Valor Econômico - Trump quer recuar de meta de emissões para veículos
Por Ellen Knickmeyer e Tom Krisher | Associated Press, de Washington
O
governo do presidente Donald Trump propôs ontem enfraquecer as regras
de economia de gasolina estabelecidas por Barack Obama, concebidas para
tornar os automóveis mais eficientes no consumo de combustíveis e menos
poluentes. A proposta representa um recuo relevante e já está sendo
contestada na Justiça pela Califórnia e por outros Estados.
O
governo Trump também advertiu que quer revogar a prerrogativa dos
governos estaduais de fixar suas próprias, mais rígidas, regras de
economia de gasolina. De acordo com a Lei Federal do Ar Limpo, aprovada
há 50 anos, a Califórnia tem poderes de fixar suas próprias regras de
economia de gasolina a fim de combater seu crônico problema de névoa
seca.
Mais de doze Estados seguem os padrões da Califórnia, o que corresponde a cerca de 40% do mercado de veículos novos do país.
O
abrandamento das exigências de que os automóveis sejam mais eficientes
no consumo de combustível deve torná-los ao mesmo tempo mais baratos e
mais seguros, permitindo que veículos dotados dos mais recentes recursos
de segurança cheguem às mãos dos consumidores, argumentam as
autoridades do governo Trump.
Isso
tem "tudo a ver com a simples tentativa de renovar a frota... e de ter
automóveis mais limpos e mais seguros nas ruas", disse Bill Wehrum, da
Agência de Proteção Ambiental americana (EPA, nas iniciais em inglês).
Especialistas em transporte questionam o argumento do governo federal.
Se
implementada, a proposta vai manter os padrões de economia de gasolina
estáveis a partir de 2020, quando a nova frota de veículos terá de
alcançar uma média de 30 milhas por galão (12,68 km por litro) em
percurso real. O governo Obama estabeleceu um aumento gradual na
eficiência de consumo dos carros até 2026, sob o argumento de que essas e
outras regulamentações sobre os veículos salvariam 40.000 vidas anuais,
ao garantir um ar mais limpo.
O
governador da Califórnia, Jerry Brown, qualificou ontem as propostas do
governo Trump de "um atentado à saúde de todos os americanos". "Segundo
seu programa temerário, os motoristas vão pagar mais nos postos, obter
uma relação pior em termos de litro de gasolina por quilômetro rodado e
respirar um ar mais sujo. A Califórnia vai combater esse disparate de
todas as maneiras possíveis."
A
Califórnia e outros 16 Estados dos EUA entraram com ação contra as
regras de eficiência de combustível em maio, prevendo a nova
regulamentação.
Segundo
estimativas do governo Trump, as regras de eficiência de combustível de
Obama elevariam os preços dos veículos em uma média de US$ 2.340. Isso
afastaria muitos compradores do mercado de veículos novos, obrigando-os a
dirigir veículos mais velhos, menos seguros e mais poluentes, diz o
governo.
Embora
a Casa Branca apoie a mudança nas regras de economia de gasolina após
2020, submeterá essa proposta, e uma série de outras, a consulta
pública, inclusive a de manter em vigor as regras mais rígidas de
economia de combustível do governo Obama.
Para
as montadoras, a nova proposta é um ponto de partida para negociações
com a Califórnia, na esperança de ter uma regra de eficiência de
combustível para todo o país. É oneroso para as empresas projetar e
montar veículos para a Califórnia e para os Estados que seguem suas
regras, e uma série diferente para o restante do país.
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