terça-feira, 21 de outubro de 2014

Maioria afirma que Dilma é candidata dos pobres, e Aécio, dos ricos, diz Datafolha

  • Pesquisa Datafolha mostra que a maioria dos eleitores brasileiros acredita que Dilma Rousseff (PT) é quem mais defenderá os mais pobres, e Aécio Neves (PSDB), os mais ricos.

    Segundo levantamento divulgado na segunda-feira (20), 57% dizem que Dilma é que mais defenderá os mais pobres, contra 26% que apontaram Aécio. Outros 3% acreditam que os dois defenderão os mais pobres, e 8% afirmaram que nenhum dos dois. Além disso, 6% disseram que não sabem.

    pesquisa
    A pesquisa mostrou ainda que 56% dos entrevistas acreditam que o candidato do PSDB é que mais defenderá os mais ricos se for eleito, contra 17% que citaram a candidata do PT. Outros 7% afirmaram que os dois defenderão os mais ricos, e 7% que nenhum dos dois. Além disso, 12% não sabem.

    Em relação à violência, 41% dos eleitores acreditam que Aécio Neves é o mais preparado para combater o problema, contra 36% que citaram Dilma Rousseff. Para 2%, os dois estão preparados, e para 13%, nenhum dos dois. Outros 8% não sabem.

    Sobre a saúde, os entrevistados se dividiram: 41% apontaram o tucano como o mais preparado para cuidar da área, enquanto 40% disseram que é a petista. Para 3%, os dois estão preparados, e para 9%, nenhum dos dois. Outros 7% não sabem.

    No entanto Dilma leva vantagem em relação à educação e à economia. Para 44%, a petista é a mais preparada para cuidar da educação, contra 40% que citaram Aécio. Mesmo percentual (44%) disseram que Dilma está mais preparada para manter a estabilidade econômica, enquanto Aécio soma 40%.

    Na educação, a pesquisa mostrou ainda que 3% acreditam que os dois estão preparados para cuidar da área, contra 7% que disseram nenhum. Outros 6% não sabem. Na economia, 2% destacaram que os dois têm condições de manter a estabilidade. Para 7%, nenhum dos dois. Outros 7% não sabem.

    A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo". O Datafolha ouviu 4.389 eleitores no dias 20 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de dois pontos prevista. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01140/2014.
  • por Rosanne D'Agostino

    Datafolha para presidente por renda, idade, região, escolaridade e porte do município

    Pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (20) mostra Dilma Rousseff (PT), com 52% das intenções de votos válidos, e Aécio Neves (PSDB), com 48%, empatados tecnicamente no segundo turno da corrida eleitoral para a Presidência da República.
    Segundo a pesquisa, Dilma avançou entre eleitores de todas as faixas com renda familiar de até dez salários, enquanto Aécio oscilou negativamente entre aqueles com renda entre cinco e dez salários, e ganhou um ponto na faixa de mais de dez salários.arte renda datafolha






     Dilma avançou entre os eleitores de todas as faixas etárias, enquanto Aécio recuou. arte idade datafolha
    A vantagem de Aécio para Dilma na região Sudeste caiu, se manteve no Sul e também caiu no Centro-Oeste. Dilma avançou ainda mais no Nordeste e no Norte.datafolha regiao
     Dilma avançou entre eleitores com ensino médio e superior. Aécio recuou nessas faixas.arte escolaridade datafolha
     A maior diferença ocorreu em cidades do interior, onde Dilma ultrapassou Aécio.datafolha município
    A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo". O Datafolha ouviu 4.389 eleitores no dias 20 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de dois pontos prevista. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01140/2014.
  • Candidatos à espera de recurso somam 2,85 mi de votos zerados no 1º turno

    Arte sub judice
    Candidatos que concorreram com o registro de candidatura negado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas que ainda aguardam recurso, conseguiram 2.856.913 votos no primeiro turno, de acordo com informações do tribunal. Os "sub judice" (pendentes) puderam concorrer por sua conta e risco enquanto aguardam a análise de seus recursos, mas, enquanto o TSE não julga os pedidos, eles aparecem com zero voto na apuração final.
    Caso consigam reverter o indeferimento, situação de 680 candidatos em todo o país, os votos passam a contar não só para o postulante, mas para toda a eleição, podendo influenciar a composição das assembleias e do Congresso --candidatos eleitos podem perder suas cadeiras. Ao todo, 404 disputaram uma vaga para deputado estadual, 253 para deputado federal, 15 para deputado distrital, cinco para senador e três para governador. Apenas o Tocantins não tem candidatos "sub judice".
    Segundo o TSE, entre as causas para o indeferimento estão a Lei da Ficha Limpa, falta de quitação eleitoral, entre outros. A Corte informou que deve analisar os recursos até o final de outubro. Um dos casos é o de Paulo Maluf (PP-SP). Oitavo mais votado para deputado federal em São Paulo, seus 250.296 votos aparecem zerados enquanto seu recurso aguarda julgamento. Se concedido, ele será reeleito.
  • por Clara Velasco

    Paulistas lideram pedidos de voto em trânsito no 2º turno das eleições

    Voto em trânsito no segundo turno
    Quase 80 mil eleitores solicitaram à Justiça Eleitoral a possibilidade de votar em trânsito no segundo turno das eleições deste ano. Os paulistas foram os que mais pediram para votar fora de seus domicílios eleitorais, com 17.597 soliticações. Os mineiros aparecem em seguida, com 11.583 pedidos. Os gaúchos completam a lista dos três mais: 6.387 eleitores irão votar “fora de casa” no segundo turno.
    Já Roraima é o estado com menos solicitações - apenas 139. Outros dois estados do Norte do país aparecem em seguida: Amapá (146 pedidos) e Acre (205). Os estados são os mesmos que se destacaram com poucos pedidos no primeiro turno - apenas a ordem é alterada, pois o Acre liderou a lista anterior.
    Os eleitores que votarão em trânsito só poderão escolher o presidente e o vice-presidente da República, mesmo se houver segundo turno para governador em seus estados. Não apenas as capitais, mas todas as 92 cidades com mais de 200 mil eleitores poderão ter urnas especiais para voto em trânsito (desde que haja ao menos 50 interessados na localidade). O prazo para solicitar o voto em trânsito terminou em 21 de agosto.
  • por Rosanne D'Agostino

    De 430 candidatas donas de casa, apenas uma é eleita no país

    arte donas de casa

    De um total de 430 candidatas donas de casa que concorreram a cargos nestas eleições, apenas uma foi eleita, ao cargo de deputada federal, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Dulce Miranda (PMDB) foi eleita no Tocantins com um patrimônio declarado de R$ 2,26 milhões. Ela ficou em primeiro lugar no estado, com 75.934 votos.
    Desde 2010, é obrigatório aos partidos respeitar a cota de 30% de candidatas mulheres nas coligações. Naquela eleição, 337 donas de casa concorreram, contra 65 em 2006.
    Na última eleição, de 2012 para vereador, houve um aumento de 131% no número de donas de casa disputando um cargo eletivo em relação a 2008.
    As principais ocupações citadas pelas candidatas nas eleições deste ano foram professora e dona de casa. De acordo com o TSE, das cerca de 7,8 mil mulheres que concorreram a cargos públicos nas eleições deste ano, lideram a lista professoras, donas de casa, empresárias, estudantes, bolsistas e estagiárias, advogadas e servidoras públicas estaduais.
  • por Thiago Reis

    Veja pesquisas Datafolha para presidente no RJ, no RS, no CE e no DF

    EstadosPesquisas Datafolha realizadas no Rio de Janeiro, no Rio Grande do Sul, no Ceará e no Distrito Federal mostram como está o segundo turno da corrida à Presidência da República nas quatro unidades da federação (que, juntas, abrigam 20% do eleitorado brasileiro). O nível de confiança de todas as pesquisas, realizadas no dia 15 de outubro, é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de três pontos prevista.

    O Datafolha fez a pergunta sobre a eleição presidencial nas quatro unidades da federação onde também foi pesquisada a intenção de voto para governador no segundo turno.
    Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos em branco, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.
    Confira todos os números:

    Média nacional
    VOTOS VÁLIDOS
    Aécio Neves (PSDB) - 51%
    Dilma Rousseff (PT) - 49%

    VOTOS TOTAIS
    Aécio – 45%
    Dilma – 43%
    Em branco/nulo/nenhum – 6%
    Não sabe – 6%
    Margem de erro: 2 pontos percentuais para mais ou menos

    O Datafolha ouviu 9.081 eleitores em 366 municípios do país nos dias 14 e 15 de outubro. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-01098/2014. Leia mais
    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Rio de Janeiro – 8,5% do eleitorado brasileiro
    VOTOS VÁLIDOS
    Dilma Rousseff (PT) - 51%
    Aécio Neves (PSDB) - 49%

    VOTOS TOTAIS
    Dilma – 43%
    Aécio – 41%
    Em branco/nulo/nenhum – 9%
    Não sabe – 6%
    Margem de erro: 3 pontos percentuais para mais ou menos

    O Datafolha ouviu 1.486 eleitores em 36 municípios do RJ. A pesquisa, encomendada pela TV Globo e pelo jornal “Folha de S.Paulo”, está registrada no TRE-RJ sob o número 00069/2014.

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Rio Grande do Sul – 5,9% do eleitorado brasileiro

    VOTOS VÁLIDOS
    Aécio Neves (PSDB) – 51%
    Dilma Rousseff (PT) – 49%

    VOTOS TOTAIS
    Aécio – 45%
    Dilma - 43%
    Em branco/nulo/nenhum – 4%
    Não sabe – 7%
    Margem de erro: 3 pontos percentuais para mais ou menos

    O Datafolha ouviu 1.425 eleitores em 54 municípios do RS. A pesquisa, encomendada pelo Grupo RBS e pelo jornal “Folha de S.Paulo”, está registrada no TRE-RS sob o número 00028/2014.

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Ceará – 4,4% do eleitorado brasileiro

    VOTOS VÁLIDOS
    Dilma Rousseff (PT)  – 73%
    Aécio Neves (PSDB) – 27%

    VOTOS TOTAIS
    Dilma– 66%
    Aécio - 25%
    Em branco/nulo/nenhum - 4%
    Não sabe - 5%
    Margem de erro: 3 pontos percentuais para mais ou menos

    O Datafolha ouviu 1.228 eleitores em 52 municípios do CE. A pesquisa, encomendada pelos jornais "O Povo" e “Folha de S.Paulo”, está registrada no TRE-CE sob o número 00032/2014.

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Distrito Federal – 1,3% do eleitorado brasileiro
    VOTOS VÁLIDOS
    Aécio Neves (PSDB) - 65%
    Dilma Rousseff (PT) - 35%

    VOTOS TOTAIS
    Aécio – 57%
    Dilma – 31%
    Em branco/nulo/nenhum – 7%
    Não sabe – 6%
    Margem de erro: 3 pontos percentuais para mais ou menos

    O Datafolha ouviu 1.217 eleitores no DF. A pesquisa, encomendada pela TV Globo e pelo jornal “Folha de S.Paulo”, está registrada no TRE-DF sob o número 00083/2014.

Nenhum comentário: