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Cientistas americanos concluíram que a sensação de popularidade nas postagens é semelhante à ingestão de chocolate, fazer novas amizades ou ganhar dinheiro
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2 jun 2016, 20h15
Cientistas do Centro de Mapeamento Cerebral da Universidade da Califórnia (UCLA) concluíram que a região de recompensas do cérebro também é ativada diante de um número considerado alto de ‘curtidas’ obtidas em postagens nas redes sociais. A popularidade das publicações provoca satisfação semelhante à sensação atingida ao comer chocolates, fazer novas amizades ou ganhar dinheiro, por exemplo.
O resultado foi obtido através de uma análise e mapeamento das atividades cerebrais de 32 adolescentes com idade entre 13 e 18 anos.
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Durante doze minutos, os pesquisadores mostraram a cada voluntário 148 imagens publicadas por diversos usuários do Instagram, por meio de uma interface falsa semelhante à do aplicativo.
Entre as imagens estavam 40 fotos que os participantes haviam postado em seus perfis reais. Em cada foto, os pesquisadores incluíram uma grande quantidade de ‘curtidas’ supostamente recebidas dos outros participantes do estudo e analisavam por ressonância magnética as reações cerebrais – posteriormente, os voluntários descobriram que o número de ‘likes’ era falso.
“Quando os adolescentes viam suas próprias fotos com um alto número de curtidas, as atividades cerebrais se intensificavam muito em regiões conhecidas por serem áreas de recompensa’’, disse a principal autora do estudo, Lauren Sherman, em entrevista ao site notícias da universidade, UCLA NewsRoom.
A pesquisadora refere-se ao núcleo conhecido como accumbens. Ele está localizado no centro da massa cinzenta e é responsável pela sensação de satisfação, sentida quando o ser humano realiza exercícios físicos ou ingere doces, por exemplo.
Influência – O estudo também mostrou que a decisão de ‘curtir’ uma imagem é diretamente influenciada pela quantidade de ‘curtidas’ que a foto já tinha. Ou seja, quanto mais popular, mais os participantes expressavam interesse pela postagem ‘curtindo’ a foto, independente da sua opinião pessoal.
O resultado apontou que as áreas relacionadas ao controle cognitivo e à racionalidade dos adolescentes têm intensidade menor quando eles decidem curtir fotos relacionadas às drogas e ao álcool e que, mais uma vez, a decisão de curtir aumentava quando a postagem já era popular.
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