quarta-feira, 27 de maio de 2015

Justiça americana quer extraditar os malandros da Fifa.José Maria Marin deve terminar os seus dias numa prisão federal americana. A CBF é uma das protagonistas do escândalo da FIFA.

O Antagonista

O processo contra os cartolas da Fifa corre na Justiça de Nova York, que pediu a extradição dos que foram presos em Zurique. Os atos de corrupção dos quais eles são acusados, praticados desde o início dos anos 90, totalizam dezenas de milhões de dólares.


José Maria Marin deve terminar os seus dias numa prisão federal americana.


Seleção do crime

A CBF é uma das protagonistas do escândalo da FIFA.


De acordo com os procuradores americanos, José Maria Marin, preso nesta madrugada, foi denunciado, entre outras coisas, pelo contrato da seleção brasileira com um patrocinador, provavelmente a Nike.


O dono da Traffic, José Hawilla, admitiu o pagamento de propinas e assinou um acordo de delação premiada com a Justiça dos Estados Unidos, como se lê neste despacho:


Em 12 de dezembro de 2014, o acusado José Hawilla, dono e fundador do Grupo Traffic, o conglomerado de marketing esportivo brasileiro, foi indiciado e declarado culpado por extorsão, conspiração por fraude eletrônica, lavagem de dinheiro e obstrução da justiça. Hawilla concordou em devolver mais de US$ 151 milhões, sendo US$ 25 milhões destes pagos no momento de seu apelo.


Em 14 de maio de 2015, os acusados da Traffic Sports USA Inc. e Traffic Sports International Inc. foram considerados culpados por fraude bancária.

Nenhum comentário: