Duas girafas brancas e raríssimas, mãe e filhote, são mortas por caçadores no Quênia
O branco das girafas é causado por uma peculiaridade genética, chamada de leucismo, devido a um gene recessivo. Diferentemente do albinismo, quando há a ausência completa de melanina, animais com essa condição não possuem olhos vermelhos ou extremamente claros.
Mas ontem (10/03) uma notícia devastadora chegou do Quênia. Em um comunicado oficial, a Ishaqbini Hirola Community Conservation informou que depois de muito tempo desaparecidas, a girafa branca e um dos seus filhotes, uma fêmea, foram encontradas mortas.
De acordo com os guardas florestais da região, ambas foram assassinadas por caçadores. A morte deve ter acontecido já há algumas semanas ou meses porque só foram achadas as carcaças dos animais.
“Este é um dia muito triste para a comunidade de Ijara e para o Quênia. Nós somos a única comunidade do mundo que temos em nossa guarda girafas brancas. Sua morte é um golpe para os tremendos passos dados pela comunidade para conservar espécies raras e únicas e um alerta para o apoio contínuo aos esforços de conservação”, afirmou Mohammed Ahmednoor, diretor da entidade.
Ainda segundo o representante da associação, a morte das duas girafas traz uma grande perda para os investimentos em pesquisa genética que estavam sendo feitos e ao turismo no parque.
O Kenia Wildlife Service, órgão federal que cuida da vida selvagem no país, informou que já abriu uma investigação para tentar encontrar os criminosos.
Leia também:
A baleia branca mais famosa do mundo é avistada na costa da Austrália
Única raia gigante rosa do mundo é flagrada em ilha da Grande Barreira de Corais, na Austrália
Mais de 4 mil girafas foram mortas para atender demanda de mercado com peças do animal nos Estados Unidos
Caçador americano paga UU$ 110 mil para matar bode, ameaçado de extinção, no Paquistão
Foto de americana com girafa morta como troféu de caça provoca revolta nas redes sociais
Fotos: divulgação Hirola Conservation Program
Nenhum comentário:
Postar um comentário