terça-feira, 14 de abril de 2015

Lideranças de manifestações decidem ir a Brasília para pressionar o Congresso Nacional

|


(Foto: Ucho Haddad)
(Foto: Ucho Haddad)
A luta continua – Depois de reunir mais de 700 mil pessoas em quase 200 cidades neste domingo, as lideranças dos movimentos “Brasil Livre” e “Vem Pra Rua” decidiram sair das ruas e pressionar o Congresso Nacional, em Brasília.


Na próxima sexta-feira (17), o MBL (Movimento Brasil Livre) pretende dar início a uma caminhada de São Paulo a Brasília. O trajeto terá como ponto de partida a Praça Panamericana, na Zona Oeste da capital paulista. Assim como o “Vem Pra Rua”, o grupo acredita que, mais do que seguir mobilizando brasileiros nas ruas, é preciso pressionar o Congresso a aprovar suas pautas. Sobre a caminhada de mais de 1 mil quilômetros, Renan Haas, um dos líderes do MBL, brinca: “Vai ser tipo a Coluna Prestes dos reaças”.


Um dos líderes do “Vem Pra Rua”, Flávio Brado, ratifica que o novo objetivo é levar as demandas populares a Brasília. “Nesta semana, formalizaremos item por item o que tem de ser feito. O voto distrital puro e não obrigatório será uma dos pedidos do grupo”.


Os dois grupos celebram o número de manifestantes que saiu às ruas neste domingo. Embora menor em total de público do que as manifestações 15 de março, os protestos de 12 de abril conseguiram maior capilaridade e espalharam-se por mais cidades. “Foi positivo porque a mensagem dessa vez ficou clara. Ninguém estava aqui por uma pauta genérica de corrupção, mas todos os grupos estavam pedindo o impeachment de Dilma Rousseff”, diz Haas.


Brado tem opinião semelhante: “Mais importante que o número de pessoas aqui em São Paulo, que já sabemos que nos apoia, foi conseguirmos duplicar, triplicar, o número de municípios que tiveram manifestações contra o governo”, finalizou. (Por Danielle Cabral Távora)
(Foto: Ucho Haddad)
(Foto: Ucho Haddad)

Nenhum comentário: