segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Estudo estima que, em apenas seis meses, cerca de 100 milhões de árvores foram desmatadas na Bacia do Rio Xingu


Estudo estima que, em apenas seis meses, cerca de 100 milhões de árvores foram desmatadas na Bacia do Rio Xingu



desmatamento
Foto: EBC

Instituto vê desmatamento em áreas protegidas do Pará e Mato Grosso – Em apenas seis meses, cerca de 100 milhões de árvores foram desmatadas na Bacia do Rio Xingu. A estimativa consta em um estudo recém-divulgado pelo Instituto Socioambiental. O levantamento foi realizada por meio do sistema de monitoramento da Plataforma Rede Xingu +.


Os pesquisadores verificaram novas áreas de expansão agropecuária, grilagem de terras, retirada ilegal de madeira e a expansão do garimpo. Essas atividades teriam provocado a derrubada de 70 mil hectares de floresta no Pará e em Mato Grosso.


Do total desmatado no último mês, mais de 7 mil hectares correspondem ao montante de floresta derrubada dentro de áreas protegidas. Entre elas, terras indígenas e unidades de conservação.
Ricardo Abad, do Programa Xingu, diz que todos os dados agora serão encaminhados para autoridades públicas e movimentos sociais que atuam na região. “A gente encaminha denúncias, a gente tenta fazer contato com as pessoas mais afetadas por esse desmatamento e tenta conscientizar de que eles também precisam entrar nessa luta”, afirmou.


Em nota, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) afirma que atua de forma constante para coibir as infrações ambientais, especialmente em regiões como a Terra do Meio, Altamira e Novo Progresso, no Pará. As equipes de fiscalização se revezam no eixo da BR-163 em ações realizadas durante todo o ano.


De acordo com o Ibama, para que a fiscalização surta efeito, são necessárias mais políticas públicas de criação de alternativas de renda e desestímulo à prática de crimes ambientais. O instituto considera que a ação dos governos estaduais seria fundamental neste sentido.

Por Juliana Cézar Nunes, da Rádio Nacional, in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 02/08/2018

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Nenhum comentário: