constitucionais dos povos indígenas e a tutela dos direitos humanos”.

E o texto finaliza: “Não há qualquer razão administrativa que justifique o esquartejamento do MMA e a redução de poder do MPI.”

___________________

Este texto foi publicado originalmente no site do Observatório do Clima em 25/5/2023

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Castores serão reintroduzidos em parque de Londres após 400 anos

 https://conexaoplaneta.com.br/blog/castores-serao-reintroduzidos-em-parque-de-londres-apos-400-anos/



Castores serão reintroduzidos em parque de Londres após 400 anos

Castores serão reintroduzidos em parque de Londres após 400 anos

Castores são grandes roedores semiaquáticos nativos do Hemisfério Norte. Encontrados em abundâncias no passado em países da Europa e Ásia, foram caçados até a extinção em muitos lugares para atender à demanda por sua pele e carne. No século XVI, eles já não eram mais avistados no Reino Unido.

Uma das principais características desses animais herbívoros é que, com seus grandes dentes laranjas que nunca param de crescer, eles comem cascas, galhos e folhas de árvores, e ao fazer isso, acabam criando pequenas represas e lagos em cursos d’água, o que oferece habitat para outras espécies e ainda, diminui a força do fluxo da água em rios e dessa maneira, controle enchentes.

Em um grande projeto de reintrodução de espécies no Reino Unido e também, em áreas urbanas de Londres, um casal de castores será solto em Paradise Fields, em Ealing, pela primeira vez, após não serem mais vistos nessa região há 400 anos.

A iniciativa Rewild London Fund foi aprovada no ano passado e prevê um investimento de £850 mil, mais de R$ 5 milhões, em projetos de reintrodução de espécies como o castor, mas também morcegos e abelhas, em diferentes áreas da capital inglesa.

No ano passado, castores foram declarados espécie protegida na Inglaterra, o que torna ilegal matá-los ou feri-los.

“Estamos enfrentando emergências climáticas e ecológicas em todo o mundo, que ameaçam ainda mais nossa capacidade de sobreviver em nosso planeta. Apesar dos danos infligidos ao mundo natural, temos o poder de fazer reparações e estou empenhado em garantir que Londres esteja na vanguarda dos esforços para reverter as tendências de declínio da biodiversidade e destruição da natureza”, afirmou o prefeito Sadiq Khan.

Ainda segundo ele, um investimento adicional de £1 milhão será feito ao fundo ambiental para estimular o desenvolvimento de mais iniciativas de recuperação de áreas degradas e reintrodução de novas espécies.

“É uma maneira de criar ecossistemas mais saudáveis e permitir que humanos e animais selvagens vivam juntos de forma mais harmoniosa”, diz Khan.

Os castores são considerados os segundos maiores roedores do mundo, ficando atrás apenas, em tamanho, das capivaras. Eles podem medir até 1 metro de comprimento e apenas o rabo possui entre 30 e 40 cm. Podem pesar até 30 kg.

Esses animais são exímios nadadores, conseguem percorrer até 8 km por hora, mais do que o dobro da velocidade atingida pelos seres humanos na água. Além disso ficam submersos por até 15 minutos, segurando a respiração. Castores têm uma terceira pálpebra, transparente, que protege seus olhos.

*Com informações do Natural History MuseumWWF e The Guardian

Leia também:
Prédio em Londres terá floresta com mais de 100 árvores e milhares de plantas no telhado
Os corações verdes de Londres
Londres cria “corredor de abelhas”, com 11 quilômetros de flores, para atrair e preservar insetos polinizadores

Foto de abertura: