quinta-feira, 23 de junho de 2022

Rodrigo Pacheco descumpre promessa e deixa passar o ‘combo da morte’ no Senado, e organizações cobram

 Meio Ambiente  


Rodrigo Pacheco descumpre promessa e deixa passar o ‘combo da morte’ no Senado, e organizações cobram

Organizações da sociedade civil pediram, esta semana nas redes sociais, ao presidente do SenadoRodrigo Pacheco (PSD/MG), que cumpra a promessa feita em março, durante o Ato Pela Terra, de não pautar de forma açodada nenhum dos projetos sobre meio ambiente em tramitação na Casa.

Na ocasião, Pacheco recebeu Caetano Veloso e um grupo de artistas que se manifestavam contrários a uma série de mudanças na atual legislação ambiental, e pediam que nenhum dos projetos fosse votado até que estivessem alinhados com a ciência, com as demandas das populações tradicionais e à luz da emergência climática.

Em ano eleitoral e pouco antes do recesso parlamentar, pelo menos três projetos que alteram o Código Florestal, liberam mais agrotóxicos e esvaziam a fiscalização agropecuária entraram em pauta, sem passar nem mesmo pela Comissão de Meio Ambiente.

Após pressões, dois deles foram adiados para a semana que vem. Um terceiro, porém, foi aprovado de forma terminativa – ou seja, sem necessidade de ir a plenário – e pode virar lei se nada for feito. A seguir, entenda o que prevê cada um dos Projetos de Lei.

PL das Áreas de Proteção Permanente (1.282/2019)

O projeto: é mais um PL que visa alterar o Código Florestal ao permitir desmatar Áreas de Proteção Permanente (APPs) para a construção de reservatórios e obras de irrigação.

A perda de vegetação nessas áreas pode colocar em risco outros usos da água, como o abastecimento humano e a pesca (já que é a vegetação nativa que garante a qualidade e a disponibilidade de água), provocar assoreamento e erosão, entre outros.

Em nota técnica, as organizações Observatório das ÁguasInstituto Socioambiental (ISA) e Fundação SOS Mata Atlântica explicam que a flexibilização da delimitação e do regime de proteção das áreas de preservação permanente, especialmente para fins de barramento de cursos d’água, pode ocasionar novos desmatamentos, agravar as crises hídrica e energética e “conflitar com os instrumentos de regulação, planejamento e gestão dos recursos hídricos brasileiros, com ameaças à Política Nacional de Recursos Hídricos (Lei no 9.433/1997), vindo a gerar impactos negativos para a agricultura familiar, pequenos produtores e todos os demais usos múltiplos da água garantidos por lei”.

Tramitação: De autoria do senador Luís Carlos Heinze (PP/RS), o projeto estava na pauta na Comissão de Agricultura (CRA) do Senado, em regime terminativo; se aprovado, vai direto à Câmara dos Deputados sem passar pelo plenário do Senado.

Ele seria apreciado na comissão hoje, quinta-feira, 23, mas a votação foi adiada para a próxima semana. Mesmo antes de este projeto ser aprovado, no final de 2021, o governo já havia flexibilizado o Código Florestal ao aprovar a Lei 14.285, que transferiu aos municípios a competência para definir o tamanho das APPs às margens de cursos d’água nas zonas urbanas.

PL do Veneno (1459/2022)

Foto: Creative Commons/Pixabay

O projeto:
 prevê alterações importantes na legislação, inclusive com a revogação da lei atual de agrotóxicos. Ele transfere o poder de decisão de aprovação de um novo agrotóxico para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, tornando praticamente consultivas partes fundamentais do processo de avaliação e aprovação, como Ministério do Meio Ambiente e Anvisa;
– facilita a liberação de substancias cancerígenas ao considerar que qualquer ingrediente pode ser liberados desde que não apresentem “risco inaceitável”, sem se quer definir o que seria aceitável ou inaceitável, nem quem determinaria isso;
– muda o termo “agrotóxico” para “pesticida” mascarando a nocividade dessas substâncias; e
– inclui conferir registro temporário sem avaliação para os pesticidas que não forem analisados no prazo estabelecido pela nova Lei.

TRAMITAÇÃO: De autoria do senador Blairo Maggi (PLS 526/99), o projeto tinha inicialmente apenas dois artigos e havia sido aprovado na CAS (Comissão de Assuntos Sociais) de forma terminativa em 2002. Ficou anos sem movimentação, até que em 2015 sofreu profundas modificações e foi aprovado na Comissão Especial em 2018, sob relatoria do Dep. Luiz Nishimori e presidência da Comissão pela Deputada Tereza Cristina.

Em fevereiro deste ano foi votado e aprovado no Plenário da Câmara dos Deputados e retornou ao Senado Federal, onde tramita desde junho. Foi despachado, por decisão do Presidente Rodrigo Pacheco exclusivamente para a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA).

Em 2021, enquanto o projeto estava parado no Congresso, o presidente Jair Bolsonaro acelerou o processo de liberação de agrotóxicos via decreto, em um texto que permitia a liberação dos pesticidas caso exista um “limite seguro de exposição” e que criava um rito de “tramitação prioritária” para aprovação de novos produtos. Também seria votado nesta quinta-feira, 23, mas foi adiado.

PL do Autocontrole Agropecuário (1293/2021)

Em linhas gerais, o projeto realiza uma série de mudanças no controle sanitário vigente no país, permitindo que produtores rurais e a indústria exerçam o autocontrole de suas atividadesesvaziando a fiscalização existente atualmente.

Dinheiro que financia soja, pecuária e consequente desmatamento na Amazônia vem de paraísos fiscais
Foto: Kate Evans/Cifor/Creative Commons/Flickr

Ao criar um programa de “autocontrole”, em que as atribuições do fiscal agropecuário, como por exemplo a inspeção sanitária e industrial dos produtos de origem animal e o controle de agrotóxicos em sementes e mudas, são transferidas para o próprio produtor rural, o PL retira o Estado da atividade de fiscalização de produtos agropecuários.

O texto não deixa claros quais são os critérios que as empresas devem adotar para promover autocontrole e possibilita a contratação de especialistas, por parte do próprio produtor, para realizar as avaliações. Setores que se posicionam contra o projeto afirmam que ele pode colocar em risco a saúde da população.

O projeto também pretende tornar automático o registro de produtos que já tem padrões normatizados e dispensar a necessidade de registro dos insumos fabricados pelo produtor para uso próprio.

TRAMITAÇÃO: O projeto foi aprovado por 9 votos a 2 na Comissão de Agricultura do Senado, também em caráter terminativo. Como veio da Câmara, pode ser encaminhado a qualquer momento à sanção presidencial e virar lei.

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*Este texto foi publicado originalmente no site Observatorio do Clima (OC) em 23/6/2022Foto (destaque): Solange Barreira/OC (artistas e ativistas protestam no Senado contra retrocessos legislativos, durante o Ato pela Terra, em 9 de março de 2022)
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NOTA DO CONEXÃO PLANETA: Reveja um dos momentos mais emocionantes do Ato pela Terra, no qual Caetano e amigos cantam ‘Terra’ para Rodrigo Pacheco, no Salão Negro do Senado. Seu olhar frio – apesar da promessa – parecia denunciar que seu compromisso não iria além daquele momento.

 Amazônia  


Pelo quarto mês seguido, Amazônia tem alta no desmatamento: salto foi de 40% em maio

Pelo quarto mês seguido, Amazônia tem alta no desmatamento: salto foi de 40% em maio

Fevereiro, março e abril. E agora, maio. Com exceção do primeiro mês de 2021, este ano continua confirmando, infelizmente, a tendência de crescimento do desmatamento da Amazônia. Segundo os dados dos alertas de monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), apenas nos primeiros 28 dias do mês passado, a destruição chegou a 1.180 km2, um aumento de 41% em relação ao mesmo período de 2020.

É um recorde para maio na série do sistema Deter-B, do Inpe, em 2016, e a primeira vez que o número ultrapassa 1.000 km2 para esse mês.

De acordo com o Observatório do Clima (OC), rede formada por 68 organizações não governamentais e movimentos sociais, os números são preocupantes porque maio marca o início da estação seca, quando a devastação se intensifica, em grande parte da região amazônica.

“A permanecer a tendência nos próximos dois meses, a taxa oficial de desmatamento de 2021 (medida de agosto a julho) poderá terminar com uma inédita quarta alta consecutiva”, prevê o OC.

“O desmatamento neste ano será o que os madeireiros ilegais, garimpeiros criminosos e grileiros quiserem que seja. E, neste momento, eles não têm nenhum motivo para se controlar, já que o próprio governo federal, que deveria coibir a ilegalidade, os incentiva com atos e discursos”, denuncia Marcio Astrini, secretário-executivo do Observatório do Clima.

Vale lembrar que o Superior Tribunal Federal (STF) aceitou um pedido da Procuradoria Geral da Repue envolve organização criminosa.

Este é apenas mais um novo pedido para tentar frear o estrago provocado por Salles no comando do Ministério do Meio Ambiente. No final de abril, deputados também entraram com um pedido de CPI na Câmública (PGR) para a abertura de inquérito para investigar o ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles. A solicitação foi uma resposta à análise da notícia-crime apresentada contra ele pelo delegado da Polícia Federal, Alexandre Saraiva, em abril, justamente no caso envolvendo a apreensão ilegal de madeira no Pará.

