terça-feira, 19 de abril de 2016

Eis o que podemos perder se permitirmos que 100 milhões de tubarões sejam mortos a cada ano

Por Aisling Maria Cronin / Tradução de Alda Lima


Quando a maioria das pessoas escuta a palavra "tubarão", imagens sensacionais de filmes como "Tubarão" tendem a vir à suas mentes, com sua implicação de que tubarões são criaturas cruéis, sedentas de sangue, que farão de tudo para mastigar um pouco de carne humana. No entanto, essa ideia exagerada de como os tubarões se comportam não poderia estar mais longe da verdade. Os tubarões têm boas razões para terem muito mais medo de nós do que nós deles.


Os números contam uma história surpreendente. 2.777 ataques de tubarão não provocados a seres humanos foram registrados de 1580 a 2014, com apenas 497 deles sendo fatal. No costa dos Estados Unidos, de 1959 a 2010, apenas 26 ataques de tubarão fatais foram registrados. Por outro lado, inacreditáveis 100 milhões de tubarões por ano morrem em nossas mãos, através de uma combinação de fatores tais como as práticas irresponsáveis ​​de pesca, poluição oceânica e comércio de barbatana de tubarão.


Existem atualmente cerca de 400 diferentes subespécies de tubarão nadando nos oceanos do nosso mundo. Infelizmente, a Shark Foundation (Fundação Tubarão, em tradução livre), lista mais de duzentas dessas subespécies como "em perigo". Eles disseram que, "mais de 100 entre 400 espécies de tubarões estão sendo exploradas comercialmente (e que) muitas destas espécies de tubarões são tão sobre exploradas que nem mesmo sua sobrevivência a longo prazo pode mais ser garantida. "Alguns tipos de tubarão sofreram um declínio chocante de 98 por cento em seus números durante apenas os últimos quinze anos sozinho.


Como predadores, os tubarões têm um papel vital a desempenhar na regulação da saúde dos seus ecossistemas. Eles mantêm os níveis de outras espécies marinhas, que, de outra forma, consumiriam grandes quantidades de vegetação de armazenamento de carbono dos oceanos para um nível manejável ... e ao fazer isso, eles podem desempenhar um papel fundamental na luta para travar as alterações climáticas. 


Os cientistas estimam que, quando apenas um por cento da vegetação de armazenamento de carbono dos oceanos é perdido, 460 milhões de toneladas de carbono são liberadas na atmosfera... o equivalente às emissões geradas por 97 milhões de carros! Portanto, quem está preocupado com a saúde a longo prazo do nosso planeta deve ficar muito preocupado com o estado da população cada vez menor de tubarões.


A International League of Conservation Photographers (ILCP), ou Liga Internacional de Fotógrafos  de Conservação, em tradução livre — uma organização que visa sensibilizar para as questões ambientais críticas através da fotografia — chamou a atenção para a situação dos tubarões na impressionante imagem abaixo.


Isto ilustra claramente o que podemos perder se permitirmos que os tubarões sejam extintos.
EUA tubaroes mortos cada anoFoto: Liga Internacional de Conservação Fotógrafos/Facebook
"Com a captura anual de tubarões , aumentando drasticamente nas últimas décadas é crucialmente importante reconhecer o papel que os tubarões têm na manutenção do equilíbrio em nossos oceanos", disse a ILCP. 


"Os tubarões apoiam o equilíbrio saudável de outras populações de criaturas do mar, aproveitando-se de peixes fracos, velhos, e menos saudáveis. Mas, com um número estimado de 100 milhões de tubarões mortos todos os anos como resultado de práticas de pesca destrutivas, é nossa responsabilidade reavaliar como nossas ações impactam estes predadores essenciais ".


Você pode ajudar a proteger os tubarões ao se envolver com o 2016 Shark Awareness Day (Dia Da Consciência Pelos Tubarões De 2016). Você também pode ajudar a salvá-los, deixando frutos do mar de fora de seu prato.


Aproximadamente 40 por cento das capturas das frotas de pesca comerciais são classificados como "bycatch", composta por irrelevantes — e muitas vezes altamente ameaçadas — espécies como tartarugas, tubarões, golfinhos, raias e baleias.


O grupo de conservação oceânica Sea Shepherd estimou que "50.000.000 tubarões são capturados involuntariamente por causa da pesca de atum comercial e pesca do espadarte com longas linhas, redes, rede de cerco e redes de emalhar." Muitos dos animais que ficam enredados em redes de pesca morrem como resultado.


Estima-se que uma pessoa poderia salvar mais de 225 peixes por ano optando por não consumi-los. No entanto, este número não inclui os muitos animais não-alvo que muitas vezes morrem nas mãos de traineiras da pesca comercial. Ao deixar o peixe de fora de seu prato, você estará ajudando a reduzir a demanda por frutos do mar que conduz métodos de pesca altamente destrutivas, como o arrasto pelo fundo e pesca com espinel.


Fonte: One Green Planet

Nenhum comentário: