quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Chapada dos Veadeiros, um paraíso, pode desaparecer por vontade do Perillo e do Caiado..Nada resiste à cobiça e à corrupção dos nossos politicos!

Chapada-dos-VeadeirosBrasilienses promovem ato em defesa da Chapada dos Veadeiros no domingo, dia 22/2, no Jardim Botânico de Brasília

Por Marta Crisóstomo Rosário e Chico Sant’Anna
Muitos brasilienses e brasileiros tomaram pela primeira vez ciência da beleza e riqueza da Chapada dos Veadeiros recentemente, pela mine série Seremos felizes para sempre?  Tão pertinho de Brasília, todo este esplendor que a natureza reservou corre o risco, agora, de desaparecer, graças a uma nova legislação ambiental, patrocinada pelo governo no de Goiás, comandado pelo tucano Marcone Perillo.


Desmatamento, pulverização aérea com agrotóxicos, mineração, hidrelétricas em rios que abastecem a bacia do rio Tocantins, uma das principais bacias hidrográficas do País que abastece a bacia amazônica. É isso o que permite o Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) de Pouso Alto, que engloba a Chapada dos Veadeiros, a ser votado pelo (espúrio) Conselho Consultivo da APA em Colinas do Sul-GO, no próximo dia 25, quarta-feira, às 9 horas. Coincidentemente, ainda na ressaca do Carnaval. Por que a pressa para votar algo tão importante, e que tanta polêmica tem gerado?


Leia também:

Planta da APA da ChapadaA aprovação do Plano trará o fim do que resta do Cerrado no coração do Brasil e de uma Reserva da Biosfera e Patrimônio Cultural da Humanidade: a Chapada dos Veadeiros.

Um Plano de Manejo define o zoneamento e normas de uso de uma APA, assim como o manejo de seus recursos. Ele explicita onde, quanto e como podem ser usadas as áreas, devendo ter sempre em foco o desenvolvimento sustentável e a proteção ambiental.


Esse que está sendo proposto, porém, serve para atender a interesses de probos políticos como o governador de Goiás, Marcone Perillo (PSDB-GO), que tem uma fazenda na região, ao norte do Parque Nacional da Chapada. Para ter mais comodidade para nela chegar, um trecho da rodovia GO-241 na área está sendo asfaltada porque o governador comprou terras na área.


O projeto de manejo também é de interesse do senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), cuja família é dona da Rio das Almas Companhia Energética (Rialma), e produtores rurais da região, transformando a Chapada em mais uma área de exploração, destruindo-a e ao que resta do Cerrado – um dos mais antigos biomas do planeta, ameaçado de extinção.


O Plano foi apresentado em dezembro de 2014 pela empresa CTE engenharia, contratada pela secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Goiás (SEMARH), após muita polêmica e resistência dos habitantes da região.


Chapada-dos-Veadeiros vale da luaPara impedir a aprovação de tal aberração, diversas entidades de amigos da Chapada estão convocando seus vizinhos de Brasília, para um ato público contra o plano, neste domingo, dia 22, no Jardim Botânico de Brasília. O ato contará com bandas e artistas engajados com a preservação do Cerrado, e a programação será divulgada em breve.


A presença dos brasilienses é uma forma da Capital Federal demonstrar a solidariedade contra mais essa agressão ao Cerrado – nosso jardim, nosso quintal, nossa casa.


Abaixo, diversos links com informações, de instituições engajadas e petições contra esse plano de manejo que ao invés de proteger, pretende destruir a Chapada.

Mais Vida no Cerrado no Face. Curtam, acompanhem:

Sobre Brasília, por Chico Sant'Anna

Sou jornalista profissional, documentarista, moro em Brasília desde 1958. Trabalhei nos principais meios de comunicação da Capital Federal e lecionei Jornalismo também nas principais universidades da cidade. 
Esse post foi publicado em As riquezas do Entorno, Cerrado, Chapada dos Veadeiros, Desenvolvimento Econômico, Entorno do DF, Goiás, Meio ambiente. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Chapada dos Veadeiros, um paraíso, ao lado de casa, pode desaparecer

  1. wendel hermenegildo alves disse:
    O Marconi Perilo sempre fez isso, em Goiás ele abriu e pavimentou rodovias em fazendas de sua esposa. no povoado de Planalmira a Pirenópolis-GO. você anda kilometros cortando as terras da fazenda de sua esposa. no final do ano passado eu fui de Niquelândia-GO a Minaçu-GO e as obras estavam em quatro turnos, ou seja 24 horas direto. só depois fiquei sabendo que ele e seu pai compraram fazendas na região por um preço muito barato, agora depois que o asfalto chegar as fazendas iram ficar muito mais caras e sem falar da indenização que iram receber do estado. ou seja ganha duas vezes.

  2. Ana Suely Pinho Lopes disse:
    Amamos a Chapada, sempre estamos usufruindo deste lindo lugar… não apenas para curtir, porém para evocar proteção a sua existência! Socorro para a Chapada!

Nenhum comentário: