quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

Apenas 10 atores financeiros são a chave para enfrentar mudanças climáticas

 

Apenas 10 atores financeiros são a chave para enfrentar mudanças climáticas

Redação do Site Inovação Tecnológica - 07/09/2022

Para enfrentar as mudanças climáticas basta convencer 10 atores financeiros
O poder decisório da indústria de combustíveis fósseis está incrivelmente concentrado.
[Imagem: Gerd Altmann/Pixabay]

ocando em quem decide

Um relatório preparado por pesquisadores da Universidade de Waterloo, no Canadá, identificou os 10 atores financeiros com maior influência na economia dos combustíveis fósseis e descreve o papel decisivo que eles podem desempenhar para ajudar a descarbonizar nosso futuro.

O estudo descobriu que os 10 atores mais influentes, incluindo consultores de investimentos, governos e fundos soberanos de todo o mundo, possuem controle sobre 49,5% das emissões potenciais das maiores empresas de energia do mundo.

"Isso nos mostra que os investidores e os governos podem estar na vanguarda da mudança se cidadãos e clientes os incentivarem a descarbonizar," disse o professor Truzaar Dordi. "Um número concentrado de investidores com potencial para influenciar a trajetória da indústria de combustíveis fósseis é um problema ou uma oportunidade, dependendo de como você vê as coisas."

Para chegar à lista, os pesquisadores usaram um novo mecanismo de pontuação que combina as participações e os investimentos em combustíveis fósseis dos atores financeiros nas 200 maiores empresas de combustíveis fósseis do mundo.

"Se eles agirem seriamente a respeito, os mercados de capitais podem permitir uma transição para uma economia de baixo carbono entre os principais proprietários de reservas de carvão, petróleo e gás do mundo," disse Dordi. "As promessas recentes de reduzir a exposição ao carbono em portfólios de investimento e o envolvimento com a indústria de combustíveis fósseis indicam que já podemos estar caminhando nessa direção."

10 maiores dos combustíveis fósseis

Apenas 200 empresas atualmente possuem 42,98% das reservas globais de combustíveis fósseis na forma de petróleo, gás ou carvão.

Para direcionar os esforços de descarbonização e chegar a soluções efetivas, os pesquisadores então se propuseram a responder à questão básica: Quem são os donos dessas 200 empresas?

Usando informações disponíveis nos mercados de capitais ao redor do mundo, a equipe então mapeou a estrutura de controle de 68 participações acionárias naquelas 200 empresas e identificou os acionistas que têm a maior influência potencial na governança corporativa dessas empresas.

"Nós descobrimos que os dez proprietários com maior influência sobre o uso futuro das reservas de combustíveis fósseis são gestores de investimento (Blackrock, Vanguard, State Street, Dimensional, Life Insurance Corp, FMR e Capital Group), bem como governos (Índia, Arábia Saudita e Noruega). Esses dez atores têm o maior potencial para influenciar os mercados de ações e a trajetória para uma transição sustentável na indústria de combustíveis fósseis," diz o relatório.

A ideia básica da equipe é que esses 10 governos e consultores de investimento privado podem fazer mudanças que terão um impacto transformador na luta contra as mudanças climáticas.

Algumas recomendações incluem a divulgação pública de uma eliminação programada do financiamento aos combustíveis fósseis, uma avaliação da exposição de uma carteira ao risco climático em um mundo de 2 °C mais quente e um alinhamento das carteiras de investimento com um cenário de 1,5 °C mais quente.

"Individualmente, reduzir a demanda por combustíveis fósseis dirigindo e voando menos e desligando o ar-condicionado é ótimo. Devemos continuar fazendo isso. Mas também precisamos reduzir nossa produção de combustíveis fósseis, que esses 10 atores podem liderar. Sem eles, nós simplesmente não teremos o que é preciso para alcançar nossas metas de emissões e evitar uma catástrofe," concluiu Dordi.

Bibliografia:

Artigo: Ten financial actors can accelerate a transition away from fossil fuels
Autores: Truzaar Dordi, Sebastian A. Gehricke, Alain Naef, Olaf Weber
Revista: Environmental Innovation and Societal Transitions
Vol.: 44: 60
DOI: 10.1016/j.eist.2022.05.006


Abelhas geram tanta eletricidade quanto nuvem de tempestade

 

Abelhas geram tanta eletricidade quanto nuvem de tempestade

Redação do Site Inovação Tecnológica - 25/10/2022

Abelhas contribuem para eletricidade na atmosfera
A contribuição das abelhas para a eletricidade estática na atmosfera é comparável à de variações induzidas pela meteorologia.Imagem: Ellard R. Hunting et al. - 10.1016/j.isci.2022.105241]

Energia das abelhas

Ao medir os campos elétricos perto de enxames de abelhas, pesquisadores descobriram que um enxame grande pode produzir tanta carga elétrica atmosférica quanto uma nuvem de tempestade.

Já se sabia que esse tipo de eletricidade, conhecida como eletricidade estática, ajuda os insetos a encontrar comida e até impulsiona as aranhas pelo ar, permitindo-as migrar por grandes distâncias usando fios de suas teias.

Mas esta é a primeira vez que se demonstra que os seres vivos podem ter um impacto na eletricidade atmosférica, eventualmente impactando nos eventos climáticos.

"Nós fornecemos uma avaliação quantitativa desta descoberta, comparando a contribuição elétrica de várias espécies de insetos em enxame com fontes abióticas comuns de carga. Isso revela que a contribuição de carga de alguns enxames de insetos será comparável à de variações induzidas pela meteorologia," escreveu a equipe.

"Nós sempre analisamos como a física influencia a biologia, mas em algum momento percebemos que a biologia também pode estar influenciando a física," diz o Ellard Hunting, biólogo da Universidade de Bristol, no Reino Unido. "Estamos interessados em como diferentes organismos usam os campos elétricos estáticos, que estão praticamente em todos os lugares do ambiente."

Bioeletricidade

Como a maioria dos seres vivos, as abelhas têm sua própria carga elétrica inata, chamada eletricidade biogênica, mas ninguém calculava que um enxame de abelhas pudesse gerar tanta eletricidade.

Segundo a equipe, um enxame de abelhas pode alterar a eletricidade atmosférica entre 100 a 1.000 volts por metro, aumentando a força do campo elétrico normalmente experimentada no nível do solo.

"Também calculamos a influência dos gafanhotos na eletricidade atmosférica, pois os gafanhotos enxameiam em escalas bíblicas, medindo 1.200 km quadrados, com 80 milhões de gafanhotos em menos de um 1,5 km quadrado; sua influência é provavelmente muito maior do que as abelhas," disse Liam O'Reilly, coautor do estudo. "O modo como os enxames de insetos influenciam a eletricidade atmosférica depende de sua densidade e tamanho."

A equipe acredita que devem haver muitas outras associações entre os campos elétricos estáticos de origem biológica e o ambiente, em diferentes escalas espaciais, como os micróbios no solo.

Bibliografia:

Artigo: Observed electric charge of insect swarms and their contribution to atmospheric electricity
Autores: Ellard R. Hunting, Liam J. O’Reilly, R. Giles Harrison, Constantine Manser, Sam J. England, Beth H. Harris, Daniel Robert
Revista: iScience
DOI: 10.1016/j.isci.2022.105241