A raposa e o dente-de-leão: uma das lindas imagens premiadas no British Wildlife Photography Awards
Os britânicos aprenderam a conviver em harmonia com as raposas. Seja nas áreas rurais ou em grandes cidades, como a capital Londres, elas podem ser vistas em parques, quintais ou atravessando ruas. Estima-se que a população da espécie, a Vulpes vulpes, tenha dado um salto nos últimos anos: de pouco mais de 30 mil animais na década de 90 para 150 mil nos dias atuais.
Nada mais natural então que elas sejam facilmente fotografadas. E como não se encantar com a sua beleza: o focinho alongado, as orelhas eretas, os olhos amendoados e o pelo grosso em tons de laranja e marrom?
Pois entre os vencedores deste ano do British Wildlife Photography Awards, competição que premia os melhores fotógrafos de vida selvagem do Reino Unido, estão duas imagens de raposa, inclusive, a que ganhou o prêmio principal.
Com a foto mais abaixo, que chamou de “Um Olhar para o Futuro”, Charlie Page conquistou a categoria “Vida Selvagem Urbana” e o 1o lugar geral do concurso.
“Eu sabia que encontraria raposas nesta área e queria uma foto com o pano de fundo industrial. Um dia, ao configurar minha câmera com um disparador remoto, uma raposa se aproximou à minha esquerda. Hesitante sobre o que fazer, fiquei imóvel e, surpreendentemente, a raposa parou bem na minha frente. Tirei a foto, mas fiquei confuso porque ela tinha chegado tão perto. Em retrospectiva, esse encontro provavelmente conta mais a história do que a própria foto. A vida selvagem se acostumou conosco invadindo seu habitat. Acho que a árvore derrubada e o olhar de saudade no rosto da raposa retratam essa tragédia perfeitamente. Espero que todas as fotografias da vida selvagem não fiquem assim nos próximos anos”, escreveu o fotógrafo.
Já a belíssima imagem, “Dormindo com Dentes-de-Leão”, que abre este texto foi a vencedora na categoria “Retrato Animal”. O autor dela é Lewis Newman.
“‘Depois de passar muito tempo com essa raposa em particular, ela começou a perceber que eu não era uma ameaça. Isso me deu ótimas oportunidades fotográficas. Fui conhecendo sua rotina e, à medida que as flores silvestres começavam a crescer, eu a encontrava enrolada entre elas. Quando os dentes-de-leão começaram a abrir, havia alguns dias em que ela acordava coberta por eles”, contou ele.
Mas nem só raposas estão entre os destaques do British Wildlife Photography Awards 2023. Confira abaixo alguns dos demais ganhadores e neste link, a lista completa.
Comportamento Animal
James Roddie
Florestas Selvagens
Philip Selby
Costa e Mar
Henley Spiers
Habitat
Neil McIntyre
Fotos: divulgação British Wildlife Photography Awards
Nenhum comentário:
Postar um comentário