Pirenópolis ganha mais 5 reservas de Patrimônio Natural
Município ecoturístico de Goiás, Pirenópolis acaba de ganhar mais cinco reservas particulares do Patrimônio Natural (RPPNs). Foram criadas a Segredos do Cerrado (área de 7,40 ha hectares), a Magia do Cerrado (área total de 18,74 hectares), a Caraívas Ecovilla (área de 7,91 hectares), a Caraívas Comunidade Vale da Dhyana (área de 10,18 hectares) e a Caraívas Chácara Vale da Dhyana (área de 4,51 hectares).
Na criação de tais reservas, os proprietários, sem perder a titularidade, dividem com o governo as responsabilidades de gestão da terra. Elas passam a ser consideradas Unidades de Conservação, ajudam a ampliar as áreas preservadas do país e o proprietário ganha alguns benefícios, entre eles a isenção do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) referente à área criada como RPPN.
Com autorização prévia, os donos da terra também podem criar atividades recreativas, turísticas, de educação e pesquisa no local.
Em algumas reservas particulares, também é testado um modelo de Pagamento por Serviços Ambientais, ou seja, os proprietários recebem apoio financeiro para manter e ampliar suas ações de conservação nas reservas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário