quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Litoral do Paraná é refúgio de espécies ameaçadas, que dependem da preservação de restingas e manguezais para sobreviver

 

Litoral do Paraná é refúgio de espécies ameaçadas, que dependem da preservação de restingas e manguezais para sobreviver

Litoral do Paraná é refúgio de espécies ameaçadas, que dependem da preservação de restingas e manguezais para sobreviver

A costa paranaense é uma das menores do país, com apenas 102 quilômetros de extensão, mas é uma das áreas mais importantes do litoral brasileiro quando o assunto é biodiversidade. No Paraná estão áreas extremamente conservadas e exuberantes de Mata Atlântica e riquíssimos ecossistemas marinhos de manguezais e restingas. Há ainda extensas praias arenosas e planícies de maré, áreas rochosas e ilhas costeiras e importantes baías hidrográficas.

Não é surpresa então, que o litoral do estado abrigue diversas espécies de fauna e flora, além daquelas migratórias que, de tempos em tempos, encontram ali refúgio para a reprodução, fonte de alimentos e recuperação de forças durante suas jornadas. Essas características todas conferem ao litoral paranaense a classificação de “área prioritária para a conservação e de extrema importância” para a diversidade brasileira, conforme a Portaria do Ministério do Meio Ambiente 126/2004.

A bióloga e pesquisadora Camila Domit é responsável pelo Laboratório de Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e monitora populações de mamíferos, aves, tartarugas marinhas, tubarões e raias para ações de planejamento para a conservação. Ela ressalta que o Paraná é uma área extremamente importante, considerada, tanto nas avaliações do Ministério do Meio Ambiente quanto em avaliações internacionais, como de grande relevância para conservação da biodiversidade marinha e costeira mundial.

“O golfinho boto-cinza habita a região ao longo de todo ano para se reproduzir, cuidar dos filhotes e esperar o desenvolvimento deles. O tubarão-martelo também vem à costa do Paraná pelo mesmo motivo. As tartarugas verdes jovens são muito comuns por aqui e algumas espécies de aves utilizam a área para reprodução, como as fragatas e o atobás”, destaca Camila.

A bióloga explica ainda que diversos peixes e crustáceos, como caranguejos, também usam regiões estuarinas e baías para procriar. Um exemplo bastante conhecido é a tainha, que ocupa o litoral do estado pelo mesmo motivo. “Por essa grande relevância para as espécies, que chamamos essa área de berçário”, explica Camila.

Unidades de conservação

Unidades de Conservação Marinhas são a principal ferramenta de proteção e manutenção de espécies marinhas, principalmente, as ameaçadas. No Paraná, existem cinco Unidades de Conservação identificadas como “marinho costeiro”, sendo duas de uso sustentável (a APA de Guaraqueçaba, e a APA de Guaratuba) e três de proteção integral (Estação Ecológica de Guaraqueçaba, o Parque Nacional de Superagui, e o Parque Estadual da Ilha do Mel).

Apenas o Parque Nacional dos Currais representa uma unidade de conservação exclusivamente marinha. Para Juliano Dobis, diretor da Associação MarBrasil e especialista em Gestão dos Recursos Naturais, a conservação marinha apresenta desafios maiores do que a conservação terrestre, porque é preciso considerar não apenas áreas protegidas pelas Unidades de Conservação, mas tudo o que existe em volta, suas conexões, fluxos e usos.

“Sem as unidades de conservação marinha, e tirando algumas legislações, principalmente relacionadas às atividades pesqueiras, haveria a sensação de que todo mar pode ser explorado, para os mais diversos fins e de qualquer forma. A partir do momento em que as unidades de conservação são criadas, as de uso sustentável contribuem com um zoneamento e ordenamento de uso da área em busca de um uso sustentável dos recursos naturais. Já as de proteção integral, garantem que habitats importantes para a reprodução, alimentação e abrigo das espécies marinhas sejam protegidos e contribuam com a sua proteção”, esclarece Juliano.

Preservar e manter essa riqueza é fundamental para o desenvolvimento econômico e social do Paraná. O corredor ecológico marinho é fonte de renda para cerca de cinco mil pescadores artesanais e abriga diversas espécies ameaçadas de extinção.

O diretor da Associação MarBrasil explica que as unidades de conservação estão inseridas dentro da indústria do turismo, em especial, o de natureza, que cresce muito acima da média em relação a outros ramos turísticos. As unidades de conservação, portanto, têm muito potencial para gerar emprego e renda nesse setor.

“As unidades de conservação marinhas podem proteger espécies de valor comercial para a pesca, aumentando a produção pesqueira. Quanto ao aspecto social, a partir do momento que contribuem com a pesca, principalmente a artesanal, que é característica no Paraná, elas podem somar com a manutenção da atividade pesqueira artesanal e, consequentemente, com a história e a cultura da região”, completa o especialista.

Principais ameaças

A pesquisadora Natascha Wosnick, do Departamento de Zoologia da UFPR, estuda espécies de raias e tubarões no litoral e enfatiza que a poluição e o tráfego marítimo intenso são ameaças ainda maiores do que a pesca. Para a bióloga e doutora em Zoologia, o maior motivo de preocupação atual é a iminente construção de um novo complexo portuário na região. Ele não só afetaria a qualidade de vida dos animais que vivem na região, como também comprometeria a saúde do ecossistema como um todo.

“O Porto de Pontal está planejado para ser instalado em um local de grande importância para espécies ameaçadas de extinção, tais como as raias-viola, os tubarões-martelo e também os cações-anjo, uma espécie de tubarão achatado como uma raia que está criticamente ameaçado de extinção em nível mundial. A região no entorno na construção é utilizada não apenas como área de repouso e alimentação dessas espécies, mas também como área berçário, o que significa que muitos neonatos e juvenis (indivíduos sexualmente inativos) se agregam e passam parte significativa de suas vidas nessa região. As taxas de mortalidade natural de indivíduos jovens podem chegar a 90%, o que, aliado à pressão pesqueira, poluição e degradação de habitat, pode ocasionar à extinção de algumas espécies”, diz ela.

A bióloga alerta também para o risco de aumento de ataques contra humanos na região, como o que aconteceu em Recife, após a construção do Porto de Suape.

“O complexo foi construído na desembocadura de um estuário de grande importância para tubarões-tigre e tubarões-cabeça-chata. Aliado à degradação ambiental causada pelo porto, a dinâmica de correntes da região amplificou os riscos na região. Isso ocorreu porque os navios de carga tendem a atrair tubarões por motivos ainda desconhecidos (provavelmente, pela baixa frequência de funcionamento do motor – tubarões possuem um sistema sensorial de eletro-percepção), fato que acaba por aproximar esses animais das áreas de praia utilizadas por banhistas. Existem evidências na literatura que essa possibilidade existe, por isso, é necessário considerar tal possibilidade na implementação de um porto tão próximo à locais de uso recreativo”, defende Natasha.

Espécies encontradas no Paraná

Nem todos os animais que vivem ou circulam pelo litoral paranaense são conhecidos, principalmente, as espécies que habitam áreas mais profundas e escuras, onde os estudos são mais raros e esparsos. Com o impacto ambiental e humano, muitas podem desaparecer antes mesmo de serem estudadas. E algumas, já bastante conhecidas, estão sob grave ameaça. Conheça alguns desses animais impressionantes!

Mero, o Senhor das Pedras

O litoral do Paraná abriga um gigante dos mares, o mero, um enorme peixe gentil, que permite a aproximação humana e, por isso, se torna alvo fácil de caçadores do mar. Esses peixes podem ultrapassar 400 quilos e viver 40 anos. Habitam recifes e embarcações naufragadas.

Atualmente, a espécie está classificada como “vulnerável” à extinção no mundo. A morte em alta escala do mero ameaça todo o ecossistema marítimo, pois o “Senhor das Pedras”, como também é chamado, está no topo da cadeia como predador. Se alimenta de peixes, moluscos e crustáceos e sua dieta controla a população de várias espécies.

Litoral do Paraná é refúgio de espécies ameaçadas, que dependem da preservação de restingas e manguezais para sobreviver

Áreas portuárias representam grande ameaça ao mero, em razão da poluição e degradação que causam a seu habitat

Tartarugas-verdes

A tartaruga marinha é uma das espécies mais antigas do planeta e, durante sua longa jornada, leva e traz toneladas de nutrientes e energia vital à sobrevivência de diversas formas de vida. Uma infinidade de peixes, crustáceos, moluscos, esponjas e medusas dependem da existência das tartarugas marinhas, peças chave para a conservação dos oceanos.

No mundo são conhecidas sete espécies. O litoral do Paraná representa uma importante área para o ciclo de vida das tartarugas-verdes. Os principais locais de ocorrência são a Ilha do Mel e a Ilha das Cobras, os manguezais de Paranaguá e os costões rochosos de Matinhos e Guaratuba. Algumas moram na costa paranaense e outras passam pela região em processos migratórios.

Litoral do Paraná é refúgio de espécies ameaçadas, que dependem da preservação de restingas e manguezais para sobreviver

O lixo nos mares e atividades como pesca, dragagem de canais de acesso a portos, tráfego de navios e poluição ameaçam a sobrevivência das tartarugas-verdes

Raia-manta

O litoral do Paraná é um importante local de avistamento sazonal da raia-manta, a maior do mundo, podendo chegar a três toneladas e a mais de 9 metros de largura. Durante a primavera e o verão, a espécie pode ser vista dando saltos para fora da água na região do Complexo Estuarino de Paranaguá e interagindo com botos-cinza.

As espécies de raias que frequentam a costa paranaense se alimentam de organismos doentes e animais senis, garantindo, assim, a qualidade das populações de peixes e outros animais marinhos de interesse comercial. Além disso, fazem parte da dieta de alguns predadores de topo de cadeia, como é o caso dos tubarões.

Litoral do Paraná é refúgio de espécies ameaçadas, que dependem da preservação de restingas e manguezais para sobreviver

A raia-manta é classificada como “vulnerável” no Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção (ICMBio). A captura e a comercialização da espécie são proibidas no Brasil, mas a pesca incidental é uma grande ameaça

Tubarão-martelo

Duas espécies de tubarão-martelo são comuns no Paraná: o Sphyrna lewini, conhecido pelos pescadores como “cambeva branca” (tubarão-martelo-recortado) e o Shyrna zygaena, ou cambeva negra (tubarão-martelo-liso). Ambas estão ameaçadas de extinção e na lista de espécies com comercialização proibida.

O Paraná é área de parto e berçário para essas espécies. Os tubarões, principalmente as fêmeas e os filhotes, nadam juntos e ficam muito próximos à costa, o que os torna vulneráveis à captura comercial. São espécies que também sofrem pressão da pesca esportiva.

Apesar da fama de predadores perigosos, eles têm bocas muito pequenas, o que os leva a consumir presas de menor porte. Apresentam pouco risco aos humanos. Muito raramente são envolvidos em incidentes com banhistas, surfistas ou mergulhadores.

*Este artigo foi publicado originalmente no jornal online e gratuito do Observatório de Justiça e Conservação. Para acessar as demais reportagens clique aqui.

Leia também:
Estudo inédito investiga existência de nova espécie de raia gigante na costa brasileira
Única raia gigante rosa do mundo é flagrada em ilha da Grande Barreira de Corais, na Austrália
Oceanos mais quentes estão provocando somente nascimento de tartarugas fêmeas

Fotos: domínio público/pixabay (abertura), Brett Seymour/Wikimedia Commons (mero), Kris-Mikael Krister/Creative Commons/Flickr (tartaruga-verde), Projeto Mantas do Brasil (raia) e Kris-Mikael Krister/Creative Commons/Flickr

Compartilhe

Petrobras assumirá a exploração dos blocos na Foz do Rio Amazonas (colocando em risco a vida dos Corais da Amazonia)

 

Petrobras assumirá a exploração dos blocos na Foz do Rio Amazonas

André Phelipe*
terça-feira, 29 setembro 2020 17:27
Petrobras vai retomar processo para explorar petróleo na foz do Rio Amazonas. Foto: ©Greenpeace

A Petrobras fechou um acordo com a petroleira francesa Total E&P do Brasil LTDA e vai assumir os cinco blocos exploratórios na Foz do Rio Amazonas no Brasil. No início deste mês, a empresa estrangeira anunciou que iria desistir do empreendimento. “Notificamos em 19 de agosto nossos sócios sobre a nossa renúncia ao papel de operador “, disse a petroleira. 

Em dezembro de 2018, o Ibama indeferiu o pedido de licença ambiental. 

Em resposta enviada ao ((o))eco, a Petrobras confirmou que entrou em acordo na sexta-feira (25) para assumir a operação e a integralidade das participações da empresa Total E&P do Brasil LTDA. “Caso o acordo seja confirmado, a Total transferirá para a Petrobras os recursos financeiros correspondentes aos 40% da penalidade que a Total pagaria à ANP pela não execução do programa exploratório compromissado com a ANP”, disse. A participação da empresa na exploração, que antes era de 30%, deve aumentar para 50%, ainda podendo atingir 70% se a BP não demonstrar interesse em incrementar sua participação.

A região que a petrolífera francesa pretendia explorar  e que a Petrobras assumiu  abriga o ecossistema que ficou conhecido como “os corais da Amazônia”, que se estendem entre a costa do Amapá, passando pela costa do Maranhão até a Guiana Francesa.

Em 2018, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) havia rejeitado pela quarta vez um pedido da petroleira para obter uma licença ambiental para perfuração na bacia. Ao negar a licença, a então presidente do Ibama, Suely Araújo, afirmou que a atividade de perfuração é realizada no mar, “um incidente dessa natureza exige tomada de decisão imediata e adoção urgente de medidas de contenção. Trata-se de componente crucial de licenciamentos nesse campo de atividades”. 

A empresa não havia apresentado informações complementares sobre como agiria em caso de acidente. O plano de contenção do óleo foi considerado, na época, “limitado”. 

“A análise da equipe técnica do Ibama conclui que o PEI apresentado pela empresa Total está limitado em suas ações e não está apto para aprovação. Destacam-se no Parecer Técnico nº 215/2018 (SEI nº 3786870) as dificuldades derivadas de eventual vazamento implicar ações transfronteiriças. Mesmo que sejam, em tese, aplicáveis as disposições sobre a cooperação internacional em eventos internacionais de poluição por óleo no mar [Resolução A.983 (24) da autoridade Marítima Internacional – IMO], não constam no processo propostas concretas de como serão operacionalizadas, pela empresa, as ações de atendimento à eventuais emergências”, disse Suely Araújo, em 2018.

Perguntado sobre a retomada do processo de licenciamento, a Petrobras afirmou que “reafirma seu compromisso inexorável com o meio ambiente e que desenvolverá todas as atividades na região em perfeita correspondência com o que venha a ser definido pelo órgão ambiental brasileiro”, mas não quis responder nossas perguntas sobre se o projeto de exploração, os estudos de impacto ambiental e o Plano de Emergência Individual (PEI) do empreendimento seria refeito antes de iniciar novamente o processo de licenciamento no Ibama.  

*André Phelipe, da Agência Regra dos Terços, especial para ((o))eco

 

 

Como progresso e proteção do bem comum podem caminhar juntos no litoral do Paraná?

 

Como progresso e proteção do bem comum podem caminhar juntos no litoral do Paraná?

Como progresso e proteção do bem comum podem caminhar juntos no litoral do Paraná?

Rodeada de polêmicas, a ideia da construção da “Faixa de Infraestrutura” no município de Pontal do Paraná, no litoral do estado, parece ter uma missão mais importante do que a aparente que observamos na batalha travada entre os seus defensores e questionadores.

O fato de termos toda a mobilização da população – tanto da Bacia Litorânea quanto da Serra do Mar – neste debate sobre desenvolvimento, já fortalece, por si só, a importância da construção de uma síntese em relação ao tema, que hoje envolve a sociedade com suas teses e antíteses.

Como consenso, temos o fato relevante de que o litoral do Paraná carece de investimentos em projetos executivos e obras que tragam a melhoria da qualidade econômica, social e ambiental dos aproximadamente 300 mil habitantes que vivem na região e desenvolvem diferentes atividades.

Além disso, há também o entendimento de que o patrimônio natural do litoral é um dos principais ativos econômicos do estado do Paraná e absolutamente singular do ponto de vista global. Assim, então, devemos, como sociedade, trabalhar fortemente na criação e na exigência de alternativas inteligentes para o desenvolvimento dos municípios de toda a região.

Mas, como, afinal, podemos fazer a conciliação entre desenvolver e preservar o meio ambiente? Diria que, primeiro, ouvindo e considerando todas as alternativas técnicas possíveis. E um exemplo dessa oportunidade de diálogo ocorreu no mês de agosto passado, quando, no dia 23, um grupo de pessoas e entidades que apoiam e participam da campanha #SalveAIlhaDoMel apresentou a representantes do Governo do Paraná – entre eles o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes – um projeto alternativo ao atual da Faixa de Infraestrutura (leia mais aqui).

Ligando Praia de Leste a Pontal do Sul, mas com grande foco na aceleração do turismo e no estímulo ao comércio da região, a proposta prevê a construção de 33 km de rodovias, mais de 50 km de ciclo faixas e ciclovias e cinco mirantes. Soluções inversamente opostas às ideias do atual projeto da faixa, proposto por governos anteriores, que compreende a construção de um complexo industrial feito com dinheiro público para viabilizar um porto privado que seria feito em frente à Ilha do Mel, um patrimônio da humanidade reconhecido pela UNESCO.

Entre as obras da Faixa de Infraestrutura, estaria uma estrada, pensada unicamente para atender ao aumento do fluxo de caminhões, que passariam a transitar em volume ainda mais expressivo rumo ao porto. Estima-se que um volume de mais de 200 mil caminhões ao ano passe a trafegar pela região rumo ao porto. Infelizmente, nos moldes como vem sendo pensada, não atenderia à população e os turistas com eficiência.

Direta ou indiretamente, ela colocaria ao chão ou comprometeria cerca de 27 milhões de metros quadrados de Mata Atlântica em uma das últimas regiões a concentrar remanescentes em bom estado de conservação no Brasil e no mundo.

De modo contrário, a solução alternativa apresentada por apoiadores da campanha #SalveAIlhaDoMel – e custeada com recursos recolhidos por meio de uma campanha de financiamento coletivo – buscou indicar que existem opções alternativas de desenvolvimento e progresso para a região, que passam pelo estímulo ao turismo.

Enquanto no projeto da faixa há a previsão de mais de 300 hectares de área diretamente desmatada, o atual reduz este número para impressionantes 6 hectares. Já do ponto de vista econômico, temos uma diferença de valores entre R$ 369 milhões da Faixa de Infraestrutura e R$ 127 milhões no novo projeto. Está claro que não temos aqui uma discussão contrária ao desenvolvimento, mas, sim, a proposição de uma alternativa que, realmente, traga benefícios mais amplos à população.

Já dizia o filósofo romano Sêneca que “não existe vento favorável para quem não sabe onde deseja ir”.

A sociedade sabe para onde espera chegar e esse destino precisa percorrer a trilha da coragem. A coragem, que é uma das mais belas virtudes humanas, deve ser a arma para fazermos diferente tudo o que foi feito até agora.

Precisamos ter a coragem para enfrentar quem ainda defende que meio ambiente e desenvolvimento não podem dialogar. Os impactos ambientais podem ser tanto positivos quanto negativos. Precisamos buscar uma alternativa que traga o menor impacto econômico, social e ambiental possível.

Leia também:
Artistas protestam em clipe contra implantação de complexo industrial na Ilha do Mel, no litoral do Paraná
Censo mostra aumento de papagaios-de-cara-roxa no litoral do Paraná e São Paulo

Imagem: divulgação

Biólogo, professor universitário, especialista em Gestão e Planejamento Ambiental. Tem MBA em Gestão Pública e é mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento. Também é diretor geral da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (COMEC)

 

‘Lobos do Pardo’: projeto monitora lobas-guará e filhotes sob ameaça em área de canaviais em SP

 

‘Lobos do Pardo’: projeto monitora lobas-guará e filhotes sob ameaça em área de canaviais em SP

O lobo-guará é uma das espécies que mais representam a fauna brasileira e está ameaçada de extinção, principalmente devido à destruição de seu habitat.

Ele é típico do Cerrado, mas também está presente em áreas de transição com a Caatinga, o Pantanal, a Mata Atlântica e o Pampa, também para além do Brasil: Paraguai, Bolívia, Argentina e Uruguai.

Por isso é tão importante a presença de organizações que atuam no monitoramento da espécie e investigar os motivos que afetam sua sobrevivência, além de colocar em prática ações que podem ajudar a reverter as ameaças. O Instituto Pró-Carnívoros é uma dessas organizações!

Projeto ‘Lobos do Pardo’

Criado em 1996, o Instituto Pró-Carnívoros é reconhecido como um dos principais institutos de pesquisas especializados em mamíferos carnívoros do país.

Sediado em Atibaia, interior de São Paulo, atua em diversas regiões como na Serra da Canastra, em Minas Gerais, onde tem obtido resultados bastante positivos na proteção dessa espécie.

Em 2018, criou o Projeto Lobos do Pardo com o qual monitora lobos-guarás no nordeste de São Paulo, que vivem e sobrevivem em meio a pastagens e plantações de cana, de milho e de café. Há três anos, em parceria com o ICMBio/CENAP e a AES Tietê (empresa de energia), monitora e busca identificar particularidades das ameaças para implementar ações, se associando a outros parceiros locais. 

As mudanças provocadas pela invasão de seu habitat, afeta drasticamente os lobos-guará como riscos de atropelamento, além de doenças adquiridas com a proximidade de animais domésticos e da perseguição e caça por proprietários rurais

A identificação desses problemas ajuda a identificar soluções que garantam sua proteção, o que inclui o engajamento de fazendeiros na conservação da espécie.

Monitoramento de lobas e filhotes

Desde 2019, a equipe de pesquisadores do projeto acompanha duas famílias de lobos na região, “desde o pareamento à parição de filhotes”. Mas devido ao cenário relatado acima – com canaviais, pastagens, cães domésticos e estradas -, os filhotes morreram.

Para este ano, os pesquisadores mudaram a estratégia de monitoramento que tem garantido a proteção de duas novas ninhadas das mesmas lobas e que os lobinhos possam crescer e se aventurar em terras tão perigosas.

Para diminuir os riscos diários, é preciso acompanhá-los muito mais de perto utilizando equipamentos como coleiras de monitoramento. Elas são necessárias por, pelo menos, um ano. Depois, são retiradas ou caem sozinhas e precisam de manutenção.

É imprescindível prolongar o monitoramento das duas famílias de lobos-guará citadas para se possa acompanhar suas trajetórias – por onde andam e que fazendas visitam – e, assim, poder garantir a sobrevivência dos lobinhos. Por isso, mas para que tudo isso seja possível, o instituto sempre precisa de apoio financeiro.

Campanha de financiamento coletivo

Para arrecadar fundos, o Instituto Pró-Carnívoros por meio de seu projeto de educomunicação Sou Amigo do Lobo (Instagram e Facebook) – optou por lançar uma campanha de financiamento coletivo na plataforma Kickante, que já arrecadou a meta estipulada55 mil reais – graças à contribuição de mais de 450 pessoas.

Mas a campanha ainda tem mais cinco dias de arrecadação pela frente: vai até 6 de fevereiro.

Além da importância da manutenção do projeto, vale muito contribuir devido às recompensas, que são realmente muito especiais. Acompanho diversas campanhas desse tipo e fiquei surpresa com a qualidade do que é oferecido pelo Projeto Lobos do Pardo.

Além de adesivos e calendários de mesa, entre as recompensas estão capas de almofada, kits de sementes, planners 2021, braceletes de conservação, marcadores de livro em marchetaria, carteiras com bloco de notas, mochilas infantis e dois livros incríveis:
Lobinha, no qual Danilo de Souza e o ilustrador Will Marconi contam a história verídica de uma loba chamada Lobinha, “que cativou todo Brasil com sua persistência em sobreviver” e
Histórias de um Lobo, de autoria de Rogério Cunha de Paula, que integra o Projeto Lobos do Pardo, e do fotógrafo e documentarista Adriano Gambarini (um dos autores do nosso blog de fotografia Por Trás das Câmeras). Eu tenho esse livro: é belíssimo!

Desde 2013, o projeto Sou Amigo do Lobo realiza um trabalho constante de comunicação sobre os lobos guará junto ao público que mora no campo ou nas grandes cidades sobre o entendimento da relação do ser humano com os lobos, com o objetivo de contribuir para sua preservação em todo o país.

Agora, assista ao vídeo sobre o projeto Lobos do Pardo realizado por Adriano Gambarini e entenda melhor a dimensão e a importância do trabalho desenvolvido pelo Instituto Pró-Carnívoros

 https://vimeo.com/507661437

 

Fotos: Reprodução da campanha e do Instagram

Um mergulho em meio a criaturas fantásticas e a natureza preservada do litoral do Paraná

 

Um mergulho em meio a criaturas fantásticas e a natureza preservada do litoral do Paraná

Um mergulho em meio a criaturas fantásticas e a natureza preservada do litoral do Paraná

O litoral do Paraná é um dos menores no Brasil, com cerca de 100 quilômetros de costa em contato com o Oceano Atlântico Sul, mas é uma das áreas mais importantes do mundo quando o assunto é biodiversidade. O potencial de turismo de natureza é imenso, de passeios de barco a esportes náuticos, da observação de golfinhos ao mergulho em profundidades variadas. Esse pequeno trecho da costa brasileira possui diversas ilhas e vários pontos de recifes artificiais ricos em vida marinha perfeitos para a prática do mergulho

A Associação MarBrasil, com sede em Pontal do Paraná (PR), trabalha com conservação, educação ambiental e  desenvolvimento sustentável em ambientes marinhos e costeiros, com incentivo à pesquisa científica e acadêmica sobre os oceanos e a vida aquática. Ao longo dos últimos anos, a entidade acompanhou, com ajuda de mergulhadores, a evolução da fauna marinha.

O aumento da biodiversidade marinha no Paraná tem sido substancial a partir da implementação do Projeto RAM (Recifes Artificiais Marinhos) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Após diversos estudos, foi feita uma intervenção inédita do estado para melhorar as condições de reprodução e abrigo de algumas espécies, algumas gravemente ameaçadas de desaparecimento. 

“Em 2001, foram afundadas cerca de duas mil estruturas de concreto e mais duas balsas graneleiras, entre o Parque Nacional Marinho de Currais  e as Ilhas Itacolomis, formando o ponto conhecido como Parque dos Meros.  Além disso, a  Associação MarBrasil com o Programa REBIMAR, instalou 5.500 estruturas de concreto para a manutenção e recuperação da biodiversidade marinha, paralelos à costa de Pontal do Paraná,  sendo este o primeiro projeto do Brasil de recifes artificiais com licença do IBAMA e do Ministério do Meio Ambiente”, detalha Robin Loose, coordenador de Logística e Operações Náuticas na Associação MarBrasil.

Balsas utilizadas antigamente em Paranaguá e Antonina foram afundadas dentro do Programa Rebimar e são pontos de mergulho

O programa  foi um sucesso do ponto de vista científico e ambiental porque, além de criar um ambiente protegido para a vida marinha, também possibilita uma exploração saudável do oceano por meio do turismo. A instalação de recifes artificiais e o naufrágio das antigas balsas criaram uma paisagem fantástica que pode ser visitada por mergulhadores. É um novo cartão postal submerso que encanta pelas imagens e pela possibilidade de contato com criaturas extraordinárias.

“Sem dúvidas, o que torna especial a atividade de mergulho no litoral paranaense são os recifes artificiais, com paisagens submersas ricas em biodiversidade. Eles são verdadeiros berços para multiplicação e preservação de espécies antes consideradas até extintas em nosso litoral”, diz Robin. “O maior exemplo identificado é o mero, que pode pesar de 250 a 400 quilos e medir até três metros. Dóceis e curiosos, eles conferem características únicas para a prática do turismo de mergulho”.

Um mergulho em meio a criaturas fantásticas e a natureza preservada do litoral do Paraná

Mergulhadores podem se aproximar dos meros gigantes que, apesar do tamanho, são extremamente dóceis

O mergulho nas balsas é considerado o melhor ponto para a prática da atividade no estado do Paraná. A profundidade varia entre 21 a 27 metros, a temperatura de 20°C a 26°C e a visibilidade de 2 aos 30 metros em dias de mar e ventos calmos. São duas estruturas naufragadas, a Dianka, mais ao sul, e a Espera 7, mais ao norte. Nos mergulhos é possivel encontrar muitos cardumes de dezenas de espécies de peixes. 

A área submersa ficou conhecida como “Parque dos Meros”, justamente pela incidência constante da espécie

Como as balsas ficam em mar aberto e longe da costa, a recomendação é apenas para mergulhadores experientes com habilitação avançada e com equipamentos de segurança, acompanhados de profissionais que conhecem os naufrágios. 

Um mergulho em meio a criaturas fantásticas e a natureza preservada do litoral do Paraná

Balsas naufragadas criaram ambiente rico para a biodiversidade
e para o mergulho

Parque Nacional Marinho das Ilhas de Currais 

No Paraná está o terceiro Parque Nacional Marinho do país, depois de Abrolhos e Fernando de Noronha, o Parque Nacional Marinho das Ilhas de Currais. A unidade de conservação foi criada em 2013 e possui 1.360 hectares de extensão. A área abriga três ilhas do arquipélago e seu entorno, protegendo um rico ecossistema marinho e terrestre. 

As ilhas não possuem praias, apenas costões de rochas e pedras que afloram do mar. Vivem na área mais de 8 mil aves, chegando a nascer cinco mil atobás nas ilhas. É o principal berço desta ave em todo o litoral brasileiro, de acordo com levantamento do ICMBio.

Um mergulho em meio a criaturas fantásticas e a natureza preservada do litoral do Paraná

Por ser um ambiente protegido por lei, não é permitido desembarcar ou pescar dentro da área do parque. Os mergulhos só podem ser feitos com autorização prévia. 

Muitas espécies observadas no litoral paranaense estão ameaçadas de extinção e são muito difíceis de encontrar em outros pontos da costa brasileira. Mergulhar nessas águas é uma grande possibilidade de um contato único com essas criaturas únicas e incríveis da natureza.

 

Um mergulho em meio a criaturas fantásticas e a natureza preservada do litoral do Paraná

Registro de um tubarão-martelo

Leia também:
Litoral do Paraná é refúgio de espécies ameaçadas, que dependem da preservação de restingas e manguezais para sobreviver
Estudo inédito investiga existência de nova espécie de raia gigante na costa brasileira
Como progresso e proteção do bem comum podem caminhar juntos no litoral do Paraná?

Fotos: Robin Hilbert Loose / Associação MarBrasil e Noeli Ribeiro / Programa Rebimar (tubarão martelo) 

O Observatório de Justiça e Conservação (OJC) é uma iniciativa apartidária e colaborativa que trabalha fiscalizando ações e inações do poder público no que se refere à prática da corrupção e de incoerências legais em assuntos relativos à conservação da biodiversidade, prioritariamente no Sul do Brasil, dentre os quais se destacam, a Floresta com Araucária

Quem ganha com a exploração de diamante e ouro na Amazônia? Estudo revela que não é a população

 

Quem ganha com a exploração de diamante e ouro na Amazônia? Estudo revela que não é a população

por Maurício Angelo*

Uma análise dos indicadores sociais e econômicos de munícipios da Amazônia Legal onde houve exploração de ouro e diamantes mostra que a mineração não trouxe desenvolvimento humano para a população.

Os dados, revelados em novo estudo do Instituto Escolhas, adicionam uma nova camada para a discussão sobre se a mineração, afinal, causa ou não impactos positivos nas cidades em que atuam.

O argumento do “desenvolvimento econômico” é sempre usado em todos os projetos do setor mineral para justificar a implantação de um novo empreendimento, ignorando os custos socioambientais que durarão por décadas.

A análise do Escolhas, baseada em score de propensão a partir de diversos indicadores processados por um software, ajuda a mostrar que os supostos benefícios ocorrem por um tempo muito limitado, deixando a população na mesma situação de antes, com problemas crônicos a resolver e sem entregar o que prometeram.

“O nosso estudo confirma que a extração do ouro e dos diamantes não consegue quebrar uma dinâmica econômica baseada na usurpação dos recursos naturais da região, deixando um rastro de pobreza e destruição ambiental”, afirma Larissa Rodrigues, coordenadora da pesquisa.

Na metodologia, foram selecionados todos os municípios da Amazônia Legal onde a extração de ouro e diamantes ocorreu entre 2005 e 2016. Esses municípios, 73 no total, foram então comparados com outros da mesma região onde não houve atividade minerária. Os resultados mostram que os efeitos sobre indicadores como saúde, educação e PIB per capita são breves, deixando de existir entre três e cinco anos.

Para Carlos Alberto Manso, da Universidade do Ceará e coordenador técnico do estudo, é importante que a gestão pública seja avaliada com dados concretos e transparência para que a sociedade tenha ferramentas para analisar os motivos do seu desenvolvimento ou estagnação.

“Estamos num país em recessão, com desafios sociais gravíssimos. Não há margem para erro. Tem que monitorar e avaliar. Estudos como esse contribuem como instrumento de transparência e pressão que melhoram a qualidade do debate”, diz Manso.

Empregos ruins e desmatamento em alta

O mau resultado vale até para os índices de emprego e renda. Na última década, os salários do setor mineral diminuíram de 5 salários-mínimos na média para 4,4 em 2019. Além disso, a indústria extrativa mineral é uma das que menos emprega ao longo da cadeia produtiva.

Para cada 100 empregos diretos no setor, são gerados 86 empregos ao longo da cadeia. Muito abaixo de setores como a indústria de transformação, que transforma matérias-primas em produtos finais, por exemplo: esta gera 480 empregos a cada 100 diretos.

No caso do desmatamento, os resultados do estudo confirmaram que a extração de ouro e diamantes elevou a perda florestal nos municípios pesquisados. O desmatamento atribuído somente a essa exploração, de modo isolado, foi confirmado estatisticamente a partir de dois anos de exposição à atividade — é o tempo mínimo para que seja observado um impacto no município. Após o início da mineração, os impactos do desmatamento duram até sete anos.

Segundo o Escolhas, esta análise estatística pode complementar o que é fornecido pelo Deter, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), uma análise via satélite que passou a disponibilizar o recorte de mineração a partir de 2015.

O Deter mostra que, nos últimos 5 anos, a mineração desmatou 405 km2 na Amazônia Legal, o equivalente a 40,5 mil campos de futebol. Os registros dispararam a partir de 2019 e 2020, quando Jair Bolsonaro assumiu a presidência, e avançou sobre unidades de conservação.

Mina ilegal escavada em área do Parque Nacional do Jamanxim, Pará
Foto: Felipe Werneck/Ibam
a

Alternativas possíveis para a Amazônia

Além de mostrar que o ouro e o diamante não mudam a realidade local, o estudo do Escolhas amplia a discussão sobre a necessidade de alternativas econômicas para a mineração, a pecuária, a soja, a madeira e outras commodities exploradas na Amazônia.

É o caso da bioeconomia, baseada em produtos locais sustentáveis e negócios inovadores que mantêm a floresta em péestudada e defendida por pesquisadores respeitados como Carlos Nobre.

Como exemplo, o valor anual da produção de grandes vetores de desmatamento como carne e soja é de R$ 604 por hectare. No caso do açaí, cacau e castanha, chega a R$ 12,3 mil. 

O que se observa nesse conjunto de cidades mineradoras analisados pelo Escolhas, diz Larissa Rodrigues, é a dinâmica de boom e colapso. “A atividade minerária gera receita para as empresas e depois colapsa, vai embora. Essa dependência acaba não deixando espaço para alternativas que são persistentes e capazes de gerar desenvolvimento, ancorada no conhecimento e desenvolvimento tecnológico”, afirma Rodrigues.

O potencial da floresta em pé ainda é desconhecido, mas pesquisas têm se esforçado para tentar mensurar a riqueza gerada. O estudo Changes in the Global Value of Ecosystem Services do pesquisador Robert Constanza, da Universidade Nacional da Austrália, estimou que a Amazônia rende ao Brasil cerca de US$ 1,83 trilhão por ano em valor bruto. Quase R$ 10 bilhões por ano na cotação atual do dólar.

A mesma lógica se aplicaria a outros biomas brasileiros, como o Cerrado, acredita Larissa Rodrigues. “É preciso gerar valor de produtos que são sustentáveis, com tecnologia, inseridos na dinâmica cultural e econômica da região, para que ganhem em escala, gerem mais renda e tragam benefícios duradouros”, diz a coordenadora da pesquisa.

Corrupção, subsídios e aprimoramento da ferramenta

Há que se considerar que os pesquisadores não levaram em conta, ainda, outros fatores importantes e difíceis de ser mensurados, como a corrupção, o uso indiscriminado e o desvio de dinheiro público do imposto gerado pela mineração — a Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM), que todo município minerador recebe e que, com a vida útil finita da mineração, um dia acaba.

Pesquisa permanente do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) mostra, por exemplo, que, no caso de Canaã dos Carajás, no Pará, que recebe centenas de milhões de reais de CFEM, a falta de transparência e a má gestão impedem que o imposto da mineração seja revertido para o bem estar dos moradores: 42% da população vive em situação de pobreza ou extrema pobreza.

Carlos Manso lembra que a metodologia desenvolvida permite ao Escolhas acrescentar indicadores ao longo do tempo e refinar a ferramenta. “Esse acompanhamento pode ser ampliado nos próximos anos e gerar dados atualizados para seguir avaliando o setor”.

Se colocarmos na conta os subsídios fiscais, as isenções e os incentivos que as mineradoras recebem, não presentes no recorte atual do Instituto Escolhas, é possível verificar que, além de não entregar o desenvolvimento prometido, a mineração ainda drena recursos dos estados e municípios, recebendo benefícios cumulativos pouquíssimo questionados e que contribuem para a desigualdade e a destruição ambiental.

Foto: mina de ouro em área do Parque Nacional do Jamanxim, Pará. Foto: Vinícius Mendonça/Ibama.

Foto: Marcos Amend / Greenpeace (Terra Indígena Munduruku, no Pará)

*Este texto foi publicado originalmente em 1/2/2021 no site do Mongabay Brasil

Agência de notícias sem fins lucrativos que visa aumentar o interesse e a valorização de terras e animais selvagens, ao examinar o impacto das tendências emergentes no clima, na tecnologia, na economia e nas finanças em conservação e desenvolvimento. Seu objetivo é inspirar, educar e informar

Chapada dos Veadeiros está entre melhores parques do mundo em votação global dos leitores do portal de turismo TripAdvisor

 

Chapada dos Veadeiros está entre melhores parques do mundo em votação global dos leitores do portal de turismo TripAdvisor

Chapada dos Veadeiros está entre melhores parques do mundo em votação global dos leitores do portal de turismo TripAdvisor

Anualmente o portal de turismo internacional TripAdvisor faz um levantamento entre seus leitores – são mais de 7 milhões apenas no Facebook -, e elege os melhores destinos, em diferentes categorias. No ranking divulgado recentemente, a Chapada dos Veadeiros, em Goiás, aparece entre os 25 escolhidos no “Traveler’s Choice – 2021 – Best of the Best” dentre os Parques Nacionais.

“Onde você pode encontrar cachoeiras de tirar o fôlego, piscinas naturais incríveis e formações rochosas alucinantes? O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Localizado no centro do Brasil, ele é conhecido por suas trilhas (Sete Quedas, dos Saltos, dos Cânions e da Seriema)”, diz a publicação.

Declarado em 2001 como Patrimônio Mundial Natural pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é um dos maiores símbolos do Cerrado brasileiro.

Chapada dos Veadeiros está entre melhores parques do mundo em votação global dos leitores do portal de turismo TripAdvisor

Vista aérea do Vale da Lua

Em uma área aproximada de 240 mil hectares, essa Unidade de Conservação abriga centenas de nascentes e cursos d’água, cachoeiras, rochas com mais de um bilhão de anos, além de paisagens de rara beleza.

A Chapada dos Veadeiros é habitat ainda de uma imensa variedade de plantas e animais, com o registro de cerca de 378 espécies de aves. Seu acesso é através das cidades vizinhas de Alto Paraíso de Goiás ou de São Jorge. 

Chapada dos Veadeiros está entre melhores parques do mundo em votação global dos leitores do portal de turismo TripAdvisor

Uma das muitas formações rochosas da Chapada dos Veadeiros

Em primeiro lugar na lista do TripAdvisor aparece o Parque Nacional de Serengeti, na Tanzânia, seguido pelo Jim Corbett, na Índia, a Reserva de Maasai Nara, no Quênia, Grand Teton, no estado de Wyoming (Estados Unidos) e Kruger, na África do Sul (veja lista completa aqui).

Leia também:
TripAdvisor para de vender pacotes turísticos envolvendo contato com animais
Cerrado ganha nova unidade de conservação: o Parque Estadual Águas do Paraíso, na Chapada dos Veadeiros
Guia de bolso mostra o incrível universo das aves na Chapada dos Veadeiros
Parque Nacional Chapada dos Veadeiros terá apoio financeiro da iniciativa privada, com gestão do ICMBio
Descoberta de ovos de pato-mergulhão na Chapada dos Veadeiros traz esperança para espécie criticamente ameaçada de extinção

Fotos: Augusto Miranda/MTur/Creative Commons/Flickr