A denúncia contra Salles é por dificultar fiscalização ambiental e impedir investigação de infração qara para investigar as ações dele. Ainda no mês passado, mais de 400 servidores do Ibama denunciaram que a fiscalização ambiental está paralisada devido às novas regras impostas pelo ministro.

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Foto: Marizilda Cruppe/Amazon Watch/Amazônia Real


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Celebração pelo nascimento de filhote de orangotango, o maior dos chamados grandes primatas, e em risco de extinção

 Bichos  





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Celebração pelo nascimento de filhote de orangotango, o maior dos chamados grandes primatas, e em risco de extinção

Celebração pelo nascimento de filhote de orangotango, o maior dos chamados grandes primatas, e em risco de extinção

orangotango é o maior dos animais pertencentes ao grupo dos chamados Grandes Primatas, que incluem ainda os gorilas, chimpanzés, bonobos e o ser humano. Há três espécies conhecidas pela ciência desses animais: os orangotangos de Bornéo, da Sumatra e o Tapanuli, descrito há poucos anos, em 2017 (leia mais aqui). Infelizmente, em maior ou menor grau, todos estão ameaçados de extinção por causa da destruição de florestas.

E como sempre escrevo aqui, para que se tenha uma população geneticamente segura e saudável, já que quando há poucos indivíduos na natureza o acasalamento entre membros da mesma família pode ser perigoso, é muito importante que existam programas de reprodução em cativeiro também.

Recentemente um desses programas anunciou o nascimento de um filhote de orangotango, em Viena, na Áustria. O acontecimento foi registrado, ao vivo, pelas câmeras do Schönbrunn Zoo. A mãe, Sari, tem 13 anos, e passou pelo parto sozinha.

“Sari tem cuidado bem do seu pequeno, que passa a maior parte do dia dormindo em seus braços”, diz Folko Balfanz, veterinário do local.

Celebração pelo nascimento de filhote de orangotango, o maior dos chamados grandes primatas, e em risco de extinção

Ainda não se sabe o sexo do filhote, que está sendo acompanhado nesse momento apenas de longe pelos cuidadores do zoológico

Reconhecidos por sua pelagem vermelha, os orangotangos são os maiores mamíferos arbóreos do planeta, passando a maior parte do tempo em árvores. Com braços longos e mãos e pés fortes conseguem se mover e agarrar galhos com muita facilidade.

Os orangotangos compartilham 96,4% dos mesmos genes que os seres humanos e são criaturas altamente inteligentes.

*Com informações adicionais do WWF

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Fotos: divulgação Schönbrunn Zoo/Daniel Zupanc

Focos de calor na Amazônia têm alta de 23,9% nos cinco primeiros meses de 2022

 

Focos de calor na Amazônia têm alta de 23,9% nos cinco primeiros meses de 2022

23.06.2022 • Notícias
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Fogo atinge área de desmatamento em Apiacás (MT), na Amazônia. Foto: Ivan Canabrava/Illuminati Filmes/IPAM

O IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) identificou 5.172 focos de calor no bioma amazônico entre janeiro e maio de 2022. É um aumento de 23.9% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram identificados 4.174 focos. Os registros recordes ainda são em 2016 (10.389) e 2019 (8.959).

Os imóveis rurais foram os mais afetados, concentrando 3.667 focos de calor, 71% do total. Na categoria de uso público, as terras indígenas estão nas regiões mais atingidas pelo agravamento do desmatamento atrelado ao fogo. Foram 367 focos, alta de 17,3% se comparado ao mesmo período de 2021.

Segundo a diretora de Ciência do IPAM, Ane Alencar, a presença eficiente do Estado poderia evitar o aumento do desmatamento. “Coibir o desmatamento significa reduzir o fogo no futuro, mas não podemos esperar que o fogo seja reduzido por conta das chuvas somente”, explica.

A Amazônia está num período de estiagem que se alonga até setembro, tendo seu ápice em agosto.
Outros biomas também sofreram com um aumento expressivo no número de focos de calor. No Cerrado, foram 6.630 registros este ano, contra 5.387 do ano passado. “Só em maio deste ano, no Pantanal, o número mais que dobrou”, afirma a diretora, alertando a um crescente de 273 para 402 focos entre 2021 e 2022.

Impacto estadual

Alencar ressalta que o Estado do Amazonas tem sofrido um aumento significativo no número de focos de calor, sobretudo de queimadas, em relação ao mesmo período de 2021. No ano anterior foram 150 focos e, entre janeiro e maio deste ano, o número subiu para 286.

A diretora destaca ainda que a parte sul do Amazonas é a nova fronteira agrícola, onde ocorre um processo de ocupação acelerado das terras públicas, principalmente aquelas ainda não destinadas. “Isso tem gerado muito desmatamento, e muito desmatamento gera muito fogo”, diz.

https://brasil.un.org/pt-br/sdgs