sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

Amazônia tem recorde de desmatamento em fevereiro; base do Ibama é atacada por garimpeiros

 https://conexaoplaneta.com.br/blog/amazonia-tem-recorde-de-desmatamento-em-fevereiro-base-do-ibama-e-atacada-por-garimpeiros/#fechar




Amazônia tem recorde de desmatamento em fevereiro; base do Ibama é atacada por garimpeiros


Amazônia tem recorde de desmatamento em fevereiro; base do Ibama é atacada por garimpeiros

A guerra contra o garimpo ilegal e seus criminosos está longe de acabar na Amazônia. Na madrugada da quinta-feira (23/02), uma base do Instituto Federal do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama) instalada há duas semanas na aldeia Palimiú, na Terra Indígena Yanomami, em Roraima, foi alvo de um atentado.

Segundo nota divulgada pelo Ibama, garimpeiros armados furaram o bloqueio montado no rio Uraricoera e atiraram contra agentes do instituto que tinham abordado uma de sete embarcações, carregadas com cassiterita (minério do qual é extraído o estanho, metal com alta demanda no mercado internacional).

Durante o tiroteio um dos criminosos ficou ferido e acabou sendo preso pela Polícia Federal. Desde o final de janeiro, quando o presidente Lula determinou o bloqueio do tráfego de aviões e barcos de garimpeiros na Terra Indígena Yanomami, servidores do Ibama e da Polícia Federal têm apreendido o minério roubado e destruído aeronaves, barcos, maquinário e instalações usadas pelos garimpeiros.

O rio Uraricoera é o principal acesso aos garimpos da Terra Indígena Yanomami. Junto com uma equipe da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), servidores do Ibama instalaram um cabo de aço de 240 metros atravessa o leito do rio para fazer com que as embarcações que deixam o garimpo parem na base de operação e sejam revistadas. 

Além disso, duas balsas no meio do rio e drones fazem a fiscalização da área 24 horas por dia. Foi justamente através da imagem de drones que o ataque desta semana foi identificado.

A segurança da base na aldeia Palimiú é realizada por agentes da Força Nacional de Segurança Pública, da Polícia Rodoviária Federal e do Ibama, mas um reforço com mais homens já foi pedido para o local.

Ontem no final do dia, seis homens foram presos suspeitos de atirar contra policiais militares próximo ao rio Uraricoera, não se sabe se eles têm ligação com a ação realizada durante a madrugada.

Amazônia tem recorde de desmatamento em fevereiro; base do Ibama é atacada por garimpeiros

Barreira instalada no meio do rio para evitar a passagem de garimpeiros
(Foto: divulgação Ibama)

Alta no desmatamento da Amazônia em fevereiro

Enquanto os garimpeiros ainda resistem à retirada forçada da Terra Indígena Yanomami, dados do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe) revelam que fevereiro nem chegou ao fim ainda, mas já foi registrado um recorde nos alertas de desmatamento para a Amazônia para este mês.

Segundo o monitoramento feito por satélite, até o dia 17 tinham sido destruídos 209 km² de floresta, a maior taxa observada para fevereiro desde que começaram a ser feitas essas medições em 2015.

Os números vão na contra-mão do que aconteceu em janeiro, quando houve uma queda de 61% nos alertas de desmatamento na Amazônia.

“O aumento da área desmatada nos primeiros dias de fevereiro deve ser interpretado com cautela. Tivemos um aumento de nuvens em janeiro e o Deter [sistema do Inpe utilizado para o monitoramento] pode estar detectando em fevereiro desmatamentos que ocorreram no mês passado”, alertou Daniel Silva, especialista em Conservação do WWF-Brasil, em entrevista ao portal de notícias G1.

Os números completos sobre o desmatamento de fevereiro só serão divulgados pelo instituto em 3 de março. Até este momento, Mato Grosso (129 km²), Pará (34 km²) e Amazonas (23 km²) aparecem como os estados que mais devastaram o bioma.

Leia também:
Dimensão da degradação da Amazônia surpreende cientistas: 38% do que resta da floresta já foi impactado
“Retomada da normalidade”, diz Marina Silva em reunião para reativação do Fundo Amazônia
Leonardo DiCaprio e Jeff Bezos se comprometem com Marina Silva a buscar recursos para ação emergencial na Amazônia
Biden promete apoio ao Fundo Amazônia durante encontro com Lula

Foto de abertura: divulgação assessoria de comunicação do Ibama/Fotos Públicas

Nenhum comentário: