segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Governo vai "disponibilizar verba" para Blogueiros.

Câmara do DF aprova reserva de verba publicitária para blogueiros


Blogs e jornais comunitários de Brasília poderão receber até 10% da verba de publicidade municipal. Proposta foi aprovada em 1o turno mas ainda precisa ser votada em segundo turno.
 
A Câmara Legislativa do Distrito Federal – CLDF aprovou nesta terça-feira, 10/12, com 18 votos (maioria dos parlamentares presentes) a Proposta de Emenda à Lei Orgânica 51/2013, que destina, no mínimo, 10 % da verba publicitária dos Poderes Públicos locais para veículos de imprensa comunitária e blogs de Brasília. A proposta foi aprovada em primeiro turno e agora deverá ser votada novamente para eventualmente entrar em vigor.

A Lei Orgânica do DF exige o intervalo de 10 dias entre um turno e outro. Com o recesso de final de ano, a proposta das mídias comunitárias será votada em segundo turno em fevereiro de 2014.
O projeto tem autoria da deputada distrital Luzia de Paula e teve forte mobilização dos profissionais de mídia alternativa para que fosse aprovado na Câmara.

Segundo informações divulgadas pelo movimento, a mobilização dos profissionais em apoio ao projeto foi organizada desde o início pela Associação dos Veículos de Comunicação Comunitária do Distrito Federal e Entorno – ASVECOM e o Movimento dos Blogueiros de Brasília – MBB.

O MBB é coordenado pelo jornalista Eldo Gomes, que foi assessor de imprensa da Câmara dos Deputados em 2011 e atualmente é editor do portal Acontecebrasilia. Segundo Gomes, o MBB tem "mais de 100 blogs cadastrados que representam 31 gestões administrativas do DF". Diz o jornalista que os blogs são "uma força de mobilização com foco na garantia dos direitos de liberdade de imprensa e sustentabilidade. Mas, sem patrocínio e apoio do governo, não é possível trabalhar em prol da informação”.

A deputada Luzia de Paula diz que a proposta "representa o começo da democratização das mídias no Distrito Federal". Segundo ela, o valor proposto assegura um percentual da verba publicitária para jornais, rádios comunitários, blogs e outras mídias que chegam gratuitamente aos cidadãos.

A questão do destino das verbas publicitárias de governo, seja federal, municipal ou estadual é sempre objeto de discussão, especialmente no que diz respeito à concentração ou não dos investimentos em determinadas mídias ou veículos. Em meados deste ano, a Secom publicou com detalhes os veículos e destinos das verbas publicitárias federais de 2000 a 2012, mostrando que o percentual de verba destinado à internet, embora tenha crescido, ainda é pequeno (5,32%) se comparado com outras mídias, como a TV, que levou 62% do bolo.

Blog do Salim Siddarta.



Um comentário:

Associação Park Way Residencial disse...

Blogger Associação Park Way Residencial disse...

Será que os Blogueiros que receberem verba do Governo vão ser livres para falar mal do Governo? Serão livres para criticar, acusar, apontar as falhas, os crimes, a corrupção daqueles que estão pagando pelas materias que os Blogueiros escrevem?Não acredito.

Este BLOG prefere contunar arcando com suas prprias despesas e ter a liberdade de continuar dizendo a verdade.