quarta-feira, 5 de junho de 2013

Não transformar problemas provisorios em caos permanente!


Prezados,

Temos de tomar cuidado no sentido de não transformar o atual congestionamento do Park Way --que é um problema provisório-- em um caos permanente.

Durante a reunião com o representante do DER foram apresentadas propostas de "soluções" para o atual problema de congestionamento do Park Way que CONSIDERO TRAGICAS. Um dos presentes, por exemplo, sugeriu que fosse aberta a ligação entre a quadra 25 do PW e a avenida do aeroporto para desafogar o transito.

Se for aberta essa ligação os caminhões e ônibus da EPIA passarão a cortar caminho para o aeroporto pelo PW, nos dois sentidos, e o atual congestionamento se tornará PERMANENTE!Isso sem falar na destruição ambiental que representará o desmatamento de mais alguns hectares de mata razoavelmente preservada! 

Outro morador, refém do atual congestionamento, sugeriu, por email, que fossem alargadas as vias internas do Park Way para facilitar a ida e vinda dos carros dos moradores.

Alargamento de vias é uma medida PERMANENTE e o mesmo problema acontecerá: a utilização opcional das vias internas do PW pelos carros que querem fugir do transito da EPIA e da avenida do aeroporto. O congestionamento piorará e se tornará crônico, com um possível acréscimo da criminalidade devido ao aumento no numero de pessoas estranhas, de não moradores, nas vias internas do Park Way, devido à facilitação do acesso, nos dois sentidos.

Além disso quem vai querer andar ou passear o cachorro ou malhar em ruas entupidas de ônibus e caminhões, se expondo a eventuais gracejos dirigidos, sobretudo às moças com malhas de jogging ou shorts? E a poluição? E o aumento do calor?E a destruição do asfalto? E o barulho?

Será o fim do sossego do Park Way!


Não é apenas o Park Way que está congestionado por causa das obras do Expresso DF. Já tentaram voltar para casa pelo Lago? O congestionamento perto do balão do aeroporto na hora do “ rush”  vai até a QI 7!!! E o Lago tem vias largas!

Vamos ter paciência, aguardar com calma o fim das obras e não procurar soluções drásticas que só servirão para perenizar o problema, destruindo para sempre nossa qualidade de vida!

Flavia Ribeiro da Luz
Associação Park Way Residencial


17 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia, Flávia

Envio á vc minha singela opinião, para que possa transmitir aos nossos moradores.
Esses moradores e suas ideias estapafúrdias, provavelmente são os mesmos que almejam por comércios no Park Way, são aqueles que estavam acostumados com a comodidade de padaria, de farmácia e ou outros comércios perto de onde moravam anteriormente e que agora querem “bagunçar o nosso coreto”. Vamos ter paciência, o engarrafamento é temporário, se depois das obras não melhorar, aí sim, vamos pensar em uma solução adequada que não agrida o nosso sossego.

Obs.: Sou moradora do Park Way á 40 anos, fui cria no cerrado colhendo cajuzinho-do-cerrado, cagaita, guabiroba, pequi. Que hoje nós não encontramos mais, só encontro os que foram preservados no meu terreno.

Antonio Carlos disse...

Prezada Flávia,

Acolho com admiração seu posicionamento. Um pouco de paciência é necessária para que não cheguemos a medidas radicais que transformariam o paraíso onde vivemos e um verdadeiro inferno.
Gostaria de propor também, aproveitando o canal de amplo alcance, alguns procedimentos que não deveriam necessitar de um chamamento, mas a realidade é dura.

Me refiro a que devemos ter também paciência em respeitar a fila de carros que se formam por esses engarrafamentos temporários e nos conscientizarmos que não somos melhores nem mais privilegiados que o próximo no trânsito. Falo dos nossos vizinhos que furam a fila pelo acostamento, andando em alta velocidade, colocando em risco a vida de pedestres, ciclistas ou mesmo de motoristas desavisados que venham a se dirigir ao acostamento para atender, de repente, um celular que tocou. Eles são os mesmo que trafegam também com carros pela pista da caminhada, pela grama ou mesmo pela contramão forçando entrada quando vem um carro na sentido contrário. O que estou pedindo é educação e consciência social.

Gostaria também de pedir que estes dois atributos seja,m exercitados com relação aos ciclitas. Não temos ainda ciclovias no Park Way, pelo menos onde moro. O que temos é uma pista de caminhada ou corrida muito mal construida. Lembremos que o código de trânsito brasileiro dá ao ciclista o mesmo direito de utilizar a rua que os automóveis. Ao ver um ciclista a frente, PELO AMOR DE DEUS, diminua e dê distância lateral ao ultrapassar. Veículos em alta velocidade tirando fino de uma bicicleta coloca em risco a vida de alguém que se locomove dentro do seu direito, e ainda contribuindo para um meio ambiente melhor.

Atenciosamente
Antonio Carlos

Anônimo disse...

Prezados,

É a primeira vez que me manifesto. Mas o caus do congestionamento, em meu ponto de vista é ocasionado pela falta de visão de quem administra o trânsito. Observem que passada a passarela, ou melhor o semáforo o trânsito flui bem melhor. Observem , também que os ônibus param em fila dupla, as pessoas param para pegar seus empregados e ai o transito trava, hj teve uma batida por causa disso entre um ônibus e um carro de passeio. Acredito que se houvesse um guarda tentando dar fluidez ao trânsito melhoraria um pouco ao invés deles ficarem parados só tentando multar, há momentos que se torna impossível passar com o carro quando temos dois ônibus parados de um lado e outro, se alguém de visão pensasse um pouco pediria para o cidadão parar mas a frente. Infelizmente o Park Way não dá tantos votos assim, entao ficamos a margem. Grata e desculpas pelo desabafo.
Moradora da quadra 16, cj 4.

Anônimo disse...

Bom dia,

tenho uma sugestão simples e barata para resolver grande parte do congestionamento que acredito ser ocasionado devido ao semáforo localizado ao lado da passarela na quadra 14. Basta observar que ali se forma congestionamento tanto no período da manhã quanto pela noite.

Solução:
Basta que a passarela seja continuada até o outro lado da rua dessa forma o semáforo poderá ser removido e aquele trecho terá fluxo livre.

abraço a todos.

Paulo Argolo disse...

Considero seus comentários pertinentes. Há uma lógica simples por trás disso tudo. É bastante provável que não haja recursos previstos nessa obra para "alargamentos" ou "construção" de vias alternativas no PW por causa dos transtornos causados no trânsito. Toda obra gera incômodos, inclusive aquelas que fazemos em nossas casas, depois passamos a usufruir dos benefícios da mesmas quando terminadas. Recomendo que todos passem a acordar 20 minutos mais cedo para chegar a seus compromissos no horário. Pelo menos no meu caso, é o tempo que perco no trajeto da quadra 14 mais ou menos no horário entre 6:30 e 7:00 da manhã. Paciência e canja de galinha não fazem mal a ninguém. Toda obra tem começo, meio e fim.

Paulo Argolo

Q. 25

Ana Clara disse...

Boa Tarde Flávia,

Como você penso que devemos pensar bem antes de procurarmos
soluções, que num primeiro momento podem parecer boas mas
a longo prazo não, porém penso também que algo precisa ser feito.
Já liguei um dia para a Polícia Militar avisando do caos que estava na parte interne do Park Way, a pista que dá acesso ao Country Club, pois havia fila tripla.
Penso que se nos mobilizarmos para pedir um controle de tráfego, feito pelo Detran ou Polícia Militar, já nos ajudaria bastante, principalmente nas primeiras horas da
manhã, resolveria em parte nosso problema para sair pela manhã, o que você pensa?

Atenciosamente

Elisa Grosner disse...

Concordo. Aguardamos mas sempre atentos.
Acho temerário abrir qualquer outra ligação do Park Way, seja com a 25 e o aeroporto, seja com a EPIA, lá em cima, perto do catetinho.
Agora, estamos ficando meio ilhados: o viaduto que dá acesso ao Núcleo Bandeirante está com um sentido fechado, a entrada do balãozinho já foi fechada (nesse caso até entendo, senão o pessoal ia todo fugir do engarrafamento por lá). Mas quero saber como ficarão nossas entradas e saídas.

Elisa

Gil Marcelino disse...

Prezada Flávia:
Concordo com as suas ponderações, todavia, gostaria de entender por que fecharam ( rasgaram o solo de fora a fora da BR, a meu ver sem urgência ou necessidade) todos os acessos para a BR 040, seja para os moradores das quadras 26 a 29 dirigirem-se ao N.B., ou simplesmente atravessarem para as quadras 10, 11, 12., etc. Não nos deixaram outra alternativa senão o retorno da FLORICULTURA em frente a Q.14 ou no VIADUTO da Candangolândia!! (quem foi que lhes deu o poder de agirem tão impensada e atabalhoadamente ??)
Que falta de preparo técnico e espírito público têm esses engenheiros ! Já não lhes bastou as trapalhadas e confusão causadas no balão do aeroporto ? Esses "técnicos" levaram DUAS semanas para "encontrar "' um arremedo de solução, que se tivessem pensado um pouquinho, previamente ( tempo não lhes faltou! ), teriam evitado tanto desconforto.

Não sou engenheiro, porém, tal formação não é necessária para pensar.

Grato pela atenção e, se possível, dê uma chegada neste lado do PW, quase sempre abandonado, quando poderá constatar as ações "inteligentes" desses senhores.


Abraços Gil Marcelino

Olímpio Ferraz disse...

Caos tambem existe aqui entre quadras 3 e 4 do Park Way... O balão que dá acesso ao GuaraII e Bandeirande, na DF 179, em direção à estrada de ferro é uma vergonha... Poderiam ter feito uma obra definitiva... Mas a palavra "definitivo" não faz parte do dicionário dos nossos governantes.... Então, ficamos impedidos sair de casa todas as manhãs quando vemos o engarrafamento na rodovia provocado no afunilamento do tal balão.... Só próximo às 10 da manhã o trânsito normaliza......
Um abraço,

Olimpio W Ferraz...

Lenira disse...

Cara flávia,

Concordo em tudo com você. Pensar em soluções que resolvam temporariamente nosso problema é uma temeridade.

Precisamos, sim, de PRIVACIDADE, já que escolhemos - e pagamos - por um local que nos desse qualidade de vida e tranquilidade para ir e vir.
Parabéns por sua persistência e coragem!
Um abraço
Lenira - Qd 26.

Anônimo disse...

Flavia, vc tem razão. Essa abertura pela 25 é uma das coisas mais temerárias que podem acontecer ao Park Way.
Quanto ao atual congestionamento, imagino como devem estar sofrendo os moradores que se utilizam da via do Country Club. A pista interna que vem do Gama virou mão única.!! Até caminhão de combustível tem vindo por ela e ocupa a contra-mão sem qualquer cerimonia. É impossível ir em direção ao Country. Acredito que uma solução, até que as obras terminem, seria fechar todas as entradas desde o Country que dão acesso à pista interna. Foi feito isso no balãozinho da 14, perto da passarela. Se forem fechadas essas entradas, o uso se dará apenas por veículos do próprio PW.

Biazon disse...

Prezada Flávia, bom dia,

Realmente está incomodando muito o congestionamento. HJ, por exemplo, saí de casa (qd. 15, conj. 8, lote 1) às 7h e 10min e o trânsito estava parado já na minha quadra, antes mesmo de chegar alí na Praça de Talentos. E aí começam as pessoas trafegando pelo acostamento, o que deixa a gente irritado e com cara de bobo, pois essa pessoa vai fechar lá na frente, Quem ficou na fila foi passado pra trás. O problema é que o trafego quem antes ficava só na BR, hj desviou um pouco para a paralela da BR (Qd. 16) e vem entrar ali perto da passarela. Por isso é que está criando esse congestionamento. Seria o caso de falar com quem de direito ver a possibilidade de estudar um meio para resolver? A polícia deveria fazer ponto para coibir os motoristas trafegarem pelo acostamento nessa reta da Praça de Talentos pra frente. Logo muitos outros, inclusive eu, também passaremos a trafegar pelo acostamento, já que não há fiscalização. E o Posto Policial, foi desativado mesmo?

Abraço.

Biazon

Luisa Galvão disse...

Oi Flávia,
Sou moradora da 20 do Park Way, e desde a semana passada temos levado quase uma hora só para sair do park way em razão das obras. Acredito que o pessoal que vem do Gama e Santa Maria tem entrado no Park Way, altura do Country e isso está impossibilitando os moradoras das quadras 14 em diante de sairem do park way, sofrem as crianças que tem aula cedo e precisam sair agora ainda mais cedo de casa para enfrentar esse congestionamento inacreditável.
Não seria interessante iniciar uma campanha contra isso no facebook? Já tirei fotos que vão em anexo.
Um abraço
Luísa Braun Galvão Passos

Anônimo disse...

E POR FALAR EM CONGESTIONAMENTO NO PARK WAY, O QUE SERÁ QUE ESTÁ SENDO FEITO COM RELAÇÃO AO INFINDÁVEL ENGARRAFAMENTO QUE SE FORMA TODOS OS DIAS PELA MANHÃ E A TARDE PARA SE ATRAVESSAR A LINHA FERREA NA QUADRA 03? É UM VERDADEIRO ABSURDO.

Anônimo disse...

Flávia, concordo plenamente com suas colocações. De alguns anos para cá, na hora do rush, é difícil saber o que é BR-040 e o que é via da quadra 26, sem exageros. O mesmo ocorreria caso se fizesse uma ligação entre a 25 e a via do aeroporto. Sem cair em contradição, a ideia não é de todo má caso fosse utilizada por quem reside nas quadras 19 em diante, mas a realidade seria outra. Viraria um atalho e adeus sossego, silêncio e principalmente proteção ambiental. O comentário de Biazon revela o que já vivi dezenas de vezes. Passei pela experiência e é triste constatar a involução de uns poucos... ou seria muitos? No antigo balão do aeroporto, eu fechava com o carro todos os oportunistas espertos que invadiam o acostamento. A ousadia era tanta que ameaçavam encostar no meu carro. Por que podíamos ficar meia hora ali, aguardando a interminável fila de carros avançar e eles se julgavam no direito de furar a fila? Um desrespeito total. Retomando o assunto da sua postagem, em breve essa obra termina e, espero, o trânsito fluirá melhor. Um abraço! SS

Anônimo disse...

Tenho a ligeira impressão que vão transformar as vias internas do Park Way em marginais da BR40 uma com mão única em direção ao Gama e a outra com mão única em direção à Candangolândia.

Só torço para estar totalmente enganado, pois será o fim do SMPW!

Morador q.26

Agnaldo disse...

Como contribuição às discussões que vem sendo articuladas em relação aos transtornos causados pela obra na DF 003 ao bairro, o meu manifesto é que antes de partirmos para alternativas tão impactantes como as que temos sido alvos hoje em dia, que comecemos a cobrar os responsáveis diretos pelas conseqüências advindas dessa obra, digo, dessa "anarquia", executada sem critérios mínimos de observância à ordem pública.É incontestável que a polícia não pode estar presente em todos os lugares ao mesmo tempo. Em razão dessa afirmativa, conclui-se que a polícia trabalha com base no seu principal produto, qual seja, a INFORMAÇÃO, ou seja, trabalha com dados conhecidos. O conhecimento desses dados provém das mais variadas fontes, entre elas, dos meios de comunicação, da população, bem assim os levantamentos produzidos pela própria polícia.No entanto, a nossa polícia fica absolutamente alheia a todo esse caos que acontece ao longo dessa obra, ou melhor, como já dito, dessa "anarquia". Ocorrência conhecida n.1:

a) Logo que ingressam na via do PW, ao lado do BCC (Brasília Country Clube), os condutores infratores ocupam as 02 (duas) faixas da via, ou seja, de uma via de mão dupla, eles a convertem à força em via de mão única -

Ocorrência conhecida n.2:

b) Em frente à Paróquia Sagrada Família, início da quadra 27:

Veículos passam por cima da sinalização de contenção e ingressam perigosamente na contramão por um trecho de aproximadamente 400 metros. O retorno desses veículos à faixa regular coincide com os veículos que saem regularmente das quadras 28 e 29, fato que contribui para situações de "quase acidente" recorrentemente naquela via;

Ocorrência conhecida n. 3:

Imediações do conjunto 1 e 12 da quadra 26.

Veículos param em fila dupla no meio da pista e manobram perigosamente à esquerda - evitando assim o balão, mas colocando em risco quem vem em sentido contrário e regular, inclusive o trânsito de pedestres no local. A combinação de todas essas infrações é que vem POTENCIALIZANDO o caos naquela via e colocando em risco a segurança de outros condutores e de pedestres ao longo de todo o trecho.


E a solução?

Faz-se necessário um envolvimento mais efetivo da polícia ou qualquer outro órgão de fiscalização de trânsito, designando e posicionando de forma escalonada, viaturas ao longo de todo o trecho – Dois ou três veículos já seriam o bastante - para isso a PM e/ou DETRAN teria que entrar em serviço (operacionalmente) até as 6:00h .


Existe possibilidade de otimizar o serviço da polícia e/ou do etran/DF?

Sim. Deslocar policiais ociosos do Posto da CPRv (DF 003), as equipes de motociclistas que se posicionam em baixo da passarela do Núcleo Bandeirante e policiais que se isolam numa viatura no canteiro central do que era o balão do aeroporto (ficam tão distante que desestimulam qualquer tentativa de comunicação por parte do cidadão).

Pergunto: Será que o planejamento operacional dessa corporação prevê esse tipo de policiamento? Estou certo que não.








CONCLUSÃO:

O caos no trânsito e a soma de todas essas infrações são conseqüências diretas da IMPUNIDADE. A Polícia, representação estatal mais próxima do cidadão, está indiferente ao problema.

Mas será que as autoridades de trânsito tem conhecimento de todo esse caos, de todas essas infrações naquela região?

Eu diria seguramente que sim, e sabe por quê? Porque até minha avó de 95 anos sabe o que acontece ali.A propósito, a grande diferença entre o comportamento da minha avó e o das autoridades públicas que tem a responsabilidade e o dever de bem policiar e fiscalizar nossa cidade é que minha adorável avó se esforça para ouvir, se esforça para enxergar e ainda dispensa toda sua atenção e carinho a todos que dela se aproximam.

Onde estão vocês autoridades de trânsito, que não ouvem, não enxergam e não aparecem para o cidadão quando ele mais precisa?