quarta-feira, 5 de maio de 2021

Cientistas descobrem nova espécie de polvo dumbo e com tecnologia que permitiu devolvê-la ao mar

 

CONEXAO PLANETA



Cientistas descobrem nova espécie de polvo dumbo e com tecnologia que permitiu devolvê-la ao mar

Cientistas descobrem nova espécie de polvo dumbo e com tecnologia que permitiu devolvê-la ao mar

Muito pouco ainda se sabe sobre o polvo dumbo. Esses animais recebem este nome por causa de suas barbatanas que parecem orelhas, e mais especificamente, as orelhas do famoso personagem da Disney, o elefantinho Dumbo.

Estima-se que existam cerca de 45 espécies do polvo do gênero Grimpoteuthis. Suas barbatanas são seu principal meio de locomoção onde vive, no fundo do mar, a quase 4 mil metros de profundidade.

Por isso mesmo é bastante difícil fazer a descoberta de novas espécies desses polvos, já que o processo para a descrição oficial de uma nova espécie de qualquer tipo de animal envolve muitos anos de pesquisa, análises de material genético e características morfológicas. E ainda, a retirada dele de seu habitat natural e sua morte para que possa ser dissecado em laboratório.

Mas graças a uma tremenda ajuda da tecnologia, dois cientistas do Institut für Evolutionsbiologie und Ökologie, da Universidade de Bonn, na Alemanha, conseguiram identificar esta nova espécie de polvo dumbo: o dumbo imperador, Grimpoteuthis imperator. E de uma forma inédita: sem precisar tirar sua vida e após alguns exames, devolvê-lo ao mar.

A descoberta da nova espécie aconteceu em 2016, em águas do Pacífico Norte, durante uma expedição científica. Mas só agora foi feita sua descrição e o método realizado para tal, relatados num artigo na revista internacional BMC Biology.

“Ficou claro para mim imediatamente que havíamos capturado algo muito especial”, revelou o biólogo Alexander Ziegler, principal autor do estudo.

Para analisar o polvo dumbo, os pesquisadores utilizaram uma combinação de imagens de ressonância magnética de alto campo (MRI) e varreduras de micro-tomografias computadorizadas (micro-CT), além de análise de genes minimamente invasivos realizada em amostras de tecido.

“O DNA mostrou, sem sombra de dúvida, que estávamos olhando para uma espécie do gênero Grimpoteuthis”, diz o cientista. Com cerca de 30 centímetros, o dumbo imperador tem uma média de 71 ventosas em cada braço, usadas para capturar suas presas.

Cientistas descobrem nova espécie de polvo dumbo e com tecnologia que permitiu devolvê-la ao mar

A nova espécie das águas profundas do Pacífico Norte

E por que o nome científico escolhido foi polvo imperador?

O animal foi descoberto não muito longe do Japão, em uma cordilheira subaquática cujos picos têm o nome de imperadores japoneses.

*Com informações da Universidade de Bonn

Leia também:
O favorito ‘Professor Polvo’ ganha Oscar de melhor documentário
Cientistas filmam, pela primeira vez, o nascimento de um polvo dumbo
Pesquisa de cientistas brasileiros comprova que polvos apresentam duas fases de sono. Será que também sonham?
Polvos sentem dor não apenas física, mas emocional, sugere novo estudo

Fotos: © Alexander Ziegler

 

CONEXãO PLANETA





Uma ‘dose’ de jardinagem duas vezes por semana reduz o estresse e melhora o bem-estar, comprova novo estudo britânico

Uma 'dose' de jardinagem duas vezes por semana reduz o estresse e melhora o bem-estar, revela estudo britânico

Em nossa vida corrida, cheia de compromissos e com o olhar sempre grudado em telas, acabamos nos esquecendo de algo muito próximo a nós e que pode trazer um bem-estar enorme tanto para nossa saúde física como emocional: nossas plantas e nossos jardins. E um novo estudo britânico vem comprovar, mais uma vez, os benefícios inegáveis da jardinagem e do cultivo de hortas.

Sociedade de Horticultura do Reino Unido entrevistou quase 6 mil pessoas e o resultado da pesquisa, divulgado em artigo científico na revista ScienceDirect, revela que uma “dose” de jardinagem duas ou três vezes por semana diminui os níveis de estresse e aumenta a sensação de bem-estar.

“Esta é a primeira vez que a ‘dose-resposta’ à jardinagem foi testada e a evidência sugere que quanto mais frequentemente você jardina, maiores são os benefícios para a saúde. Na verdade, jardinar todos os dias tem o mesmo impacto positivo sobre o bem-estar do que praticar exercícios regulares e vigorosos, como andar de bicicleta ou correr”, diz Lauriane Chalmin-Pui, principal autor do estudo.

Todavia, a pesquisa demonstrou que a principal razão pela qual as pessoas buscam jardinar é pelo prazer que isso lhes dá. E esta sensação, assim como o engajamento na atividade, aumenta à medida que também cresce a área de espaço verde.

“Quando fazemos jardinagem, nossos cérebros ficam distraídos pela natureza ao nosso redor. Isso muda nosso foco de nós mesmos e de nosso estresse, restaurando assim nossas mentes e reduzindo os sentimentos negativos”, destaca Lauriane.

E se você está pensando que esse tipo de atividade só vale para quem mora em casa e tem um quintal, está enganado! Jardinagem também pode ser feita em apartamentos, mesmo para quem tem uma sacada pequena ou apenas vasos dentro da sala. Plantas sempre precisam de cuidado, seja para regá-las, fertilizar a terra ou podar suas folhas.

Para os pesquisadores envolvidos no estudo, os dados reforçam a noção de que hortas domésticas devem ter maior destaque nos debates sobre planejamento urbano, devido ao papel que desempenham na prestação de benefícios à saúde.

No Reino Unido, a jardinagem é um hobby extremamente popular. Estima-se que 49% da população adulta cuide de seu jardim e que existam 24 milhões de hortas domésticas.

Leia também:
Jovem tatuador transforma quintal em horta, na pandemia, e vira ativista da alimentação saudável e do clima
Meu limão, meu limoeiro
Como aprender a identificar árvores, plantas, flores…
Pragas: exterminando o inimigo de maneira natural
Um jardim para chamar de seu

Foto: reprodução Facebook The Royal Horticultural Society

Em carta aberta, 40 supermercados europeus ameaçam boicote ao Brasil se “PL da Grilagem” for aprovado




Em carta aberta, 40 supermercados europeus ameaçam boicote ao Brasil se “PL da Grilagem” for aprovado

Em carta aberta, 40 supermercados europeus ameaçam boicote ao Brasil se "PL da Grilagem" for aprovada

As principais e mais importantes redes de varejo da Europa publicaram hoje uma carta aberta aos parlamentares da Câmara e do Senado do Brasil em que alertam sobre a tramitação no Congresso do Projeto de Lei 2633, que ficou conhecido como “PL da Grilagem“. Os signatários, que já tinham se pronunciado no ano passado sobre o mesmo tema, ameaçam boicote aos produtos brasileiros caso o PL seja aprovado.

Inicialmente uma medida provisória, a então ‘MP da Grilagem’, agora PL 2633, anistia grileiros e desmatadores da Amazônia. Permite que criminosos que roubaram terras públicas até 2018 regularizem seus ‘grilos’. O texto enviado para o Congresso em dezembro de 2019 estende uma anistia dada apenas dois anos antes por Michel Temer à grilagem.

Pelo projeto do então presidente, quem ocupou terra pública ilegalmente até 2011 poderia obter título da terra, ou de graça ou – a depender do tamanho do imóvel – pagando o valor da tabela do Incra, que é muito inferior ao valor de mercado. Bolsonaro estendeu a anistia gratuita até 2014, e a regularização pela tabela do Incra até 2018.

Além disso, o texto amplia de até 400 para 1.500 hectares o tamanho das áreas que podem ser tituladas sem vistoria. E estende para títulos emitidos até outubro de 2019 a possibilidade de renegociação por descumprimento de cláusulas obrigatórias para a manutenção da posse (como não desmatar e não usar trabalho escravo).

Representantes da sociedade civil brasileira e diversas organizações não-governamentais estão fazendo forte pressão para que o PL da Grilagem seja derrubado, mas o governo federal quer passá-lo de qualquer jeito. Na semana passada, ele estava na pauta de votação do Congresso, todavia, acabou sendo retirado.

As 40 empresas que assinam a carta aberta ao Brasil ressaltam a importância da preservação da Amazônia para o mundo.

“A Amazônia é uma parte vital do sistema terrestre que é essencial para a segurança do nosso planeta, além de ser uma parte crítica de um futuro próspero para brasileiros e toda a sociedade. A existência de terras demarcadas e áreas de proteção pela legislação brasileira tem sido fundamental para que nossas organizações tenham confiança de que nossos produtos, serviços, investimentos e relações comerciais no Brasil estejam alinhados com os compromissos que assumimos como empresas ambientalmente e socialmente responsáveis, e que nossos clientes e partes interessadas esperam de nós”, escrevem os signatários.

Entretanto, eles alertam que caso o projeto de lei seja aprovado, tudo pode mudar.

“Se esta ou outras medidas que prejudicam essas proteções existentes se tornem lei, nós não teremos escolha a não ser reconsiderar nosso apoio e uso da commodity agrícola brasileira em nossas cadeias de mantimentos.
Conclamos o governo brasileiro a reconsiderar sua proposta”, ressaltam.

Assinam a carta companhias como Aldi, Asda, Migros, Tesco, Waitrose, Iceland, Lidl, Skandia e Sainsbury. Essas redes de supermercados têm milhares de lojas espalhadas por países como Suíça, Inglaterra, Alemanha, Itália, Suécia, Islândia, dentre outros lugares.

Esta não é a primeira vez que supermercados europeus ameaçam boicote aos produtos brasileiros por causa do desmatamento na Amazônia. Abaixo, outras reportagens que já divulgamos aqui no Conexão Planeta em anos anteriores.

Leia também:
Em petição, mais de 400 mil alemães pedem boicote de supermercados a produtos brasileiros se ‘PL da Grilagem’ for aprovada
Milhares de britânicos assinam petição pelo boicote da carne da JBS, associada ao desmatamento na Amazônia
Uma das maiores redes de supermercado do mundo vem à público afirmar que não compra carne do Brasil por causa do desmatamento
Rede de supermercados sueca boicota produtos brasileiros por causa de excesso de agrotóxicos
Em carta ao governo brasileiro, oito países europeus relatam preocupação com o crescente desmatamento e possível impacto em negócios

Foto: Cícero Pedrosa Neto/Amazônia Real/Fotos Públicas