quarta-feira, 13 de setembro de 2023

A abertura da Semana Do Cerrado do Distrito Federal e o lançamento da 12º Mostra Do Circuito Tela Verde são realizados por meio da educação ambiental

 11/09/23 às 20h31 - Atualizado em 11/09/23 às 20h31

A abertura da Semana Do Cerrado do Distrito Federal e o lançamento da 12º Mostra Do Circuito Tela Verde são realizados por meio da educação ambiental

Em comemorações ao Dia Nacional do Cerrado, celebrado nesta segunda-feira (11 de setembro), foi realizado um evento conjunto entre Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Proteção Animal do Distrito Federal (SEMA/DF), Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), Instituto Brasília Ambiental e OSC Ecofalante.

Este encontro pedagógico e cultural congregou duas importantes solenidades: a abertura da Semana do Cerrado do Distrito Federal e do lançamento da 12º Mostra do Circuito Tela Verde.

 

O evento objetivou celebrar, exaltar e problematizar sobre a nossa relação sustentável e solidária com o Cerrado, ao evidenciar a Educação Ambiental como importante mediadora de uma prática cidadã, destacando-se a linguagem audiovisual, por meio da exposição de curtas-metragens.

 

Participaram dessa atividade/ação os estudantes da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal, vinculados ao Programa Parque Educador, além dos professores, das equipes técnicas e das autoridades dos órgãos e instituições parceiras.

 

O evento foi realizado no auditório do MMA e contou com a presença da Secretária Executiva da SEMA/DF, Eleutéria Mendes, do presidente do Instituto Brasília Ambiental, Rôney Nemer, da Secretária de Educação, Helvia Miridan e do diretor do Departamento de Educação Ambiental e Cidadania do MMA, Marcos Sorrentino.

 

Participaram do evento cerca de 80 alunos da Escola Classe de Arniqueira (Taguatinga) e do Centro de Ensino Athos Bulcão (Cruzeiro), que participam do Programa Parque Educador, puderam conhecer mais sobre o meio ambiente, em especial o Cerrado, de forma lúdica e dialogada. Para isso, foram apresentados vídeos relacionados à temática ambiental e contação de história.

 

PARQUE EDUCADOR

 

Os alunos que estiveram na solenidade fazem parte do Programa Parque Educador, uma iniciativa desenvolvida pela SEMA/DF, SEEDF e Brasília Ambiental. O objetivo do Programa é: fortalecer a educação ambiental no DF; ampliar o espaço educativo das escolas públicas, principalmente daquelas da Educação Integral, além de aumentar a integração dos parques com a comunidade, sensibilizando-a quanto a sua importância e fortalecendo o sentimento de pertencimento.

 

Para alcançar esses objetivos, os parques foram transformados em espaços educativos com a ajuda de professores da rede pública de ensino, que realizam verdadeiras aulas ao ar livre. Para isso são utilizadas diferentes metodologias, tais como: trilhas, oficinas, vivências, dinâmicas, aproveitando ao máximo o que os parques possam oferecer.

 

O Programa Parque Educador está presente nos seguintes Parques: Parque Ecológico de Águas Claras, Parque Ecológico Saburo Onoyama, Parque Ecológico Três Meninas, Parque Ecológico Dom Bosco, Parque Ecológico do Riacho Fundo e Estação Ecológica de Águas Emendadas.

12° MOSTRA DO CIRCUITO TELA VERDE

 

A abertura da Semana do Cerrado foi marcada também pela 12ª Mostra do Circuito Tela Verde, uma iniciativa do MMA, que promove regularmente a Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente, reunindo vídeos com conteúdo socioambiental para serem exibidos em todo território nacional e em algumas localidades fora do país. Os alunos assistiram vídeos educativos sobre o meio ambiente e preservação do solo brasileiro, com destaque para o Cerrado.

 

“O que o circuito Tela Verde faz é incentivar crianças, jovens e adultos a desenvolverem produções contando sua realidade e mostrando para outras pessoas”, explicou o diretor do Departamento de Educação Ambiental e Cidadania do MMA, Marcos Sorrentino.

 

ECOFALANTE

 

É uma OSC que atua nas áreas de cultura, educação e sustentabilidade. Produz filmes, documentários e programas de televisão de caráter cultural, educativo e socioambiental. Além disso, consultorias a projetos nessas áreas e formação de professores, exibições e debates em escolas, universidades e aparelhos culturais.

 

 

Nenhum comentário: