Fundação Grupo Boticário quer envolver toda a sociedade para encontrar soluções
que aprimorem o turismo em áreas naturais. Qualquer pessoa pode
participar, respondendo a apenas três perguntas
Foram abertas nesta segunda-feira (9) as
inscrições para a primeira fase da “teia – soluções para a proteção da
natureza”, processo de cocriação que envolverá diversos atores da
sociedade para apontar os desafios para aprimorar o turismo em áreas
naturais. Ao final de quatro etapas, o objetivo é viabilizar inovações
com o propósito de aliar o turismo com a proteção da biodiversidade
brasileira. As soluções selecionadas receberão, ao todo, R$ 2 milhões da
Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, realizadora da
chamada.
Na fase inicial, que segue até 29 de março,
qualquer pessoa que tenha identificado desafios a serem superados para o
desenvolvimento do turismo em áreas naturais poderá participar, como
estudantes, professores, pesquisadores, empresas, startups, organizações
do terceiro setor e todo cidadão. A inscrição é gratuita e deve ser
feita no site www.fundacaogrupoboticario.org.br. Basta preencher o cadastro e responder três perguntas simples.
“Com a inscrição dos desafios, queremos que
toda a sociedade indique quais são os principais gargalos para
desenvolvermos no País um turismo responsável em áreas naturais. Uma
atividade que, além de gerar renda e desenvolvimento para comunidades
locais, contribua com a proteção do nosso patrimônio natural.
Acreditamos que o contato com a natureza desperta o interesse em
cuidá-la”, explica a diretora-executiva da Fundação Grupo Boticário,
Malu Nunes.
Próximas etapas
Depois de selecionados os principais
desafios, a teia dará sequência à segunda fase do processo: a proposta
de soluções. De 7 a 21 abril, qualquer pessoa – mesmo aquelas que não se
inscreveram na primeira fase – poderá sugerir ideias de como os
desafios poderão ser solucionados, integrando a proteção da
biodiversidade com o desenvolvimento econômico das regiões a partir do
turismo.
Já na terceira fase, que ocorre de 7 a 24
de maio, as melhores soluções serão desenvolvidas com acompanhamento
on-line de consultores voluntários e especialistas da Fundação Grupo
Boticário para que se tornem economicamente viáveis e replicáveis em
grande escala.
A instituição, que completa 30 anos em
2020, tem experiência com ações de turismo em áreas naturais a partir do
trabalho que desenvolve desde 1994 na Reserva Natural Salto Morato, em
Guaraqueçaba (PR), que é aberta à visitação e protege 2.253 hectares da
Mata Atlântica.
Etapas:
- De 9 a 29 de março: inscrição de desafios.
- De 7 a 21 de abril: inscrição de soluções.
- De 7 a 24 de maio: cocriação de ideias e mentoria.
- Dia 27 de maio: divulgação das soluções que serão apoiadas.
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