150 caminhões a hidrogênio prontos para rodar nas estradas europeias
Redação do Site Inovação Tecnológica - 10/05/2023
[Imagem: H2Accelerate]
Caminhões movidos a hidrogênio
Ao contrário do que aconteceu nos EUA, onde bilhões de dólares gastos em programas governamentais de incentivo à economia do hidrogênio não surtiram efeitos práticos no final da cadeia produtiva, a Europa se prepara para colocar o hidrogênio nas estradas.
O primeiro de um total de 150 caminhões pesados movidos a hidrogênio começará a rodar nas estradas europeias no próximo ano.
Alguns dos maiores fabricantes de caminhões do mundo, incluindo Daimler, Volvo e Iveco, se uniram para apoiar um projeto de pesquisa chamado H2Accelerate Trucks, liderado pelo instituto de pesquisas Sintef, da Noruega.
O projeto envolve colocar para rodar essa primeira frota de caminhões livres de emissões, todos movidos a células de combustível.
Para abastecê-los, um total de oito postos de abastecimento de hidrogênio estão sendo construídos ao longo das rotas onde os primeiros caminhões irão rodar.
"Este projeto nos oferece a oportunidade de coordenar o desenvolvimento da tecnologia de caminhões ultramodernos com a necessária infraestrutura," disse Steffen Moller-Holst, líder do projeto. "Isso nos permitirá ir ao encontro das ambições de mitigação das alterações climáticas de inúmeras empresas europeias que procuram conseguir um transporte das suas mercadorias sem emissões."
[Imagem: Volvo]
Caminhões elétricos a hidrogênio
O projeto H2Accelerate Trucks apostou alto, e foi direto para a tecnologia mais futurista para o uso do hidrogênio nos transportes, ainda que ela não fosse considerada aquela com maior nível de prontidão tecnológica.
O hidrogênio é armazenado em tanques, o que tem-se mostrado tecnicamente problemático, e alimenta células a combustível, que geram eletricidade diretamente, produzindo apenas água como subproduto - não há qualquer emissão de carbono ou outro poluente.
Essa eletricidade é usada para alimentar os motores elétricos do caminhão, o que parece uma opção interessante porque a indústria pode se concentrar na produção do sistema de propulsão dos caminhões elétricos sem se preocupar se a eletricidade será suprida por células a combustível ou por baterias.
Os caminhões a hidrogênio também têm um banco de baterias de reserva, para suprir energia nos momentos de maior demanda, como nas subidas. Quando a demanda dos motores é estável, o excesso de energia gerada pelas células a combustível é usada para recarregar as baterias. Elas também recebem um suprimento do sistema regenerativo do sistema de freios do caminhão.
Até o final do projeto, o objetivo é criar uma plataforma para aumentar a capacidade de produção para milhares de caminhões a hidrogênio por ano.
Os caminhões colocados em operação nesta primeira fase terão capacidade de carga de até 44 toneladas e autonomias entre 600 e 1.000 quilômetros.
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