quinta-feira, 4 de abril de 2019

Baleia grávida é encontrada morta na Itália com 22 kg de plástico no estômago

Baleia grávida é encontrada morta na Itália com 22 kg de plástico no estômago

O mamífero foi localizado na costa da Sardenha. Além do plástico, animal de oito metros também estava com um feto morto dentro de seu corpo

01/04/2019 - 18h29 - Atualizada às 18h29 - POR ÉPOCA NEGÓCIOS ONLINE
Baleia morta na costa italiana foi encontrada com 22 kg de plástico no estômago (Foto: Cortesia/Seame Sardinia)


Uma baleia cachalote grávida foi encontrada morta na manhã desta segunda-feira (01/04), na costa da Sardenha, na Itália. O animal foi achado com um feto morto e 22 kg de plástico no seu estômago.

Luca Bittau, presidente SeaMe, uma organização sem fins lucrativos em prol da vida marinha, contou à CNN que dentro do animal foram encontrados sacos de lixo, redes de pesca, linhas, garrafas e até embalagens de sabão em pó. “Além de muitos outros produtos que não conseguimos identificar”, afirmou Bittau ao jornal.

“Temos certeza que ela abortou antes mesmo de encalhar. O feto estava em um estado avançado de decomposição”, diz. O animal morto, que tinha oito metros de comprimento, encalhou em Porto Cervo, uma praia turística da costa italiana.

Baleia foi achada em Porto Cervo, uma praia turística da costa italiana (Foto: Cortesia/Seame Sardinia)

Sergio Costa, ministro italiano do meio ambiente, escreveu em uma publicação no Facebook: “Ainda há quem fale que esses não são problemas importantes? Para mim, eles são. E são prioridade”, afirmou. Costa ainda comentou a lei que vai banir o uso de produtos plásticos na Europa até 2021. “A Itália será um dos primeiros países a implementar as mudanças”, disse.

“Nós nos acostumamos a jogar o lixo de forma despreocupada no mar e agora estamos pagando por isso. Na verdade, são os animais que estão pagando por nós. A guerra contra o plástico começou e nós não vamos parar”.

Nenhum comentário: