quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Bote doado pelo WWF-Brasil é inaugurado em Fernando de Noronha



01 Agosto 2017   |   0 Comments
 
Na última semana, o WWF-Brasil começou oficialmente um novo trabalho no Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha. Em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Instituto Tríade, foram iniciadas expedições marinhas para valorização das espécies locais a partir de ações de erradicação de espécies invasoras.

A primeira expedição foi iniciada na última segunda (24) e deve ser finalizada no próximo dia 7. Durante as saídas, fiscais do ICMBio estão levando ao mar o bote doado pelo Programa Mata Atlântica e Marinho do WWF-Brasil. O ponto de partida foi o Porto Santo Antônio, seguindo para o Morro Dois Irmãos (foto) e por fim para a Ilha do Meio.

“Há cerca de cinco anos o Instituto não tinha barco na ilha, uma deficiência enorme para uma unidade de conservação marinha”, avalia Felipe Mendonça, gestor do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, administrado pelo ICMBio. “Será extremamente valioso o barco neste momento, para a desratização da Ilha do Meio”, completa.

O bote será utilizado não somente neste projeto, mas também apoiará nas atividades de fiscalização e proteção das unidades. “Apoiar o parque com o bote foi a forma que encontramos de ajudar a viabilizar as ações em campo da equipe local”, explica Anna Carolina Lobo, coordenadora do Programa Mata Atlântico e Marinho.

“O arquipélago de Fernando de Noronha é um ambiente, como todas as ilhas oceânicas, muito importante para a conservação da biodiversidade marinha, pois abriga espécies endêmicas, que muitas vezes são mais vulneráveis. Por isso, ações de valorização da fauna local são fundamentais para manter a saúde dos oceanos”, complementa.

Além do projeto de valorização de espécies nativas, ainda faz parte do Termo de Cooperação, firmado entre o Programa Mata Atlântica e Marinho e o ICMBio Noronha no início deste ano, o fomento do turismo sustentável e uso público na ilha, com capacitações e construção de indicadores. O termo também inclui atividades de engajamento social e apoio ao fortalecimento da cadeia produtiva da pesca no arquipélago.
© Marcel Favery / ICMBio

Nenhum comentário: