sexta-feira, 30 de julho de 2021

Fumaça de incêndios florestais nos EUA é mais tóxica do que se pensava

 


Fumaça de incêndios florestais nos EUA é mais tóxica do que se pensava

INCÊNDIOS FLORESTAIS COLOCAM EM RISCO IMÓVEIS NA COSTA OESTE DOS ESTADOS UNIDOS E NO CANADÁ, MAS A FUMAÇA DECORRENTE ESTÁ POLUINDO O AR ATÉ MESMO DE LUGARES DISTANTES, COMO NOVA YORK.

Incêndios florestais produzem nuvens de fumaça que podem apresentar um grave risco à saúde. Em Markleeville, a leste de Sacramento, no estado da Califórnia, equipes de emergência trabalham sem parar para conter o incêndio Tamarack, que até agora queimou mais de oito mil hectares.
FOTO DE TY O’NEIL, SOPA IMAGES/SIPA/AP IMAGES

De sua casa em Morningside Heights, em Manhattan, na cidade de Nova York, Samir Kumar geralmente pode ver arranha-céus no centro. Mas semana passada, a fumaça decorrente dos incêndios florestais no oeste dos Estados Unidos e no Canadá se alastrou para a costa leste, obscurecendo o horizonte da cidade de Nova York.

“Eu não estava acreditando nos efeitos reais dos incêndios florestais nesta costa”, revela Kumar.

O jovem de 29 anos é asmático e, enquanto caminhava pela vizinhança, relata que sentia que o ar estava pesado. Ele sentiu falta de ar, aperto no peito e teve que respirar mais fundo, mas conseguiu evitar um ataque de asma.

Kumar, cuja família é da Índia, conta que a qualidade do ar era muito ruim em Nova Delhi, mas nunca havia observado isso nos Estados Unidos.

Atualmente, cerca de 300 incêndios florestais estão ativos na Colúmbia Britânica e aproximadamente 80 em estados no oeste dos Estados Unidos. Os incêndios são agravados por ondas de calor e seca prolongada no oeste, dois padrões climáticos que se tornaram mais extremos devido às mudanças climáticas

Nenhum comentário: