Bichos
Após declarados extintos há mais de 70 anos, guepardos vindo da África serão reintroduzidos em florestas da Índia
O guepardo (Acinonyx jubatus) é o mamífero terrestre mais rápido da natureza. Pode atingir uma velocidade de 110 km/hora em apenas três segundos. Apesar de sua agilidade sem igual no mundo animal, ele corre risco de desaparecer do planeta.
No passado, os guepardos eram avistados na África e também costumavam vagar pela Península Arábica e pela Índia central. No entanto, sua população foi reduzida na maior parte do continente africano e agora podem ser encontrados habitando apenas 10% de sua área histórica. Atualmente estima-se que restem apenas 7 mil deles na vida selvagem.
Para tentar reverter essa situação, um esforço binacional vai tentar trazer de volta o guepardo para as florestas da Índia. Pela primeira vez desde 1952, em mais de 70 anos, esses animais poderão ser observados novamente no Parque Nacional de Kuno-Palpur, no estado de Madhya Pradesh. Serão reintroduzidos ali oito indivíduos trazidos da Namíbia.
“A reintrodução do guepardo na Índia tem um objetivo maior de restabelecer a função ecológica nas pastagens indianas que foi perdida devido à extinção da espécie asiática. Isso está em conformidade com as diretrizes da IUCN [União Internacional para a Conservação da Natureza] sobre translocações de conservação”, ressaltou o ministro do Meio Ambiente Bhupender Yadav.
Em apenas 3 segundos, um guepardo atinge mais de 100 km/h
Os guepardos
Parentes próximos do gato-mourisco e do puma, os guepardos são mamíferos carnívoros. Existem no mundo cinco subespécies deles conhecidas pela ciência, todas pertencentes ao gênero Acinonyx. Todas elas são classificadas como “vulneráveis” à extinção pela IUCN.
Esses animais caçam uma grande variedade de presas, geralmente espécies de pequeno a médio porte, que incluem gazelas e impalas. Mas quando estão em grupo, os machos se aventuram em presas muito maiores. Além disso, também podem atacar pássaros que vivem no solo e pequenos mamíferos, como lebres.
Diferentemente de outros predadores africanos, os guepardos não consomem restos de carcaças. Consomem a carne rapidamente e as abandonam.
Os guepardos preferem caçar durante o dia
Fonte: WWF-UK
*Com informações do jornal The Guardian
Leia também:
Dois filhotes de guepardo são os primeiros do mundo a nascer através de fertilização in vitro
Guepardo: rumo à extinção
Foto: domínio público/pixabay
Nenhum comentário:
Postar um comentário