quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Via Láctea tem 100 milhões de planetas habitáveis


Via Láctea tem pelo menos 100 milhões de planetas habitáveis
"Parece altamente improvável que estejamos sozinhos," dizem os pesquisadores.[Imagem: PHL@UPR Arecibo/NASA/Richard Wheeler]


Exoplanetas habitáveis
Os astrônomos já haviam calculado que devem existir 17 bilhões de exoplanetas similares à Terra na Via Láctea.
Agora, eles estimaram que nossa galáxia deve abrigar pelo menos 100 milhões de exoplanetas habitáveis, capazes de sustentar "vida complexa".


O cálculo que eles fizeram é diferente daquele que se faz por meio da equação de Drake, que busca estimar a existência de vida inteligente.


"Vida complexa não significa vida inteligente - embora ela não a descarte, e nem mesmo a vida animal - mas simplesmente que organismos maiores e mais complexos do que micróbios poderiam existir em formas variadas. Por exemplo, organismos que formam cadeias alimentares estáveis, como os encontrados nos ecossistemas da Terra," explicam os pesquisadores.


Índice de Complexidade Biológica
A equipe examinou mais de 1.000 exoplanetas e usou uma fórmula que considera a densidade dos planetas, sua temperatura, substrato (líquido, sólido ou gasoso), sua composição química, distância da estrela e idade dos planetas.


Eles colocaram tudo em uma fórmula que batizaram de "Índice de Complexidade Biológica" (ICB).


O cálculo do ICB revelou que de 1 a 2% dos exoplanetas apresentam uma classificação superior ao ICB da lua Europa de Júpiter, que se acredita ter um oceano global abaixo da superfície que pode abrigar formas de vida.


Via Láctea tem pelo menos 100 milhões de planetas habitáveis
O cálculo do Índice de Complexidade Biológica revelou que de 1 a 2% dos exoplanetas têm condições para abrigar a vida como a conhecemos. [Imagem: Louis Irwin et al. - 10.3390/challe5010159]
 
 
Com cerca de 10 bilhões de estrelas na Via Láctea, o ICB resultou em, no mínimo, 100 milhões de planetas com capacidade de sustentar vida complexa, número que pode chegar aos 200 milhões seguindo o intervalo de 1 a 2%.


O cálculo é mais criterioso e mais restritivo do que os anteriores. Olhando apenas para a questão de estar na zona habitável, ou seja, ter condições de manter água em estado líquido, cálculos haviam indicado que haveria bilhões de exoplanetas nas zonas habitáveis em toda a Via Láctea.


"Este estudo não indica que a vida complexa exista em tantos planetas. Nós estamos dizendo que há condições planetárias que poderiam suportá-la. Questões sobre a origem da vida não foram abordadas - somente as condições para suportar a vida," salienta Albert Fairén, da Universidade Cornell (EUA).


Não estamos sós - só estamos longe dos outros
Embora outros cientistas já defendam que vamos encontrar vida no espaço neste século, é necessário salientar que a Via Láctea é tão grande que esses planetas estão muito distantes de nós. Alguns dos mais promissores que se conhece até agora, por exemplo, ao redor da estrela Gliese 581, estão a 20 anos-luz da Terra.


"Parece altamente improvável que estejamos sozinhos," dizem os pesquisadores, para logo em seguida ressaltar: "Estamos provavelmente tão longe de vida no nosso nível de complexidade que um encontro com essas formas alienígenas parece ser improvável no futuro próximo."

Quantos exoplanetas parecidos com a Terra já descobrimos?


Quantos exoplanetas parecidos com a Terra já descobrimos?
Catálogo dos 20 exoplanetas mais promissores para pesquisas em busca de outras formas de vida no Universo. [Imagem: Chester Harman]
Exoplanetas habitáveis
Cansado desta Terra e procurando por outra para começar de novo?
Uma equipe internacional de astrônomos reuniu os mais de 4.000 exoplanetas já identificados pelos dados do telescópio espacial Kepler, e verificou quais são mais susceptíveis de apresentarem semelhanças com o nosso rochoso planeta natal.


O trabalho descreve 216 planetas localizados dentro da zona habitável - a área ao redor de uma estrela em que a superfície de um planeta pode conter água líquida. Essa distância varia de um tipo de estrela para outra por causa da quantidade de energia que emana de cada uma.


Desses 216 planetas, a equipe destaca 20, que são os melhores candidatos para serem planetas rochosos potencialmente habitáveis como a Terra.


Onde a vida pode existir
"Este é o catálogo completo de todas as descobertas do Kepler que estão na zona habitável de suas estrelas hospedeiras. Isso significa que podemos focar nos planetas deste trabalho e realizar estudos de acompanhamento para saber mais sobre eles, incluindo se eles são realmente habitáveis," disse Stephen Kane, da Universidade Estadual de San Francisco.


"Este estudo é realmente um marco rumo a responder as perguntas-chave de quão comum é a vida no Universo e quão comuns são os planetas como a Terra," acrescentou.
O levantamento também confirma que a distribuição dos exoplanetas dentro da zona habitável é a mesma que a distribuição daqueles que estão fora dela - uma evidência adicional de que o Universo está repleto de planetas e luas onde a vida poderia existir.

Casa sustentável em harmonia com a Mata Atlântica




Em plena Mata Atlântica no Guarujá, litoral de São Paulo, existe uma casa integrada a natureza. Desenhada pela MK27, a Casa Na Mata é uma estrutura minimalista que enfatiza e se mistura com a paisagem natural que a rodeia.


Com formas ortogonais dominadas por grandes saliências e muitos espaços outdoor, esta moradia de três andares tem um grande espaço de lazer e um terraço ao nível das árvores, sendo que os quartos estão localizados nos andares de baixo.



Esta área de lazer abre-se para uma área onde, entre outros, encontra-se uma piscina e que está abrigada por um telhado verde que ajuda a reduzir a temperatura no interior da casa, nos meses mais quentes do ano. Lá dentro, destaque para a utilização de materiais sustentáveis e vegetação diversa.




Fonte: Green Severs

Noruega quer se tornar neutro em carbono até 2030




Um desafio e tanto para um país do tamanho da Noruega, um país que possui cinco milhões de habitantes e considerado o país mais próspero do mundo (que possui pouca desigualdade social, ótima qualidade de vida e grande receita bruta per capita). Segundo o Estadão, o salário mínimo é de R$ 14 mil e a taxa de desemprego é de 2%.
Toda prosperidade veio do petróleo — graças a ele a Noruega deixou de ser um dos países mais pobres da Europa para se transformar em riqueza e sinônimo de justiça social, em menos de 100 anos de história. E foi a administração do país, e seus recursos, que possibilitaram essa conquista.
A próxima grande conquista é esperada para 2030, data em que o parlamento do país determinou como prazo final para se tornar 100% carbono neutro. Rasmus Hansson, líder do partido verde nacional, disse ao The Guardian que “essa é uma resposta direta ao acordo realizado em Paris e significa que nós vamos investir nisso drasticamente”.
A decisão não é harmônica. Alguns partidos progressistas e conservadores não estão de acordo com isso ainda. Além disso o plano ainda não especifica nenhuma meta. Uma forma mais plausível disso acontecer é fazer financiamento de carbono e compensação em outros países.
Enquanto os políticos discutem os planos para a concretização do objetivo, nós observamos a Noruega construindo um bilhão de dólares em ciclovias e pagando moradores que se locomovem de bicicleta.

Autoestrada tem vários transportes públicos, muitas zonas verdes e até faixa exclusivas para drones



Quando as cidades pensam em formas de tornar as suas autoestradas mais eficientes, normalmente optam por acrescentar faixas às estradas, o que se tem revelado um erro crasso, já que isso acaba por aumentar ainda mais o tráfego existente. Uma equipa de arquitetos chineses está empenhada em contrariar este conceito, ao afirmar que a solução está em encolher as autoestradas e torná-las locais com mais utilidade que apenas a passagem de carros do ponto A para o ponto B.




No projeto, há quatro faixas de rodagem, mas todas estão cobertas por túneis para controlar a poluição atmosférica. Estes túneis aparecem construídos num patamar superior, o que permite que os espaços por baixo tenham outras utilidades, tal como espaços verdes e escritórios.


Fruto de uma parceria entre a Avoid Obvious Architects e a Tetra Architects, este protótipo defende a ideia de que com estas mudanças, principalmente com as faixas de rodagem cobertas, os espaços em redor ficarão mais limpos, sendo assim possível um maior e melhor aproveitamento dos espaços circundantes.


Esta autoestrada está a ser pensada para se fundir com os edifícios em redor, abrindo espaço para locais verdes e fácil acesso aos peões a novas e melhores estações de metro e autocarros. Por cima da estrada, há ainda espaço para pistas exclusivas para drones, numa clara aposta deste dispositivo como um meio de transporte do futuro.
“Uma maneira de reduzir o tráfego, além de veículos sem condutor, é mudar de forma drástica o modo como as entregas de mercadorias são feitas nas grandes cidades. Atualmente, grande parte do tráfego na autoestrada é provocado por camiões a fazer entregas”, diz Vicky Chan, autor do projeto. Para os responsáveis deste modelo muitas destas entregas poderiam facilmente ser feitas por drones, daí a inclusão de faixas exclusivas para este aparelho.

A proposta, incluída numa competição para encontrar modelos mais verdes e sustentáveis para a cidade de Shenzhen, é ainda uma utopia. Mas para os arquitetos responsáveis, esta ideia é um modelo a seguir no objetivo de transformar as cidades chinesas, consumidas por poluição, em locais mais agradáveis e acima de tudo sustentáveis.
Fonte: Green Savers

Use o bicarbonato de sódio desse jeito e livre seu cachorro de pulgas e carrapatos para sempre


Animais de estimação sofrem com pulgas e carrapatos, porque, naturalmente eles são hospedeiros dos importunos bichinhos. Mas o que pouca gente sabe, é que existe um jeito fácil e eficaz de tratar o seu animal com uma receita feita em casa.


Além disso, eles ainda provocam no pet coceira, febre, erupções cutâneas e bolhas na pele. Pensando nisso, resolvemos ensinar para vocês uma receita natural e infalível para tirar seu animal dessa situação.


A receita é a base de bicarbonato de sódio e maçã, que além de espantar pulgas e carrapatos, ainda torna os pelos macios e brilhantes. Veja como se faz:
Ingredientes:
  1. 200ml de vinagre de maçã
  2. 1/2 colher de chá de sal marinho
  3. 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
  4. 3 colheres de sopa de água morna
Modo de Preparo:

Coloque o vinagre de maçã, o sal e o bicarbonato dentro de um frasco de spray. Depois, acrescente as colheres de água morna e agite o frasco com cuidado.


Feito isso, pulverize o corpo do seu animal, especialmente nas áreas mais quentes como: orelhas, pernas e pescoço. Essas áreas, são as que mais costumam ter carrapatos.



O remédio é alternativo e tende a eliminar os insetos naturalmente. Mas é sempre bom acompanhar e olhar os pelos do seu animal de estimação para saber se eles foram mesmo embora. Caso ainda encontre algum intruso, ele estará bem fraquinho e você pode retirá-lo com luvas.



A dica é sempre escovar os pelos do seu cachorro ou gato, pois isso também ajuda muito a eliminar os insetos. Pode fazer que funciona! Depois, conte para nós o resultado!

Fotos: Reprodução/Web