sábado, 13 de maio de 2023

150 caminhões a hidrogênio prontos para rodar nas estradas europeias

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150 caminhões a hidrogênio prontos para rodar nas estradas europeias

Redação do Site Inovação Tecnológica - 10/05/2023

150 caminhões a hidrogênio prontos para rodar nas estradas europeias
Os maiores fabricantes europeus de caminhões participam do projeto.
[Imagem: H2Accelerate]

Caminhões movidos a hidrogênio

Ao contrário do que aconteceu nos EUA, onde bilhões de dólares gastos em programas governamentais de incentivo à economia do hidrogênio não surtiram efeitos práticos no final da cadeia produtiva, a Europa se prepara para colocar o hidrogênio nas estradas.

O primeiro de um total de 150 caminhões pesados movidos a hidrogênio começará a rodar nas estradas europeias no próximo ano.

Alguns dos maiores fabricantes de caminhões do mundo, incluindo Daimler, Volvo e Iveco, se uniram para apoiar um projeto de pesquisa chamado H2Accelerate Trucks, liderado pelo instituto de pesquisas Sintef, da Noruega.

O projeto envolve colocar para rodar essa primeira frota de caminhões livres de emissões, todos movidos a células de combustível.

Para abastecê-los, um total de oito postos de abastecimento de hidrogênio estão sendo construídos ao longo das rotas onde os primeiros caminhões irão rodar.

"Este projeto nos oferece a oportunidade de coordenar o desenvolvimento da tecnologia de caminhões ultramodernos com a necessária infraestrutura," disse Steffen Moller-Holst, líder do projeto. "Isso nos permitirá ir ao encontro das ambições de mitigação das alterações climáticas de inúmeras empresas europeias que procuram conseguir um transporte das suas mercadorias sem emissões."

150 caminhões a hidrogênio prontos para rodar nas estradas europeias
Os caminhões são elétricos, com o hidrogênio sendo usado para produzir a eletricidade.
[Imagem: Volvo]

Caminhões elétricos a hidrogênio

O projeto H2Accelerate Trucks apostou alto, e foi direto para a tecnologia mais futurista para o uso do hidrogênio nos transportes, ainda que ela não fosse considerada aquela com maior nível de prontidão tecnológica.

O hidrogênio é armazenado em tanques, o que tem-se mostrado tecnicamente problemático, e alimenta células a combustível, que geram eletricidade diretamente, produzindo apenas água como subproduto - não há qualquer emissão de carbono ou outro poluente.

Essa eletricidade é usada para alimentar os motores elétricos do caminhão, o que parece uma opção interessante porque a indústria pode se concentrar na produção do sistema de propulsão dos caminhões elétricos sem se preocupar se a eletricidade será suprida por células a combustível ou por baterias.

Os caminhões a hidrogênio também têm um banco de baterias de reserva, para suprir energia nos momentos de maior demanda, como nas subidas. Quando a demanda dos motores é estável, o excesso de energia gerada pelas células a combustível é usada para recarregar as baterias. Elas também recebem um suprimento do sistema regenerativo do sistema de freios do caminhão.

Até o final do projeto, o objetivo é criar uma plataforma para aumentar a capacidade de produção para milhares de caminhões a hidrogênio por ano.

Os caminhões colocados em operação nesta primeira fase terão capacidade de carga de até 44 toneladas e autonomias entre 600 e 1.000 quilômetros.


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