IFRC e WWF pedem ação global para proteger a natureza, salvar vidas e enfrentar a crise climática
Relatório define como vidas podem ser salvas trabalhando com soluções baseadas na naturezaPor WWF
Um novo relatório mostra que soluções baseadas na natureza podem reduzir a intensidade dos riscos relacionados a fatores climáticos e meteorológicos em impressionantes 26%, em um mundo onde mais de 3,3 bilhões de pessoas vivem em lugares altamente vulneráveis às mudanças climáticas. O estudo da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (IFRC) e do WWF destaca como o poder da natureza de proteger as pessoas está sendo negligenciado.
O relatório “Trabalhando com a natureza para proteger as pessoas: como as soluções baseadas na natureza reduzem os desastres relacionados às mudanças climáticas e condições meteorológicas” mostra como as soluções baseadas na natureza podem reduzir a probabilidade de ocorrência de mudanças climáticas e eventos relacionados à meteorologia. Ele define como vidas podem ser salvas trabalhando com soluções baseadas na natureza para evitar a exposição a esses perigos e apoiar comunidades vulneráveis na adaptação e resistência aos perigos de um mundo em aquecimento.
Pela primeira vez, a análise da IFRC e WWF mostra que essas soluções podem fornecer aos países em desenvolvimento uma proteção valiosa contra o custo econômico das mudanças climáticas, economizando pelo menos US$ 104 bilhões até 2030 e US$ 393 bilhões até 2050.
Comunidades em todas as regiões do mundo já estão enfrentando o agravamento e o aumento dos impactos das mudanças climáticas, sendo as pessoas vulneráveis em países com poucos recursos as mais atingidas, e sendo as mulheres e crianças muitas vezes as mais expostas. Somente de 2010 a 2019, mudanças climáticas repentinas e desastres relacionados a eventos meteorológicos mataram mais de 410.000 pessoas.
“A crise climática está causando várias crises humanitárias em todo o mundo. Seu impacto na vida e nos meios de subsistência de milhões de pessoas está se intensificando. Manter a natureza verde; restaurar florestas, terras agrícolas e pântanos são algumas das melhores e mais econômicas maneiras de apoiar comunidades vulneráveis a se adaptarem aos riscos e impactos que já enfrentam. Proteger a natureza protegerá as pessoas”, diz Jagan Chapagain, secretário-Geral do IFRC.
“Vamos ser claros. Se não aumentarmos urgentemente os esforços para limitar os impactos de um mundo em aquecimento, mais vidas serão perdidas e economias e meios de subsistência serão afetados. A natureza é nossa maior aliada e é também um amortecedor crucial contra as mudanças climáticas. Ao restaurá-la e protegê-la, podemos ajudar os ecossistemas a construir resiliência e continuar a fornecer serviços cruciais para a humanidade e, em particular, para as comunidades mais vulneráveis”, diz Marco Lambertini, diretor-geral do WWF.
“As soluções baseadas na natureza desempenham um papel fundamental na abordagem das mudanças climáticas, mas os benefícios potenciais dessas soluções diminuem à medida que a temperatura global aumenta - e é por isso que cada momento e cada decisão são importantes para reduzir as emissões e para nos dar a melhor chance de construir um ambiente mais seguro e um futuro mais justo”, acrescenta.
Exemplos de soluções eficazes com base na natureza voltadas para as mudanças climáticas incluem:
- Conservar florestas para restaurar terras degradadas, fornecer alimentos, prevenir secas e proteger comunidades de ventos fortes.
- Restaurar planícies de inundação e pântanos saudáveis para reduzir o impacto das inundações e promover a agricultura sustentável para proteger contra as secas.
- Restaurar manguezais e recifes de corais para fornecer uma barreira protetora contra tempestades, absorver o dióxido de carbono que aquece o planeta e fornecer alimentos para as comunidades locais e habitats para a vida marinha.
O relatório dá início a uma parceria entre a IFRC e o WWF e será lançado na Estocolmo+50, uma reunião ambiental da ONU onde os líderes refletirão sobre 50 anos de ação multilateral. A parceria visa aumentar a conscientização sobre soluções com base na natureza e incentivar governos, comunidades, doadores, profissionais e o setor privado a incorporar a natureza em seu planejamento de adaptação ao clima e de redução de riscos de desastres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário