quarta-feira, 18 de julho de 2018

Produtores rurais de Mato Grosso poderão receber para não desmatar

Produtores rurais de Mato Grosso poderão receber para não desmatar

13.06.2018  Notícias
daisy photographed from below
Produtores rurais de Mato Grosso que conservarem floresta além do que a lei obriga poderão receber por isso. Esse é o objetivo do CONSERV, projeto que visa a compensação financeira para fazendeiros que têm excedente de vegetação nativa.
O estado de Mato Grosso tem aproximadamente 7 milhões de hectares de excedente de vegetação nativa, ou seja, o que existe além da chamada reserva legal. De acordo com o novo Código Florestal, toda essa vegetação pode ser desmatada para lavoura e pasto se o produtor tiver a autorização da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA). A iniciativa visa evitar que esse desmatamento  aconteça, estruturando um mecanismo privado de compensação inicialmente no estado de Mato Grosso, identificando onde existem estas áreas de excedente, e em consulta com produtores locais e estudos desenvolvidos no IPAM chegar a um valor de compensação que seja viável.
Para o pesquisador do IPAM Marcelo Stabile, coordenador do projeto, o produtor rural ainda carece de mecanismos de incentivo e de apoio econômico para preservar as áreas de vegetação nativa que poderiam ser suprimidas legalmente.
A escolha do local para a fase inicial, bem como os valores de compensação, serão determinados por estudos e consultas a atores locais. O intuito é testar a viabilidade ambiental, econômica e social do mecanismo e futuramente expandir para todo o estado, contribuindo para a estratégia Produzir, Conservar e Incluir (PCI), que visa a conservar até 1 milhão de hectares de vegetação nativa em excedente de reserva legal até 2030 no estado.
O diálogo com produtores e com representantes do setor produtivo ajuda a compor esses estudos. Para isso, pesquisadores do IPAM foram para Tangará da Serra, no oeste mato-grossense, onde conversaram com produtores sobre as oportunidades de um piloto para o mecanismo financeiro.
O engenheiro agrônomo Rui Alberto Wolfart atua há 34 anos em Mato Grosso e defende o uso responsável da terra. “O CONSERV é a primeira proposta compreensível de parte dos proprietários interessados, dentre tantas, que já foram apresentadas. O projeto emprega a  linguagem e o ‘modus operandi’ deles. Este é o caminho.”
O projeto, que agora está em fase de estudos e prospecção para que o piloto aconteça, é desenvolvido pelo IPAM, em parceria com o Environmental Defense Fund (EDF) e o Centro de Pesquisa de Woods Hole (WHRC).

Nenhum comentário: