quarta-feira, 13 de setembro de 2023

Estados e municípios passam a boiada no Cerrado e desafiam Ibama

 

Observatório do Clima



Estados e municípios passam a boiada no Cerrado e desafiam Ibama

Autorizações emitidas a rodo, reserva legal "móvel" e ausência de monitoramento legalizaram o que é irregular e compõem cenário de descontrole da derrubada

11.09.2023 - Atualizado 12.09.2023 às 09:06 | 

DO OC – Os processos de autorização de desmatamento conduzidos por estados e municípios no Cerrado, segundo maior bioma do país, estão fora de controle. Estudos de especialistas e relatos de fiscais no campo mostram que as autorizações têm sido emitidas a toque de caixa, em volume e velocidades que impossibilitam o monitoramento pelos órgãos ambientais, sem transparência nem controle social. 

Em alguns estados, como a Bahia, o processo de “tercerização” que transfere aos municípios a prerrogativa de autorizar o desmatamento tem ocorrido sem registro nos sistemas públicos, como o Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor), gerando um apagão de informações e dificultando as ações de comando e controle. Além disso, a validade inaudita das autorizações de supressão de vegetação (que pode ser de até quatro anos) tem sido utilizada como meio de especulação, com proprietários fazendo “poupança” de permissões de desmate para utilização em momentos economicamente mais propícios. 

O resultado é que, enquanto as ações do governo ao longo deste ano conseguiram produzir uma inflexão de 7% na área de alertas de desmatamento na Amazônia no ano de 2023 (considerando o corte utilizado pelo Inpe para medir o desmatamento nos biomas, sempre de agosto de um ano a julho do ano seguinte), o Cerrado segue sem controle. 

Considerado a “caixa d’água do Brasil”, o Cerrado – cujo Dia Nacional se comemora nesta segunda-feira (11/9) – concentra nascentes e áreas de recarga hídrica fundamentais para a irrigação de bacias hidrográficas da América do Sul. Entre os chamados “serviços ecossistêmicos” prestados pelo bioma, está a provisão de água que é base para a operação das principais hidrelétricas do país. 

“Os biomas são integrados: há um fluxo de águas, um fluxo atmosférico de umidade, de carbono, de biodiversidade, que precisa ser observado. O Cerrado tem esse papel tão importante de infiltrar e verter essas águas para todos os outros cantos do país”, resume Isabel Figueiredo, pesquisadora do Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN) e especialista no bioma. 

Menor proteção legal 

Diferentemente da Amazônia, onde a área de vegetação nativa protegida em propriedades rurais é de 80%, o Cerrado conta com apenas 20% de área de reserva legal (no Cerrado localizado em estados da Amazônia Legal, o percentual é de 35%). Isso significa que, segundo a determinação do Código Florestal, 80% da área dos imóveis rurais no bioma é “desmatável”. 

Cabe aos estados a autorização e fiscalização do desmatamento legal – e é justamente aí que reside a principal dificuldade para o controle da derrubada atualmente. Os estados não apenas têm autorizado muito desmatamento como têm dificultado o acesso a informações e monitoramento dessas autorizações. 

“A área de proteção definida pelo Código Florestal é inferior ao que se mostrou ser necessário para manter as funções ecossistêmicas do Cerrado, sobretudo essa de reposição de água. A linha de corte para evitar o ponto de não retorno no bioma [ponto em que a degradação e perda de funções se torna irreversível] seria de 40%”, explica Guilherme Eidt, também pesquisador do ISPN. 

“Essa perspectiva de manutenção dos serviços ecossistêmicos não é atendida pelo Código Florestal, que sinaliza um campo aberto para a expansão do agronegócio. Isso já ocorre desde os anos 1980, mas tem um impulso muito mais forte a partir do final da década de 1990 e início dos anos 2000, quando há um direcionamento de políticas para a expansão em regiões de vegetação nativa do Cerrado”, completa.  

A situação se agrava porque, mesmo insuficiente, o Código Florestal não tem sido plenamente cumprido para a concessão de autorizações de desmatamento, que são marcadas por irregularidades. 

É o que explica Margareth Maia, professora da Universidade Federal da Bahia e diretora do Instituto Mãos da Terra (Imaterra). O instituto conduz, desde 2021, um estudo sobre as autorizações de supressão (conhecidas pela sigla ASV) emitidas na Bahia. A primeira parte da pesquisa, publicada no ano passado, analisou 5.126 portarias de autorizações de supressão de vegetação nativa publicadas no Diário Oficial do estado entre setembro de 2007 e junho de 2021. Com elas, foi liberada a derrubada de 1 milhão de hectares em todos os biomas da Bahia, área equivalente a 32 cidades de Salvador.

Do total autorizado, 80% está concentrado no Oeste do estado, fronteira agrícola mais ativa do chamado Matopiba (região formada pelos estados de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). Entre as irregularidades encontradas, estão conflitos com comunidades tradicionais, uso de técnicas que podem ser fatais para captura da fauna (como a utilização de cachorros para espantar os animais) e pareceres assinados por servidores sem a qualificação técnica estabelecida. 

Além disso, o estudo analisou mais de perto 26 processos de ASV à luz da legislação ambiental, produzindo pareceres técnicos. “O argumento de Márcia Telles [diretora do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, o Inema, por mais de dez anos e exonerada do cargo no último sábado, 9/9], quando questionada, sempre foi de que todo o processo foi feito na legalidade. Mas quando demos um zoom nessses processos vimos que não era assim. Era uma suposta legalidade. Todos os processos tinham irregularidades, que contestamos através de representações ao Ministério Público”, conta Maia. 

A segunda parte da pesquisa do Imaterra e os dados consolidados, ainda inéditos, serão publicados em livro neste mês.

“Cenário de caos” 

Entre agosto de 2022 e julho de 2023, o Cerrado registrou alta de 16,5% nos alertas de desmatamento do sistema Deter, do Inpe, na comparação com o ano anterior. A área sob alertas de desmatamento nesse período, 6.359 km2, é a maior já registrada na série histórica do Inpe, iniciada em 2017.

Em julho deste ano, a alta de alertas do Deter no Cerrado foi de 26%, na comparação com julho de 2022. Em agosto, a alta foi de apenas 2% na comparação com o mesmo mês no ano passado, o que, segundo a ministra Marina Silva, pode indicar um início de reversão da curva ascendente de desmatamento no bioma, o que já se verificou na Amazônia. 

As ações de comando e controle, incluindo embargos remotos, foram retomadas pelo Ibama e ICMBio, mas ainda esbarram nas dinâmicas locais de autorização do desmatamento legal. De janeiro a julho, a área autorizada para desmatamento no Cerrado foi de 482.381,4 hectares. No mesmo período, o Deter registrou 491.045 ha sob alertas de desmatamento. 

“Praticamente a totalidade do desmatamento nesse período teve base em autorizações emitidas pelos órgãos estaduais de meio ambiente. Claro que esse dado não pode ser olhado apenas dessa maneira, porque em alguns casos dá área sob alertas de desmatamento pode ter existido, sim, desmatamento ilegal, o que está sendo verificado pelo Ibama de forma muito detalhada. Mas o fato é que o Cerrado permite uma autorização maior, que vem sendo dada de forma, no mínimo, discutível”, afirmou João Paulo Capobianco, secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, em agosto. 

Relatos ouvidos pela reportagem descrevem um “cenário de caos”, especialmente na Bahia. Como mostrou o último Relatório Anual do Desmatamento do Mapbiomas, a região do Matopiba concentrou 26,3% de todo o desmatamento no Brasil. 

Na Bahia, além das emissões maciças de autorizações de supressão de vegetação e da descentralização descontrolada dessa atribuição para municípios – onde pressões políticas e econômicas incidem muito mais fortemente sobre os órgãos ambientais – os relatos dão conta da instituição de “reservas legais móveis”, ou seja, a realocação de reservas legais dentro das fazendas. Isso acontece porque as autorizações têm sido emitidas sem que as propriedades tenham seu Cadastro Ambiental Rural (chamado de Cefir no estado) validado, diferentemente do que prevê o Código Florestal. 

“Teoricamente, não seria possível conceder Autorização de Supressão de Vegetação para uma propriedade que não tivesse o CAR validado, já que é o cadastro que observa se a área de reserva legal está correta. Como há atraso na validação, os estados têm emitido autorizações independentemente disso, o que gera uma situação capenga: enquanto o CAR não é validado, as fazendas tem trocado de lugar as suas reservas legais”, explica Isabel Figueiredo. 

Na prática, sem registro e controle, os proprietários modificam a área assinalada como reserva legal em seus cadastros quantas vezes quiserem, ao solicitarem autorizações para desmatamento. Assim, uma área antes identificada no cadastro como parte da reserva legal obrigatória pode ser objeto de um pedido de supressão de vegetação, enquanto se “empurra” a reserva para outra parte – que também não será fiscalizada. Enquanto não é validado, o cadastro é modificado e as reservas “flutuam” para onde for mais conveniente, facilitando que a supressão de vegetação avance sobre áreas protegidas . 

Para Isabel Figueiredo, as demandas por uma política pública de controle do desmatamento no Cerrado passam, necessariamente, por uma articulação efetiva entre governo federal e estados. “Além de se articular com os estados, é preciso ir além do discurso de que ‘podemos desmatar 80%’. É preciso observar outras questões, como a fundiária, os casos de grilagem da terra e de violações de direitos humanos de populações tradicionais que ocupavam essa região. É preciso também monitorar os processos de outorgas para uso de água e recargas de aquífero – importantes para o próprio agronegócio. Nossa expectativa é que o governo federal olhe para o Cerrado com a importância que ele tem, que seja mais inovador e mais arrojado na conservação do bioma. Precisamos de uma meta de preservação para além do Código Florestal, ou veremos o colapso ambiental do país inteiro”, afirma.

O governo federal deve anunciar o PPCerrado, plano de controle do desmatamento inspirado no bem-sucedido PPCDAm, da Amazônia, neste mês. Procurados, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente da Bahia e o Inema não se pronunciaram. (LEILA SALIM)


A abertura da Semana Do Cerrado do Distrito Federal e o lançamento da 12º Mostra Do Circuito Tela Verde são realizados por meio da educação ambiental

 11/09/23 às 20h31 - Atualizado em 11/09/23 às 20h31

A abertura da Semana Do Cerrado do Distrito Federal e o lançamento da 12º Mostra Do Circuito Tela Verde são realizados por meio da educação ambiental

Em comemorações ao Dia Nacional do Cerrado, celebrado nesta segunda-feira (11 de setembro), foi realizado um evento conjunto entre Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Proteção Animal do Distrito Federal (SEMA/DF), Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), Instituto Brasília Ambiental e OSC Ecofalante.

Este encontro pedagógico e cultural congregou duas importantes solenidades: a abertura da Semana do Cerrado do Distrito Federal e do lançamento da 12º Mostra do Circuito Tela Verde.

 

O evento objetivou celebrar, exaltar e problematizar sobre a nossa relação sustentável e solidária com o Cerrado, ao evidenciar a Educação Ambiental como importante mediadora de uma prática cidadã, destacando-se a linguagem audiovisual, por meio da exposição de curtas-metragens.

 

Participaram dessa atividade/ação os estudantes da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal, vinculados ao Programa Parque Educador, além dos professores, das equipes técnicas e das autoridades dos órgãos e instituições parceiras.

 

O evento foi realizado no auditório do MMA e contou com a presença da Secretária Executiva da SEMA/DF, Eleutéria Mendes, do presidente do Instituto Brasília Ambiental, Rôney Nemer, da Secretária de Educação, Helvia Miridan e do diretor do Departamento de Educação Ambiental e Cidadania do MMA, Marcos Sorrentino.

 

Participaram do evento cerca de 80 alunos da Escola Classe de Arniqueira (Taguatinga) e do Centro de Ensino Athos Bulcão (Cruzeiro), que participam do Programa Parque Educador, puderam conhecer mais sobre o meio ambiente, em especial o Cerrado, de forma lúdica e dialogada. Para isso, foram apresentados vídeos relacionados à temática ambiental e contação de história.

 

PARQUE EDUCADOR

 

Os alunos que estiveram na solenidade fazem parte do Programa Parque Educador, uma iniciativa desenvolvida pela SEMA/DF, SEEDF e Brasília Ambiental. O objetivo do Programa é: fortalecer a educação ambiental no DF; ampliar o espaço educativo das escolas públicas, principalmente daquelas da Educação Integral, além de aumentar a integração dos parques com a comunidade, sensibilizando-a quanto a sua importância e fortalecendo o sentimento de pertencimento.

 

Para alcançar esses objetivos, os parques foram transformados em espaços educativos com a ajuda de professores da rede pública de ensino, que realizam verdadeiras aulas ao ar livre. Para isso são utilizadas diferentes metodologias, tais como: trilhas, oficinas, vivências, dinâmicas, aproveitando ao máximo o que os parques possam oferecer.

 

O Programa Parque Educador está presente nos seguintes Parques: Parque Ecológico de Águas Claras, Parque Ecológico Saburo Onoyama, Parque Ecológico Três Meninas, Parque Ecológico Dom Bosco, Parque Ecológico do Riacho Fundo e Estação Ecológica de Águas Emendadas.

12° MOSTRA DO CIRCUITO TELA VERDE

 

A abertura da Semana do Cerrado foi marcada também pela 12ª Mostra do Circuito Tela Verde, uma iniciativa do MMA, que promove regularmente a Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente, reunindo vídeos com conteúdo socioambiental para serem exibidos em todo território nacional e em algumas localidades fora do país. Os alunos assistiram vídeos educativos sobre o meio ambiente e preservação do solo brasileiro, com destaque para o Cerrado.

 

“O que o circuito Tela Verde faz é incentivar crianças, jovens e adultos a desenvolverem produções contando sua realidade e mostrando para outras pessoas”, explicou o diretor do Departamento de Educação Ambiental e Cidadania do MMA, Marcos Sorrentino.

 

ECOFALANTE

 

É uma OSC que atua nas áreas de cultura, educação e sustentabilidade. Produz filmes, documentários e programas de televisão de caráter cultural, educativo e socioambiental. Além disso, consultorias a projetos nessas áreas e formação de professores, exibições e debates em escolas, universidades e aparelhos culturais.

 

 

Como saber se um organismo é geneticamente modificado ou natural?

 

Como saber se um organismo é geneticamente modificado ou natural?

Redação do Site Inovação Tecnológica - 11/09/2023

Como saber se um organismo é geneticamente modificado ou natural?
A edição genética está sendo usada o tempo todo, mas ainda não conseguimos identificar seus produtos.
[Imagem: Jenny Nuss/Berkeley Lab]

Identificação de OGMs

Desde o advento da edição genética, pesquisadores e autoridades de saúde têm procurado ferramentas que possam identificar de modo rápido e confiável os organismos geneticamente modificados daqueles que ocorrem naturalmente.

Um exemplo da falta que faz uma ferramenta assim foi vista recentemente durante a epidemia de covid-19, quando se tentava descobrir se o vírus SARS-CoV-2 seria fruto de mutações naturais ou se seria um produto de laboratório.

Ainda não temos uma ferramenta para isso, mas os esforços parecem estar começando a dar frutos, depois de seis anos de pesquisas financiadas pela agência IARPA dos EUA (Inteligência Avançada sobre Atividades de Projetos de Pesquisa).

O resultado é um conjunto de técnicas - uma plataforma baseada em laboratório e quatro modelos computacionais de análise de sequências de DNA - que muda drasticamente as atuais capacidades de triagem para detecção de organismos geneticamente modificados.

Multitestes

Para garantir que os testes sejam tão úteis quanto possível, o programa envolveu a distribuição dos mesmos tipos de organismos para vários laboratórios, para que todos aplicassem as novas técnicas e verificassem se os resultados seriam consistentes.

No total, os cientistas produziram quase 200 amostras únicas de organismos com modificações genéticas, que vão desde grandes exclusões ou inserções de sequências de DNA até alterações muito sutis de nucleotídeos únicos, feitas usando a técnica CRISPR. Cada grupo de teste recebeu amostras contendo organismos alterados, bem como amostras de controle contendo organismos não modificados - conhecidos como "tipo selvagem". O conjunto incluiu ainda organismos cujo genoma jamais havia sido sequenciado, de modo que as informações não estavam disponíveis em nenhum banco de dados para comparação.

As amostras incluíram partículas de vírus e células de bactérias, mamíferos e fungos. Essas amostras cegas representavam potenciais patógenos humanos, como HIV e E. coli, patógenos que infectam plantas e espécies complexas projetadas em laboratório. Para garantir a saúde e a segurança dos participantes, todas as amostras microbianas ou virais criadas para o teste não eram infecciosas e todas foram controladas sob rigorosos procedimentos de biossegurança.

Aquém do desejado

A sensibilidade de cada técnica individual na identificação dos organismos modificados ficou entre 55% e 70%. Mas o conjunto de ferramentas foi capaz de atingir aproximadamente 72% de sensibilidade na validação cruzada.

Esse desempenho geral dos modelos individuais e do conjunto demonstrou uma melhoria considerável em relação às capacidades de última geração. Contudo, ainda está longe do que é considerado desejável: a IARPA estabeleceu uma meta para as tecnologias de teste de especificidade de 99% (não mais do que 1% dos tipos selvagens identificados erroneamente como geneticamente modificados) e sensibilidade de 90% (não mais do que 10% dos testes poderiam identificar erroneamente um organismo geneticamente modificado como tipo selvagem).

Uma das razões pela qual é tão difícil distinguir os organismos naturais dos geneticamente modificados é que os cientistas de todo o mundo utilizam muitas bases de dados e programas diferentes para rever e armazenar dados de sequências do genoma. E, além disso, os cientistas usam nomes e termos diferentes para descrever genes e prever suas funções com base nas sequências - um processo chamado anotação. Assim, apesar de cada vez mais espécies terem tido os seus genomas sequenciados, os dados não são necessariamente fáceis de usar.