domingo, 27 de maio de 2012

Resumo da Reunião do Orçamento Participativo


Prezados,

A reunião do dia 25, na sede da ACPW, sobre Orçamento Participativo, pode ser considerada um sucesso tanto pelo número de moradores presentes (acredito que mais de cem) como pela qualidade das discussões e entusiasmo dos participantes.

A APWR fez a sua parte na divulgação do evento: mandou fazer 4 faixas- convites e as colocou em locais estratégicos do Park Way , enviou trezentos emails e distribuiu dezenas de folhetos nos condomínios.

Temos de lamentar apenas a atitude de alguns moradores que se utilizaram de um espaço democrático para se promover pessoalmente, a omissão do Presidente da ACPW que, no papel de anfitrião, muito poderia ter contribuido para tornar o ambiente mais adequado para  os debates e menos propício à troca de acusações e o descomedimento de alguns moradores, pouco familiarizados ao convívio social e à troca civilizada de idéias.

Mesmo assim o esforço valeu a pena. A reunião de ontem demonstrou o surgimento de uma nova geração de moradores do Park Way. Moradores interessados e dispostos a lutar para a manutenção do nosso Paraíso.

Foram escolhidos onze Delegados, dois deles simpatizantes da nossa Associação e seis propostas. Essas últimas versaram, sobretudo, sobre ciclovias, calçadas, cercamento de áreas verdes, drenagem pluvial e esgoto.

Sobre ciclovias foi cogitado um aumento na sua extensão. Esse item me preocupa, uma vez que poucos detalhes obtivemos da Administração Regional sobre os eventuais danos ambientais que advirão de tal implementação. Tampouco fomos informados sobre o material a ser utilizado, sobre sua manutenção, sobre a largura e a distancia que as ciclovias ficarão da rua.

De forma a conseguir maiores dados e repassá-los à comunidade, o arquiteto Pierre Berthier, morador e Delegado do Orçamento Participativo da quadra 26, está pensando em convocar representante do Comitê do GDF, responsável pelo Projeto de ciclovias para fazer uma apresentação para a Comunidade de modo a dirimir eventuais dúvidas.

Flavia Ribeiro da Luz

Presidente da Associação Park Way Residencial.

Nenhum comentário: