terça-feira, 13 de setembro de 2022

DIA NACIONAL DO CERRADO Restauração é a resposta para a sobrevivência do Cerrado

 

Visualizar como página web
Com sua ajuda podemos salvar o Cerrado

11 de setembro 

DIA NACIONAL DO CERRADO
Restauração é a resposta para a sobrevivência do Cerrado

O Cerrado, a savana mais biodiversa do mundo, é o bioma brasileiro que mais tem sofrido com o crescente e acelerado desmatamento.

Nos últimos 10 anos, o avanço da fronteira agrícola para a produção de commodities (mercadorias primárias produzidas em larga escala que fornecem matéria-prima para diferentes setores da produção industrial global), como soja, gado, milho e algodão, foi o principal responsável pela devastação de 6 milhões de hectares. Ao longo da história, o Cerrado já perdeu metade de sua vegetação original.

  • Presente em 11 estados brasileiros, o Cerrado conecta-se à Amazônia, Caatinga, Mata Atlântica e ao Pantanal;
  • Estima-se que o Cerrado possui quase 5% de todas as espécies no mundo e 30% da biodiversidade do Brasil, sendo cerca de um quinto é exclusiva do bioma;
  • O "Berço das Águas do Brasil" reúne as cabeceiras da maioria dos principais rios e bacias nacionais;
  • Além de oferecer água para várias cidades e grande parte da agricultura e da atividade industrial do país, nove em cada dez brasileiros consomem eletricidade produzida com recursos hídricos do bioma;
  • É o lar de aproximadamente 25 milhões de pessoas, incluindo povos indígenas, comunidades tradicionais como quilombolas, geraizeiros, ribeirinhos, entre outros.

Atuamos no bioma desde 2010 e acreditamos que a junção de projetos de restauração com ações que geram trabalho e renda é a única saída para que o Cerrado sobreviva.

Por isso, nos unimos à Associação Cerrado de Pé, cujos focos são a coleta de sementes, a restauração do bioma e o fortalecimento das comunidades locais.

Formada por 100 famílias - sendo 80 quilombolas no território Kalunga-, nos últimos cinco anos, a instituição coletou 29 toneladas de sementes, gerando mais de R$ 770 mil para as pessoas da região. Além disso, 30 famílias foram treinadas para a coleta de duas toneladas de sementes, necessárias para a recuperação de 20 hectares no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Podemos mudar a trajetória de destruição e alcançar a meta de restauração traçada no Acordo de Paris, mas isso exige a participação de todos.

Quanto mais pessoas estiverem conscientes sobre a importância do Cerrado e comprometidas com a regeneração de um dos biomas mais antigos da Terra, mais longe podemos chegar. Junte-se a nós e ajude a salvar o Cerrado!

Doe e faça a sua parte!

#ÉTempoDeRestaurar   #JuntosÉPossível

Acesse nosso site, siga o WWF-Brasil nas redes sociais. Curta, comente, compartilhe.
O planeta precisa do apoio de todos!

WWF ® e © 1986 Símbolo do Panda são propriedade do WWF. Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário: