“Carrefour pelos animais” traz as ações constantes da rede pela causa dos animais, além de artigos de especialistas, dicas e curiosidades sobre o universo pet e histórias reais de adoção
Com o objetivo de contribuir para o debate e conscientização sobre importantes temas relativos à causa animal e contar como a companhia tem se mobilizado e atuado na transformação desta realidade, o Carrefour lança o blog Carrefour pelos Animais. Neste canal é possível acompanhar de perto todas as ações que a companhia vem realizando desde o começo deste ano e os resultados dos mutirões de castração, eventos de adoção, doações de ração, campanhas de sensibilização e educação, além de outras iniciativas que constam no compromisso público assinado pela marca no final do ano passado em decorrência do caso Manchinha.
Composto por quatro editorias: Ações Carrefour, Conscientização, Histórias e Mercado e Mundo, o canal trará também um calendário sempre atualizado com eventos de adoção, artigos assinados por especialistas, dicas para os tutores sobre bem-estar animal e guarda responsável, além de curiosidades e tendências do mundo pet.
“Nossas ações vão muito além do compromisso público que firmamos. Queremos, de fato, transformar essa triste realidade no Brasil. O blog é mais um passo nesta missão, pois é a nossa ferramenta não só de transparência sobre as ações que realizamos, mas também de conscientização da causa”, explica Stephane Engelhard, Vice-Presidente de Relações Institucionais do Carrefour Brasil.
Aprendizado dentro de casa
Como todas as grandes e mais eficazes mudanças começam de dentro para fora, o Carrefour tem trabalhado fortemente junto aos colaboradores para que a transformação social em prol da causa animal seja um compromisso de todos na empresa. Para tanto, está focado na produção de conteúdo e treinamento que promovam conscientização sobre temas pertinentes à causa.
Iniciativas que já estão na rua
Desde o começo do ano, o Carrefour tem atuado para combater o cenário dos animais abandonados. Neste período já viabilizou 889 castrações e doou mais de 8 toneladas de ração para ONG’s ligadas à AMPARA Animal, parceira que também contribui com a organização de um evento de adoção por mês e endossa as iniciativas e conteúdo promovidos pelo Carrefour. Junto à Comissão Machinha, que atua diretamente em Osasco, também apoia eventos de adoção mensais, além de mutirões de castração.
Para apoiar a ativista Luisa Mell, que recentemente resgatou 1,7 mil animais, o Carrefour está arcando com os custos do aluguel de dois galpões, durante três meses, para abrigar os bichinhos resgatados. Além disso, neste sábado, dia 1 de junho, organiza um grande evento de adoção em parceria com o Instituto Luisa Mell para localizar os novos tutores que receberão os animaizinhos em seus lares.
Dentre as iniciativas educativas, a empresa tem produzido vídeos, cartilhas e artigos informativos sobre identificação e combate aos maus-tratos animais e esse conhecimento em seus canais de comunicação. Para incentivar que a preocupação com a causa comece cedo, a companhia também apoiará no segundo semestre o Projeto Cultural Educativo “O Mundo Animal de Bibi”, via Lei de Incentivo à Cultura, e composto por uma série de vídeos e livros voltados à conscientização do público infanto-juvenil sobre a importância do amor e respeito aos animais. Tais materiais serão distribuídos em escolas públicas em diferentes regiões do Brasil.
Para garantir visibilidade para o tema, também apoiou a exposição Sinta na Pele, organizada pela AMPARA Animal e que contou com 12 painéis do fotógrafo Jacques Dequeker revelando personalidades da televisão, da moda e da música em situações de exploração sofridas por diversas espécies domésticas e silvestres. O resultado dessa mostra, inaugurada em fevereiro no Jardim Pamplona Shopping, em São Paulo (SP) e que agora está em exibição na sede da empresa, são imagens chocantes, que nos levam a refletir sobre a importância de não permitirmos que milhões de animais sejam presos, torturados e maltratados todos os dias.
No ano apssado a visão do Carrefour sobre cachorros de rua era outra!
SEGURANÇA DO CARREFOUR MATA CACHORRO A PAULADAS E É ALVO DE PROTESTOS, EM OSASCO.
De acordo com os ativistas, o cachorro havia sido abandonado no estacionamento do Carrefour Osasco cerca de uma semana antes de ser morto. Alguns funcionários da rede e de lojas que ficam no centro de compras vinham alimentando o animal. Até que um segurança da rede o agrediu até que as patas quebrassem, na última quarta-feira (28).Com o cão sangrando, rastejando e bastante fragilizado, a Zoonoses de Osasco foi chamada. Representantes da loja teriam dito que o animal havia sido atropelado ali próximo, na avenida dos Autonomistas, versão contestada por testemunhas. O cachorro foi socorrido pela Zoonoses, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
Neste sábado (2), o delegado Bruno Lima, atuante na causa animal, esteve no local para acompanhar o caso, ao lado do vereador Ralfi Silva (Podemos). Um inquérito vai apurar se o cachorro também foi envenenado e se o segurança que o matou cumpria ordens da chefia, como acusam ativistas, ou agiu por conta própria.
“Estaremos acompanhando de perto até que esse crime seja solucionado. Temos algumas testemunhas que confirmam o ato cruel e que identificaram o autor do crime. Infelizmente a dor que o animal sofreu não temos como apagar e também a sua vida trazer de volta, mas seremos sua voz e lutaremos em seu nome”, declarou Bruno Lima.
Maltratar animais é crime, que pode render de três meses a um ano de prisão e multa. A punição é aumentada em até um terço se houver morte.
O Carrefour declarou, por meio de suas redes sociais, que vai colaborar e acompanhar as investigações e que repudia maus tratos aos animais. Ativistas da causa animal acusam a rede de omissão sobre o caso.
Por meio de sua assessoria de imprensa, o Carrefour divulgou a seguinte nota:
“A rede informa que repudia veementemente qualquer tipo de maus-tratos. Esclarece ainda que, preventivamente, afastou a equipe responsável pela segurança do local no dia da ocorrência até que a rigorosa apuração em curso seja concluída e as devidas providências adotadas. Reforça também que, assim que notou a presença do animal nas dependências da loja, o acolheu, oferecendo água e comida, até que a equipe do Centro de Controle de Zoonoses de Osasco chegasse ao local para o devido atendimento”.(água e comida para um cachorro moribundo?N.B)
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