quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Dois quintos das plantas estão em risco de extinção, diz relatório

 

Dois quintos das plantas estão em risco de extinção, diz relatório

Uma das principais causas da extinção de plantas é a eliminação de habitats naturais. Fonte: GETTY IMAGES.

Os cientistas dizem que estão correndo contra o tempo para nomear e descrever novas plantas, antes que as espécies se extingam.

Plantas e fungos são promissores como medicamentos, combustíveis e alimentos do futuro, de acordo com o Royal Botanic Gardens, Kew.

Leia também:

Mas as oportunidades para utilizar este “baú do tesouro de incrível diversidade” estão sendo perdidas conforme as espécies desaparecem, devido à destruição do habitat e às mudanças climáticas.

Novas estimativas sugerem que dois quintos das plantas do mundo estão em risco de extinção.

A avaliação da Situação Mundial das Plantas e Fungos é baseada em pesquisas de mais de 200 cientistas em 42 países.

O relatório foi divulgado no dia de uma cúpula das Nações Unidas, que pressionará por ações dos líderes mundiais para lidar com a perda de biodiversidade.

O número aumentado é parcialmente devido a avaliações mais rigorosas. Fonte: RBG, KEW.

Estamos vivendo em uma era de extinção, disse o diretor de ciência da Kew, Prof Alexandre Antonelli.

“É um quadro muito preocupante de risco e necessidade urgente de ação”, disse ele.

“Estamos perdendo a corrida contra o tempo porque as espécies estão desaparecendo mais rápido do que podemos encontrá-las e nomeá-las. Muitas delas podem conter pistas importantes para resolver alguns dos desafios mais urgentes da medicina e até mesmo talvez das pandemias emergentes e atuais que estamos vivendo hoje. “

O relatório revelou que apenas uma pequena proporção das espécies de plantas existentes são usadas como alimentos e biocombustíveis.

Mais de 7.000 plantas comestíveis têm potencial para safras futuras, mas apenas algumas são usadas para alimentar uma população mundial em crescimento.

E existem cerca de 2.500 plantas que poderiam fornecer energia para milhões em todo o mundo, enquanto apenas seis safras – milho, cana-de-açúcar, soja, óleo de palma, colza e trigo – geram a grande maioria dos biocombustíveis.

A Gundelia semelhante a um cardo pode ser frita ou deixada em conserva. Fonte: RBG, KEW.

O Dr. Colin Clubbe, chefe de ciência da conservação em Kew, disse à BBC News: “Atualmente estamos utilizando uma proporção tão pequena de plantas e fungos do mundo, seja para alimentos, remédios ou como combustível, ignorando o potencial tesouro de espécies selvagens que agora temos um maior conhecimento e técnicas para investigar para o bem da humanidade”.

Os cientistas estimam que o risco de extinção pode ser muito maior do que se pensava anteriormente, com uma estimativa de 140.000, ou 39,4% de plantas vasculares ameaçadas de extinção, em comparação com 21% em 2016.

Eles dizem que o aumento das estimativas se deve em parte a avaliações de conservação mais sofisticadas e precisas.

E estão pedindo que as avaliações de risco sejam feitas rapidamente, usando tecnologias como a inteligência artificial, e aumentem o financiamento para a conservação das plantas.

O Fonio é uma erva que cresce nas savanas da África Ocidental, usada como cultivo de cereais. Fonte: RBG, KEW.

A pesquisa descobriu que 723 plantas usadas para fins medicinais estão em risco de extinção, sendo a colheita excessiva um problema em algumas partes do mundo.

E 1.942 plantas e 1.886 fungos foram nomeados como novos para a ciência em 2019, incluindo espécies que podem ser valiosas como alimentos, bebidas, medicamentos ou fibras.

O relatório contém um capítulo sobre a flora do Reino Unido, que é mais bem estudada do que na maioria das partes do mundo.

No entanto, não há uma lista única de plantas com flores no Reino Unido e ainda mais incerteza sobre os fungos, com estimativas variando de 12.000 a 20.000.

Fonte: BBC News / Helen Briggs
Tradução: Redação Ambientebrasil / Maria Beatriz Ayello Leite
Para ler a reportagem original em inglês acesse:
https://www.bbc.com/news/science-environment-54344309

Nenhum comentário: