quarta-feira, 3 de julho de 2013

Construção de Ciclovias.Fiscalização por parte dos moradores.

Prezados,

Esta Associação tem recebido reclamações de moradores sobre a forma como estão sendo construídas as ciclovias.


As criticas mais freqüentes são:


1)Quadra 25-Retirada de cascalho sem autorização ambiental, desmatamento excessivo, com riscos de erosão, de deslizamento de terra na época das chuvas e de aterramento do Ribeirão do Gama que corre ao longo daquela quadra. Cumpre recordar que a quadra 25 não possui ainda drenagem pluvial o que pode agravar o problema de assoreamento do Ribeirão do Gama.


2)Quadra 26-Destruição sem necessidade das matas em áreas situadas em frente da ciclovia.Segundo os moradores foram vistos tratores invadindo areas que não são necessárias para a construção da ciclovia,desmatando em frente ou do outro lado da rua , sem necessidade. De fato, algumas areas do conjunto 8 da quadra 26 foram desmatadas recentecemente e não foi para a construção da ciclovia.Se confirmada essa informação cabe ter em mente que a mata da 26 foi considerada pelo IBRAM como um exemplo perfeito, íntegro, de Refugio de Vida Silvestre e que desmata-lo é um ato criminoso..



Resta agora verificar se esses tratores pertencem de fato à empresa que está construindo a ciclovia ou se o crime está sendo cometido por outra pessoa.

Tanto a retirada de cascalho sem a devida autorização do IBRAM quanto o desmatamento de mata desvinculado da construção da ciclovia em uma área de preservação ambiental podem ser considerados CRIMES AMBIENTAIS  e a Policia Ambiental pode ser acionada através do telefone: 39 10 19 61.


Além disso, alguns moradores desconfiam que os trabalhadores estão colocando fogo "no mato" para facilitar o trabalho dos tratores que abrem terreno para as ciclovias.Outo crime ambiental.


 3)Quadra 16. Ciclovia construída muito perto da pista em local que não tem acostamento nem meio fio, com risco de atropelamento dos ciclistas.

Se vocês moradores tiverem criticas sobre a forma que está sendo construída a ciclovia na sua quadra reclamem enquanto dá tempo de  corrigir a obra pelos telefones:


34 03 23 52 ( Claudio Marcio) e 32 33 61 08  (Rodrigo)


Flavia Ribeiro da Luz

Associação Park Way Residencial

2 comentários:

Agustinho Novak Rosa disse...

Bom dia Flavia,

Realmente estranhei muitissimo o traçado da ciclovia, em alguns pontos avança perigosamente para dentro da pista. Outrossim tivemos uma reunião com o administrador que acho que voce participou onde achamos e pedimos que a ciclovia fosse mudada de lado mas como sempre os gestores públicos ignoram os clamores da população e fazem o que eles acham que deve ser feito e não o que entendemos ser o correto, daí uma das razões dos inumeros protestos que vemos hoje nas ruas do país. Com relação ao meio ambiente obviamente que alguma vegetação no caminho precisa ser conscienciosamente removidas e repostas nas proximidades como compensação para o meio ambiente, mas é preciso que isso seja feito e fiscalizado pelos moradores.



Outra coisa importante é saber se as entradas de condominios serão deixadas como eles encontraram e não detonada como é hábito e ainda mais com o ônus para os moradores.



Agustinho Novak Rosa

Luiza Gusmão disse...

Tenho uma preocupação relacionada com as obras na quadra
14 , logo que as obras foram iniciadas no período das chuvas, várias trechos da nova pista exclusiva para o tal veículo leve sobre rodas ou expresso DF, seja lá qual for, ficaram alagados e para resolver o problema fizeram valas. Essas valas paralelas à pista continuam lá e a pergunta é: está prevista uma obra de drenagem para aquele local ou será que haverá um contrato emergencial depois de um grande alagamento?
Me pergunto se houve alguma compensação ambiental por conta de tantos passivos que estamos vendo. Essa compensação prevista em lei deveria ser aplicada no próprio PARK Way,na forma de plantio de mudas nativas ao longo das pistas que são objeto das obras.
Outra coisa interessante seria a construção de acessos para os lotes da quadra 14, pois lá não há espaço adequado para os carros fazerem o correto que seria encostar e depois atravessar a pista.
No projeto há previsão de urbanização e paisagismo?
Pagamos muito e temos pouco retorno, quando olhamos os pontos de
ônibus na asa sul e os que foram colocados no Park Way dá vontade de chorar.

Quanto ao calçamento e ciclovia ,a pista que liga a quadra
18 e 16 parece que não será contemplada e é um trecho muito perigoso para os pedestres.

Já que estou inspirada acho interessante uma vistoria na entrada da quadra 18, pois ali foi feita uma obra e está uma zona....cheio de pedregulhos e, a captação de água da chuva não funciona..ah! havia no lado esquerdo uma local totalmente deslocado para captar água com uma nascente e que foi aterrado.
Att
Luiza Gusmão
Moradora da quadra 18