14/06/2016 09h05
Papagaios e corvos têm capacidade cognitiva comparável à dos primatas.
Estudo foi conduzido por pesquisadora brasileira em universidade americana.Papagaio-de-peito-roxo:
papagaios e corvos têm capacidades cognitivas comparáveis às dos
primatas (Foto: Rudimar Narciso Cipriani)
saiba mais
Os cientistas ficaram surpresos com os resultados do estudo, que
demonstrou que muitos pássaros tinham mais neurônios que os mamíferos,
incluindo os primatas.Os papagaios e os corvos, por exemplo, mostraram ter capacidades cognitivas comparáveis às dos primatas. Assim, podem fabricar utensílios e usá-los para obter comida ou para resolver outros problemas.
Esses pássaros também são capazes de se reconhecerem no espelho e de anteciparem suas futuras necessidades - capacidades cognitivas que até agora se acreditava que eram exclusivas dos primatas.
"Descobrimos que os pássaros, particularmente os que cantam e os papagaios, têm um número surpreendentemente grande de neurônios no pálio, a parte do cérebro que correspondente ao córtex cerebral, que é importante para as funções cognitivas superiores, como se planejar para o futuro ou reconhecer padrões", disse a brasileira Suzana Herculano-Houzel, professora de neurociência da universidade americana de Vanderbilt e autora principal do estudo.
Corvo bebe água de uma torneira durante dia quente em Ahmadabad, na Índia, em foto de arquivo (Foto: Ajit Solanki/AP)
A pesquisa revelou que os neurônios no cérebro dos pássaros são muito menores e estão mais concentrados que no dos mamíferos. O cérebro dos Passeri e dos papagaios, por exemplo, contém duas vezes mais neurônios que o cérebro dos primatas, apesar de terem o mesmo tamanho, e de duas a quatro vezes mais que o dos ratos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário